Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inspecção impossível - Erro desconhecido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inspecção impossível - Erro desconhecido

    Pois é...o que será?

    Uma amiga minha comprou um comercial usado/aprovado num concessionário de marca. Foi em Setembro de 2011 e foi entregue com a inspecção feita (com dias) e com zero anotações.

    Agora passado um ano, foi para fazer a inspecção e ao inserirem a matricula dá um erro (sem explicação) e não deixa avançar com a inspecção. Informaram-na que não sabiam o que era e que devia dirigir-se ao imtt para ver qual o problema.

    Em vez disso, foi ao stand onde comprou, explicou a situação e tentaram noutro centro. Deu o mesmo erro. O stand colocou a questão no imtt e, ao fim de 48H continuam sem uma resposta.

    Os documentos (registo, selo, chassis) está tudo em ordem e bate certo com o carro.

    Alguém faz ideia do que será?

    #2
    Outra informação - Ela levou o carro á inspecção já ultrapassado o limite legal em +/- 15 dias.

    Será que tem a ver com isso. Será que as coisas mudaram e vai-se pagar alguma coima pelo atraso?...Mesmo sem ser "apanhado" por um agente?

    Alguém com algo parecido?...

    Comentário


      #3
      Ninguém conhece nada idêntico ou consegue avançar com uma possível causa?...

      Comentário


        #4
        Manda-me pm com a matrícula.

        Inspecções fora de prazo não têem qualquer sanção no centro de inspecções. Na rua é outra coisa .

        Comentário


          #5
          Agradeço a disponibilidade. Enviei PM com a matricula.
          Editado pela última vez por PedroF; 27 September 2012, 19:34.

          Comentário


            #6
            Apagar.
            Editado pela última vez por rucsantos; 27 September 2012, 08:14.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
              Pois é...o que será?

              Uma amiga minha comprou um comercial usado/aprovado num concessionário de marca. Foi em Setembro de 2011 e foi entregue com a inspecção feita (com dias) e com zero anotações.

              Agora passado um ano, foi para fazer a inspecção e ao inserirem a matricula dá um erro (sem explicação) e não deixa avançar com a inspecção. Informaram-na que não sabiam o que era e que devia dirigir-se ao imtt para ver qual o problema.

              Em vez disso, foi ao stand onde comprou, explicou a situação e tentaram noutro centro. Deu o mesmo erro. O stand colocou a questão no imtt e, ao fim de 48H continuam sem uma resposta.

              Os documentos (registo, selo, chassis) está tudo em ordem e bate certo com o carro.

              Alguém faz ideia do que será?
              A inspecção foi feita em 05-08-11 válida até 08-09-12.

              O problema poderá estar numa ocorrência de trânsito em 2007 no qual , foi apreendido o DUA por alteração de caracteristicas ( cor) e o documento foi enviado para o IMTT do Porto. Possivelmente o erro será daqui uma vez que é impossível( ou não) fazer a inspecção sem o livrete/dua .

              Comentário


                #8
                rucsantos, obrigado pela informação. Ressalvo apenas que a inspecção não foi feita por falta do DUA, uma vez que a minha amiga o tem em nome dela.

                A tua informação parece bater certo com o que já se soube pelo stand vendedor, que passo a explicar:

                - O carro foi sempre da Renault Gest e terá estado ao serviço de uma qq empresa pelo sistema de leasing ou renting.

                - Durante o aluguer, o carro sofreu uma operação stop e o DUA foi apreendido talvez por autocolantes de publicidade ou película que não respeitasse as normas...talvez uma grande percentagem do carro estivesse de outra cor com essa publicidade.

                -A empresa deixa de pagar o aluguer (talvez por falência) e a Renault Gest levanta o carro e, uma vez que está em nome dela (RenaultGest) pede novo DUA.

                -Como isto se passou em 2007 e os dados ainda não andavam tão bem cruzados e informatizados, o novo DUA foi passado apesar do processo de apreensão.

                -Em Set de 2011 a minha amiga compra o carro com a inspecção feita nesse mês e sem qualquer anotação.

                -Durante este ano, o imtt insere o tal processo no sistema, acto que acaba por vir a inviabilizar a nova inspecção sem antes resolver o antigo processo.

                Resumindo...a concessão que vendeu o carro está a tratar do assunto e diz que, a confirmar tudo, o carro terá de ter uma inspecção especial que, inserida no sistema, já permitirá a normal inspecção. Entretanto tb vão emprestar um carro para que o da minha amiga não circule com o dela até o problema se resolver.

                Seja como for, tudo isto são suposições...vamos ver

                Obrigado mais uma vez pela ajuda...

                Comentário


                  #9
                  História do arco da velha, mas espero que se resolva tudo pelo melhor.

                  Comentário


                    #10
                    Isto faz-me lembrar qql coisa:

                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...inspeccao.html

                    Comentário


                      #11
                      Mais uma dica se souberem...

                      Parece que a concessão está a recuar na vontade de emprestar um carro á minha amiga.

                      Moralmente acho que o deviam fazer. A apreensão do DUA data de 2007, altura em que o carro estava no nome da RenaultGest. E legalmente?...

                      Será melhor uma carta registada á concessão imputando a culpa da situação e exigindo uma viatura de substituição até á resolução?

                      É que ela precisa do carro para trabalhar e não pode ou deve circular com ele.

                      O que dizem?

                      Comentário


                        #12
                        Legalmente não teem que emprestar nada.

                        Tendo em conta os problemas que o IMTT tem, essa situação só vai ser resolvida rápidamente com cunhas muito influentes no dito instituto. Pelos processos normais, mais vale mandar logo o carro para a prensa e ficar com o que lhe derem por ele.

                        Para evitar chatices, a tua amiga devia sugerir a anulação da venda e troca por outro carro, devidamente legal. De certeza que, com as palavras certas, conseguem arranjar um carro mais recente ou doutra gama "troca por troca".
                        O stand obviamente não vai sugerir isso. Já fez a venda, enquanto o processo fôr "só" uma questão de papelada está tudo bem. quando tiverem um carro em parque, a situação piora...

                        Comentário


                          #13
                          A concessão diz que está a tratar do assunto junto do imtt. Acredito que se resolva mas resta saber o tempo que demora.

                          Pensando na pior das hipóteses e supondo apenas que seria impossível resolver este problema, parece-me que, pelo menos, a minha amiga poderá então pedir a anulação do negócio e exigir um carro idêntico...ainda que para isso, e em ultimo caso, tivesse de ser via judicial...certo?

                          ...e qual será o limite aceitável para estar sem carro nesta situação de modo a evitar o tal pedido de anulação?...É que se não lhe emprestarem um carro, ela não poderá manter a sua situação por muito tempo...

                          Agradeço opiniões

                          Comentário


                            #14
                            ela tem sempre razão. venderam-lhe gato por lebre. comprou um carro legal, venderam-lhe um carro ilegal.

                            mas lá está, o stand pode alegar que tinha conhecimento que estava tudo ok, e pronto, mais uns aninhos em tribunal até vir nova decisão.
                            ou seja, se é para ir pela via dos tribunais, ela que se prepare para comprar outro do bolso dela, porque o reembolso desse vai demorar uns anos. e apesar dela ter razão, pode haver uma razão tecnica qualquer que invalida o processo todo...

                            por isso, eu insistia junto do stand/renaultgest para que a situação se resolvesse mt rápidamente.
                            da parte da tua amiga, isso só vai acontecer de duas maneiras: cunhas no IMTT ou troca por outro. qualquer outra opção implica ficar sem carro de trabalho durante o tempo que fôr preciso. 1 mes, 1 ano, 10....

                            o limite aceitavel para um caso destes é o dia em que o carro deixa de poder circular. já passou.

                            Comentário


                              #15
                              Ela que envie a carta na mesma, não perde nada. Se a concessionária tem ou não culpa, isso é irrelevante. O que é de valorizar é que venderam um carro que não estava habilitado para circular e como tal têm que resolver essa situação ou arriscam-se a acção judicial, algo que não querem. Eu só vejo 3 hipóteses, ou emprestam um carro até que se resolva ( o que é menos mau, mas não deixa de ser uma treta ), ou anulam a venda devolvendo o dinheiro ( o que acho extremamente improvável, ainda que seja o mais acertado pela parte deles ), ou trocam o carro por outro ( aqui a questão é se a tua amiga quer outro..... ). Consultem um advogado e vejam o que ele acha e uma cartinha deste poderia surtir algum efeito. Da forma como está é que não deve ficar.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pelos comentários

                                Falei com ela e parece que ainda não está de parte emprestarem um carro. Penso que a concessão está a ver se resolve a situação o mais rápido possível (dias) sem ter de emprestar um carro.

                                Por outro lado, como a minha amiga já foi á inspecção fora do prazo (se fosse antes daria uma margem á concessão) , vai dar mais um par de dias para ver se á novidades.

                                Durante esta semana já devem ter um feedback realista e aí, dependendo do que se souber, as coisas terão de ficar mais definidas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ora então assunto resolvido...

                                  Passados cerca de 2 meses a minha amiga já tem a situação resolvida. Foi feita a inspecção B e já está tudo ok. A concessão tratou de tudo e, tirando algumas "artimanhas" que ela teve de compactuar para não haver necessidade de emprestarem um veiculo de substituição, foram céleres e prestáveis dentro do aceitável...prestação tb um pouco manchada por um vendedor que lá têm que se julgava esperto mas que aprendeu que há pessoas bem informadas e que há posturas que não se admitem... ...enfim...há sempre uma ovelha negra...

                                  Agradeço a todos pela ajuda e em especial ao rucsantos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                    Ora então assunto resolvido...

                                    Passados cerca de 2 meses a minha amiga já tem a situação resolvida. Foi feita a inspecção B e já está tudo ok. A concessão tratou de tudo e, tirando algumas "artimanhas" que ela teve de compactuar para não haver necessidade de emprestarem um veiculo de substituição, foram céleres e prestáveis dentro do aceitável...prestação tb um pouco manchada por um vendedor que lá têm que se julgava esperto mas que aprendeu que há pessoas bem informadas e que há posturas que não se admitem... ...enfim...há sempre uma ovelha negra...

                                    Agradeço a todos pela ajuda e em especial ao rucsantos...

                                    Obrigado .
                                    Mais um assunto resolvido a bem .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                      Ora então assunto resolvido...

                                      Passados cerca de 2 meses a minha amiga já tem a situação resolvida. Foi feita a inspecção B e já está tudo ok. A concessão tratou de tudo e, tirando algumas "artimanhas" que ela teve de compactuar para não haver necessidade de emprestarem um veiculo de substituição, foram céleres e prestáveis dentro do aceitável...prestação tb um pouco manchada por um vendedor que lá têm que se julgava esperto mas que aprendeu que há pessoas bem informadas e que há posturas que não se admitem... ...enfim...há sempre uma ovelha negra...

                                      Agradeço a todos pela ajuda e em especial ao rucsantos...
                                      Ainda bem que se resolveu relativamente depressa. Pelo que percebi, não deram carro de substituição......sacaninhas

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X