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Os carros são feitos para durarem quanto ? (artigo especialista pg 6)

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    Os carros são feitos para durarem quanto ? (artigo especialista pg 6)

    Lembro-me de há uns anos ler a propósito de uns utilitários do segmento B com pequenos motores a gasolina que eram feitos para durar cerca de 170 mil km.

    Também já li, não sei se a propósito do Golf !? que era pensado para durar pelo menos 250 mil km.

    Afinal os carros são pensados para durar quanto ? uns mais que outros ? duram mais os diesel ou os a gasolina ?
    Editado pela última vez por v7; 13 February 2013, 14:48.

    #2
    Depende do carro:

    Mercedes-Benz Fascination W201 190 190E Documentary (English) - YouTube

    Mercedes-Benz W201 - Wikipedia, the free encyclopedia

    Comentário


      #3
      Acho que a pergunta certa é: os carros são feitos para renderem quantos euros de oficina só na manutenção programada?

      Comentário


        #4
        Depende do tipo de utilização.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Lembro-me de há uns anos ler a propósito de uns utilitários do segmento B com pequenos motores a gasolina que eram feitos para durar cerca de 170 mil km.

          Também já li, não sei se a propósito do Golf !? que era pensado para durar pelo menos 250 mil km.

          Afinal os carros são pensados para durar quanto ? uns mais que outros ? duram mais os diesel ou os a gasolina ?
          "Afinal os carros são pensados para durar quanto ?"

          O que aguentarem...

          "uns mais que outros ?"

          Claramente

          "duram mais os diesel ou os a gasolina ?"

          Depende da primeira resposta...

          Comentário


            #6
            Os diesel duram mais.

            segundo o que li há uns tempos

            Comentário


              #7
              Depende do segmento, marca, preço, etc.

              Se compramos um Dacia por uma ninharia o mais provável é ele não fazer 500 mil km (ainda que seja possível).

              Por outro lado se compramos um Mercedes S350 cdi em princípio ele atingirá essa marca facilmente.

              Comentário


                #8
                Lembro-me de quando em 1996 o meu tio me deu o seu Datsun 120y, de 1976, ou seja, com 20 anos, e comprou um mégane do tempo "querida, querida, comprei um mégane!" dizer este não vai durar nem metade deste Datsun. Na altura com cerca de 80000km e muitos milhares de euros gastos em reparações mecânicas e de chapa. o certo é que este ano foi vendido com 16 anos e cerca de 70000km e estava impecável, sem ter gasto praticamente dinheiro nele, a não ser as revisões. O meu pai ainda mantém um Honda Concerto 1.5i de 1992, e o carro está como novo, nada do que se pareça com o estado em que o meu Mini Ima foi despachada, também com 20 anos, principalmente de chapa e problemas eléctricos.
                Isto para dizer que os carros de há uns anos para cá são feitos para durarem muitos anos e muitos milhares de km, nada que se compare com a década de ´60,´70 e ´80. Desde há uns 6 ou 7 anos proliferou-se a electrónica em todos os componentes e a sua falta de fiabilidade, o que retirou confiança em muitos casos. Em suma diria que serão os carros da década de ´90 e incíos de 2000 os que irão durar mais anos e mais km sem problemas

                Comentário


                  #9
                  Só posso dizer que cá por casa o Carocha de 1963 e o Volvo 164E de 1974 ainda vão andando bem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                    Lembro-me de quando em 1996 o meu tio me deu o seu Datsun 120y, de 1976, ou seja, com 20 anos, e comprou um mégane do tempo "querida, querida, comprei um mégane!" dizer este não vai durar nem metade deste Datsun. Na altura com cerca de 80000km e muitos milhares de euros gastos em reparações mecânicas e de chapa. o certo é que este ano foi vendido com 16 anos e cerca de 70000km e estava impecável, sem ter gasto praticamente dinheiro nele, a não ser as revisões. O meu pai ainda mantém um Honda Concerto 1.5i de 1992, e o carro está como novo, nada do que se pareça com o estado em que o meu Mini Ima foi despachada, também com 20 anos, principalmente de chapa e problemas eléctricos.
                    Isto para dizer que os carros de há uns anos para cá são feitos para durarem muitos anos e muitos milhares de km, nada que se compare com a década de ´60,´70 e ´80. Desde há uns 6 ou 7 anos proliferou-se a electrónica em todos os componentes e a sua falta de fiabilidade, o que retirou confiança em muitos casos. Em suma diria que serão os carros da década de ´90 e incíos de 2000 os que irão durar mais anos e mais km sem problemas
                    Texto um bocadinho difícil de ler pela sua construção, mas no global concordo com o que disseste.

                    Exemplos desses tive-os e tenho cá em casa. Nos carros mais novos, carregados com a fatídica electrónica é fácil largar na oficina uns milhares de euros em meia dúzia de peças.

                    Por outro lado nos mais antigos os problemas já se resolvem por meia dúzia de tostões, indo à sucata, recorrendo à habilidade (uns apertos, uma solda, um arame aqui e ali).

                    Tenho um carro de 2001 supostamente muito fiável em que já gastei mais de 3 mil €. Nada de problemas no motor e caixa, mas outros pequenos problemas como fichas dos airbags, componentes suspensão, componentes de escape, turbo, egr, etc que a pouco e pouco foram construindo uma conta que nem gosto de olhar para ela.

                    Por outro lado, tenho dois velhotes em que o diesel o mais caro que levou foi a bomba de água (70€) e uma bomba de travões (102€), e o gasolinas só levou velas e cabos de velas e mais tarde um motor novo porque quis fazer um upgrade de potência.

                    São este tipo de experiências que me levam a olhar para os carrinhos antigos com um carinho especial. Simples, inseguros, gastadores (alguns) mas fiáveis.

                    Ainda hoje vejo tantos velhinhos 1.8 e 2.0 diesel nas estradas, com milhares e milhares de km, muitos sem manutenção adequada, fartinhos de levar porrada, e lá andam eles a espalhar a glória e o charme de outros tempos.

                    Não obstante a segurança e o conforto, se me dessem a escolher entre um W201 novo e um W204 novo para fazer uma viagem eu escolhia o 1º.

                    Comentário


                      #11
                      Depende daquilo que as pessoas lhes fazem e estão dispostas a gastar neles.
                      Tinha ideia de ler num anúncio qualquer já não sei se de HDI ou DCI que os motores eram testados para 250 mil kms.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                        Depende do tipo de utilização.

                        Nem mais.

                        Até apostava aqui que o teu carro vai “durar mais tempo” que o meu, envelhecendo em melhores condições.

                        Quero com isto dizer, que tendo em conta a utilização, irás ter o carro nas tuas mãos mais anos que eu irei ter o meu nas minhas, e que chegando ao momento da venda (que serão muito diferentes) o teu carro terá menos km, mais anos e irá estar mais bem estimado que o meu, no momento da venda (que repito será num momento no tempo anterior à venda do teu)!

                        EDIT: Como se consegue ver, estou a assumir a falácia que o momento da venda será o fim do carro...

                        Comentário


                          #13
                          Eu costumo dizer que, actualmente, são feitos para durarem o tempo da garantia, pois é quando esta acaba que, geralmente, as avarias começam a aparecer (fabricante esperto...). Mas cada caso é um caso, obviamente.

                          Cá em casa mora um Opel Astra Caravan 1.7 CDTI de 2008. Ainda é muito cedo para fazer juízos de valor quanto à sua durabilidade, apesar de estar muito próxima dos 60 000 km's. No entanto, mesmo com pouco tempo, já dá para ver que a EGR e o sensor MAP já estão a pedir uma limpeza, pois tem alturas que, por volta das 2000 rpm, acelera-se e a carrinha soluça. Mas é só nas 2000, no resto acelera bem. Quanto a problemas de electrónica: já acendeu a luz de falta de óleo por duas vezes (não confundir com falta de pressão); da 1ª ainda foi à marca e apagou-se o erro, na 2ª desliguei-lhe a chave e também resultou.

                          Mas, a par da Astra, aqui também mora um modesto Seat Ibiza 1.0 de 1997 (a tal década de 90 que o amigo DeBeF diz que é a melhor, com quem estou de acordo) e, até hoje, já deu umas despesas jeitosas mas simplesmente porque esteve muito tempo parado, caso contrário não teria gasto metade do que se gastou. Naturalmente, a electrónica que tem não chega aos calcanhares da carrinha, mas a pouca que tem é mais que suficiente. Escusado será dizer que, por causa disso, nunca deu problemas de electrónica, e duvido que os dê tão cedo.

                          Isto tudo para dizer que, tal como muitos daqui, também tenho uma preferência maior pelos carros mais velhotes (os tais dos anos 90). Mais não seja porque no Seat trabalho à vontade e sem grandes medos; na carrinha tenho sempre medo de despardalar qualquer coisa.

                          Comentário


                            #14
                            Um carro dura o quanto uma pessoa conseguir com que dure.

                            Seja restaurar, mudar peças, etc.

                            Comentário


                              #15
                              Actualmente um carro é feito para durar o período de garantia... Depois disso, começam a surgir as despesas!

                              Comentário


                                #16
                                Apesar do que se vai lendo por aqui, tenho ideia que os carros actualmente fazem muito mais km que há uns 20 ou 30 anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Apesar do que se vai lendo por aqui, tenho ideia que os carros actualmente fazem muito mais km que há uns 20 ou 30 anos.
                                  Depende. Antigamente mudar o motor a um carro era quase o fim do mundo, mais valia mandar o carro para a sucata. Hoje em dia é vê-los a trocar de motor como quem troca de cuecas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Só posso dizer que cá por casa o Carocha de 1963 e o Volvo 164E de 1974 ainda vão andando bem.
                                    Espetácular.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu costumo dizer que o meu Volvo 144 de 1971 vai continuar a andar por cá enquanto os carros novos que se vão comprando se vão acabando...

                                      Antigamente, com a pouco ou nenhum eletrónica, havendo possibilidade de arranjar peças que avariam ou de desgaste, os carros antigos duram uma eternidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Actualmente tenho a sensação que duram menos por uma variedade de factores.

                                        Para já acho que são submetidos a um uso mais intenso. Fazem mais quilómetros em condições menos favoráveis (tiradas longas de AE sempre a rasgar, para-arranca muito mais intenso em cidade do que há algumas décadas atrás).

                                        Depois porque têm muito mais tecnologia e com isso estão muito mais sujeitos a problemas, de maior ou menos ordem. Claro está que isto é negativo mas a experiência de utilização e a versatilidade que os carros actuais nos dão também está muito associada à parafrenália de tecnologia.

                                        Ainda a assinalar que o modelo de negócio dos construtores antigamente parecia ancorar-se muito no preço de venda e respectiva margem. Hoje em dia, olhando à competição feroz e aos descontos que vão estando, cada vez mais, na ordem do dia, esse modelo de negócio parece procurar mais a rentabilidade no pós-venda, logo os automóveis parecem também ser concebidos para ter uma durabilidade menor (sem esquecer a já referida complexidade que advém de nós estarmos mais exigentes com o produto em si e com a experiência do seu uso), tendo de recorrer mais às oficinas oficiais para a resolução de pequenos (ou não tão pequenos) problemas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Lembro-me de há uns anos ler a propósito de uns utilitários do segmento B com pequenos motores a gasolina que eram feitos para durar cerca de 170 mil km.

                                          Também já li, não sei se a propósito do Golf !? que era pensado para durar pelo menos 250 mil km.

                                          Afinal os carros são pensados para durar quanto ? uns mais que outros ? duram mais os diesel ou os a gasolina ?
                                          Quanto tempo a carteira do dono queira...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que os carros duram o tempo que tu quiseres, desde que exista dinheiro pode-se sempre renovar tudo num carro.

                                            Existem carros a durar 100 anos devido ao investimento que foi feito neles. Qualquer carro atualmente pode durar para sempre é só uma questão de disponibilidade monetária.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como já referido e apesar de parecer redudante, é mesmo o que o seu dono quiser gastar.

                                              Há viaturas que terão custos mais acrescidos do que outras, mas quem quiser investir e ír trocando por manutenção ou avaria, terá carro para muitos milhares de quilómetros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isto hoje é quase como uma incógnita, mas também é uma evolução.
                                                Há uns anos, quando houve o primeiro automóvel com vidros eléctricos (um mero exemplo) pensava-se "Epá, vidros eléctricos!? Estou mesmo a ver que vou gastar dinheiro nisto, mais vale a manivela", e idem idem aspas aspas para outras novas tecnologias como o ar condicionado, o computador de bordo ou os recentes sensores de estacionamento.
                                                Outra questão importante, que poderá ser relativa ou não é a marca/conceito do automóvel. Por exemplo, nos dias que correm, apesar de usarem motores competentes e fidedignos, não podemos exigir que um Dacia Sandero de 9500€ tenha a mesma durabilidade interior (materiais aplicados) e exterior (como a pintura) que um Renault Clio de 15000€. Melhores materiais levaria a um acréscimo de preço, e aí perderia-se o lema "Bom/razoável por um preço atractivo"
                                                Quanto tempo pode durar um carro? Por exemplo, depende muito da unidade que saia, pois em milhares pode sair uma bomba Hiroshima como pode sair um carro perfeitamente bom no meio de milhares assassinados; Depende do dinheiro que a pessoa esteja disposta a gastar com ele; Depende do cuidado que temos com o carro.
                                                Em suma, para mim um automóvel tem que durar, no mínimo e sem problemas de maior, 150000kms.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A questão é saber qual o objectivo do produto, um audi é um bem descartável, um toyota é um bem durável (por ex).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Apesar do que se vai lendo por aqui, tenho ideia que os carros actualmente fazem muito mais km que há uns 20 ou 30 anos.
                                                    Fazem. Mas a durabilidade não se vê só nos Kms. Repara que é frequente verem-se Toyotas, Fords, Nissans, Hondas, Mercedes, etc com 30 e 40 anos e não é só o motor que dura mas o conjunto no seu todo.

                                                    Tenho um vizinho que é feirante e tem um furgão Isuzu de 80's que quase todos os dias sai carregado até a traseira fica "assapada". A minha rua tem uma inclinação considerável e não é que ele sobe a rua em 1ª velocidade, com o motor em esforço e não sai um bocado de fumo que seja? Sempre que o vejo fico espantado e pergunto-me como é que ao fim de tantos anos aquele carro continua a servir como no dia em que foi comprado.

                                                    Além disso tenho ideia que hoje em dia os carros necessitam de mais manutenção. Aqui em casa mora uma Passat TDI que já vai em 400 000 Km e o único percalço sério que teve foi por má intervenção do mecânico, adiante.. Fora isso nunca houve nenhum problema grave, tem-se revelado fiável. O turbo é o de origem, mudou a embraiagem aos 310 000 Km, discos de travão também por essa altura (já me chamaram mentiroso aqui no fórum à custa disto) e os de trás são os de fábrica, etc, etc.

                                                    Agora... Mafs? Já levou 4 pelo menos, kit de braços de suspensão também vai em 3 ou 4, levou uma ventoinha do radiador porque o sistema de embraiagem desfez-se, motor do tecto de abrir ainda em nova e recentemente o módulo do ABS.

                                                    Conheço quem tenha carros antigos, eu incluído e isto é impensável. Seja pela força dos Kms seja pela força dos anos, é só meter combustível, revisões e está pronto.

                                                    ---------------------------------------------------------------------------------

                                                    Não é só nos automóveis que as coisas estão menos duráveis. Tive em casa um aspirador que durou +-23 anos e a máquina de lavar roupa quase 26 anos (prenda de casamento). O aspirador que veio substituir o outro durou 3 anos. Mas opiniões destas ouço muitas vezes, não é coincidência.
                                                    Editado pela última vez por Bj40; 01 October 2012, 18:54.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                      Não é só nos automóveis que as coisas estão menos duráveis. Tive em casa um aspirador que durou +-23 anos e a máquina de lavar roupa quase 26 anos (prenda de casamento). O aspirador que veio substituir o outro durou 3 anos. Mas opiniões destas ouço muitas vezes, não é coincidência.
                                                      Desculpa o off-topic, mas concordo em pleno com isto.
                                                      Cá em casa noto imenso isso é nos ferros de engomar

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post


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                                                        Não é só nos automóveis que as coisas estão menos duráveis. Tive em casa um aspirador que durou +-23 anos e a máquina de lavar roupa quase 26 anos (prenda de casamento). O aspirador que veio substituir o outro durou 3 anos. Mas opiniões destas ouço muitas vezes, não é coincidência.
                                                        Claro que não é, antigamente faziam-se as coisas para durar o mais possível, hoje em dia essa filosofia não se coaduna com o mundo capitalista em que vivemos onde o que interessa é vender vender vender...

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                                                          #29
                                                          A verdade é que os padrões de consumo mudaram, um carro já não se quer para a vida e nenhuma fábrica poderia ser competitiva a fabricar carros como antigamente.

                                                          Eles eram duráveis porque eram feitos para durar mas isso tem custos. Ao fim de uns milhões de unidades vendidas, a diferença de custo entre um carro pensado para durar e outro pensado para "durar" é abismal.

                                                          O que não quer dizer que não haja carros muito mas muito fiáveis e pegando no que já disseram, o uso que se dá a um carro pode determinar decisivamente a sua durabilidade.

                                                          Eu conheço um Fiat Punto II que já o vi fazer tanta coisa má que não sei como aguentou 10 anos sem problemas. O carro fartou-se de fazer troços de rali, às vezes em terra e com 4 "marmanjos" lá dentro, serviu para brincadeiras em rotundas, para arranques à xuning com fumo por todo o lado, reduções de 5ª para 3ª só porque o dono tinha "panca" e coisas do género. Nunca vi um carro ser tão abusado ao longo da sua vida. Mas o que é certo é que era um Fiat e durou uma década até ser preciso abrir o motor.

                                                          Claro que esta má vida passou por muitos Datsun 1200, Toyotas Corolla e afins que até lavoura faziam e lá está, se calhar alguns ainda andam aí. Restauradinhos e tudo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            estão feitos para durar até a garantia acabar ... se é um mercado de substituição os fabricantes só se fossem estúpidos é que faziam um carro durar 20 anos.
                                                            Os carros têm de avariar, dar problemas etc para as pessoas trocarem de x em x anos.

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