Originalmente Colocado por
PinheiroCarlos
Vigarizado na compra ou na própria Marca?
No dia 24.07.2012 comprei uma carrinha Volkswagen Passat na Alemanha num stand de automóveis, aquando da aquisição a carrinha do ano de 2007 com 296.700Km, livro de revisões completo da marca sendo a próxima revisão aos 304.000Km. Na altura da compra tratei de toda a documentação necessária na Alemanha com o vendedor do stand após isso segui rumo a casa (França) e mal cheguei tratei logo de toda a documentação necessária para a legalizar aqui, embora neste processo deparei-me com a falta do certificado de conformidade da carrinha, o qual tive de pedir pela internet porque pedi ao stand onde a comprei por e-mail e não obtive qualquer resposta.
No dia 22.08.2012 fiz-me à estrada para ir passar férias a Portugal e a carrinha avariou ainda dentro da França (a cerca de 300km de minha casa) no momento em que a carrinha parou esta não apresentou qualquer aviso de alerta de luz no painel bem como nenhuma informação no computador de bordo, quando parei o carro verifiquei os níveis de óleo e agua que estavam correctos bem como as ventoinhas de refrigeração estavam também a funcionar. O meu seguro (francês) mandou que a carrinha fosse para a garagem da Volkswagen mais próxima que neste caso é em Angoulême. Visto a avaria ter sido já de noite disponibilizaram-me hotel e táxi para no dia seguinte deslocar-me ao concessionário da Volkswagen onde se encontrava a minha carrinha e assim foi, no dia seguinte logo de manha fui para lá, onde inicialmente me disseram que para fazer o diagnóstico à carrinha eram 140€. Ao fim da manha ainda não tinham feito qualquer intervenção na carrinha, após almoço continuávamos na mesma situação, comecei a pressionar o seguro e a pedir soluções e a resposta que obtive foi que teríamos de aguardar pelo diagnóstico da carrinha. Ao final da tarde por voltas das 17h um funcionário da Volkswagen veio ter comigo e disse que afinal só para fazer o diagnóstico eram 400€, pedi explicações e ele disse-me que o veículo tem um sistema de segurança que quando activa bloqueia o motor e para fazer o diagnóstico teriam de o desbloquear, uma vez que a minha carrinha é de caixa automática eles teriam que a desmontar para desbloquear o motor, sendo este processo imperativo para fazer o diagnóstico. Posta esta explicação vi-me obrigado a dizer que sim, uma vez que era a única solução apresentada para fazer o diagnóstico.
Após isto falei com o seguro e este mandou-me para casa e disponibilizaram-me um veículo de substituição por um período de 15 dias.
No dia seguinte (24.08.2012) após almoço liguei para a Volkswagen e disseram-me que ainda não tinham efectuado o diagnóstico por falta de pessoal visto ser uma altura de férias. Dia 27.08.2012 após conversa telefónica disseram que já tinham efectuado o diagnóstico e enviaram-me uma factura-orçamento por e-mail dizendo que seria um problema com o volante do motor e a reparação ficaria por 1795.94€. Fiquei espantado e sem saber o que fazer voltei a ligar com o concessionário para me certificar se de facto seria mesmo este e somente este o problema, ao qual me disseram que sim e que para dar seguimento teria de lhes devolver a factura orçamento assinada por bom acordo, o que assim fiz. Disseram-me também que a carrinha estaria pronta dia 04 ou 05 de Setembro.
Postos todos estes entraves e transtornos fiquei ainda pior quando dia 03.09.2012 ligaram-me da Volkswagen a dizer que afinal não é um problema do volante motor mas sim da cambota do motor e que neste caso teria que levar um motor completo. Após esta informação pedi que me enviassem um e-mail a descriminar o sucedido e o possível valor de reparação, o qual só recebi dia 18-09-2012 sendo o valor total da reparação de 10.778,99€. Após isto tudo activei um seguro de protecção jurídica o qual ainda não solucionou em nada.
No dia 28-09-12 ligaram novamente da Volkswagen a informar que a partir do dia 1-10-12 iria começar a pagar 70€ diários pelo parking da viatura.
No dia 4-10-12 voltei a ligar para a Volkswagen a pedir que me enviassem um carta ou um mail com a explicação de tudo desde que a carrinha lá entrou, e deram-me como resposta que teriam que falar com o chefe a ver se poderiam me enviar ou não essa mesma explicação.Confirmando também o mesmo que sobre a situação da carrinha e o porquê de ter que levar o motor completo, é que eles não querem se responsabilizar só com a troca do volante do motor e da cambota, e que isso mesmo não fazem!
Posto isto estou sem carro há 42 dias e não sei o que fazer nem a quem pedir responsabilidades, uma vez que tenho dificuldade em expressar o sucedido com o stand onde a comprei, visto este ser Alemão. A carrinha avariou ainda não a tinha comprado à 1 mês e vejo-me numa situação completamente desastrosa na qual me sinto completamente enganado e vigarizado.
Gostaria de saber se alguém me pode dar uma opinião sobre este caso ou até mesmo me ajudar como resolver este meu caso.