Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Test Drive Audi A4 2.0 TDIe 136cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Test-drive] Test Drive Audi A4 2.0 TDIe 136cv

    Como já tinha dito noutro tópico, há uns meses atrás andei à pendura num A4 TDIe e desde então fiquei curioso em conduzir um igual. Hoje, conduzi um A4 2.0 TDIe da actual geração. Tinha também curiosidade em saber se realmente este audi vivia só da fama ou se também do proveito, especialmente não sendo eu admirador de carros germânicos.

    Interior, materiais e habitabilidade

    Ao entrar no carro, deparo-me logo com um fecho de portas de som suave, tal como supostamente se quer num carro destes. O interior, como muitos já sabem é estilo cockpit, ou seja tem tudo próximo do condutor e passageiros, sem ser portanto aqueles interiores tipo salão espaçoso. Insiro a chave, ligo o carro, e deparo-me com uma boa insonorização, e vibrações reduzidas. Começo a mexer nos menus como se fosse um puto, e de facto tem um ecrã de dimensões suficientes, e os menus são intuitivos. No entanto continuo a achar que substituir alguns menus por botões seria melhor, mas isto só experimentando vários carros do género é que poderia definir o que é mais prático. Os botões quer do rádio, GPS, controlo ESP etc estão bem posicionados e intuitivos. O volante tem um bom tacto e os materiais são de qualidade irrepreensível, pelo menos ao que consegui avaliar. A posição de condução é boa, o espaço para as pernas à frente, é bom, mas atrás deixa algo a desejar. Os bancos, são os bancos base desta versão, ou seja são aqueles sem grande apoio lateral, mas pelo menos em viagens curtas não comprometeram.



    Performance, conforto, dinâmica, motor

    Assim que arranco, noto logo que o motor tem uma resposta rápida, é silencioso, puxa bem, e o mais importante de tudo para mim : É extremamente linear. A partir das 1200 RPM , consegue responder mesmo muito bem, sem " engasgos ",
    e com força mais que suficiente. Se quiser manter uma condução suave, também não é dificil, pois o pedal do acelerador parece que nos compreende bem e adivinha quando queremos andar depressa e quando não queremos. A caixa de velocidades é rápida, precisa, bem escalonada, silenciosa nas engrenagens. O Computador de bordo é fácil de usar, e rápido a dar informações de consumo instantâneo. Quando se pisa a fundo, o motor solta todos os 136cv de uma forma, digamos forte, rápida, e quando metemos outra mudança com rapidez, a caixa não se queixa de rigorosamente nada e faz bem o seu papel. Em relação ao conforto, está num nível que considero razoável, mas eu também sou suspeito pois para mim um carro confortável neste segmento, é somente os Citroen com suspensão hidropneumática Quanto às curvas ainda não apertei muito com ele mas pareceu-me ter bom comportamento e estabilidade. Em AE , o ruido de funcionamento bem como aerodinâmico é muito baixo, fruto do motor silencioso e da boa insonorização. Quanto a consumos ainda não reiniciei o computador de bordo, portanto não posso ainda afirmar qualquer valor. Para termo de comparação a este 2.0 TDIe, tenho apenas o 2.0 HDI 136cv da PSA, sendo que este último considero um pouco mais rápido, mas talvez com maiores consumos, mas as diferenças, caso existam quer em consumos ou performance, não deverão ser muito nítidas, penso eu.


    Conclusão

    Tinha muita curiosidade em perceber o porquê deste audi abundar nas nossas estradas. Pude então confirmar que o objectivo deste tipo de carros ( pelo menos este ) é terem uma excelente insonorização, ambiente cockpit, excelentes materiais, e uma boa capacidade de personalizar o interior do carro aquando da sua compra. Isto, juntamente com motores refinados em termos de tecnologia, performance e consumos.
    O motor aproveita bem os 136cv e neste aspecto, cumpre perfeitamente. Se o objectivo for ter um carro verdadeiramente familiar do segmento D, então aí o melhor será optar por um Citroen C5 ( o qual já conduzi, daí comparar ) ou por um carro do género, pois o objectivo do Audi não é o conforto nem o espaço, apesar de também não ser mau aqui nestes aspectos, claro. Se a versão S-line for bem mais dura de suspensão, então aí, a coisa complica-se, em termos de conforto.

    Fiquei então a pensar : " será que todas ou grande parte das pessoas que compra este carro, procura mesmo o que ele oferece, e dispensa mesmo aquilo no qual o carro não é perito ? "

    #2
    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Fiquei então a pensar : " será que todas ou grande parte das pessoas que compra este carro, procura mesmo o que ele oferece, e dispensa mesmo aquilo no qual o carro não é perito ? "

    Eu tenho a impressão que muita gente está-se a borrifar para o que vale (ou não) o carro e vai mais à procura disto




    E também acredito que a grande maioria dos carros novos Audi, BMW e Mercedes que circulam nas nossas estradas são AOV, Renting, leasinge o valor da mensalidade pago pela empresa.

    Comentário


      #3
      É possível

      Comentário


        #4
        Resumindo, no fim de contas é um segmento D da Audi, com tudo de bom que isso acarreta!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Fiquei então a pensar : " será que todas ou grande parte das pessoas que compra este carro, procura mesmo o que ele oferece, e dispensa mesmo aquilo no qual o carro não é perito ? "
          Quando vejo a facilidade com que algumas pessoas passam de BMW para Audi e vive-versa (S3/S5 vs. A4/A6), a minha resposta a tua pergunta tem de ser obrigatoriamente: Tenho as minha dúvidas.

          Comentário


            #6
            Abunda nas estrada pq é um carro bom para leasing de empresas.

            Mas vais comprar?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
              Eu tenho a impressão que muita gente está-se a borrifar para o que vale (ou não) o carro e vai mais à procura disto




              E também acredito que a grande maioria dos carros novos Audi, BMW e Mercedes que circulam nas nossas estradas são AOV, Renting, leasinge o valor da mensalidade pago pela empresa.
              Exacto. Razão pela qual entre um Skoda ou um Audi pelo mesmo valor, fica óbvio qual se escolhe

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                (...)
                E também acredito que a grande maioria dos carros novos Audi, BMW e Mercedes que circulam nas nossas estradas são AOV, Renting, leasing e o valor da mensalidade pago pela empresa.
                No caso deste carro em particular arriscaria um percentagem de cerca de 65% nesta situação.

                Comentário


                  #9
                  Diria que o 2.0HDI montado num 407 não será mais rápido que este TDIe.

                  Aliás o 2.0HDi não tem de todo performances fantasticas para a potência que tem.

                  Comentário


                    #10
                    Excelentes materiais + A4 - does not compute

                    Ruído de rolamento idem.

                    Comentário


                      #11
                      Pelo contrário, o A4 TDIe é um carro extremamente filtrado, tanto em relação a ruídos como em relação a vibrações.

                      Comentário


                        #12
                        Devo ser que sou exigente demais às tantas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                          Devo ser que sou exigente demais às tantas
                          Ou então estás muito bem habituado... na minha opinião estes Audi mais recentes conseguem ser melhores que alguns mercs e BMW's, vide os motores 250 cdi e 20d que apesar de muito bons de utilização não são exemplos de vibrações e ruidos...

                          Agora de andares diariamente com segmentos E/F com motores de 6/8/10/12 cilindros... não só te compreendo perfeitamente... como te invejo!
                          Editado pela última vez por Andre18; 08 October 2012, 19:47.

                          Comentário


                            #14
                            Idem quanto ao comentário do Andre18 relativamente ao tonyV.

                            Arriscaria até a dizer que este Audi A4 TDIe está uns bons furos acima do E90 em termos de qualidade de materiais e solidez do rolamento.

                            Acho que é a proposta mais equilibrada do segmento.
                            Editado pela última vez por LATMGB; 08 October 2012, 19:57.

                            Comentário


                              #15
                              Repetido

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                Resumindo, no fim de contas é um segmento D da Audi, com tudo de bom que isso acarreta!
                                Exactamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Abunda nas estrada pq é um carro bom para leasing de empresas.

                                  Mas vais comprar?
                                  Não, é apenas de um vizinho. Eu cá ando de C1 e já é bom Mas para termo de comparação mais directo possível, só mesmo o C5 mk1 que é de um familiar meu.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E quando ouvi este 2.0 TDIe trabalhar, fiquei novamente espantado, tal e qual como quando liguei há 2 anos atrás um 2.0 TDI 110cv ( Common-rail já ), isto porque " cresci " a ver os tdi a serem barulhentos, quando comparando com os " d " da BMW, ou os HDI, , e neste caso falo dos antigos 1.9 TDI. Estes novos 2.0 estão mesmo muito mais silenciosos, suaves e com menos vibrações.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                      Diria que o 2.0HDI montado num 407 não será mais rápido que este TDIe.

                                      Aliás o 2.0HDi não tem de todo performances fantasticas para a potência que tem.
                                      Não sei como se porta o 2.0 HDI 136 no 407, mas já conduzi uma Volvo V50 com esse motor, e este TDIe é muito bom mas em termos de performance não chega para o 2.0 HDI. Pelo menos foi o que me pareceu, não sei os pesos de um e de outro. Mas eu tambem ja andei com a Volvo há 3 anos, portanto, talvez seja uma comparação algo duvidosa

                                      Mas mesmo que haja de facto diferença na performance não acho que seja nada de assinalável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Volto a repetir para os menos atentos na leitura:

                                        Materiais são fracos (todo o plástico a imitar alumínio espanhado pelo tablier - nomeadamente na consola central, manípulos das portas e algumas borrachas (não dúvido que com unhas grandes e outro trato comecem a descascar) e o ruído de rolamento que acho excessivo (o meu termo de comparação é um Mazda 6 da 1ª geração).

                                        Não falei no ruído do motor, até porque não posso comparar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                          Volto a repetir para os menos atentos na leitura:

                                          Materiais são fracos (todo o plástico a imitar alumínio espanhado pelo tablier - nomeadamente na consola central, manípulos das portas e algumas borrachas (não dúvido que com unhas grandes e outro trato comecem a descascar) e o ruído de rolamento que acho excessivo (o meu termo de comparação é um Mazda 6 da 1ª geração).

                                          Não falei no ruído do motor, até porque não posso comparar.
                                          Pois eu não tenho grande termo de comparação, pois o unico carro do mesmo segmento que andei, é de 2001...

                                          Mas os materiais deste A4 pareceram-me bons, e tambem ja tinha ouvido dizer muito bem do carro, nesse aspecto. O ruido de rolamento tambem achei muito baixo, para mim serve perfeitamente mas não sei se a concorrência directa alemã é melhor ou pior.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ja andei com uma A4 Avant S-line e diga se de passagem que foi carro que nao me seduziu muito... E extremamente duro, todos os ressaltos da estrada se sentem, mesmo um buraco do tamanho de uma formiga o espaço a frente é bom, mas atras deixa muito a desejar.... A qualidade dos materiais interiores, do meu ponto de vista sao bastante enganadores, aparentam ser muito bons mas tenho as minhas duvidas quanto a isso.

                                            O barulho de rolamento é enorme, talvez devido aos sapatos que a carrinha tinha...

                                            O motor, nao sei qual a cavalagem, apenas sei que era um TDI de 07, entregava tudo o que tinha a baixa rotacao e depois morria logo a seguir.... alias, quando se metia o motor a trabalhar, parecia que estava ali qualquer coisa solto pois o carro abanava todo.... Isto na altura que o conduzi, tinha 3 anos e cerca de 50 mil kms....

                                            Como diz o meu "velhote" : Pode ser muito bom carro, mas para mim nao presta

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                              Ja andei com uma A4 Avant S-line e diga se de passagem que foi carro que nao me seduziu muito... E extremamente duro, todos os ressaltos da estrada se sentem, mesmo um buraco do tamanho de uma formiga o espaço a frente é bom, mas atras deixa muito a desejar.... A qualidade dos materiais interiores, do meu ponto de vista sao bastante enganadores, aparentam ser muito bons mas tenho as minhas duvidas quanto a isso.

                                              O barulho de rolamento é enorme, talvez devido aos sapatos que a carrinha tinha...

                                              O motor, nao sei qual a cavalagem, apenas sei que era um TDI de 07, entregava tudo o que tinha a baixa rotacao e depois morria logo a seguir.... alias, quando se metia o motor a trabalhar, parecia que estava ali qualquer coisa solto pois o carro abanava todo.... Isto na altura que o conduzi, tinha 3 anos e cerca de 50 mil kms....

                                              Como diz o meu "velhote" : Pode ser muito bom carro, mas para mim nao presta
                                              Talvez esse TDI não fosse Common Rail.

                                              Nesta ultima geração Audi, na versão com suspensão normal, não é um carro extremamente confortável , mas ainda assim e agradável mesmo em mau piso. Acredito que com a S-line as coisas mudem de figura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vê-se muitos à venda de serviço, versão Exclusive. Alguma razão em especial?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Penso que 90% dos A4 que se vê nas estradas Portuguesas são carros de empresa: Carrinha, motor 2.0 tdi, faróis de halogénio, caixa manual, jantes de série e bancos em pele ( para quem têm sorte ). O facto é que a audi consegue fazer muito bons preço para Renting/Leasing/ALD/AOV e afins, daí as empresas escolherem esta viatura.

                                                  Usei o exemplo do A4 mas é a mesma coisa com o A6, BMW série 3 e 5, Mercedes C e E, Renault Megane e por aí fora... São realmente muito boas viaturas, fiaveis e que duram os 4 ou 5 anos. São devolvidas às locadoras e depois exportadas para o mercado Africano e Americano ( do Sul ).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu Pai teve uma 320d touring ao mesmo tempo que a minha Mãe teve (ainda tem) uma A4 avant, e ao fazer muitos milhares de Kms nos 2 posso resumir em poucas linhas o que eu acho.

                                                    Ruido de rolamento: parecidos, mas diria que o A4 é pior.
                                                    Espaço e conforto: A4 é melhor.
                                                    Vibrações: o 320d é melhor. De notar que ao ralenti, se se acelerar um pouco o carro vibra e "balança"( já percebi que é "normal" nos Audis actuais, mas não sei se em todos).
                                                    Qualidade dos interiores: apesar de semelhante, prefiro o 320d.
                                                    Motor: a faixa de utilização do 320d é maior, pelo que se torna mais agradável de conduzir.
                                                    Preço: O A4 tem clara vantagem aqui, custou menos 7 mil e só não tinha estofos em pele, em comparação com o 320d.
                                                    P.S. Preciso só de acrescentar que o A4 era a versão de 143 cv e o 320d a de 177cv, pelo que algumas diferenças podem ser explicadas.

                                                    Em suma, qual preferia? Se estivesse comprador, variava segundo muita coisa, mas qualquer um dos dois é uma boa opção no segmento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O TDIe (136 e 163, caixa manual) vêm forçosamente com suspensão desportiva, logo são algo duros e desconfortáveis em mau piso.

                                                      Quanto à qualidade dos interiores, como referi na descrição do meu test drive, achei-a muito boa (atenção que a versão testada era a sport com frisos em alumínio, NÃO a normal com frisos em plástico cinza). Agora, acho que é importante salientar que a qualidade dos materiais conta mas não é o fim de tudo. O BMW 320d que testei tinha materiais muito bons (os frisos eram mesmo de alumínio) mas pareciam fracos à vista e a sensação geral no interior era escura e claustrofóbica, quando comparada com o carro que conduzi até ao stand (Seat Altea) que era (e é) muito mais agradável de se habitar em.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Vê-se muitos à venda de serviço, versão Exclusive. Alguma razão em especial?
                                                        Não é habitual haver carros de serviço base ou seja, sem equipamento opcional. Tendo que encomendar com algum equipamento, o pacote exclusive contém equipamento mais "generalista", que agrada a (quase) toda a gente e que não é demasiado "pipi" (sensores atrás e à frente, estofos em couro, sensores de luz e chuva, etc).
                                                        Editado pela última vez por MrsX; 09 October 2012, 10:57.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não acho o A4 superior ao série 3 (e90) em solidez de rolamento nem nos materiais usados.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cfduarte Ver Post
                                                            O TDIe (136 e 163, caixa manual) vêm forçosamente com suspensão desportiva, logo são algo duros e desconfortáveis em mau piso.

                                                            Quanto à qualidade dos interiores, como referi na descrição do meu test drive, achei-a muito boa (atenção que a versão testada era a sport com frisos em alumínio, NÃO a normal com frisos em plástico cinza). Agora, acho que é importante salientar que a qualidade dos materiais conta mas não é o fim de tudo. O BMW 320d que testei tinha materiais muito bons (os frisos eram mesmo de alumínio) mas pareciam fracos à vista e a sensação geral no interior era escura e claustrofóbica, quando comparada com o carro que conduzi até ao stand (Seat Altea) que era (e é) muito mais agradável de se habitar em.
                                                            O TDIe não vem com suspensão desportiva. Aliás, penso que só o S-line é que traz suspensão mais rija de série, ao contrário do que acontece noutras gamas. No B8 antes do restyle a suspensão desportiva mesmo na versão "Sport" era opcional (sem custos). Com o restyle não sei se isso alterou mas revejo isso da próxima vez que me convidarem para ir ao stand Já nas outras gamas é ao contrário, a versão Sport já calça uma suspensão desportiva intermédia entre a dinâmica e a S-Line.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X