Como já tinha dito noutro tópico, há uns meses atrás andei à pendura num A4 TDIe e desde então fiquei curioso em conduzir um igual. Hoje, conduzi um A4 2.0 TDIe da actual geração. Tinha também curiosidade em saber se realmente este audi vivia só da fama ou se também do proveito, especialmente não sendo eu admirador de carros germânicos.
Interior, materiais e habitabilidade
Ao entrar no carro, deparo-me logo com um fecho de portas de som suave, tal como supostamente se quer num carro destes. O interior, como muitos já sabem é estilo cockpit, ou seja tem tudo próximo do condutor e passageiros, sem ser portanto aqueles interiores tipo salão espaçoso. Insiro a chave, ligo o carro, e deparo-me com uma boa insonorização, e vibrações reduzidas. Começo a mexer nos menus como se fosse um puto, e de facto tem um ecrã de dimensões suficientes, e os menus são intuitivos. No entanto continuo a achar que substituir alguns menus por botões seria melhor, mas isto só experimentando vários carros do género é que poderia definir o que é mais prático. Os botões quer do rádio, GPS, controlo ESP etc estão bem posicionados e intuitivos. O volante tem um bom tacto e os materiais são de qualidade irrepreensível, pelo menos ao que consegui avaliar. A posição de condução é boa, o espaço para as pernas à frente, é bom, mas atrás deixa algo a desejar. Os bancos, são os bancos base desta versão, ou seja são aqueles sem grande apoio lateral, mas pelo menos em viagens curtas não comprometeram.
Performance, conforto, dinâmica, motor
Assim que arranco, noto logo que o motor tem uma resposta rápida, é silencioso, puxa bem, e o mais importante de tudo para mim : É extremamente linear. A partir das 1200 RPM , consegue responder mesmo muito bem, sem " engasgos ", e com força mais que suficiente. Se quiser manter uma condução suave, também não é dificil, pois o pedal do acelerador parece que nos compreende bem e adivinha quando queremos andar depressa e quando não queremos. A caixa de velocidades é rápida, precisa, bem escalonada, silenciosa nas engrenagens. O Computador de bordo é fácil de usar, e rápido a dar informações de consumo instantâneo. Quando se pisa a fundo, o motor solta todos os 136cv de uma forma, digamos forte, rápida, e quando metemos outra mudança com rapidez, a caixa não se queixa de rigorosamente nada e faz bem o seu papel. Em relação ao conforto, está num nível que considero razoável, mas eu também sou suspeito pois para mim um carro confortável neste segmento, é somente os Citroen com suspensão hidropneumática Quanto às curvas ainda não apertei muito com ele mas pareceu-me ter bom comportamento e estabilidade. Em AE , o ruido de funcionamento bem como aerodinâmico é muito baixo, fruto do motor silencioso e da boa insonorização. Quanto a consumos ainda não reiniciei o computador de bordo, portanto não posso ainda afirmar qualquer valor. Para termo de comparação a este 2.0 TDIe, tenho apenas o 2.0 HDI 136cv da PSA, sendo que este último considero um pouco mais rápido, mas talvez com maiores consumos, mas as diferenças, caso existam quer em consumos ou performance, não deverão ser muito nítidas, penso eu.
Conclusão
Tinha muita curiosidade em perceber o porquê deste audi abundar nas nossas estradas. Pude então confirmar que o objectivo deste tipo de carros ( pelo menos este ) é terem uma excelente insonorização, ambiente cockpit, excelentes materiais, e uma boa capacidade de personalizar o interior do carro aquando da sua compra. Isto, juntamente com motores refinados em termos de tecnologia, performance e consumos. O motor aproveita bem os 136cv e neste aspecto, cumpre perfeitamente. Se o objectivo for ter um carro verdadeiramente familiar do segmento D, então aí o melhor será optar por um Citroen C5 ( o qual já conduzi, daí comparar ) ou por um carro do género, pois o objectivo do Audi não é o conforto nem o espaço, apesar de também não ser mau aqui nestes aspectos, claro. Se a versão S-line for bem mais dura de suspensão, então aí, a coisa complica-se, em termos de conforto.
Fiquei então a pensar : " será que todas ou grande parte das pessoas que compra este carro, procura mesmo o que ele oferece, e dispensa mesmo aquilo no qual o carro não é perito ? "
Interior, materiais e habitabilidade
Ao entrar no carro, deparo-me logo com um fecho de portas de som suave, tal como supostamente se quer num carro destes. O interior, como muitos já sabem é estilo cockpit, ou seja tem tudo próximo do condutor e passageiros, sem ser portanto aqueles interiores tipo salão espaçoso. Insiro a chave, ligo o carro, e deparo-me com uma boa insonorização, e vibrações reduzidas. Começo a mexer nos menus como se fosse um puto, e de facto tem um ecrã de dimensões suficientes, e os menus são intuitivos. No entanto continuo a achar que substituir alguns menus por botões seria melhor, mas isto só experimentando vários carros do género é que poderia definir o que é mais prático. Os botões quer do rádio, GPS, controlo ESP etc estão bem posicionados e intuitivos. O volante tem um bom tacto e os materiais são de qualidade irrepreensível, pelo menos ao que consegui avaliar. A posição de condução é boa, o espaço para as pernas à frente, é bom, mas atrás deixa algo a desejar. Os bancos, são os bancos base desta versão, ou seja são aqueles sem grande apoio lateral, mas pelo menos em viagens curtas não comprometeram.
Performance, conforto, dinâmica, motor
Assim que arranco, noto logo que o motor tem uma resposta rápida, é silencioso, puxa bem, e o mais importante de tudo para mim : É extremamente linear. A partir das 1200 RPM , consegue responder mesmo muito bem, sem " engasgos ", e com força mais que suficiente. Se quiser manter uma condução suave, também não é dificil, pois o pedal do acelerador parece que nos compreende bem e adivinha quando queremos andar depressa e quando não queremos. A caixa de velocidades é rápida, precisa, bem escalonada, silenciosa nas engrenagens. O Computador de bordo é fácil de usar, e rápido a dar informações de consumo instantâneo. Quando se pisa a fundo, o motor solta todos os 136cv de uma forma, digamos forte, rápida, e quando metemos outra mudança com rapidez, a caixa não se queixa de rigorosamente nada e faz bem o seu papel. Em relação ao conforto, está num nível que considero razoável, mas eu também sou suspeito pois para mim um carro confortável neste segmento, é somente os Citroen com suspensão hidropneumática Quanto às curvas ainda não apertei muito com ele mas pareceu-me ter bom comportamento e estabilidade. Em AE , o ruido de funcionamento bem como aerodinâmico é muito baixo, fruto do motor silencioso e da boa insonorização. Quanto a consumos ainda não reiniciei o computador de bordo, portanto não posso ainda afirmar qualquer valor. Para termo de comparação a este 2.0 TDIe, tenho apenas o 2.0 HDI 136cv da PSA, sendo que este último considero um pouco mais rápido, mas talvez com maiores consumos, mas as diferenças, caso existam quer em consumos ou performance, não deverão ser muito nítidas, penso eu.
Conclusão
Tinha muita curiosidade em perceber o porquê deste audi abundar nas nossas estradas. Pude então confirmar que o objectivo deste tipo de carros ( pelo menos este ) é terem uma excelente insonorização, ambiente cockpit, excelentes materiais, e uma boa capacidade de personalizar o interior do carro aquando da sua compra. Isto, juntamente com motores refinados em termos de tecnologia, performance e consumos. O motor aproveita bem os 136cv e neste aspecto, cumpre perfeitamente. Se o objectivo for ter um carro verdadeiramente familiar do segmento D, então aí o melhor será optar por um Citroen C5 ( o qual já conduzi, daí comparar ) ou por um carro do género, pois o objectivo do Audi não é o conforto nem o espaço, apesar de também não ser mau aqui nestes aspectos, claro. Se a versão S-line for bem mais dura de suspensão, então aí, a coisa complica-se, em termos de conforto.
Fiquei então a pensar : " será que todas ou grande parte das pessoas que compra este carro, procura mesmo o que ele oferece, e dispensa mesmo aquilo no qual o carro não é perito ? "
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