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Itália 2011 - Mais bicicletas vendidas do que carros

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    Itália 2011 - Mais bicicletas vendidas do que carros

    Como referido no título, desde a II Guerra Mundial, que pela primeira vez, foram vendidas mais bicicletas do que carros.

    Foram vendidos 1,748 milhões de carros e 1,75 milhões de bicicletas. Isto, sem contar com umas 200 mil bicicletas usadas, que foram colocadas novamente a uso.


    Já agora:

    En 2011, le vélo a détrôné l’auto en Italie

    Entre passé et présent, toujours en activité ou disparu, De Tomaso, Lamborghini, Lancia, Maserati, Alfa Romeo, Autobianchi, Fiat, Ferrari, Auto Delta, Innocenti, Abarth, liste très loin d’être exhaustive… Force carrozzeria entre Touring, Bertone, Vignale, Scaglietti ou encore Pininfarina ou Cisitalia, etc, etc. Le patrimoine automobile italien peut légitimement revendiquer une riche histoire passée ou contemporaine si on reprend quelques illustres patronymes. Une étude rapportée par le média « The Christian Science Monitor » met en lumière un chiffre surprenant… En 2011, le vélo a détrôné l’auto sur le marché italien. Il s’est plus vendu de deux roues que de quatre caoutchoucs !Jamais telle situation et tel bilan chiffré n’avaient été atteints depuis la seconde guerre mondiale. Selon les chiffres compilés par « The Christian Science Monitor« , l’exercice 2011 aura vu l’immatriculation de 1,748 million d’autos sur le sol italien soit moins que le nombre de deux roues écoulé et atteignant 1,75 million d’unités.

    Alors donnée ponctuelle ? Affaire de sous ? Lien avec le tarif de l’essence ? Marché à saturation ? Rapport avec la crise économique touchant le pays ? Affaire de mode ? Nul doute que le bilan 2012 entre les ventes de deux roues à pédales et quatre roues sera étudié à la loupe.

    Précisons un chiffre complémentaire : à ce volume de 1,75 million de vélos neufs, il faut ajouter quelques 200 000 exemplaires tirés de la poussière des garages et des caves pour s’offrir une seconde jeunesse aussi bien par leurs propriétaires que dans des magasins spécialisés dans ce domaine. Reste cependant que l’Italie demeure un pays européen ou le taux de détention d’une auto est le plus important avec 60 voitures pour 100 habitants…

    in: En 2011, le vélo à détrôné l'auto en Italie | le blog auto

    #2
    Uma tendência crescente nos mais variados locais do planeta.
    Nunca se venderam tantas bicicletas no planeta como agora.

    A juntar ao desinteresse crescente dos mais jovens pelo automóvel, à menor utilização do mesmo em centros urbanos e ao aparecimento de outras formas de mobilidade, como bicicletas e pequenas scooters eléctricas, convém os construtores começarem a pensar numa mudança de paradigma no que toca à mobilidade diária/urbana.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por crash Ver Post
      A juntar ao desinteresse crescente dos mais jovens pelo automóvel
      Chamaria mais de desinteresse forçado pelos "t€mpos em que viv€mos".
      Raro é aquele que não vê nada num automóvel, nem que seja apenas pelo factor de deslocação.

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        #4
        Na Europa, sim, a economia e sobretudo desemprego jovem deve colocar bastantes travões às intenções de compra.
        Mas em outras economias, como os EUA ou Japão, que actualmente vivem recuperação das vendas automóveis para niveis pré-crise/pré-tsunami, verifica-se igual tendência.
        Nos EUA, por exemplo, a idade média com que os jovens tiram a carta tem vindo a aumentar, apesar de a poderem ter a partir dos 16.

        Vivemos numa época onde não existe a necessidade de nos deslocarmos para termos vida social. Net, redes sociais e bla bla bla não implicam presença fisica.
        O automóvel, para o jovem, era a oportunidade de escape e conviver com os amigos.
        Hoje em dia, essa necessidade não existe.

        Não deixa de ser um desenvolvimento social curioso

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por crash Ver Post
          Na Europa, sim, a economia e sobretudo desemprego jovem deve colocar bastantes travões às intenções de compra.
          Mas em outras economias, como os EUA ou Japão, que actualmente vivem recuperação das vendas automóveis para niveis pré-crise/pré-tsunami, verifica-se igual tendência. (...) Vivemos numa época onde não existe a necessidade de nos deslocarmos (...)
          No Japão o desinteresse dito jovem pelas motorizadas e em parte pelos automóveis, é total, aliás o movimento das grandes marcas internas deste sector para o continente Sino, não é mera questão de redução de custos de produção, nos EUA os recentes estudos e dispendiosos feitos pelas marcas automóveis a uma parte dita jovem dos conusmidores do mercado, o resultado é simples, exigem potência, fiabilidade e preço final baixo, (a questão do preço do petróleo, é algo isecundário a prazo com as novas tecnologias desenvolvidas pela industria para exploração em massa das reservas ditas de segunda linha ainda por explorar na América do Norte, ).

          A Itália, é um dos mercados mais evoluídos ao nível da análise pragmática do factor mobilidade por parte dos consumidores, sempre o foi desde o fim da Segunda Grande Guerra, é quase impensável não haver total mobilidade disponível por que meio seja para estes,

          Comentário


            #6
            Daqui a alguns tempos isto acontecerá por cá també. Portugal por agora é de extremos: bicicleta é pro "pobre" ou então objecto de "Status"

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              #7
              Originalmente Colocado por crash Ver Post
              Vivemos numa época onde não existe a necessidade de nos deslocarmos para termos vida social. Net, redes sociais e bla bla bla não implicam presença fisica.
              OT: Desde que não seja em exagero. Nada como o contacto físico

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                #8
                nota (um pouco off topic):
                estive do dolce vita tejo no passado fim de semana, e numa das lojas de bicicleta que por lá existe de uma marca conceituada,
                uma bicicleta que custa 2.800€ estava com um desconto de 1.100€, ficando portanto a 1.700€
                e tinham lá outro modelo identico, ligeiramente mais barato e com desconto de 900€

                esta informação vale aquilo que vale, mas, talvez as vendas das bicicletas não estejam a correr como o esperado por cá !
                Editado pela última vez por Ccorreia; 09 October 2012, 14:32.

                Comentário


                  #9
                  a boa e velha magrela(bicicleta)

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                    #10
                    Mais lenha pra fogueira: quem quer andar de bicicleta queixa-se da falta de ciclovias, pois aqui em Aveiro existem(outras foram removidas) e na universidade estão N carros estacionados em cima desta, e a policia não está a multar nenhum mas multa os que estão acima do passeio. Ora, não há lei para proteger e instigar a mobilidade de bicicleta?!?!?!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                      nota (um pouco off topic):
                      estive do dolce vita tejo no passado fim de semana, e numa das lojas de bicicleta que por lá existe de uma marca conceituada,
                      uma bicicleta que custa 2.800€ estava com um desconto de 1.100€, ficando portanto a 1.700€
                      e tinham lá outro modelo identico, ligeiramente mais barato e com desconto de 900€

                      esta informação vale aquilo que vale, mas, talvez as vendas das bicicletas não estejam a correr como o esperado por cá !
                      Por esse preço compra-se uma bicicleta elétrica. Mas não daquelas tipo scooter. Mesmo estilo de bicicleta com o motor elétrico encorporado na roda traseira e a bateria por cima da roda traseira ou no suporte vertical do assento.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Por esse preço compra-se uma bicicleta elétrica. Mas não daquelas tipo scooter. Mesmo estilo de bicicleta com o motor elétrico encorporado na roda traseira e a bateria por cima da roda traseira ou no suporte vertical do assento.
                        Mesmo. Mas algumas já ficam mais caras que motos 125cc!!

                        Bosch Cannondale E-series Review | ELECTRICBIKE.COM

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                          #13
                          Nao é so por Italia Aqui pelo burgo tambem foi referido a 2 ou 3 meses atras que cada vez mais os jovens prescindem da carta de conducao e do carro e optam pelos transportes publicos ou bicicleta.

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                            #14
                            Muita gente já percebeu que a bicicleta é um veiculo bastante util e economico para pequenas distancias , como usada como lazer e desporto também é porreiro . Eu como amante do BTT desde 1994 e de outras variantes de ciclismo tenho contribuído bastante para essa industria , tenho 5 bicicletas cá em casa e a correr bem até ao fim do ano terei mais uma .
                            A bicicleta é um veiculo barato não paga IUC e nem é obrigatório seguro ( por enquanto) com preços desde os 60 euros e até onde a imaginação e a carteira puder aguentar . Como conheço a area das bikes posso dizer que nestes ultimos 4 anos em Portugal as bicicletas têm tido uma procura que ninguém estava a contar , o mercado está mesmo em alta e as bicicletas caras têm bastante procura. As lojas online de bicicletas e peças são dos sites de vendas mais visitados na Europa.
                            Ter uma bicicleta de 2000 eur é bastante mais fácil que ter um carro de 15000 eur.......

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                              #15
                              Só me parece solução em situações muito específicas, só com as duas subidas que há entre a minha casa e o trabalho era o suficiente para chegar ao escritório a cheirar a cavalo...

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                                #16
                                Para centros urbanos e pequenos trajectos a bikla é o ideal

                                Comentário

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