Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fraude Quilometragem: Cuidados a Ter, Atitudes a Tomar!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fraude Quilometragem: Cuidados a Ter, Atitudes a Tomar!

    Caros,

    Carros com quilómetros manipulados. Vi várias ideias e questões relativas a protergermo-nos contra fraudes de quilometragem, mas nada sistematizado. Este tópico visa chegarmos ao fim com um checklist de ações a tomar para nos salvaguardar, ou pelo menos minimizar o risco, contra fraude desta natureza. Assumam que somos todos leigos (eu sou!) ou somos todos a estereotípica senhora de meia-idade, excelente pessoa, mas que de carros e seus meandros, não percebe coisa alguma. Vão acrescentando ao que já está, sendo que podem sempre indicar ressalvas onde acharem indicado. Isto não é uma ciênci exacta, pretende-se apenas um checklist útil.

    Comececemos por:

    Sinais de Alerta
    - podendo não querer dizer nada, devem chamar a atenção
    1. Quilómetros/Ano abaixo de, por exemplo, 10.000km
    2. Carros Importados: evitar?
    3. Mais...?


    Conseguir Junto do Vendedor
    - não vir da visita sem estes elementos
    1. Número de chassis (livrete)
    2. Número de motor (livrete)
    3. Matrícula
    4. Concessionário onde fez revisões (se aplicável)
    5. Mais...?


    Instituições a Consultar
    - e outros recursos
    1. Marca/Concessinário: com números de motor, chassis e/ou matrícula confirmar quando fez última revisão e seus quilómetros
    2. Centro de Inspecções: idem, relativamente à última inspecção
    3. Mais...?


    Outros Cuidados
    - não listados acima
    1. Carros Importados: como detectar de imediato e que perigos constituem nesta matéria
    2. Mais...?

    #2
    Vou ser simples:

    - Confirmar o livro de revisões (implica telefonar para as oficinas para corroborarem a manutenção), sem ele, nada feito.
    - Checkup completo total, incluindo verificação de Kms lidos na centralina.
    - Certidão Automóvel, para verificar enventuais penhoras no carro ou outros averbamentos.
    - Evitar importados, mas poderá haver excepções.
    - Tudo o resto que anotaste é igualmente necessário.
    - Comprando a um conhecido, a história pode ser um pouco diferente, mas os pontos essenciais devem estar sempre presentes.

    Comentário


      #3
      creio que tb é possivel confirmar os kms atravez dos historicos da IPO

      Comentário


        #4
        Para quê complicar? carros a gasolina pôe lá 40mil klm ano.Carros a diesel,90 mil.Assim já não és enganado e dormes descansado,ou então compra a um familiar ou amigo que conheças bem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
          Para quê complicar? carros a gasolina pôe lá 40mil klm ano.Carros a diesel,90 mil.Assim já não és enganado e dormes descansado,ou então compra a um familiar ou amigo que conheças bem.
          Caro Pedro,
          Existem demasiadas excepções a essa regra para que a adotemos como a melhor e úncia a adotar - ou seja, não devíamos estar descansados apenas com carros de alta quilometragem. Ou muito alta quilometragem: 40mil e 90mil? Credo amigo, nem todos somos técnicos da TV Cabo! Existe os muito citados 15mil, abaixo dos quais, pessoalmente fico suspeito. Mas ainda assim, existem muitos segundos carros, e carros de quem não trabalha neles, à venda. Mas é um bom ponto: alta quilometragem é mais um descanso.

          Obrigado,
          CBD

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BlueJimny Ver Post
            creio que tb é possivel confirmar os kms atravez dos historicos da IPO
            Muito obrigado.
            Mais em concreto: levo o quê (que número? matrícula?) onde (centro de inspeções local? outro?)?
            Obrigado,
            CBD

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Vou ser simples:

              - Confirmar o livro de revisões (implica telefonar para as oficinas para corroborarem a manutenção), sem ele, nada feito.
              - Checkup completo total, incluindo verificação de Kms lidos na centralina.
              - Certidão Automóvel, para verificar enventuais penhoras no carro ou outros averbamentos.
              - Evitar importados, mas poderá haver excepções.
              - Tudo o resto que anotaste é igualmente necessário.
              - Comprando a um conhecido, a história pode ser um pouco diferente, mas os pontos essenciais devem estar sempre presentes.
              Obrigado, era mesmo este estilo de resposta que esperava. Agora o pessoal pode ir acrescentando e comentando.
              Vou copiar a acrescentar comentários em maiúsculas:

              - Confirmar o livro de revisões (implica telefonar para as oficinas para corroborarem a manutenção), sem ele, nada feito.
              SIM, UM MUST.
              - Checkup completo total, incluindo verificação de Kms lidos na centralina.
              COMO VERIFICO ISSO? QUALQUER OFICINA? NÃO É CORROMPÍVEL?
              - Certidão Automóvel, para verificar enventuais penhoras no carro ou outros averbamentos.
              CERTIDÃO AUTO, AS PESSOAS TÊM ISTO? SE ME PERGUNTARES PELA MINHA NÃO SEI. O DOCUMENTO ÚNICO QUE TEM LIVRETE E TÍTULO DE PRORIEDADE NÃO SERVE? E DEPOIS, ONDE CONSULTO, ON-LINE OU NA CENTRAL DE REGISTO AUTOMÓVEL?
              - Evitar importados, mas poderá haver excepções.
              COMO VERIFICO SE É IMPORTADO. SEI QUE A MATRÍCULA É UMA FORMA, MAS COMO? LETRAS ESPECIAIS? EXISTE OUTRA FORMA DE VERIFICAÇÃO SE É IMPORTADO?
              - Tudo o resto que anotaste é igualmente necessário.
              OK
              - Comprando a um conhecido, a história pode ser um pouco diferente, mas os pontos essenciais devem estar sempre presentes.
              CLARO QUE TUDO ISTO É ESCUSADO QUANDO COMPRADO A UM CONHECIDO OU AMIGO (MESMO ASSIM! )

              Queiram todos responder a estas questões e complementar estes pontos, por favor.

              Obrigado,
              CBD

              Comentário


                #8
                Há uma certa diferença entre teoria e prática.

                As verificações simples ok, mas check-up completos ? isso paga-se e não creio que seja muito pouco. Se se vir 3 ou 4 carros, são 3 ou 4 check-ups ? e tempo para isso tudo ?

                Ligar para as ofcinas e confirmar as revisões ? já fizeram isto ? é que eu já ! há um código de confidencialidade que não deve ser violado (com jeito pode conseguir-se).

                Eu diria que temos que confiar um bocadinho no nosso "faro", ter cuidado com o muito barato e compras a sitios que não deiam garantia e ir mais fundo apenas quando temos realmente dúvidas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Há uma certa diferença entre teoria e prática.

                  As verificações simples ok, mas check-up completos ? isso paga-se e não creio que seja muito pouco. Se se vir 3 ou 4 carros, são 3 ou 4 check-ups ? e tempo para isso tudo ?

                  Ligar para as ofcinas e confirmar as revisões ? já fizeram isto ? é que eu já ! há um código de confidencialidade que não deve ser violado (com jeito pode conseguir-se).

                  Eu diria que temos que confiar um bocadinho no nosso "faro", ter cuidado com o muito barato e compras a sitios que não deiam garantia e ir mais fundo apenas quando temos realmente dúvidas.
                  Bom ponto. Atenção: não percamos de vista que queremos tratar aqui de quilometragem e nada mais. O resto levamos ao nosso mecânico, o que seja. Queremos formas de, cruzando 3 ou 4 abordagens e fontes, perceeber se de facto aqueles quilómetros são reais. Mais nada.

                  Obrigado
                  CBD

                  Comentário


                    #10
                    Diria que a fraude mais corrente é nos carros com 4 anos acabados de inspecionar: carro faz as revisões durante 1 / 2 anos ( na garantia) e é vendido após a insp dos 4 anos. Os Km entre a ultima revisão e a 1ª insp são facilmente mamáveis e ng consegue descobrir. Num diesel estradista pode significar 30-40mil km.

                    Mas há que ter em atenção uma coisa tb: o mundo não acaba se o carro tiver km mamados. Nada como fazer uma revisãozita e mudar a respectiva correia ( se for o caso) em caso de dúvidas.

                    Comentário


                      #11
                      Pode ser panca minha.
                      Mas se algum dia comprar um usado, a minha maior preocupação vai ser assegurar que o chassis está intacto.
                      Pelo que me disseram, um exame numa máquina chamada "mestra", verifica se o chassis tem algum problema.
                      Nunca compraria um usado sem este exame ou um parecido...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Diria que a fraude mais corrente é nos carros com 4 anos acabados de inspecionar: carro faz as revisões durante 1 / 2 anos ( na garantia) e é vendido após a insp dos 4 anos. Os Km entre a ultima revisão e a 1ª insp são facilmente mamáveis e ng consegue descobrir. Num diesel estradista pode significar 30-40mil km.
                        Queres dizer que os quilómetros são alterados ANTES de ir à inspecção, branqueando assim os quilómetros? Cenário provável... mas haveria de aparecer uma descontinuidade entre o padrão de quilómetros e inspecções dos dois primeiros anos e os dois a seguir... julgo eu.

                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Mas há que ter em atenção uma coisa tb: o mundo não acaba se o carro tiver km mamados. Nada como fazer uma revisãozita e mudar a respectiva correia ( se for o caso) em caso de dúvidas.
                        Percebo o ponto que os quilómetros "mamados" não são mal per si. Mas quando se faz comparações entre preços atende-se á quilometragem, e se esta não foi fiável... batatas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                          Pode ser panca minha.
                          Mas se algum dia comprar um usado, a minha maior preocupação vai ser assegurar que o chassis está intacto.
                          Pelo que me disseram, um exame numa máquina chamada "mestra", verifica se o chassis tem algum problema.
                          Nunca compraria um usado sem este exame ou um parecido...
                          Muito bem, mas relembro que queremos pensar apenas em termos de quilometragem: um carro diz ter x kms, como posso ficar confortável (ainda que não 100% certo) que esses correspondem aos reais. O "faro", como alguém disse, serve aos experts. Não serve a quem compra um carro usado pela primeira vez ou a à minha tia Joana, simpática senhora, para quem "centralina" soa a medicamento para o cérebro!

                          Entendem? Vamos lá ajudar a tia Joana (e seu sobrinho!).

                          CBD

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CBD Ver Post


                            Percebo o ponto que os quilómetros "mamados" não são mal per si. Mas quando se faz comparações entre preços atende-se á quilometragem, e se esta não foi fiável... batatas.
                            Há algum seguradora ou revista que apresente cotações de usados com base em Km percorridos?
                            Que eu saiba não.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Há algum seguradora ou revista que apresente cotações de usados com base em Km percorridos?
                              Que eu saiba não.
                              tas enganado. As cotações baseiam-se numa utilização típica de 15000km anos gasolina e 30000km ano gasóleo (estes valores não tenho a certeza absoluta mas é algo do género). Maior quilometragem implica menor valor, menor quilometragem implica maior valor

                              Comentário


                                #16
                                Neste âmbito, isto é de alguma utilidade? Alguém conhece ou ouviu falar? Existem outras coisas semelhantes?
                                Automóvel Online
                                CBD

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Há algum seguradora ou revista que apresente cotações de usados com base em Km percorridos?
                                  Que eu saiba não.
                                  Sim, como disse dci80, existem certos pressupostos de quilometragem média. MAs ainda que assim não fosse, é senso comum: para mim não é indiferente (nem as leis da física assim o deixam!) que um carro com 5 anos tenha 75mil km ou 200mil km. O desgaste é maior e as revisões encarecem com os km.

                                  CBD

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                    Caro Pedro,
                                    Existem demasiadas excepções a essa regra para que a adotemos como a melhor e úncia a adotar - ou seja, não devíamos estar descansados apenas com carros de alta quilometragem. Ou muito alta quilometragem: 40mil e 90mil? Credo amigo, nem todos somos técnicos da TV Cabo! Existe os muito citados 15mil, abaixo dos quais, pessoalmente fico suspeito. Mas ainda assim, existem muitos segundos carros, e carros de quem não trabalha neles, à venda. Mas é um bom ponto: alta quilometragem é mais um descanso.

                                    Obrigado,
                                    CBD
                                    A partir da altura que eu vi um familiar meu fazer uma média de 150 mil klm ano,em serviço da empresa,(e não era táxi) já acredito em tudo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      creio que essencial é conhecer bem o(s) modelo(s) de carros que se vão adquirir. (implica estudo prévio), tanto a nível de chassis como de motor.

                                      quantos de vós que sabem que autocolantes estão em determinados sitios e que a sua falta, significa que já foi pintado, reparado e vice versa ?

                                      quantos de vós sabem que as peças são datadas ?

                                      quantos de vós sabem em que sitios é que o carros dobram em caso de embate?

                                      tudo situações que podem ser vistas com uma boa discrição... e pequenas coisas que vão permitir que se esteja perante um negócio sério, ou não.

                                      em tempos, quando era jovem estudante, o meu passatempo era analisar G40´s em stand´s (muitas vezes nem se chegava à parte de mecanica para se perceber que aquela unidade "já era".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SB Ver Post
                                        creio que essencial é conhecer bem o(s) modelo(s) de carros que se vão adquirir. (implica estudo prévio), tanto a nível de chassis como de motor.

                                        quantos de vós que sabem que autocolantes estão em determinados sitios e que a sua falta, significa que já foi pintado, reparado e vice versa ?

                                        quantos de vós sabem que as peças são datadas ?

                                        quantos de vós sabem em que sitios é que o carros dobram em caso de embate?

                                        tudo situações que podem ser vistas com uma boa discrição... e pequenas coisas que vão permitir que se esteja perante um negócio sério, ou não.

                                        em tempos, quando era jovem estudante, o meu passatempo era analisar G40´s em stand´s (muitas vezes nem se chegava à parte de mecanica para se perceber que aquela unidade "já era".
                                        Caro SB,

                                        Para não dispersarmos (análise de risco de compra automóvel tem inúmeros temas), estamos a enfocar-nos exclusivamente no tema da fraude de quilometragem em carros usados (i.e., conta-quilómetros que não reflectem quilómetros efectivamente feitos). O que aconselharia e faria para se precaver (não comprar carro usado não vale )? Olhe para o primeiro post, e para as sugestões que foram sendo feitas, e inspire-se

                                        Abraço,
                                        CBD

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                          Obrigado, era mesmo este estilo de resposta que esperava. Agora o pessoal pode ir acrescentando e comentando.
                                          Vou copiar a acrescentar comentários em maiúsculas:

                                          - Confirmar o livro de revisões (implica telefonar para as oficinas para corroborarem a manutenção), sem ele, nada feito.
                                          SIM, UM MUST.
                                          - Checkup completo total, incluindo verificação de Kms lidos na centralina.
                                          COMO VERIFICO ISSO? QUALQUER OFICINA? NÃO É CORROMPÍVEL?
                                          - Certidão Automóvel, para verificar enventuais penhoras no carro ou outros averbamentos.
                                          CERTIDÃO AUTO, AS PESSOAS TÊM ISTO? SE ME PERGUNTARES PELA MINHA NÃO SEI. O DOCUMENTO ÚNICO QUE TEM LIVRETE E TÍTULO DE PRORIEDADE NÃO SERVE? E DEPOIS, ONDE CONSULTO, ON-LINE OU NA CENTRAL DE REGISTO AUTOMÓVEL?
                                          - Evitar importados, mas poderá haver excepções.
                                          COMO VERIFICO SE É IMPORTADO. SEI QUE A MATRÍCULA É UMA FORMA, MAS COMO? LETRAS ESPECIAIS? EXISTE OUTRA FORMA DE VERIFICAÇÃO SE É IMPORTADO?
                                          - Tudo o resto que anotaste é igualmente necessário.
                                          OK
                                          - Comprando a um conhecido, a história pode ser um pouco diferente, mas os pontos essenciais devem estar sempre presentes.
                                          CLARO QUE TUDO ISTO É ESCUSADO QUANDO COMPRADO A UM CONHECIDO OU AMIGO (MESMO ASSIM! )

                                          Queiram todos responder a estas questões e complementar estes pontos, por favor.

                                          Obrigado,
                                          CBD
                                          O checkup pode ser em qualquer oficina desde que tenham esse serviço e os meus para o fazerem, já que inclui um diagnóstico electrónico com leitura da centralina. E, por mal dos nossos pecados, até a centralina já se consegue adulterar, mas para isso serve tudo o resto e ver se bate certo. Á minima desconfiança, é abortar o negócio.

                                          Há um site (automovel online) onde se paga 10€ e na hora ficas com uma certidão válida por 6 meses, mas a pior noticia prende-se com casos em que a penhora existe e possa ainda não estar registada lá, pelo que, o novo comprador, acaba por pagar uma factura alta, sem culpa, por uma falha no sistema. Anda agora aí um tópico acerca disso.

                                          Consegue ver se é importado com muita facilidade, é só comparares a data da matricula com a do livrete ou o documento único. Se coincidir é nacional, se não, já sabes que é importado. Isto para não falar so antigos "K" que se tornava bem mais fácil de saber isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Há uma certa diferença entre teoria e prática.

                                            As verificações simples ok, mas check-up completos ? isso paga-se e não creio que seja muito pouco. Se se vir 3 ou 4 carros, são 3 ou 4 check-ups ? e tempo para isso tudo ?

                                            Ligar para as ofcinas e confirmar as revisões ? já fizeram isto ? é que eu já ! há um código de confidencialidade que não deve ser violado (com jeito pode conseguir-se).

                                            Eu diria que temos que confiar um bocadinho no nosso "faro", ter cuidado com o muito barato e compras a sitios que não deiam garantia e ir mais fundo apenas quando temos realmente dúvidas.
                                            Os checkups são pagos e é óbvio que variam de oficina para oficina, e podem não ser muito baratos. Diria que os completos podem custar mais de 100€, mas pode não ser um valor muito alto, se tivermos em conta o valor de aquisição da viatura, ou potenciais problemas/dores de cabeça à posteriori. Mas exactamente por envolver um custo, seria a última coisa a fazer no negócio, assim que o resto batesse tudo certo. No que respeita ao tempo, é uma realidade, mas para se comprar com o menor risco possivel, terão que ser feitas cedências, e tempo é uma delas.

                                            Já estive na posição de comprador e nunca tive problemas em confirmar livro de revisões, mas na verdade, sei que algumas oficinas podem fazer-se de esquisitas e isso dificulta muito o nosso processo, é um facto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há carros que no para arranca diário citadino, com 40.000 Km, estão em pior estado, que muitos "estradistas" com 150.000 Km.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                                Há carros que no para arranca diário citadino, com 40.000 Km, estão em pior estado, que muitos "estradistas" com 150.000 Km.
                                                Ainda que concorde, na generalidade (porque depende do tratamento em cada caso) com o que escreveste, o tema do tópico não é esse. É pura e simplesmente minimizar o risco de fazer uma má compra/compra adulterada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A questão das IPOs é facilmente ultrapassável. Isto é só um exemplo:

                                                  Entre revisões adulterar os Kms, assim um carro que faça 30mil Kms/ano, chega a cada revisão anual com 15mil. Em 4 anos já "perdeu" 60mil Kms. Quando chega à IPO tem 60 mil quando na realidade tem 120mil. E pode levar-se isto a um extremo, se se retirar 45 mil em cada ano, num carro que faça 60mil/ano, e faça a muda de óleo e filtro aos 30mil numa oficina sem registo. Ao chegar aos 4 anos, tem 240 mil Kms e no quadrante 60 mil. E este raciocinio pode ser aplicado entre IPOs.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    A questão das IPOs é facilmente ultrapassável. Isto é só um exemplo:

                                                    Entre revisões adulterar os Kms, assim um carro que faça 30mil Kms/ano, chega a cada revisão anual com 15mil. Em 4 anos já "perdeu" 60mil Kms. Quando chega à IPO tem 60 mil quando na realidade tem 120mil. E pode levar-se isto a um extremo, se se retirar 45 mil em cada ano, num carro que faça 60mil/ano, e faça a muda de óleo e filtro aos 30mil numa oficina sem registo. Ao chegar aos 4 anos, tem 240 mil Kms e no quadrante 60 mil. E este raciocinio pode ser aplicado entre IPOs.
                                                    Ecoflex,

                                                    Acho que não acompanhei, na medida em que não percebo se temos assim um problema que não é controlável... ou não.

                                                    CBD

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                                      Ecoflex,

                                                      Acho que não acompanhei, na medida em que não percebo se temos assim um problema que não é controlável... ou não.

                                                      CBD
                                                      Estava a reportar-me à questão de controlar pelas IPOs. Aceito que se faça essa verificação, mas só para ver se bate certo com todas as outras. Não nos podemos fiar aí, porque a leitura dos Kms nas IPOs é feita pelo quadrante.....e todos já sabemos que é o mais fácil de adulterar. O que não faltam são videos a demonstrar como isso se faz.

                                                      De um modo geral, a compra de um usado é sempre um risco, cabe ao comprador diminuir esse risco, mas não o consegue anular na totalidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Estava a reportar-me à questão de controlar pelas IPOs. Aceito que se faça essa verificação, mas só para ver se bate certo com todas as outras. Não nos podemos fiar aí, porque a leitura dos Kms nas IPOs é feita pelo quadrante.....e todos já sabemos que é o mais fácil de adulterar. O que não faltam são videos a demonstrar como isso se faz.

                                                        De um modo geral, a compra de um usado é sempre um risco, cabe ao comprador diminuir esse risco, mas não o consegue anular na totalidade.
                                                        OK. É então uma nota de reserva relativamente à verificação em IPOs e mesmo revisões na marca.

                                                        MAIS FACTORES:

                                                        "PARTICULAR" vs "PROFISSIONAL"
                                                        Alguém tem algo a dizer? Pode dizer-se que um profissional é "profissional" a vários níveis e que um particular tem menos recursos/conhecimento para procedeer à adulteração de quilometragem?

                                                        GARANTIAS
                                                        Cobrem casos de fraude de quilometragem verificada a posteriori?

                                                        CBD

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                                          OK. É então uma nota de reserva relativamente à verificação em IPOs e mesmo revisões na marca.

                                                          MAIS FACTORES:

                                                          "PARTICULAR" vs "PROFISSIONAL"
                                                          Alguém tem algo a dizer? Pode dizer-se que um profissional é "profissional" a vários níveis e que um particular tem menos recursos/conhecimento para procedeer à adulteração de quilometragem?

                                                          GARANTIAS
                                                          Cobrem casos de fraude de quilometragem verificada a posteriori?

                                                          CBD
                                                          A adulteração de Kms até pode ser mais frequente em profissionais (não sei de estatisticas), mas para mim qualquer particular pode ter acesso a alguém que tenha conhecimentos para isso, por isso o negócio deve ser "tratado" da mesma forma.

                                                          A garantia não deve cobrir fraudes, mas não tenho a certeza.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Primeiro que tudo,os meus agradecimentos ao CBD pela criação deste tópico,espero que me ajude qdo for comprar o meu carro.Em relação as compras em stand,se o fizermos num associado da acap ou num stand acp acham que corremos o risco de comprar um carro com km martelados?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X