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FEUP – Eng. Mecânica – 7ª posição ranking europeu, 30ª Mundial

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    FEUP – Eng. Mecânica – 7ª posição ranking europeu, 30ª Mundial

    De acordo com o prestigiado National Taiwan University Ranking, que desde 2002 avalia a performance de universidades e respectivos cursos em todo o Mundo, o curso de Eng. Mecânica da Faculdade de Engenharia da U. Porto alcançou este ano a 7ª posição no ranking europeu, sendo 30º a nível Mundial, à frente de nomes consagrados como Royal Institute of Technology, Eindhoven U. of Technology, U. Oxford, U. Manchester, U. Politécnica de Milão, Technical U. of Munich, entre outras.

    A mesma faculdade coloca ainda os cursos de Eng. Química e Eng. Civil nos 12º e 16º lugares, respectivamente, no ranking europeu por cursos.

    Ainda no capítulo da Eng. Mecânica, de realçar a excelente prestação do Instituto Superior Técnico (35º) e U. Aveiro (41º) a nível europeu.

    Este ranking avalia os cursos segundo critérios de produtividade, impacto na economia e sociedade, excelência da pesquisa científica, bem como a qualidade do corpo docente.

    O ensino superior português de excelência continua a afirmar-se internacionalmente apesar do clima económico e social desfavorável que o país atravessa.

    Fonte:
    [Subject] MechanicalEngineering-Europe

    #2
    Este tópico deveria estar no OFF-TOPIC.

    Comentário


      #3
      É possível que não esteja no local apropriado.

      Peço desculpa por isso...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por john_5414 Ver Post
        Este tópico deveria estar no OFF-TOPIC.
        Como é que faço para mudar?

        Comentário


          #5
          Pede à moderação para mudar.

          Quanto ao tópico, excelente notícia!
          A competitividade ganha-se no saber e na qualidade, não em descidas da TSU...

          Comentário


            #6
            O triste é andarmos a formar malta com qualidade em Engenharia (e noutras áreas científicas igualmente importantes) para exportar...

            Comentário


              #7
              Parabéns Zémanel!

              Os meus votos de maior sucesso na tua vida profissional enqt eng mec!

              Comentário


                #8
                Eu estive num curso de engenharia em que nos 2 primeiros anos, pelo menos, 90 % da matematica que se dava era altamente complexa e desnecessária e dispensável para a engenharia. Ora, uns diziam que era para melhorar o raciocinio, outros diziam que era para mandar fora muitos alunos de modo ao estado poupar dinheiro.

                Não sei qual das versões faz sentido, sebem que a meu ver só se devia dar o que é essencial. Quer dizer que as universidades talvez tivessem ainda mais sucesso sem coisas dispensáveis...quem sabe.

                De qualquer forma é bom saber que temos boas univs, e, que, tambem cá formamos grandes crâneos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Eu estive num curso de engenharia em que nos 2 primeiros anos, pelo menos, 90 % da matematica que se dava era altamente complexa e desnecessária e dispensável para a engenharia. Ora, uns diziam que era para melhorar o raciocinio, outros diziam que era para mandar fora muitos alunos de modo ao estado poupar dinheiro.

                  Não sei qual das versões faz sentido, sebem que a meu ver só se devia dar o que é essencial. Quer dizer que as universidades talvez tivessem ainda mais sucesso sem coisas dispensáveis...quem sabe.

                  De qualquer forma é bom saber que temos boas univs, e, que, tambem cá formamos grandes crâneos.
                  Isto antes do processo de bolonha estava muito bem, aprendia-se muito mais e os alunos saíam mais bem preparados...

                  Hoje é o que temos e por isso aquilo que dizes não me surpreende nada...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Eu estive num curso de engenharia em que nos 2 primeiros anos, pelo menos, 90 % da matematica que se dava era altamente complexa e desnecessária e dispensável para a engenharia
                    sempre me perguntei porque é que isto acontecia, não estive em nenhuma engenharia mas nas aulas de matemática na faculdade dava por mim a perguntar ao pessoal que estava à minha volta "quem é que vai acabar o curso a saber derivar e primitivar?"

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                      sempre me perguntei porque é que isto acontecia, não estive em nenhuma engenharia mas nas aulas de matemática na faculdade dava por mim a perguntar ao pessoal que estava à minha volta "quem é que vai acabar o curso a saber derivar e primitivar?"
                      Em qualquer uma das escolas do ranking citado, o que está a bold tem de ser tão natural como... respirar... pelo menos até à conclusão do curso.

                      Depois na vida profissional a história é outra e cada um segue o caminho que quiser ou conseguir...

                      Pode muito bem passar o resto da vida sem nunca mais ter de resolver uma raiz quadrada...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                        Em qualquer uma das escolas do ranking citado, o que está a bold tem de ser tão natural como... respirar... pelo menos até à conclusão do curso.
                        isto eu percebo, um gajo tem de saber aquelas merd** até acabar as cadeiras

                        Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                        Depois na vida profissional a história é outra e cada um segue o caminho que quiser ou conseguir...

                        Pode muito bem passar o resto da vida sem nunca mais ter de resolver uma raiz quadrada...
                        ok, mas ajudem-me a perceber uma coisa, um engenheiro em 2012 anda a resolver integrais, primitivas e derivadas à mão? duvido seriamente

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Eu estive num curso de engenharia em que nos 2 primeiros anos, pelo menos, 90 % da matematica que se dava era altamente complexa e desnecessária e dispensável para a engenharia. Ora, uns diziam que era para melhorar o raciocinio, outros diziam que era para mandar fora muitos alunos de modo ao estado poupar dinheiro.

                          Não sei qual das versões faz sentido, sebem que a meu ver só se devia dar o que é essencial. Quer dizer que as universidades talvez tivessem ainda mais sucesso sem coisas dispensáveis...quem sabe.

                          De qualquer forma é bom saber que temos boas univs, e, que, tambem cá formamos grandes crâneos.

                          Em mecânica na FEUP temos 3 cadeiras de análise matemática nos primeiros 2 anos de curso. Tenho a completa noção que muito pessoal que entra no curso fica completamente "à nora" com matéria que é explorada nessas cadeiras.
                          Mas ao contrário do número que falas (90% da matemática é desnecessária), eu acho que é capaz de haver cerca de 5% de matéria que podia ser posta de lado (por mim deixavam-se as demonstrações teóricas dos exames de parte, e dava-se mais importância a exercícios práticos). Um engenheiro mecânico tem que ter a capacidade de resolver qualquer tipo de problema que lhe seja exposto, por isso a componente teórica do curso é importantíssima.

                          Mais, em cadeiras mais avançadas e específicas é essencial ter presente conhecimentos de análise matemática e álgebra, de modo a se poder fazer exercícios com muito mais rapidez. Muita gente despreza isto e depois não faz boa figura quando é preciso calcular uma coisa qualquer.

                          Por isso eu reafirmo, um curso de engenharia para ser bom tem que ter uma forte componente teórica, é algo essencial. É por isso que vemos a FEUP com este nível de sucesso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                            isto eu percebo, um gajo tem de saber aquelas merd** até acabar as cadeiras



                            ok, mas ajudem-me a perceber uma coisa, um engenheiro em 2012 anda a resolver integrais, primitivas e derivadas à mão? duvido seriamente
                            Para perceber o fim tem de conhecer o inicio certo?

                            Nos dias de hoje há software para cálculo, elementos finitos, modelação, etc., tudo já com as equações de constrangimento, opções, etc., até aí muito bem mas que raio de engenheiro será esse sem perceber o que está por detrás daquilo tudo? E aliás qual é o problema de derivar e primitivar e integrar? lol

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                              isto eu percebo, um gajo tem de saber aquelas merd** até acabar as cadeiras



                              ok, mas ajudem-me a perceber uma coisa, um engenheiro em 2012 anda a resolver integrais, primitivas e derivadas à mão? duvido seriamente
                              Imagina que tens que deduzir matematicamente um comportamento de uma estrutura mecânica completamente nova. Não tens nenhum computador ao teu lado. Tens que ter um nível de conhecimentos que te permitam deduzir a solução para o teu problema. As máquinas e os programas utilizados em engenharia são uma excelente ajuda, mas no final não podem faltar competências aos engenheiros.

                              E felizmente em Portugal (e nas boas casas de engenharia), não se descuida isso.

                              Comentário


                                #16
                                O Fernando Pessoa explica:

                                "Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Só os espíritos superficiais desligam a teoria da prática, não olhando a que a teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria..."

                                Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                sempre me perguntei porque é que isto acontecia, não estive em nenhuma engenharia mas nas aulas de matemática na faculdade dava por mim a perguntar ao pessoal que estava à minha volta "quem é que vai acabar o curso a saber derivar e primitivar?"
                                Resposta: Todo e qualquer engenheiro de uma faculdade digna desse nome.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver Post
                                  E aliás qual é o problema de derivar e primitivar e integrar? lol
                                  não estou a dizer que é um problema estava apenas a questionar se toda a importância e o "bater no ceguinho" que o pessoal de engenharia leva por causa das matemáticas durante o curso manteria a mesma "intensidade" na vida profissional

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                    não estou a dizer que é um problema estava apenas a questionar se toda a importância e o "bater no ceguinho" que o pessoal de engenharia leva por causa das matemáticas durante o curso manteria a mesma "intensidade" na vida profissional
                                    É de extrema importância, não é bater no ceguinho...a análise matemática está na base da maior parte dos problemas de engenharia. É claro que se pode resolver um problema consultado fórmulas pré deduzidas. Mas perceber o problema e saber deduzir as próprias fórmulas de cálculo é outra coisa completamente diferente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Embora o estudo possa ser questionado, não é qualquer um que fica logo atrás da EPFL e EPFZ!

                                      Comentário


                                        #20
                                        E o ISEC não aparece por aí?

                                        Formamos bem e exportamos melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A parte teória é importante bem sabemos.
                                          Só que eu questionei se é preciso dar tanta matemática, uma vez que os próprios engenheiros professores diziam que grande parte da matéria das matemáticas era perfeitamente dispensável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ABC Ver Post
                                            E o ISEC não aparece por aí?

                                            Formamos bem e exportamos melhor.
                                            Diria que mais de 70% das instituições e cursos do ensino superior em Portugal não figuram em qualquer ranking internacional...

                                            A pergunta que se coloca é: o que anda essa gente a fazer com o dinheiro dos contribuintes?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na prática os programas de cálculo e simulação são uma ferramenta indispensável de produtividade.
                                              Mas, como todo o software do tipo, funciona em modo GIGO (Garbage In, Garbage Out).

                                              Como engenheiro trabalho com softwares de simulação, mas já vi muita gente a fazer asneira grossa por não saber a teoria por trás e, portanto, não perceber que os constrangimentos que eles aplicaram à simulação estão a estragar tudo.

                                              Derivar e integrar não é nenhum mistério. Caso o engenheiro mecânico vá para uma fábrica de caleiras em chapa quinada nunca mais vai precisar de derivar e integrar, provavelmente (e mal empregado engenheiro). Caso o engenheiro mecânico vá para áreas de investigação em que ele próprio tem de criar modelos matemáticos que ainda não existem, provavelmente vai deduzir muita equação à unha.

                                              As universidades têm de formar pessoal multifacetado e de excelência, capaz de dar este tipo de salto. Quem achar que isto é desnecessário, pode ir para uma coisa mais ligeira, como um CET (que eu valorizo e acho importante na formação, e me parece indicado para quem não quer passar pelo mar de dificuldades que uma engenharia exige).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                A parte teória é importante bem sabemos.
                                                Só que eu questionei se é preciso dar tanta matemática, uma vez que os próprios engenheiros professores diziam que grande parte da matéria das matemáticas era perfeitamente dispensável.
                                                Sim, é mesmo necessário!

                                                É necessário fazer as cadeiras de matemática dos 1º e 2º anos sem recorrer a qualquer tipo de calculadora.

                                                Onde está o drama disto? É assim há 100 anos... E ao que parece a fórmula tem resultado, os resultados estão à vista de todos...

                                                Falta saber quem são esses "Professores" e por que escolas andaram...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                                  Diria que mais de 70% das instituições e cursos do ensino superior em Portugal não figuram em qualquer ranking internacional...

                                                  A pergunta que se coloca é: o que anda essa gente a fazer com o dinheiro dos contribuintes?
                                                  Quem te disse que os estudos cobrem TODAS as instituições de ensino de TODOS os países? Provavelmente olham apenas para as que têm maior número de alunos. Pequenos politécnicos, muitas vezes em dependência directa de uma universidade, não figurarão como entidades independentes (ou de todo).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Eu estive num curso de engenharia em que nos 2 primeiros anos, pelo menos, 90 % da matematica que se dava era altamente complexa e desnecessária e dispensável para a engenharia. Ora, uns diziam que era para melhorar o raciocinio, outros diziam que era para mandar fora muitos alunos de modo ao estado poupar dinheiro.

                                                    Não sei qual das versões faz sentido, sebem que a meu ver só se devia dar o que é essencial. Quer dizer que as universidades talvez tivessem ainda mais sucesso sem coisas dispensáveis...quem sabe.

                                                    De qualquer forma é bom saber que temos boas univs, e, que, tambem cá formamos grandes crâneos.
                                                    Matemática dispensável em Engenharia? A matemática ajuda a desenvolver o raciocínio e a pensar. Grande parte da engenharia baseia-se em matemática?
                                                    Querias desenvolver o cérebro como? A jogar playstation?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      A parte teória é importante bem sabemos.
                                                      Só que eu questionei se é preciso dar tanta matemática, uma vez que os próprios engenheiros professores diziam que grande parte da matéria das matemáticas era perfeitamente dispensável.
                                                      Nunca tive nenhum professor a dizer isso, bem pelo contrário.

                                                      E as análises em mecânica (na FEUP) têm uma grande componente teórica.
                                                      Mas não são só as análises: as mecânicas, termodinâmicas, materiais...as bases teóricas do curso são as fundações de uma boa aprendizagem. Como já aqui disseram, é preciso "respirar" respirar análise para se fazer bem o curso. E, na minha opinião, não vejo matérias dispensáveis nas análises. Vejo mais dispensável por exemplo economia no 1º ano (que é uma brincadeira) ou IPFDP (que é mesmo para rir). Preferia ter tido mais tempo para estudar análise 1 do que ter que fazer trabalhitos da treta para essas cadeiras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Quem te disse que os estudos cobrem TODAS as instituições de ensino de TODOS os países? Provavelmente olham apenas para as que têm maior número de alunos. Pequenos politécnicos, muitas vezes em dependência directa de uma universidade, não figurarão como entidades independentes (ou de todo).
                                                        Naturalmente...

                                                        Também só vai à Liga dos Campeões quem tem arcabouço para tal...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Na prática os programas de cálculo e simulação são uma ferramenta indispensável de produtividade.
                                                          Mas, como todo o software do tipo, funciona em modo GIGO (Garbage In, Garbage Out).

                                                          Como engenheiro trabalho com softwares de simulação, mas já vi muita gente a fazer asneira grossa por não saber a teoria por trás e, portanto, não perceber que os constrangimentos que eles aplicaram à simulação estão a estragar tudo.

                                                          Derivar e integrar não é nenhum mistério. Caso o engenheiro mecânico vá para uma fábrica de caleiras em chapa quinada nunca mais vai precisar de derivar e integrar, provavelmente (e mal empregado engenheiro). Caso o engenheiro mecânico vá para áreas de investigação em que ele próprio tem de criar modelos matemáticos que ainda não existem, provavelmente vai deduzir muita equação à unha.

                                                          As universidades têm de formar pessoal multifacetado e de excelência, capaz de dar este tipo de salto. Quem achar que isto é desnecessário, pode ir para uma coisa mais ligeira, como um CET (que eu valorizo e acho importante na formação, e me parece indicado para quem não quer passar pelo mar de dificuldades que uma engenharia exige).
                                                          Bom post

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                            Matemática dispensável em Engenharia? A matemática ajuda a desenvolver o raciocínio e a pensar. Grande parte da engenharia baseia-se em matemática?
                                                            Querias desenvolver o cérebro como? A jogar playstation?
                                                            Sabes muito bem que há engenharias em Portugal e não só, onde se decoram exercícios... não se aprende a resolvê-los.

                                                            Tranquilo que nenhuma delas está no ranking...

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