Nos últimos anos, por cá, houve uma explosão no aumento de carros vendidos com cx auto, nomeadamente com o aparecimento das auto sequenciais.
Quem conhece ou lida com carros recentes auto facilmente percebe porquê, a facilidade de utilização é enorme e no fundo simplifica muito não tirando algum controlo. Depois também é possível ter diferentes cx para diferentes carros, com formas de funcionamento coerentes com a filosofia do carro em causa.
O grupo VW e as cx DSG ou equivalente com outro nome (S-tronic, PDK, etc.), tanto as humidas como as secas (mais baratas e leves e normalmente mais viradas para tornar os carros económicos) é talvez quem vai à frente nesta questão.
A verdade é que quanto mais se conduz cx deste género, mais absurdo parece ter embraiagem quando se volta a um carro de cx manual.
O que será o futuro em relação a cx de velocidades ? eu acho que não há nenhum diesel que não fique melhor auto que manual, depois nos desportivos cada vez isto também é mais verdade (ainda que possa haver uma ligeira perca de envolvimento na condução), nos topos de gama a gasolina também ..... sobram os carros mais utilitários e baratos .... aí talvez por uma questão de custos se mantenham as caixas manuais.
O que acham sobre isto ? como será o futuro próximo ?
Quem conhece ou lida com carros recentes auto facilmente percebe porquê, a facilidade de utilização é enorme e no fundo simplifica muito não tirando algum controlo. Depois também é possível ter diferentes cx para diferentes carros, com formas de funcionamento coerentes com a filosofia do carro em causa.
O grupo VW e as cx DSG ou equivalente com outro nome (S-tronic, PDK, etc.), tanto as humidas como as secas (mais baratas e leves e normalmente mais viradas para tornar os carros económicos) é talvez quem vai à frente nesta questão.
A verdade é que quanto mais se conduz cx deste género, mais absurdo parece ter embraiagem quando se volta a um carro de cx manual.
O que será o futuro em relação a cx de velocidades ? eu acho que não há nenhum diesel que não fique melhor auto que manual, depois nos desportivos cada vez isto também é mais verdade (ainda que possa haver uma ligeira perca de envolvimento na condução), nos topos de gama a gasolina também ..... sobram os carros mais utilitários e baratos .... aí talvez por uma questão de custos se mantenham as caixas manuais.
O que acham sobre isto ? como será o futuro próximo ?
Comentário