Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixas manuais - que futuro ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixas manuais - que futuro ?

    Nos últimos anos, por cá, houve uma explosão no aumento de carros vendidos com cx auto, nomeadamente com o aparecimento das auto sequenciais.

    Quem conhece ou lida com carros recentes auto facilmente percebe porquê, a facilidade de utilização é enorme e no fundo simplifica muito não tirando algum controlo. Depois também é possível ter diferentes cx para diferentes carros, com formas de funcionamento coerentes com a filosofia do carro em causa.

    O grupo VW e as cx DSG ou equivalente com outro nome (S-tronic, PDK, etc.), tanto as humidas como as secas (mais baratas e leves e normalmente mais viradas para tornar os carros económicos) é talvez quem vai à frente nesta questão.

    A verdade é que quanto mais se conduz cx deste género, mais absurdo parece ter embraiagem quando se volta a um carro de cx manual.

    O que será o futuro em relação a cx de velocidades ? eu acho que não há nenhum diesel que não fique melhor auto que manual, depois nos desportivos cada vez isto também é mais verdade (ainda que possa haver uma ligeira perca de envolvimento na condução), nos topos de gama a gasolina também ..... sobram os carros mais utilitários e baratos .... aí talvez por uma questão de custos se mantenham as caixas manuais.

    O que acham sobre isto ? como será o futuro próximo ?

    #2
    Os custos são sempre muito pertinentes nestes assuntos... Uma caixa manual é menos dispendiosa (e até menos provável de sofrer uma avaria, talvez) que uma automática, correcto? Enquanto assim for, haverá mercado para a caixa manual.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
      Os custos são sempre muito pertinentes nestes assuntos... Uma caixa manual é menos dispendiosa (e até menos provável de sofrer uma avaria, talvez) que uma automática, correcto? Enquanto assim for, haverá mercado para a caixa manual.
      Sim os aspectos económicos são sempre importantes.

      Mas curiosamente a eficácia das recentes cx de dupla embraiagem é de tal ordem que nalguns casos baixam consumos e emissões, tornando os carros mais baratos e quase compensando o acréscimo de custo que representam.

      Comentário


        #4
        Questão bastante pertinente mas que no meu entender tem uma resposta relativamente simples: as caixas manuais não tem futuro. A facilidade de utilização das caixas auto, a maior rapidez e menor consumo (maior eficiência) que proporcionam irão-se sobrepor à maior envolvência e feeling de condução das caixas manuais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
          Os custos são sempre muito pertinentes nestes assuntos... Uma caixa manual é menos dispendiosa (e até menos provável de sofrer uma avaria, talvez) que uma automática, correcto? Enquanto assim for, haverá mercado para a caixa manual.

          Depende ... existem carros que a caixa manual é extra .


          A meu ver vai sempre existir lugar para caixas manuais, mas só num grupo limitado de veiculos desportivos ... o resto rapidamente será corrido a caixas Auto ... E é o que faz sentido. São mais eficazes , permite ao fabricante controlar as rotações que os carros andam , a temperatura a que os carros sao levados ao redline etc... existe um controlo muito maior.

          Neste momento nunca mais equacionaria comprar um carro de caixa manual ... é como ter o CD e voltar ao Vinil .

          Comentário


            #6
            Eu sinceramente acho que as caixas manuais estão condenadas a desaparecer, à imagem do que sucedeu com outros aspectos da evolução automóvel (vidros manuais e eléctricos).

            A evolução deste tipo de caixas nos últimos anos foi impressionante.

            Hoje em dia a generalidade dos construtores têm, quase todos, caixas auto óptimas. É um elemento indispensável em termos de conforto, sobretudo na condução citadina. Mesmo as unidades mais desportivas do portfólio dos construtores enveredaram por esta solução (porsche, ferrari, maserati, lambo, etc.).

            Acredito também que a profusão deste tipo de caixas e o consequente efeito "escala" permitirá, com o tempo, diminuir o impacto do acréscimo de custo no momento de aquisição e, até, da sua manutenção preventiva e correctiva (tendo em conta o aumento de peças e diminuição do custo das mesmas).

            A maioria das pessoas ainda olha com algum preconceito tendo em conta a fiabilidade e manutenção deste tipo de equipamento. Mas isso também não impediu a generalização da incorporação dos vidros eléctricos nos carros tais como os conhecemos hoje em dia.

            Há cerca de 1 ano a esta parte passei a andar diariamente com um carro auto; já não me imagino andar no trânsito com um manual.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Sim os aspectos económicos são sempre importantes.

              Mas curiosamente a eficácia das recentes cx de dupla embraiagem é de tal ordem que nalguns casos baixam consumos e emissões, tornando os carros mais baratos e quase compensando o acréscimo de custo que representam.
              Que casos são esses?...

              É que, para compensar o custo acrescido da caixa, a redução de consumos e emissões teria que ser significativa.

              Além disso, em teoria tudo é muito bonito. Uma coisa é o que marca anuncia (em termos de consumos), outra coisa é o que se verifica na vida real.

              Ora, na vida real e para as mesmas condições de utilização, ainda estou para saber de uma caixa auto que ponha o carro a consumir menos que a manual.

              E que Deus livre o proprietário de uma avaria na sua caixa automática após o término da garantia. Por estas (razões económicas apenas) e por outras, acho que as caixas manuais ainda têm muito futuro pela frente.

              PS: tenho uma DSG "seca"...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                O grupo VW e as cx DSG ou equivalente com outro nome (S-tronic, PDK, etc.), tanto as humidas como as secas (mais baratas e leves e normalmente mais viradas para tornar os carros económicos) é talvez quem vai à frente nesta questão.
                Ferrari / Maserati?
                Pelo menos foram os primeiros a conseguir superar o Humano em troca.

                Se não estou enganado a caixa de um 458 Italia é do melhor que existe.

                Este tipo de caixas sequenciais começaram a ser testadas num Rallye de Portugal num "Muleto" Lancia Delta conduzido pelo Alex Fiorio, antes da F1.

                Comentário


                  #9
                  As caixas manuais um dia vão desaparecer da produção, com a chegada total dos carros eléctricos.

                  Mas, só espero poder manter na garagem o belo do carro a gasolina com caixa manual, por muitos anos

                  Comentário


                    #10
                    Isso é como perguntar se é melhor a idade da pedra lascada ou polida. As caixas de velocidades irão seguir no mesmo sentido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Sim os aspectos económicos são sempre importantes.

                      Mas curiosamente a eficácia das recentes cx de dupla embraiagem é de tal ordem que nalguns casos baixam consumos e emissões, tornando os carros mais baratos e quase compensando o acréscimo de custo que representam.

                      Exceptuando o lupo 3l, não conheço mais nenhum carro que faça recurso a uma caixa auto para baixar consumos, quanto mais emissões... Mas gostava que desses alguns exemplos (é mesmo curiosidade).


                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      Depende ... existem carros que a caixa manual é extra .


                      A meu ver vai sempre existir lugar para caixas manuais, mas só num grupo limitado de veiculos desportivos ... o resto rapidamente será corrido a caixas Auto ... E é o que faz sentido. São mais eficazes , permite ao fabricante controlar as rotações que os carros andam , a temperatura a que os carros sao levados ao redline etc... existe um controlo muito maior.

                      Neste momento nunca mais equacionaria comprar um carro de caixa manual ... é como ter o CD e voltar ao Vinil .
                      Estou completamente de acordo que o futuro será para ter caixa auto. O meu só não tem porque não havia essa opção com o meu motor.
                      Relativamente às caixas manuais serem extra, isso é sempre por questão de comodismo e mentalidades. As cx auto normalmente vêm de série em motores grandes e em carros tendencialmente estradistas/suv's/etc para maior facilidade de condução e conforto. Isto porque as marcas entendem (e muito bem) que determinado tipo de veículos deve vir equipado com uma caixa destas.

                      No EUA é ao contrário, tu pagas para ter uma manual.

                      Por último, e sem entrar em discussão, é verdade que há caixas belíssimas, mas também não é menos verdade que há caixas terríveis (vulgo principalmente Smart's [não é algo que me fizesse desistir da compra] e caixas robotizadas [pilotadas]), em que acaba por ser uma questão de hábito ou de prioridade na necessidade e função principal do carro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        O que acham sobre isto ? como será o futuro próximo ?
                        O futuro será cada vez mais caixas "automáticas" como era de prever já desde os anos 80 pelo menos.

                        Agora não deixa de ser curioso "99%" das pessoas em certa altura (uns anos antes) afirmar a pés juntos que nunca compraria um carro automático (sem pedal de embraiagem).
                        Muitas hoje já têm veículos automáticos.

                        Julgo ainda que o SMART ajudou a dar a conhecer a muita gente / popularizou / tornou frequente de ver, veículos "automáticos" em Portugal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                          E que Deus livre o proprietário de uma avaria na sua caixa automática após o término da garantia.
                          sempre tive curiosidade sobre este aspecto, alguém daqui do fórum já teve problemas destes? quanto é que arrotaram na oficina?

                          Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                          Por estas (razões económicas apenas) e por outras, acho que as caixas manuais ainda têm muito futuro pela frente.
                          razões económicas para o lado do comprador porque as marcas ganham dinheiro é com a manutenção dos veículos e não com a venda

                          Comentário


                            #14
                            Bem aqui vou ser um bocado do contra, manual agora, e se possivel, sempre. Já conduzi e tive carros de serviço com caixa auto, e fora a maior comodidade em trânsito citadino, no me gusta...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                              sempre tive curiosidade sobre este aspecto, alguém daqui do fórum já teve problemas destes? quanto é que arrotaram na oficina?



                              razões económicas para o lado do comprador porque as marcas ganham dinheiro é com a manutenção dos veículos e não com a venda
                              Uma S-tronic na Audi, incluindo toda a "mecatrónica" fica-te nuns calminhos 2600/2700€ (dependendo dos descontos efectuados). Ao que somas a mão de obra. É raro avariar tudo, mas acontece.
                              Um vizinho meu com um classe S do ano 2001, há uns anos teve uma intervenção na caixa que ascendeu à meia dezena de milhar de euros.
                              Mas parece-me que isto é como tudo, com a maior popularidade e produção em série, os custos destas caixas tenderão a baixar.
                              Editado pela última vez por TommyPT; 17 October 2012, 18:47.

                              Comentário


                                #16
                                E é assim eu recusava-me a comprar um smart da 1ª geração por causa daquela caixa....


                                1ª vruuum....................................2ª vruuuuuum.........................3ª......


                                Agora se for uma DSG ou similar..vrrummmm tic vrruummmmmm tic vruuuummm

                                Já é bem diferente.

                                Mas há certas coisas que num carro gosto que sejam do meu controlo, e as caixas manuais permitem fazer coisas que as auto nunca permitem, ainda que essa dose extra de diversão só se utilize em 5% da vida util do carro talvez

                                Comentário


                                  #17
                                  Já começou a revolução dos modelos que nem sequer tem a cx manual como opção.
                                  Um dia quem quiser um carro com cx manual terá de pagar por isso, se ainda houver essa opção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                    Eu sinceramente acho que as caixas manuais estão condenadas a desaparecer, à imagem do que sucedeu com outros aspectos da evolução automóvel (vidros manuais e eléctricos).
                                    Que bela comparação

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para alem que uma caixa Auto para um super carro é mais barata de produzir que uma caixa manual . Já foi afirmado pela Ferrari.

                                      Presumo que para os outros carros o caminho seja o mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há que distinguir as diversas opções que não necessitam de pedal de embraiagem:
                                        - temos as CVT, que continua a ser a aposta das japonesas (seja utilitário, seja grande berlina)
                                        - temos as automáticas
                                        - temos semi-automáticas
                                        - DCT ou de dupla embraiagem.

                                        Estas duas últimas são, na sua essência, caixas manuais que dispensam o pedal de embraiagem.
                                        Cada uma destas opções tem as suas vantagens/desvantagens.

                                        E no campo dos consumos, é provável que seja a CVT a ter a vantagem, apesar de ser das mais desagradáveis de usar.
                                        Nos consumos homologados, sim, basicamente todas elas anunciam consumos/emissões inferiores às manuais, mas no mundo real, o inverso é a regra.
                                        Não sendo o condutor a actuar sobre a caixa, é natural que seja mais fácil controlar o software da mesma, de modo a entregar os números certos nesses testes.

                                        É certo que o cerco à caixa manual e o pedal de embraiagem está a ficar apertado, mas não acredito que desapareça totalmente.
                                        Ainda tem muitas vantagens. É mais leve, simples, compacta e barata.
                                        Acredito que permaneça como opção quando o preço é factor determinante, como em citadinos; ou então para quando se procura interacção "old-style" em alguns desportivos.
                                        Mas a tendência deverá ser para CVT's e DCT's a seco nas gamas mais baixas, e verdadeiras automáticas nos segmentos mais altos.

                                        Curiosamente este ano nos EUA, as vendas de carros com caixa manual estão em alta, vendendo o dobro em relação ao ano passado, e ganhando cota às automáticas.
                                        Por exemplo: M5 com caixa manual? Só mesmo nos EUA... americanices.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          -

                                          Por exemplo: M5 com caixa manual? Só mesmo nos EUA... americanices.
                                          Bom post, mas deixaste-me mesmo a salivar foi com esta parte em concreto...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho é que a caixa deixará de existir, no futuro cada vez mais os veiculos electricos serão a opção e podem trabalhar directamente, como alguns hoje em dia já o fazem.
                                            Mais binário, mais potencia, para quê uma caixa para retirar algum rendimento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estão a ver o grupo B com caixas auto mesmo que xpto ? Não.

                                              É por essas e por outras que as manuais, são as manuais

                                              Fazendo uma comparação algo estranha, é como compara comboios a vapor com comboios electricos ou a diesel : Nestes 2 ultimos, carrega-se num botão, mexe-se 3 alavancas e aquilo começa a andar. Nos comboios a vapor, tem que se ver as pressões, a àgua, temperaturas, abrir valvulas, fechar, meter carvão, fechar a fornalha, etc. Ou seja, comboios a vapor antiquados ? Sim em termos das operações que se tem que fazer, torna-se mais empolgante.

                                              No meu caso preferia mais conduzir electricos e a diesel, porque acho mais interessante, assim como muita gente prefere as caixas auto.
                                              Editado pela última vez por EscapeLivre; 17 October 2012, 19:59.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                Exceptuando o lupo 3l, não conheço mais nenhum carro que faça recurso a uma caixa auto para baixar consumos, quanto mais emissões... Mas gostava que desses alguns exemplos (é mesmo curiosidade).




                                                Estou completamente de acordo que o futuro será para ter caixa auto. O meu só não tem porque não havia essa opção com o meu motor.
                                                Relativamente às caixas manuais serem extra, isso é sempre por questão de comodismo e mentalidades. As cx auto normalmente vêm de série em motores grandes e em carros tendencialmente estradistas/suv's/etc para maior facilidade de condução e conforto. Isto porque as marcas entendem (e muito bem) que determinado tipo de veículos deve vir equipado com uma caixa destas.

                                                No EUA é ao contrário, tu pagas para ter uma manual.

                                                Por último, e sem entrar em discussão, é verdade que há caixas belíssimas, mas também não é menos verdade que há caixas terríveis (vulgo principalmente Smart's [não é algo que me fizesse desistir da compra] e caixas robotizadas [pilotadas]), em que acaba por ser uma questão de hábito ou de prioridade na necessidade e função principal do carro.

                                                A nova caixa de 8 velocidades da bmw e a pdk da porsche por ex.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  nos eua o que realmente impede o roubo de um carro é ter uma caixa manual

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Nos últimos anos, por cá, houve uma explosão no aumento de carros vendidos com cx auto, nomeadamente com o aparecimento das auto sequenciais.

                                                    Quem conhece ou lida com carros recentes auto facilmente percebe porquê, a facilidade de utilização é enorme e no fundo simplifica muito não tirando algum controlo. Depois também é possível ter diferentes cx para diferentes carros, com formas de funcionamento coerentes com a filosofia do carro em causa.

                                                    O grupo VW e as cx DSG ou equivalente com outro nome (S-tronic, PDK, etc.), tanto as humidas como as secas (mais baratas e leves e normalmente mais viradas para tornar os carros económicos) é talvez quem vai à frente nesta questão.

                                                    A verdade é que quanto mais se conduz cx deste género, mais absurdo parece ter embraiagem quando se volta a um carro de cx manual.

                                                    O que será o futuro em relação a cx de velocidades ? eu acho que não há nenhum diesel que não fique melhor auto que manual, depois nos desportivos cada vez isto também é mais verdade (ainda que possa haver uma ligeira perca de envolvimento na condução), nos topos de gama a gasolina também ..... sobram os carros mais utilitários e baratos .... aí talvez por uma questão de custos se mantenham as caixas manuais.

                                                    O que acham sobre isto ? como será o futuro próximo ?
                                                    As caixas automáticas serão o futuro próximo, porque as pessoas procuram principalmente conforto e descontração no ato de conduzir, especialmente em cidade onde a utilidade das caixas automáticas é relevante.
                                                    No modo sequencial disponibilizam o prazer das manuais. Dentro de um certo conforto e eficiência, acaba por lhe faltar o jogo com a embraiagem e a dança do manípulo, mas não se pode ter tudo.

                                                    Mas num futuro menos próximo, as caixas de variação contínua a equipar veículos elétricos e a hidrogénio tomarão conta do mercado.

                                                    A eficiência, o conforto, a economia e a sustentabilidade irão tornar-se cada vez mais uma prioridade.

                                                    As caixas manuais provavelmente não irão desaparecer nunca, mas ficarão remetidas exclusivamente às provas de competição.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tema bastante actual e que também me passou pela cabeça muito recentemente.

                                                      Cada vez são mais os exemplos... o Alfa 4C é um, só para acrescentar à lista. Mas, para mim, e dos mais recentes, o que mais salta à vista é o futuro Clio RS. Só estará disponível com caixa de dupla embraiagem. Vindo de quem vem e tendo em conta o que o modelo tem representado no que toca a ''pureza''... é uma mensagem forte.

                                                      Eu ainda assim também acho que as manuais dificilmente deixarão de existir por completo. E a questão aqui é que mesmo as de dupla embraiagem (ou algo do mesmo nivel... o resto é mato, nem coloco na equação) não são todas iguais e há as melhores e as piores. Basta ver o que se diz por ai. O importante será colocar o nível alto e não mais baixar e garantir fiabilidade. Ai sim, quanto a mim, a explosão será ainda maior.

                                                      Já tentei arranjar maneira de experimentar a DSG (de 6 velocidades) mas ainda não me disseram nada

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As caixas robotizadas não são normalmente muito agradáveis e se calhar muita gente continuará a preferir as manuais a estas.

                                                        As automáticas mais xpto estão muito porreiras mas há que ver o custo que trazem associado. E não apenas quanto à aquisição, porque uma manual é de manutenção muito menos cuidada e muito mais barata de reparar/substituir em caso de avaria, para além de ser mais fiável.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O caminho será sempre para a mudança, principalmente agora que as Cx. Auto são mais eficientes que as manuais.

                                                          Nos carros movidos a energias renováveis penso que será sempre Cx. Auto.

                                                          Alguns carros como Miata / Lotus e outros "toy car" deve ser mantido (mesmo que seja como opcional) a caixa auto.

                                                          Outro facto importante é as escolas de condução que deviam ter pelo menos 1 carro de caixa auto.
                                                          (Enganem-se aqueles que pensem que quem sabe trabalhar com cx. manuais sabe trabalhar com todas)

                                                          Eu pessoalmente num futuro muito próximo vejo a caixa auto a ganhar cada vez mais espaço no Seg. C/D para cima.

                                                          Nos Segmentos pequenos faz sentido que se mantenha a caixa manual, isto claro dependendo do motor.
                                                          (Uma coisa é um Colt 1.3, outra é um Ibiza TSi de 180 CV.)

                                                          É isto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu acho que se desde que experimente uma boa caixa automática, nunca mais se quer saber duma caixa manual.

                                                            E em relação à parte que toca em carros desportivos, acho que um desportivo fica sublime com uma excelente caixa automática, com patilhas no volante preferencialmente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X