Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vantagem da barra estabilizadora

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vantagem da barra estabilizadora

    Boas, gostava de saber as vantagens e desvantagens (se houver) de montar uma barra no meu corsa b. Qual é a diferença que se nota ao conduzir com barra? Qual o preço base? ;)

    #2
    Não queres dizer barra AA (Anti-Aproximação)?

    Comentário


      #3
      a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

        a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
        Mas se for uma barra AA pra alem de a bófia poder implicar com isso, acho que tem umas desvantagens quaisqueres...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por C3_soul

          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

          a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
          Mas se for uma barra AA pra alem de a bófia poder implicar com isso, acho que tem umas desvantagens quaisqueres...
          isso é verdade a bofia implica!quanto a desvantagens não conheço

          Comentário


            #6

            a barra que liga as copas das rodas
            tambem se pode chamar barra anti-torção, não sei se tambem pode ser chamada Anti-Aproximação

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Darth Vader

              a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
              mais eficaz em quê? Nas curvas? Agarra-se melhor?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por k_pt

                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
                mais eficaz em quê? Nas curvas? Agarra-se melhor?
                comportamento mais incisivo!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por k_pt

                  citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                  a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
                  mais eficaz em quê? Nas curvas? Agarra-se melhor?
                  Adorna menos, controla melhor a distribuição dos pesos, faz a suspensão trabalhar mais rapido.

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por k_pt

                      citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                      a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
                      mais eficaz em quê? Nas curvas? Agarra-se melhor?
                      Andei muito tempo com uma barra anti-aproximação no meu antigo Punto. É uma das "mariquices" que mais diferença faz se instalada num carro, logo a seguir à suspensão.
                      As diferenças são de facto notórias. Claro que, uns dias depois de teres aquilo instalado, habituas-te e depois já nem te lembras como era dantes!

                      O que eu notei de imediato foi a capacidade de curvar. Dá para fazer as curvas com muito maior sensação de segurança porque o carro adorna menos mas principalmente porque o conjunto em si combate melhor as forças centrífugas.
                      Nota que o que uma barra AA faz na realidade é aumentar a rigidez torcional do chassis.
                      Não sei bem como descrever mas de facto sente-se que o carro fica diferente.

                      Quanto a desvantagens, há pelo menos duas, mas eu (felizmente) só dei conta duma:
                      Como as torres da suspensão ficam ligadas uma à outra através da barra AA, que está em tensão, há certas irregularidades da estrada que se sentem mais... e há outras que se sentem menos! Parece estranho mas era isso que eu dava conta. Por exemplo, passar em bandas sonoras elevadas tornou-se muito menos penoso que antes de ter a barra AA. Aquilo parece que disseminava mais a energia do impacto. Já, por exemplo, ao passar apenas com a roda dum lado num buraco, aquilo sentia-se quase como se fossem as duas rodas a passar. Julgo que a vibração seria mais transmitida de uma roda à outra através da barra AA.
                      A outra desvantagem pode verificar-se em caso de acidente. Como a barra AA é um elemento estranho ao chassis de origem, pode interferir nas estruturas de deformação programada que os carros têm. Ou seja, em caso de acidente, pode impedir que determinada parte do chassis fique deformada para absorver a energia do impacto, transmitindo-a com muito mais força aos ocupantes.

                      Em suma, acho que uma barra AA pode trazer vantagens, principalmente em carros do segmento A e B, cujos chassis são sempre relativamente menos reforçados. Mas antes disso, recomendava-te vivamente gastar um pouco mais de dinheiro e arranjar um bom conjunto mola/amortecedor. Terás muito mais a ganhar por esta via.

                      Comentário


                        #12
                        Barra AA é diferente de barra estabilizadora.

                        Barra AA foi mesmo que explicaram. A barra estabilizadora varia conforme os modelos e há algumas pessoas que preferem meter a barra do modelo mais desportivo.

                        Por exemplo barra do honda civic vti nos civic normais etc

                        Comentário


                          #13
                          O Axxantis já disse tudo.

                          Eu só acrescentava mais uma coisa: ao montares a barra AA vais ficar com o carro mais "trancado". Para te dar um exemplo, em competição, segundo sei, em corridas à chuva as barras AA são retiradas precisamente por isso. É como quando rebaixas o carro: ficas muito mais sujeito ao fenómeno de aquaplanning. Aqui passa-se o mesmo mas em comportamento em curva. No geral melhora muito, mas em certas situações é menos vantajoso.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por C3_soul

                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                            a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
                            Mas se for uma barra AA pra alem de a bófia poder implicar com isso, acho que tem umas desvantagens quaisqueres...
                            mas implica porque carga d'água?

                            A minha barra não diz marca (apesar de ser da marca do carro, especifica para aquele motor e para o T5)... mas ocmo tenho ouvido essa cena em mais sitios ando sempre com uma declaraçãozinha no porta luvas passada pelo engenheiro da marca em como sim senhor é mesmo praquele carro, ajuda a nivel de incisao e tal .. foi montada em dia tal tal.. nas oficinas deles bla bla bla...

                            Não sei pq que eles implicam mas pronto...

                            Comentário


                              #15
                              Esqueci-me de dizer uma coisa: consegues comprar barras AA em aço (as de alumínio e carbono são mais caras), a partir de 50/60 euros.

                              Atenção que depois de montares a barra tens de corrigir o camber.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Vortice

                                Esqueci-me de dizer uma coisa: consegues comprar barras AA em aço (as de alumínio e carbono são mais caras), a partir de 50/60 euros.

                                Atenção que depois de montares a barra tens de corrigir o camber.
                                corrigir o camber porquÊ?

                                A barra "simplesmente" está la a "unir as torres dos amortecedores", não mexe de outra forma com a suspensão, não altera mais alinhamento nenhum, digo eu.

                                A não ser que eu esteja enganado...

                                Se dissesses se puseres umas molas com -20mm já te dava razão, assim muito sinceramente nao estou a ver pq

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Manuel87

                                  citação:Originalmente colocada por Vortice

                                  Esqueci-me de dizer uma coisa: consegues comprar barras AA em aço (as de alumínio e carbono são mais caras), a partir de 50/60 euros.

                                  Atenção que depois de montares a barra tens de corrigir o camber.
                                  corrigir o camber porquÊ?

                                  A barra "simplesmente" está la a "unir as torres dos amortecedores", não mexe de outra forma com a suspensão, não altera mais alinhamento nenhum, digo eu.

                                  A não ser que eu esteja enganado...

                                  Se dissesses se puseres umas molas com -20mm já te dava razão, assim muito sinceramente nao estou a ver pq
                                  Altera sim, claro que não tanto como um rebaixamento, mas altera.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Vortice

                                    citação:Originalmente colocada por Manuel87

                                    citação:Originalmente colocada por Vortice

                                    Esqueci-me de dizer uma coisa: consegues comprar barras AA em aço (as de alumínio e carbono são mais caras), a partir de 50/60 euros.

                                    Atenção que depois de montares a barra tens de corrigir o camber.
                                    corrigir o camber porquÊ?

                                    A barra "simplesmente" está la a "unir as torres dos amortecedores", não mexe de outra forma com a suspensão, não altera mais alinhamento nenhum, digo eu.

                                    A não ser que eu esteja enganado...

                                    Se dissesses se puseres umas molas com -20mm já te dava razão, assim muito sinceramente nao estou a ver pq
                                    Altera sim, claro que não tanto como um rebaixamento, mas altera.
                                    explica-me porque é que isso acontece, é que ainda nao percebi ....

                                    com molas percebo, barra não há razao (aparente) para que isso aconteça, só pegaste nas torres dos amortecedores e puseste lá uma peça a ligar as 2

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto foi retirado de um site onde se vendem barras AA da Sportech:

                                      "Para obter bons resultados, após a instalação da sua barra SPORTECH é necessário proceder, junto de um profissional qualificado, ao alinhamento do automóvel, quer ao nível do 'caster', quer do 'camber'."

                                      Eu só referi o camber, mas parece que também é necessário corrigir o caster.

                                      Comentário


                                        #20
                                        não fiquei convencido. sorry.

                                        é que tenho a barra no meu faz meses e digo-te não alterou em nada a maneira como os pneus se desgastaram (sinal de camber mal ajustado nem nada).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não te sei dar uma explicação técnica para isto porque também não sei a verdadeira razão. Aquilo que penso é que montar uma barra AA não é só pousá-la em cima das torres da suspensão e apertá-la para não sair. É preciso dar um dado binário no aperto, aperto esse que de alguma forma, vai influenciar nem que seja minimamente a disposição das torres (vão ser puxadas pela barra uma para a outra), o que vai alterar de alguma forma a geometria da suspensão.

                                          Como disse isto é a minha opinião, não são dados fundamentados em nada que tenha lido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Axxantis

                                            citação:Originalmente colocada por k_pt

                                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                            a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
                                            mais eficaz em quê? Nas curvas? Agarra-se melhor?
                                            Andei muito tempo com uma barra anti-aproximação no meu antigo Punto. É uma das "mariquices" que mais diferença faz se instalada num carro, logo a seguir à suspensão.
                                            As diferenças são de facto notórias. Claro que, uns dias depois de teres aquilo instalado, habituas-te e depois já nem te lembras como era dantes!

                                            O que eu notei de imediato foi a capacidade de curvar. Dá para fazer as curvas com muito maior sensação de segurança porque o carro adorna menos mas principalmente porque o conjunto em si combate melhor as forças centrífugas.
                                            Nota que o que uma barra AA faz na realidade é aumentar a rigidez torcional do chassis.
                                            Não sei bem como descrever mas de facto sente-se que o carro fica diferente.

                                            Quanto a desvantagens, há pelo menos duas, mas eu (felizmente) só dei conta duma:
                                            Como as torres da suspensão ficam ligadas uma à outra através da barra AA, que está em tensão, há certas irregularidades da estrada que se sentem mais... e há outras que se sentem menos! Parece estranho mas era isso que eu dava conta. Por exemplo, passar em bandas sonoras elevadas tornou-se muito menos penoso que antes de ter a barra AA. Aquilo parece que disseminava mais a energia do impacto. Já, por exemplo, ao passar apenas com a roda dum lado num buraco, aquilo sentia-se quase como se fossem as duas rodas a passar. Julgo que a vibração seria mais transmitida de uma roda à outra através da barra AA.
                                            A outra desvantagem pode verificar-se em caso de acidente. Como a barra AA é um elemento estranho ao chassis de origem, pode interferir nas estruturas de deformação programada que os carros têm. Ou seja, em caso de acidente, pode impedir que determinada parte do chassis fique deformada para absorver a energia do impacto, transmitindo-a com muito mais força aos ocupantes.

                                            Em suma, acho que uma barra AA pode trazer vantagens, principalmente em carros do segmento A e B, cujos chassis são sempre relativamente menos reforçados. Mas antes disso, recomendava-te vivamente gastar um pouco mais de dinheiro e arranjar um bom conjunto mola/amortecedor. Terás muito mais a ganhar por esta via.
                                            Excelente explicação ![^]

                                            Comentário


                                              #23
                                              A barra anti-aproximação das torres de suspensão (ou barra de topos) é
                                              apenas um reforço estrutural. Ela não muda a geometria da suspensão.
                                              Pelo contrário: ajuda a mantê-la inalterada enquanto se curva.
                                              Obviamente que, tornando o conjunto mais firme, perde-se em progressividade,
                                              como em qualquer alteração que retire flexibilidade e confirma maior
                                              firmeza: montar pneus de menor perfil, amortecedores e molas mais
                                              duros, barras estabilizadoras mais grossas, etc...

                                              Todas as alterações que "enrijecem" o carro ajudam a ganhar em precisão
                                              mas a perder em progressividade.
                                              Por isso é que quando se quer um carro com a traseira mais solta se
                                              torna tudo mais firme no eixo traseiro que no dianteiro, e vice-versa.

                                              As alterações ao camber e ao caster nem sei se fazem muito sentido:
                                              são poucos os carros que permitem afinação do camber nas rodas
                                              dianteiras, e menos ainda os que permitem afinações de caster.
                                              Depende da própria geometria da suspensão.
                                              Em carros com torres McPherson à frente podem fazer-se furos na
                                              manga do amortecedor e mudar o ângulo da fixação do cubo para mudar
                                              ou corrigir o camber, e há marcas de acessórios auto que vendem
                                              esses kits, mas de origem não é muito normal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                A barra anti-aproximação das torres de suspensão (ou barra de topos) é
                                                apenas um reforço estrutural. Ela não muda a geometria da suspensão.
                                                Pelo contrário: ajuda a mantê-la inalterada enquanto se curva.
                                                Obviamente que, tornando o conjunto mais firme, perde-se em progressividade,
                                                como em qualquer alteração que retire flexibilidade e confirma maior
                                                firmeza: montar pneus de menor perfil, amortecedores e molas mais
                                                duros, barras estabilizadoras mais grossas, etc...

                                                Todas as alterações que "enrijecem" o carro ajudam a ganhar em precisão
                                                mas a perder em progressividade.
                                                Por isso é que quando se quer um carro com a traseira mais solta se
                                                torna tudo mais firme no eixo traseiro que no dianteiro, e vice-versa.

                                                As alterações ao camber e ao caster nem sei se fazem muito sentido:
                                                são poucos os carros que permitem afinação do camber nas rodas
                                                dianteiras, e menos ainda os que permitem afinações de caster.
                                                Depende da própria geometria da suspensão.
                                                Em carros com torres McPherson à frente podem fazer-se furos na
                                                manga do amortecedor e mudar o ângulo da fixação do cubo para mudar
                                                ou corrigir o camber, e há marcas de acessórios auto que vendem
                                                esses kits, mas de origem não é muito normal.
                                                Exatamente!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ja estava há 4 anos enterrado...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                                    Ja estava há 4 anos enterrado...
                                                    Sempre quis fazer isto.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X