Boas, gostava de saber as vantagens e desvantagens (se houver) de montar uma barra no meu corsa b. Qual é a diferença que se nota ao conduzir com barra? Qual o preço base? ;)
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Vantagem da barra estabilizadora
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citação:Originalmente colocada por C3_soul
citação:Originalmente colocada por Darth Vader
a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
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citação:Originalmente colocada por k_pt
citação:Originalmente colocada por Darth Vader
a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
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citação:Originalmente colocada por k_pt
citação:Originalmente colocada por Darth Vader
a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
As diferenças são de facto notórias. Claro que, uns dias depois de teres aquilo instalado, habituas-te e depois já nem te lembras como era dantes!
O que eu notei de imediato foi a capacidade de curvar. Dá para fazer as curvas com muito maior sensação de segurança porque o carro adorna menos mas principalmente porque o conjunto em si combate melhor as forças centrífugas.
Nota que o que uma barra AA faz na realidade é aumentar a rigidez torcional do chassis.
Não sei bem como descrever mas de facto sente-se que o carro fica diferente.
Quanto a desvantagens, há pelo menos duas, mas eu (felizmente) só dei conta duma:
Como as torres da suspensão ficam ligadas uma à outra através da barra AA, que está em tensão, há certas irregularidades da estrada que se sentem mais... e há outras que se sentem menos! Parece estranho mas era isso que eu dava conta. Por exemplo, passar em bandas sonoras elevadas tornou-se muito menos penoso que antes de ter a barra AA. Aquilo parece que disseminava mais a energia do impacto. Já, por exemplo, ao passar apenas com a roda dum lado num buraco, aquilo sentia-se quase como se fossem as duas rodas a passar. Julgo que a vibração seria mais transmitida de uma roda à outra através da barra AA.
A outra desvantagem pode verificar-se em caso de acidente. Como a barra AA é um elemento estranho ao chassis de origem, pode interferir nas estruturas de deformação programada que os carros têm. Ou seja, em caso de acidente, pode impedir que determinada parte do chassis fique deformada para absorver a energia do impacto, transmitindo-a com muito mais força aos ocupantes.
Em suma, acho que uma barra AA pode trazer vantagens, principalmente em carros do segmento A e B, cujos chassis são sempre relativamente menos reforçados. Mas antes disso, recomendava-te vivamente gastar um pouco mais de dinheiro e arranjar um bom conjunto mola/amortecedor. Terás muito mais a ganhar por esta via.
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O Axxantis já disse tudo.
Eu só acrescentava mais uma coisa: ao montares a barra AA vais ficar com o carro mais "trancado". Para te dar um exemplo, em competição, segundo sei, em corridas à chuva as barras AA são retiradas precisamente por isso. É como quando rebaixas o carro: ficas muito mais sujeito ao fenómeno de aquaplanning. Aqui passa-se o mesmo mas em comportamento em curva. No geral melhora muito, mas em certas situações é menos vantajoso.
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citação:Originalmente colocada por C3_soul
citação:Originalmente colocada por Darth Vader
a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
A minha barra não diz marca (apesar de ser da marca do carro, especifica para aquele motor e para o T5)... mas ocmo tenho ouvido essa cena em mais sitios ando sempre com uma declaraçãozinha no porta luvas passada pelo engenheiro da marca em como sim senhor é mesmo praquele carro, ajuda a nivel de incisao e tal .. foi montada em dia tal tal.. nas oficinas deles bla bla bla...
Não sei pq que eles implicam mas pronto...
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citação:Originalmente colocada por Vortice
Esqueci-me de dizer uma coisa: consegues comprar barras AA em aço (as de alumínio e carbono são mais caras), a partir de 50/60 euros.
Atenção que depois de montares a barra tens de corrigir o camber.
A barra "simplesmente" está la a "unir as torres dos amortecedores", não mexe de outra forma com a suspensão, não altera mais alinhamento nenhum, digo eu.
A não ser que eu esteja enganado...
Se dissesses se puseres umas molas com -20mm já te dava razão, assim muito sinceramente nao estou a ver pq
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citação:Originalmente colocada por Manuel87
citação:Originalmente colocada por Vortice
Esqueci-me de dizer uma coisa: consegues comprar barras AA em aço (as de alumínio e carbono são mais caras), a partir de 50/60 euros.
Atenção que depois de montares a barra tens de corrigir o camber.
A barra "simplesmente" está la a "unir as torres dos amortecedores", não mexe de outra forma com a suspensão, não altera mais alinhamento nenhum, digo eu.
A não ser que eu esteja enganado...
Se dissesses se puseres umas molas com -20mm já te dava razão, assim muito sinceramente nao estou a ver pq
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citação:Originalmente colocada por Vortice
citação:Originalmente colocada por Manuel87
citação:Originalmente colocada por Vortice
Esqueci-me de dizer uma coisa: consegues comprar barras AA em aço (as de alumínio e carbono são mais caras), a partir de 50/60 euros.
Atenção que depois de montares a barra tens de corrigir o camber.
A barra "simplesmente" está la a "unir as torres dos amortecedores", não mexe de outra forma com a suspensão, não altera mais alinhamento nenhum, digo eu.
A não ser que eu esteja enganado...
Se dissesses se puseres umas molas com -20mm já te dava razão, assim muito sinceramente nao estou a ver pq
com molas percebo, barra não há razao (aparente) para que isso aconteça, só pegaste nas torres dos amortecedores e puseste lá uma peça a ligar as 2
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Isto foi retirado de um site onde se vendem barras AA da Sportech:
"Para obter bons resultados, após a instalação da sua barra SPORTECH é necessário proceder, junto de um profissional qualificado, ao alinhamento do automóvel, quer ao nível do 'caster', quer do 'camber'."
Eu só referi o camber, mas parece que também é necessário corrigir o caster.
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Não te sei dar uma explicação técnica para isto porque também não sei a verdadeira razão. Aquilo que penso é que montar uma barra AA não é só pousá-la em cima das torres da suspensão e apertá-la para não sair. É preciso dar um dado binário no aperto, aperto esse que de alguma forma, vai influenciar nem que seja minimamente a disposição das torres (vão ser puxadas pela barra uma para a outra), o que vai alterar de alguma forma a geometria da suspensão.
Como disse isto é a minha opinião, não são dados fundamentados em nada que tenha lido.
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citação:Originalmente colocada por Axxantis
citação:Originalmente colocada por k_pt
citação:Originalmente colocada por Darth Vader
a diferença é no comporatamento o carro fica mais eficaz!
As diferenças são de facto notórias. Claro que, uns dias depois de teres aquilo instalado, habituas-te e depois já nem te lembras como era dantes!
O que eu notei de imediato foi a capacidade de curvar. Dá para fazer as curvas com muito maior sensação de segurança porque o carro adorna menos mas principalmente porque o conjunto em si combate melhor as forças centrífugas.
Nota que o que uma barra AA faz na realidade é aumentar a rigidez torcional do chassis.
Não sei bem como descrever mas de facto sente-se que o carro fica diferente.
Quanto a desvantagens, há pelo menos duas, mas eu (felizmente) só dei conta duma:
Como as torres da suspensão ficam ligadas uma à outra através da barra AA, que está em tensão, há certas irregularidades da estrada que se sentem mais... e há outras que se sentem menos! Parece estranho mas era isso que eu dava conta. Por exemplo, passar em bandas sonoras elevadas tornou-se muito menos penoso que antes de ter a barra AA. Aquilo parece que disseminava mais a energia do impacto. Já, por exemplo, ao passar apenas com a roda dum lado num buraco, aquilo sentia-se quase como se fossem as duas rodas a passar. Julgo que a vibração seria mais transmitida de uma roda à outra através da barra AA.
A outra desvantagem pode verificar-se em caso de acidente. Como a barra AA é um elemento estranho ao chassis de origem, pode interferir nas estruturas de deformação programada que os carros têm. Ou seja, em caso de acidente, pode impedir que determinada parte do chassis fique deformada para absorver a energia do impacto, transmitindo-a com muito mais força aos ocupantes.
Em suma, acho que uma barra AA pode trazer vantagens, principalmente em carros do segmento A e B, cujos chassis são sempre relativamente menos reforçados. Mas antes disso, recomendava-te vivamente gastar um pouco mais de dinheiro e arranjar um bom conjunto mola/amortecedor. Terás muito mais a ganhar por esta via.
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A barra anti-aproximação das torres de suspensão (ou barra de topos) é
apenas um reforço estrutural. Ela não muda a geometria da suspensão.
Pelo contrário: ajuda a mantê-la inalterada enquanto se curva.
Obviamente que, tornando o conjunto mais firme, perde-se em progressividade,
como em qualquer alteração que retire flexibilidade e confirma maior
firmeza: montar pneus de menor perfil, amortecedores e molas mais
duros, barras estabilizadoras mais grossas, etc...
Todas as alterações que "enrijecem" o carro ajudam a ganhar em precisão
mas a perder em progressividade.
Por isso é que quando se quer um carro com a traseira mais solta se
torna tudo mais firme no eixo traseiro que no dianteiro, e vice-versa.
As alterações ao camber e ao caster nem sei se fazem muito sentido:
são poucos os carros que permitem afinação do camber nas rodas
dianteiras, e menos ainda os que permitem afinações de caster.
Depende da própria geometria da suspensão.
Em carros com torres McPherson à frente podem fazer-se furos na
manga do amortecedor e mudar o ângulo da fixação do cubo para mudar
ou corrigir o camber, e há marcas de acessórios auto que vendem
esses kits, mas de origem não é muito normal.
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Originalmente Colocado por Boxer Ver PostA barra anti-aproximação das torres de suspensão (ou barra de topos) é
apenas um reforço estrutural. Ela não muda a geometria da suspensão.
Pelo contrário: ajuda a mantê-la inalterada enquanto se curva.
Obviamente que, tornando o conjunto mais firme, perde-se em progressividade,
como em qualquer alteração que retire flexibilidade e confirma maior
firmeza: montar pneus de menor perfil, amortecedores e molas mais
duros, barras estabilizadoras mais grossas, etc...
Todas as alterações que "enrijecem" o carro ajudam a ganhar em precisão
mas a perder em progressividade.
Por isso é que quando se quer um carro com a traseira mais solta se
torna tudo mais firme no eixo traseiro que no dianteiro, e vice-versa.
As alterações ao camber e ao caster nem sei se fazem muito sentido:
são poucos os carros que permitem afinação do camber nas rodas
dianteiras, e menos ainda os que permitem afinações de caster.
Depende da própria geometria da suspensão.
Em carros com torres McPherson à frente podem fazer-se furos na
manga do amortecedor e mudar o ângulo da fixação do cubo para mudar
ou corrigir o camber, e há marcas de acessórios auto que vendem
esses kits, mas de origem não é muito normal.
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