Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que o VW Polo 1.2 TSI (105cv) terá limitador de velocidade aos 196 kms/h ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será que o VW Polo 1.2 TSI (105cv) terá limitador de velocidade aos 196 kms/h ?

    Caros amigos, vou copiar de outro fórum o que relatei e perguntei ao úser "topspeed" e se algum de vocês terá uma resposta precisa e concisa em relação ao assunto citado:


    "topspeed, hoje à tarde (Sábado) rumamos (eu e a minha mulher) da zona de Almada até Santiago do Cacém (distância de aproximadamente 130 kms) com o pequeno Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7.

    No retorno (aproximadamente por volta das 21:00 horas) e já na A2, com muito pouco trânsito, com condições climatéricas favoráveis (temperatura a rondar os 15 graus, céu limpo e ausência de vento), numa zona relativamente plana, quis testar as "potencialidades" deste 1.2 TSI (105cv): Estiquei a 4ª velocidade até a caixa DSG7 chegar ao seu limite e engrenar a 5ª, depois foi a vez da 5ª ser esgotada e a 6ª ser engrenada, mas chegados aos 196 kms/h (aferido pelo velocímetro digital, pois o ponteiro do analógico tocava praticamente na marca dos 200 kms/h, talvez mais precisamente os 199 kms/h), verifiquei que não passava desses 196 kms/h (marca digital), pois o que sentia era como um limitador de velocidade e não de rotação.

    Voltei um pouco mais à frente com um muito ligeiro declive tentar ultrapassar a fasquia dos 196 kms/h e em vão, mesmo testanto engrenar a 7ª velocidade no seu modo manual sequencial. De salientar que na 6ª velocidade aos 196 kms/h ainda não está no regime de entrada do "Red-Line", pois pelo fabricante, a sua velocidade máxima é atingida em 6ª velocidade (com caixa DSG7) e o seu valor são os 190 kms/h reais em plano.

    Uma coisa que não experimentei (pois somente agora me lembrei), foi o de visualizar pelo computador de bordo (no momento de atingido os 196 kms/h no velocímetro digital) o consumo instantâneo, pois se existir mesmo um limitador de velocidade programada para os 196 kms/h, o consumo instantâneo nesse preciso momento teria de diminuir bastante. Vi no Youtube um vídeo de um VW Golf 1.6 TDI, onde o seu limitador é aos 199 kms/h (digital) e ele efectua esse mesmo teste do consumo instantâneo.

    Este relato todo é somente por curiosidade e também para perguntar-te se com o teu Seat Ibiza 1.2 TSI (105cv), mesmo possuíndo uma caixa de velocidades manual de 5 relações se ainda não testaste a velocidade máxima ?

    Sei que para o caso do Polo da minha mulher mesmo que se confirme esse limitador nos 196 kms/h não seja grave (para a maioria da utilização que lhe é dado), mas acredita que preferia que não existisse esse limitador (para estas ocasiões esporádicas), pois deduzo que sem limitador o digital deveria rondar os 205 kms/h ou um pouquito mais.

    Aguardo por favor o teu parecer.

    Abraço.


    PS. Por curiosidade, no trajecto de ida coloquei o cruise control nos 125 kms/h (7ª velocidade) e no regresso vim praticamente em velocidades de cruzeiro de 160 kms/h (também em 7ª), com um rolar muito fluído, sereno e sem esforço aparente (evidentemente exceptuando os testes anteriores de velocidade máxima) e no final do percurso (aproximadamente 300 kms) o computador de bordo aferiu um consumo médio de 8,4 litros."

    #2
    Claro que tem, se o removeres os 100 cv permite que ultrapasses os 250 km/h a subir.

    Comentário


      #3
      A velocidade maxima real desse carro é 182km/h ... é normal que quando o ponteiro chegue aos 196 já nao dê para mais , e já leva um erro tremendo.

      Comentário


        #4
        Duvido que tenha algum tipo de limitador de velocidade.... Ate porque 100Cv nao dao assim para tanto.... A juntar ao facto que deverias ir prai a 170/175 km/h reais da te por contente

        Ja para nao falar que tens ai consumos iguais a motores de 2 litros e com quase o dobro da potencia do teu carro

        Comentário


          #5
          tens de experimentar a descer o Marão, aposto que deves passar dos 200

          Comentário


            #6
            Ou o famoso pressipissio!

            Comentário


              #7
              Sem querer ser arrogante e até mal educado (ao contrário de alguns de vocês), mas vê-se que não estão a responder com quase nenhuma precisão e conhecimento de causa:

              O VW Polo 1.2 TSI (105cv), quer possua caixa DSG7 ou a manual de 6 relações tem uma velocidade máxima anunciada de 190 kms/h e aquilo que senti é que chegando aos 196 kms/h (de velocímetro digital) sente-se como uma "estagnação repentina" na velocidade (como um limitador de velocidade e não de rotação).

              É evidente que em plano não iria passar muito dessa velocidade (mesmo que não tivesse esse limitador), mas não seria lógico que num declive (mesmo que ligeiro) não chegasse aos 197 kms/h (ou mais como será evidente). Volto a salientar que verifico um rolar relativamente fluído até aos 195 kms/h e na marca precisa dos 196 kms/h existe um estagnar completo.

              Um grande obrigado pelo vosso grande saber e ajuda precisa.

              Cumprimentos.

              Sandro Trigo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post

                PS. Por curiosidade, no trajecto de ida coloquei o cruise control nos 125 kms/h (7ª velocidade) e no regresso vim praticamente em velocidades de cruzeiro de 160 kms/h (também em 7ª), com um rolar muito fluído, sereno e sem esforço aparente (evidentemente exceptuando os testes anteriores de velocidade máxima) e no final do percurso (aproximadamente 300 kms) o computador de bordo aferiu um consumo médio de 8,4 litros."
                Por curiosidade, qual foi a velocidade média medida pelo CB?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                  Duvido que tenha algum tipo de limitador de velocidade.... Ate porque 100Cv nao dao assim para tanto.... A juntar ao facto que deverias ir prai a 170/175 km/h reais da te por contente

                  Ja para nao falar que tens ai consumos iguais a motores de 2 litros e com quase o dobro da potencia do teu carro


                  Ribeiro, os consumos aferidos foram esses que relatei (e nem vale a pena insistires nesse debate, pois alguns consumos que são relatados em fóruns são muito duvidosos).

                  Eu sei o que é que uma motorização Turbo a gasolina poderá gastar quando algo solicitada, pois um dos meus brinquedos possui uma motorização do género (mas com mais 165cv do que o Polo 1.2 TSi 105cv da minha mulher). Nas mesmas circunstâncias que foi esse trajecto ontem Sábado, esse meu "brinquedo" deveria aferir no seu computador de bordo muito próximo dos 14 litros de consumo médio.

                  Abraço.


                  PS. o que dizes de 170/175 kms/h reais, tenta-te "cultivar" mais um pouquito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Por curiosidade, qual foi a velocidade média medida pelo CB?


                    Karma, uma das vezes que olhei para a mesma estava a marcar 106 kms/h, mas não poderás ver por aí, pois foi o trajecto total, com saída da garagem (algo complicada), circular em zona urbana antes da entrada na A2, saída para a nacional (já depois de Álcacer do Sal), alguns trajectos na nacional relativamente céleres, chegados a Santiago do Cacém andamos à procura do nosso destino (com a viatura ao ralenti vários minutos), etc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                      Ribeiro, os consumos aferidos foram esses que relatei (e nem vale a pena insistires nesse debate, pois alguns consumos que são relatados em fóruns são muito duvidosos).

                      Eu sei o que é que uma motorização Turbo a gasolina poderá gastar quando algo solicitada, pois um dos meus brinquedos possui uma motorização do género (mas com mais 165cv do que o Polo 1.2 TSi 105cv da minha mulher). Nas mesmas circunstâncias que foi esse trajecto ontem Sábado, esse meu "brinquedo" deveria aferir no seu computador de bordo muito próximo dos 14 litros de consumo médio.

                      Abraço.


                      PS. o que dizes de 170/175 kms/h reais, tenta-te "cultivar" mais um pouquito.
                      E depois os outros é que sao mal educados

                      Se nao aceitas comentarios de que tipo for, nem sei porque raio foste meter um post destes....... E que eu saiba de ironico ou de mal educado tive pouco, por isso escolhe outro para embirrar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                        A velocidade maxima real desse carro é 182km/h ... é normal que quando o ponteiro chegue aos 196 já nao dê para mais , e já leva um erro tremendo.

                        SPV, vais permitir corrigir-te, a velocidade máxima anunciada do VW Polo 1.2 TSI (105cv) quer possua caixa manual de 6 velocidades ou como o nosso caso a caixa DSG7 é de 190 kms/h (essa dos 182 kms/h é para a versão 1.2 TSi de "apenas" 90cv, a qual possui uma caixa manual de 5 velocidades).

                        Já agora, o Polo com a motorização 1.2 TSI (105cv) com a caixa manual de 6 velocidades atinge a sua velocidade máxima em 5ª e o de caixa DSG7 em 6ª.

                        Comentário


                          #13
                          Poderá haver um limitador desse género...mas duvido. Podes sempre experimentar numa descida mais íngreme...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                            E depois os outros é que sao mal educados

                            Se nao aceitas comentarios de que tipo for, nem sei porque raio foste meter um post destes....... E que eu saiba de ironico ou de mal educado tive pouco, por isso escolhe outro para embirrar


                            Ribeiro, vê pelos meus posts na quase toda a íntegra (desde que ando aqui) que até sou um indivíduo relativamente razoável e que somente quis tentar obter alguma informação PRECISA e CONCISA e que colocaste um comentário nada PRECISO e CONCISO (nem tentaste informar-te da velocidade máxima anunciada para este pequeno 1.2 TSI de 105cv, pois de contrário nunca terias colocado aqui esse número de 170/175 kms/h).

                            Esta pergunta talvez só consiga ser respondida com mais precisão com algum úser que possua motorização idêntica em modelo idêntico.

                            Na mesma um obrigado pois de maneira alguma foi minha intenção imbirrar contigo (quis é mostrar um pouco que erraste um pouquito, mas tu já o deves saber).

                            Cumprimentos e obrigado então pela tentativa de ajuda (mesmo que gorada).

                            Comentário


                              #15
                              Não era a primeira vez que as marcas limitam devido a questões como o tipo de pneus, homologação, etc.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Poderá haver um limitador desse género...mas duvido. Podes sempre experimentar numa descida mais íngreme...


                                Movyk, eu já não duvido muito que exista esse limitador (pelo que senti ontem), mas um dia destes vou novamente tentar testá-lo numa descida bastante acentuada (desde que hajam condições de segurança relativamente razoáveis).

                                Obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tão típico de alguns users por aqui, e do estilo de respostas que se dá em geral aqui no fórum. Julgamentos de moral e "indirectas" até mais não, e ainda acusam o Sandro de ser mal-educado? hipocrisia ao nível máximo ..

                                  Sandro é bastante provável que esteja limitado, o polo é um carro leve e para essa potência em plano, certamente chega para mais uns 10/15 km/h

                                  Comentário


                                    #18
                                    E eu tambem te respondi Que duvidava seriamente que tivesse algum tipo de limitador pela simples razao que 100 cv nao darao para muito mais como tu bem deves saber. Mas parece que essa parte te passou um pouco ao lado....... mas adiante.

                                    Eu duvido que tenha, mas nada impede que o mesmo nao esteja la e a funcionar.

                                    Como tu proprio disseste, a unica maneira que tens de te certificar a 100% é quando atingires essa velocidade, verificares os consumos instantaneos. Caso eles descam bastante entao é sinal que tens la o limitador electronico...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sandro, parece-me que tenha. Pois num Ibiza, em declive, o mesmo não me passava dos 195km/h de ponteiro. Por mais que desça...não passa disso. E em plano chega bem até aos 180km/h. Depois já precisa de esforço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        POLO TSI 1.2 TSI TOP SPEED - YouTube


                                        Vejam este pequeno vídeo em cima: O que senti e verifiquei ontem foi isso mesmo, em zona relativamente plana o ponteiro do velocímetro analógico quase que toca a marca dos 200 kms/h (mais precisamente os 199 kms/h) pois o digital aferia precisamente 196 kms/h. Vemos mesmo no final deste vídeo que se aproxima uma ligeita descida e o velocímetro analógico não passa a marca dos 199 kms/h (ou muito próximo). Só é pena o seu condutor não ter colocado também o velocímetro digital (nesse mesmo vídeo).

                                        Mas com disse anteriormente, um dia destes (quando oportuno) irei efectuar esse mesmo teste numa descida acentuada (mas com quase toda a certeza que não irei ultrapassar a fasquia dos 196 kms/h).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                          Não era a primeira vez que as marcas limitam devido a questões como o tipo de pneus, homologação, etc.

                                          Cumprimentos.

                                          ciber007, pelo menos o Golf VI 1.6 TDI (105cv) de origem está limitado aos 199 kms/h (de velocímetro digital) relatado por vários úsers do "Fórum Golf PT" (não sei é qual o seu objectivo).

                                          Como aqui em Portugal ainda existem poucas motorizações 1.2 TSI (105cv) não consigo muito feedback.

                                          Obrigado.
                                          Editado pela última vez por SandroTrigo; 21 October 2012, 15:15.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nyox Ver Post
                                            Tão típico de alguns users por aqui, e do estilo de respostas que se dá em geral aqui no fórum. Julgamentos de moral e "indirectas" até mais não, e ainda acusam o Sandro de ser mal-educado? hipocrisia ao nível máximo ..

                                            Sandro é bastante provável que esteja limitado, o polo é um carro leve e para essa potência em plano, certamente chega para mais uns 10/15 km/h

                                            nyox, em plano também não acredito que desse muito mais que esses 196 kms/h que verifiquei, mas como disse em piso relativamente plano atingi essa marca e mesmo ligeiramente a descer nem mais 1 km/h ultrapassou ( e notei uma estagnação repentina, por isso a minha deducção desse limite de velocidade existir), mas o manual não o refere.

                                            Talvez eu também não tivesse sido o mais correcto em utilizar o termo "mal educado".
                                            Editado pela última vez por SandroTrigo; 21 October 2012, 15:29.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda por cima, coisa que alguns pseudo experts aqui não sabem, é que este pequeno bloco debita facilmente em banco valores entre os 115 e 120cv, e até já vi mais que isso.

                                              Portanto, ainda por cima a descer, é óbvio que deveria dar mais de 200 de ponteiro.

                                              Deve ser limitador nos 199 de digital, como aliás muitos outros VAGs actualmente também o têm.


                                              PS: Há aqui malta que não conhece realmente o Sandro, dos users mais cordeais, imparciais e correctos que frequenta este fórum.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                                Karma, uma das vezes que olhei para a mesma estava a marcar 106 kms/h, mas não poderás ver por aí, pois foi o trajecto total, com saída da garagem (algo complicada), circular em zona urbana antes da entrada na A2, saída para a nacional (já depois de Álcacer do Sal), alguns trajectos na nacional relativamente céleres, chegados a Santiago do Cacém andamos à procura do nosso destino (com a viatura ao ralenti vários minutos), etc.
                                                É por aí que eu vejo. Sendo assim o consumo é perfeitamente normal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                  E eu tambem te respondi Que duvidava seriamente que tivesse algum tipo de limitador pela simples razao que 100 cv nao darao para muito mais como tu bem deves saber. Mas parece que essa parte te passou um pouco ao lado....... mas adiante.

                                                  Eu duvido que tenha, mas nada impede que o mesmo nao esteja la e a funcionar.

                                                  Como tu proprio disseste, a unica maneira que tens de te certificar a 100% é quando atingires essa velocidade, verificares os consumos instantaneos. Caso eles descam bastante entao é sinal que tens la o limitador electronico...


                                                  Ribeiros, mas tu falhaste mais na parte de citares a marca de 170/175 kms/h (um pouco longe da realidade) por isso deduzi que antes de comentares nem o mínimo terias tentado informar-te da motorização 1.2 TSI (105cv).

                                                  Sim, um dia destes logo irei efectuar estes testes e logo postarei aqui os resultados.

                                                  Modéstia à parte como me acho uma pessoa relativamente humilde e razoavelmente modesta, vou pedir-te desculpas (e a outros intervenientes), mas acredita que não foi minha intenção atingir alguém (muito longe disso), mas sou sincero, no início senti-me algo atingido com algumas respostas e comentários sem nexo.

                                                  Abraço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                                                    Sandro, parece-me que tenha. Pois num Ibiza, em declive, o mesmo não me passava dos 195km/h de ponteiro. Por mais que desça...não passa disso. E em plano chega bem até aos 180km/h. Depois já precisa de esforço.


                                                    Mashahiro, mas acredita que o Polo 1.2 TSI (105cv) DSG7 da minha mulher chega aos 196 kms/h (no digital) em piso relativamente plano.

                                                    Esse Ibiza que 1.2 possui ?

                                                    Obrigado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                      Ainda por cima, coisa que alguns pseudo experts aqui não sabem, é que este pequeno bloco debita facilmente em banco valores entre os 115 e 120cv, e até já vi mais que isso.

                                                      Portanto, ainda por cima a descer, é óbvio que deveria dar mais de 200 de ponteiro.

                                                      Deve ser limitador nos 199 de digital, como aliás muitos outros VAGs actualmente também o têm.


                                                      PS: Há aqui malta que não conhece realmente o Sandro, dos users mais cordeais, imparciais e correctos que frequenta este fórum.



                                                      ClioIIIRS, acredita que neste caso o limite são mesmo os 196 kms/h (no Polo 1.2 TSI 105cv) e não os 199 kms/h como no caso do Golf VI 1.6 TDI (105cv).

                                                      Obrigado pelas tuas simpáticas palavras, mesmo sabendo que por vezes também peco.

                                                      Um abraço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        É por aí que eu vejo. Sendo assim o consumo é perfeitamente normal.


                                                        Karma, quando postei os consumos foi mais por curiosidade (mais dirigido no outro fórum ao úser Topspeed, o qual possui uma viatura idêntica).

                                                        Sei muito bem que são mais que normais.

                                                        Obrigado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          As primeiras respostas deste tópico são fantásticas

                                                          Não respondem a nada, são arrogantes e ignorantes, enfim .....

                                                          Não sei se há limitador, mas a avaliar pelo relato diria que sim, já tinha lido que isso acontecia nos golf e passat diesel com a mesma potência e também acho chato.

                                                          Não que um motor destes dê para muito mais, mas dará para mais alguma coisa, pelo menos em circunstâncias favoráveis. Eu tive um 106 xsi com 100 cv que anunciava 190, que eram sensivelmente 200 no velocímetro, mas bastava uma ligeira inclinação para esgotar a 5ª às 7.500 a 210.

                                                          Quanto aos consumos, não sendo o tema do tópico, tenho a ideia que há muita gente que acredita no Pai Natal os carros para andarem consomem e os a gasolina então não há mesmo grande história - 8,4 até me parece um consumo moderado, só possível num motor destes de nova geração muito eficiente.

                                                          Falta estrada e horas ao volante a muita gente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso é mais que normal hoje em dia.

                                                            A minha 1.6 CRDi 128cv não passa os 200km/h de ponteiro. A descer continua nos 200km/h e o consumo instantâneo diminui.

                                                            Os 1.6 TDI 105cv, 1.5 dCi 110cv são iguais. Pelos vistos os 116d ED também "param" nos 200km/h.

                                                            É normal que nos a gasolina eles utilizem o mesmo "truque".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X