Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Facto curioso..Potência psicológica.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Facto curioso..Potência psicológica.

    Criei este tópico apenas a nível de curiosidade para saber se também se passa o mesmo convosco.

    Quando conduzo o mesmo carro durante dias e dias seguidos, fico sempre com a ideia que o carro cada vez desenvolve menos e tem menos potência. Até chego a pensar que qualquer coisa de errado se passará pois o carro antigamente desenvolvia mais.

    Por outro lado, se estiver uns dias sem lhe pegar, quando o começo a conduzir, dá-me sempre a sensação que o carro desenvolve muito mais do que antes.

    Ainda agora me aconteceu isso.. É raríssimo o dia em que não ande com o carro umas boas dezenas e dezenas de km´s.. Isto durante o ano inteiro. Esta semana fiquei doente e não lhe pegava quase há uma semana. Quando peguei até pensei para comigo "Que é que se passa que isto não puxava assim?"

    O factor psicológico realmente é tramado

    #2
    Também me aconteceu isso com todos os carros que já tive.

    Mas nem sempre foi psicológico: nos anos 90 tive ao mesmo tempo um Corsa B de 45 (ou seriam 42?) cv e um Lancia Delta HF Turbo de 140 cv. Quando passava do HF para o Corsa, pensava sempre que o Corsa estava avariado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post

      O factor psicológico realmente é tramado

      Sim, mas ás vezes existem variantes que podem contribuir para esse fenómeno, como por exemplo a temperatura ambiente...

      Comentário


        #4
        Isso é normal com o passar do tempo.. vamo-nos habituando ao carro e começa a ser "normal".

        Um bom exemplo disso é se tivermos um carro em que vamos fazendo "upgrades" ao motor. No inicio parece que anda pouco, metemos o 1º upgrade, ganha uns quandos cv e parece outro.. com o tempo já é pouco e vai o 2º upgrade e agora é que tá máquina.. até nos habituarmos e já saber a pouco

        Comentário


          #5
          padeço do mesmo mal do autor do tópico. Quando lhe pego após uns dias sem conduzir, parece outro carro, devem ter nascido poneis dentro do motor, é pena a duração ser curta lol.

          Comentário


            #6
            Verdade.

            O ser humano é naturalmente insatisfeito e portanto quer sempre mais.

            Quando peguei pela 1ª vez no meu 120d disse "Que foguetão, acho que nunca vou precisar de acelerar ao máximo, nem há estradas para isto"

            O que é certo é que uns anos depois o acho curto em algumas situações.

            Com o 190E a mesma coisa, mudei o motor 2.0 para o 2.3-16 válvulas e nas primeiras semanas "Fantástico, que motorzão, isto sim é andar".
            Agora já começo a apontar defeitos às baixas rotações e acho-o curto em algumas situações.

            Se tivesse um carro com 400 ou 500 cavalos penso que o sentimento seria o mesmo.

            Comentário


              #7
              Compreendo mais a situação descrita pelo Maraki do que essa de ora o carro parecer menos potente, para depois voltar a parecer mais potente!!! WTF!!!

              Comentário


                #8
                Nunca pensei muito nisso, mas já que falas, o que me apercebo é que quando fico uns dias sem conduzir (o que é raríssimo), quando volto a "pegar" no carro, parece-me mais fixe a condução. Assim como se tivesse com saudades de conduzir.

                Mas não é bem isto que diz o tópico. A habituação é tramada, e verdade seja dita, que queremos sempre mais. Por isso é raro procurarmos carros menos potentes quando está na altura de trocar. Sentir cavalos a mais.....só quando vou a descer ou com o vento por trás

                Comentário


                  #9
                  Mais do que que sentir variação na potência do carro, eu diria que é o facto de nós nos habituarmos a um nível de velocidade e aceleração, e mais do que isso parecer rápido e menos parecer lento.

                  Se andar muitos dias sem pegar no carro, sempre a pé para trás e para a frente, quando vou conduzir parece que ando sempre muito depressa. Se andar às voltitas pela cidade até penso que passo por Schumacher embora vá para aí a 50 ou 60

                  Noutras alturas, por exemplo, faço muitos quilómetros em AE (e geralmente sempre acima do limite...) e quando chego a uma nacional e vou por lá fora a 70 ou 80 parece que vou a dormir.

                  Comentário


                    #10
                    Isto acontece-me regularmente. Com o meu carro, turbinado de 140 cavalos nada por aí além, já estou habituado a ele e tem dias que parece que em algumas situações é curto e não me chega. Depois pego no astra da minha mãe, atmosférico e 90 cavalos. Adoro a direcção mais comunicativa que a minha, mas tudo o resto é mais .. lento, parece que não anda nada! E quando volto a pegar no meu Ena pá tanto binário qual toiro enfurecido a arrancar asfalto o primeiro dia. No dia seguinte este efeito vai desvanecendo, até ao momento em que pegamos em outro carro menos potente, e tudo se volta a repetir acho que todos nós sofremos um pouco deste mal que é ser humano

                    Comentário


                      #11
                      Eu já andei com carros de 45 a 136cv e digo que QUALQUER um deles me satisfaz, mesmo que eu ande com o mesmo carro 5 anos seguidos.

                      Posso ter curiosidade em experimentar outros carros, mas além de não o sentir psicologicamente a perder força, tambem nao o sinto limitado e a querer sempre mais.

                      Eu aprecio os carros de uma maneira um pouco diferente da maioria das pessoas aqui do fórum.

                      Comentário


                        #12
                        Isso parece laia de quem pegou num carro, ou comprou um carro, acelerou-o para conhecer os limites (que é o que todos que conheço fazem), depois vem o quotidiano e estraga tudo, andar devagar, devagarinho, parado e fica-se com uma impressão errada daquilo que o carro realmente vale, nada como umas valentes gazadas ao fim-de-semana pela variante fora até aos 180 Km/h (pelo menos) para não esquecer aquilo que realmente possuímos.

                        Isto dito por quem já conduziu carros para todos os tipos de propósitos.

                        Eu posso dizer que sempre explorei os carros que tive e nunca tive a sensação de "menor potencia psicológica", aliás, para quem andar nisto à muitos anos deverá saber que os carros a carburador com Gasolina 98 octanas têm é maior potencia psicológica.

                        Comentário


                          #13
                          Isso acontece-me é quando ando muitos km's com um carro mais fraco e depois passo para outro melhor.

                          Comentário


                            #14
                            Eu normalmente induzo esse tratamento em mim mesmo. Ando com o AX da minha mãe e depois passo para o Ibiza. É uma mudança da noite para o dia e parece sempre que tenho um carro novo.

                            Comentário


                              #15
                              Eu sofro é do consumo psicológico: quando conduzo o mesmo carro durante longos períodos de tempo, parece que cada vez gasto mais dinheiro para fazer exactamente os mesmos percursos!



                              ...oh wait!

                              Comentário


                                #16
                                Resumo:
                                Para não te fartares do carro do qual gostas mesmo e consideras ter a potência ideal para ti, compra um charuto de 60cv para o dia à dia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                  Eu normalmente induzo esse tratamento em mim mesmo. Ando com o AX da minha mãe e depois passo para o Ibiza. É uma mudança da noite para o dia e parece sempre que tenho um carro novo.
                                  Tens que experimentar um AX Sport

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ontem andei com um 208 1.4 hdi dos novos e pareceu-me que aquilo não andava nada se calhar por estar mesmo sem querer a com parar com a minha ceed de 1.6 de 115cv, quando larguei o 208 e peguei na minha Ceed parecia que esta estava com 200cv, hoje 85 cv já fugiram e já está novamente com 115cv

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                      Eu sofro é do consumo psicológico: quando conduzo o mesmo carro durante longos períodos de tempo, parece que cada vez gasto mais dinheiro para fazer exactamente os mesmos percursos!



                                      ...oh wait!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Conselho: Pegar no carro e dar-lhe uma valente esfrega, problem solved

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                                          Ontem andei com um 208 1.4 hdi dos novos e pareceu-me que aquilo não andava nada se calhar por estar mesmo sem querer a com parar com a minha ceed de 1.6 de 115cv, quando larguei o 208 e peguei na minha Ceed parecia que esta estava com 200cv, hoje 85 cv já fugiram e já está novamente com 115cv
                                          O 1.4 HDI é dos motores mais mortos que já me passaram pelas mãos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            O 1.4 HDI é dos motores mais mortos que já me passaram pelas mãos.
                                            Tu tá calado pah...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              Tu tá calado pah...
                                              É verdade. Era um C2 penso eu, com esse motor, 70 e poucos cavalos. Puxava por aquilo e nada, não saía do sítio.

                                              Que desespero de motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                a mim ja me aconteceu estar tao habituadinho a conduzir o meu "menino" que um dia que o tive de deixar na garagem e pegar num FIesta 1,6i, quando o meti a AE e carreguei no acelerador (a fundo) fiquei com a impressao de estar a andar para tras!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Noto é que no inicio o carro que me parecia rápido, se calhar não é assim tão rápido.

                                                  Comecei a conduzir num C5 1.8i de 117 cavalos. No inicio parecia que andava imenso, que foguete
                                                  Agora, habituado a um C220 Cdi de 150cv, cada vez que passo para o C5, arrasta-se. E se conduzisse um superior ao C220, acharia o mesmo deste ( bem, já acho que apenas tem um andamento normal ) Perspectivas..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quando estamos com pressa a potência do carro diminui.
                                                    Quando vamos a caminho a casa da sogra o carro tem potência a mais.
                                                    É a psicologia da batata.
                                                    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 31 October 2012, 18:36.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O últimos 1.4 HDi em que andei era tudo menos morto, comparativamente com o que tenho em casa o temperamento era bem mais repentino nas rotações iniciais e no curso inicial de acelerador, isto num Fiesta dos novos. O motor nem sequer tem os mesmo componentes gerais das versões mais antigas. É sim mais morto em altas por comparação com as baixa/medias.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Falaram aí do 1.4 HDI,bem, para mim os 70cv do Clio III 1.5 DCI chegam perfeitamente. Não é foguete mas bem longe de ser lento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Falaram aí do 1.4 HDI,bem, para mim os 70cv do Clio III 1.5 DCI chegam perfeitamente. Não é foguete mas bem longe de ser lento.
                                                          Não compares, o 1.5 DCI é bem mais agradável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                            Não compares, o 1.5 DCI é bem mais agradável.
                                                            pois o 1.4 HDI nunca andei.

                                                            O 1.5 DCI em altas é que perde um pouco mas em baixas é muito bom, mas, tambem tem caixa curterrima

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X