Brasil foi o que mais cresceu (2 de agosto de 2006)
Fonte: Diário do Comércio
Os pessimistas de plantão - não raros - vão ter que engolir o balanço da indústria automobilística de 2005. A produção mundial de veículos cresceu 3,1% em relação a 2004, mas os maiores mercados - Estados Unidos, Europa e Japão - apresentaram retração, enquanto os pequenos da América e Ásia tiveram crescimento expressivo.
Surpresa! O mais surpreendente foi o desempenho do Brasil. Com aumento de produção de 9,1% a nossa indústria foi a que mais cresceu porcentualmente, em relação ao ano anterior (2004), entre os dez maiores fabricantes do mundo. Depois do Brasil vieram a China, com 9% em relação a 2004 e a Coréia do Sul, com 6,6%.
Em relação ao mercado mundial as posições entre Brasil e China se invertem, uma vez que eles têm produção maior que a nossa: a China aumentou em 0,47 ponto porcentual sua participação na produção, passando de 8,1% (5.234.496 unidades) para 8,6% (5.707.688) e subindo um degrau no ranking, desbancando a Alemanha e tornando-se o terceiro maior produtor mundial.
Com uma produção de 2.5 milhões unidades, o Brasil encerrou 2005 com 3,8% do bolo mundial. Assim, conhecemos um crescimento de 0,21 ponto porcentual em relação ao ano passado.
No ranking mundial de produção de 2005 o Brasil perde para Espanha e Canadá por poucas unidades: cerca de 140 mil veículos. Como o Brasil está crescendo este ano cerca de 8% em relação a 2005, é possível que feche 2006 avançando duas posições no ranking, assumindo o lugar de sétimo maior produtor mundial.
RANKING MUNDIAL:
Fonte: Diário do Comércio
Os pessimistas de plantão - não raros - vão ter que engolir o balanço da indústria automobilística de 2005. A produção mundial de veículos cresceu 3,1% em relação a 2004, mas os maiores mercados - Estados Unidos, Europa e Japão - apresentaram retração, enquanto os pequenos da América e Ásia tiveram crescimento expressivo.
Surpresa! O mais surpreendente foi o desempenho do Brasil. Com aumento de produção de 9,1% a nossa indústria foi a que mais cresceu porcentualmente, em relação ao ano anterior (2004), entre os dez maiores fabricantes do mundo. Depois do Brasil vieram a China, com 9% em relação a 2004 e a Coréia do Sul, com 6,6%.
Em relação ao mercado mundial as posições entre Brasil e China se invertem, uma vez que eles têm produção maior que a nossa: a China aumentou em 0,47 ponto porcentual sua participação na produção, passando de 8,1% (5.234.496 unidades) para 8,6% (5.707.688) e subindo um degrau no ranking, desbancando a Alemanha e tornando-se o terceiro maior produtor mundial.
Com uma produção de 2.5 milhões unidades, o Brasil encerrou 2005 com 3,8% do bolo mundial. Assim, conhecemos um crescimento de 0,21 ponto porcentual em relação ao ano passado.
No ranking mundial de produção de 2005 o Brasil perde para Espanha e Canadá por poucas unidades: cerca de 140 mil veículos. Como o Brasil está crescendo este ano cerca de 8% em relação a 2005, é possível que feche 2006 avançando duas posições no ranking, assumindo o lugar de sétimo maior produtor mundial.
RANKING MUNDIAL:
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