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Ford Focus MK1 ST170 - opiniões

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    Ford Focus MK1 ST170 - opiniões

    Boa noite a todos os foristas,
    o título diz tudo: procuro algumas opiniões sobre este hot hatchback do início do novo milénio.
    Este motor desenvolvido pela Cosworth tem algum problema crónico? Qual o espaço entre revisões? Os materiais interiores são iguais ao Focus MK1 casuais?
    Cumprimentos

    #2
    os interiores sao identicos com a particularidade de ter os bancos parcialmente em pele e os mostradores da temperatura do oleo e da pressao deste...

    o motor nao foi mechido pela cosworth tanto quanto sei... era apenas uma versao melhor do 2.0i Ztec...

    consumos, em conduçao normal faz a volta de 9l/100km, conforto a bordo è bem bom, se bem que nao andei com ele muito tempo, motor nao posso falar porque nao o pude explorar... mas devo dizer que adoro o estilo do bicho!!... muito discreto e ao mesmo tempo muito bonito!

    um dos casos que conheço o dono afirma ja ter chegado aos 240Km/h com ele...

    fiabilidade... bem, que eu saiba nao houve problemas de maior com esse carro... apenas a questao de um motor 2L a gasolina que bebia bem ditou oas fracas vendas em Portugal...

    a minha opiniao è baseada em 2 ou 3 carros desses que ja me passaram pelas maos la na garagem e que aproveitei para conversar um pouco com os donos..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
      os interiores sao identicos com a particularidade de ter os bancos parcialmente em pele e os mostradores da temperatura do oleo e da pressao deste...

      o motor nao foi mechido pela cosworth tanto quanto sei... era apenas uma versao melhor do 2.0i Ztec...

      consumos, em conduçao normal faz a volta de 9l/100km, conforto a bordo è bem bom, se bem que nao andei com ele muito tempo, motor nao posso falar porque nao o pude explorar... mas devo dizer que adoro o estilo do bicho!!... muito discreto e ao mesmo tempo muito bonito!

      um dos casos que conheço o dono afirma ja ter chegado aos 240Km/h com ele...

      fiabilidade... bem, que eu saiba nao houve problemas de maior com esse carro... apenas a questao de um motor 2L a gasolina que bebia bem ditou oas fracas vendas em Portugal...

      a minha opiniao è baseada em 2 ou 3 carros desses que ja me passaram pelas maos la na garagem e que aproveitei para conversar um pouco com os donos..
      Obrigado RK7, os bancos são Recaro correto? Como são a nível de apoios e assim?
      Segundo sei o motor foi desenvolvido pela Cosworth

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
        Obrigado RK7, os bancos são Recaro correto? Como são a nível de apoios e assim?
        Segundo sei o motor foi desenvolvido pela Cosworth
        Não estarás a confundir com o RS?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          Não estarás a confundir com o RS?
          Agora até me puseste na dúvida, mas acho que não..
          Até fui à Wikipedia (único sítio onde encontrei informação mais aprofundada), e fala disso:

          ST170

          The ST170, which was launched in 2002, was the first Focus sport model to be developed for international markets only. Adapted from the Facelift Mk 1 Focus, the ST170 had the following cosmetic revisions: 17 inches (430 mm) Multi-Spoke Alloy Wheels; Alarm; Side Airbags; Optional Recaro leather seats; Optional 9006 Stereo system with Subwoofer; brushed aluminium door releases; honeycomb front grills, round projector style fog lights, colour coded bumper and side beadings & door handles; and Locally developed bodykit (Australia only). The engine was developed by Cosworth and tuning bumped the power from 130 to 170 horsepower (97 to 130 kW). Upgrades included: High-flow aluminium cylinder head; Variable valve timing; Dual state intake manifold; Stainless steel exhaust system and exhaust manifold by Cosworth; Sports catalytic converter; Larger brake discs (300 mm front, 280 mm rear); Getrag 6-speed manual gearbox; Revised power steering pump and close ratio steering rack.
          By: Ford Focus (first generation) - Wikipedia, the free encyclopedia

          Edit: o código do motor é ALDA

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
            Não estarás a confundir com o RS?
            tenho a impressao que sim! hehe...

            os bancos, tanto quanto sei, do ST, nao sao RECARO... mas oferecem apoio suficiente...

            o motor do RS foi desenvolvido pela cosworth... tanto quanto me chegou aos ouvidos, è uma versao melhorada do 2.0L da ford... mas nao è tao especial quanto o do RS...

            ;)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
              Agora até me puseste na dúvida, mas acho que não..
              Até fui à Wikipedia (único sítio onde encontrei informação mais aprofundada), e fala disso:



              By: Ford Focus (first generation) - Wikipedia, the free encyclopedia

              Edit: o código do motor é ALDA
              ai da para ver que a unica coisa "cosworth" que ele levou foi a linha de escape

              ve aqui
              Ford Focus ST170 > ST170 Specifications

              Comentário


                #8
                a parte dos bancos RECARO esta bem... como diz ai, sao opcionais... de origem nao sao Recaro

                bancos originais:


                bancos RECARO opcionais:

                Comentário


                  #9


                  e o interior

                  pessoalmente gosto muito deste carrinho (ok, sou suspeito! )

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                    tenho a impressao que sim! hehe...

                    os bancos, tanto quanto sei, do ST, nao sao RECARO... mas oferecem apoio suficiente...

                    o motor do RS foi desenvolvido pela cosworth... tanto quanto me chegou aos ouvidos, è uma versao melhorada do 2.0L da ford... mas nao è tao especial quanto o do RS...

                    ;)
                    Agora que me lembro, penso que os RECARO eram opção..

                    Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                    ai da para ver que a unica coisa "cosworth" que ele levou foi a linha de escape

                    ve aqui
                    Ford Focus ST170 > ST170 Specifications
                    Mas pelo que percebi, este foi desenvolvido pela Cosworth também (The engine was developed by Cosworth), levando também a linha de admissão/escape..
                    Mas isso pouco interessa.. O que interessa saber é como se porta o motor em si

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                      Agora que me lembro, penso que os RECARO eram opção..



                      Mas pelo que percebi, este foi desenvolvido pela Cosworth também (The engine was developed by Cosworth), levando também a linha de admissão/escape..
                      Mas isso pouco interessa.. O que interessa saber é como se porta o motor em si
                      eu falo o que conversei (e me foi dito) com um ex colega meu (mecanico na Ford ha 25 anos que ja teve um sierra cosworth 15 anos) que percebia da coisa "a potes" e ele è que me falou que a cosworth so tratou do do RS... mas nao me admirava que tivessem posto a mao no do ST tambem...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                        eu falo o que conversei (e me foi dito) com um ex colega meu (mecanico na Ford ha 25 anos que ja teve um sierra cosworth 15 anos) que percebia da coisa "a potes" e ele è que me falou que a cosworth so tratou do do RS... mas nao me admirava que tivessem posto a mao no do ST tambem...
                        E até pode ser que tenham só posto uns dedos, e não a mão toda
                        Eu também gosto muito deste "carrinho" (e que carrinho), tanto que ando à procura de um (já vi alguns, e vou falar com os vendedores), mas primeiro ando a apalpar terreno sobre o motor em si Vai ser um carrito de fim-de-semana, para fazer esquecer um pouco a crise
                        As revisões tens ideia? No teu é de quanto em quanto? (já sei que é um 5 vs 4 cilindros, mas..)

                        Comentário


                          #13
                          20mil em 20mil Km

                          o motor è fiavel e o carro tambem... parece me uma boa escolha!

                          a parte ma e mesmo os consumos e o facto de ser 2L (em PT pagas caro essa parte neh?)

                          de resto sempre ouvi falar bem desse "menino"

                          Comentário


                            #14
                            Oficialmente, a Cosworth não desenvolveu o ST.

                            No entanto e atendendo que em 1998 a Cosworth tinha sido adquirida pela Ford, os produtos mesmo que trabalhados pela Cosworth, seriam sempre Ford e denominados como tal.

                            Não eram denominados como anos antes, em que aparecia logo Cosworth (caso do Sierra e Escort), porque nessa altura tinham sido desenvolvidos em conjunto.

                            Em 2005 é que a Ford voltou a vender a empresa (divisão europeia), ficando com a divisão americana. Mas de momento, já não tem também essa.


                            Mas já agora, fica o que já coloquei em tempos no "tópico da Ford" e no "tópico das revistas antigas".













                            Comentário


                              #15

                              Comentário


                                #16
                                Vocês, por este andar, ainda vão mesmo convencer o rapaz a comprar o carro!

                                Comentário


                                  #17
                                  O focus ST170 é lindo , muito exclusivo !

                                  Em relaçao ao motor é um 2.0 Zetec e provavelmente foi mexido pela cosworth porque a versao do focus normal com o 2.0i zetec tinha 130cvs , este 2.0 zetec tras 170cvs !

                                  O RS é o mesmo 2.0 zetec mas com turbo que debita 215cvs se nao estou em erro .


                                  O interior é espetacular , um tablier na minha opiniao fantastico .


                                  Para mim a versao do focus que arrasou

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    O focus ST170 é lindo , muito exclusivo !

                                    Em relaçao ao motor é um 2.0 Zetec e provavelmente foi mexido pela cosworth porque a versao do focus normal com o 2.0i zetec tinha 130cvs , este 2.0 zetec tras 170cvs !

                                    O RS é o mesmo 2.0 zetec mas com turbo que debita 215cvs se nao estou em erro .


                                    O interior é espetacular , um tablier na minha opiniao fantastico .


                                    Para mim a versao do focus que arrasou
                                    nopes!...

                                    o do RS foi um motor inteiramente novo... e tinha 211cv

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já que estão a falar no Focus RS, aqui fica:



                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post






                                      in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066927306

                                      ou

                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066927305

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ou ainda:



                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post



















                                        in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066927301

                                        ou

                                        http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066927300

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                          20mil em 20mil Km

                                          o motor è fiavel e o carro tambem... parece me uma boa escolha!

                                          a parte ma e mesmo os consumos e o facto de ser 2L (em PT pagas caro essa parte neh?)

                                          de resto sempre ouvi falar bem desse "menino"
                                          O IUC aqui em Portugal fica dispendioso Fica por 140€ sensivelmente, já para não falar na gasosa (visto que o menino ia beber 1 tanque por mês, se é que isto chega).
                                          As revisões disto ficam caras?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                            Vocês, por este andar, ainda vão mesmo convencer o rapaz a comprar o carro!
                                            Estou tentado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              O focus ST170 é lindo , muito exclusivo !

                                              Em relaçao ao motor é um 2.0 Zetec e provavelmente foi mexido pela cosworth porque a versao do focus normal com o 2.0i zetec tinha 130cvs , este 2.0 zetec tras 170cvs !

                                              O RS é o mesmo 2.0 zetec mas com turbo que debita 215cvs se nao estou em erro .


                                              O interior é espetacular , um tablier na minha opiniao fantastico .


                                              Para mim a versao do focus que arrasou
                                              Já não vejo um ST170 há bastante tempo.. com sorte desde maio/junho, e fiquei fascinado
                                              Tem dos melhores chassis, já para não falar de um motor que deve dar um gozo porreiro de conduzir.
                                              O interior é bastante sóbrio, apesar de lhe faltar alguma desportividade na minha opinião..

                                              Comentário


                                                #24


                                                O Focus ST170 marca uma nova etapa na linha desportiva da Ford. Com um motor 2.0 de 173 cv, este "Sports Techonology" garante boas prestações e um comportamento digno de destaque. Enquanto não chega o RS, este é o mais entusiasmante dos Focus que tivemos oportunidade de conduzir num troço do Rali de Monte Carlo.
                                                JUNHO 2002

                                                Era difícil imaginar melhor percurso do que um troço do Rali de Monte Carlo para ter o primeiro contacto com o novo Ford Focus ST170. A etapa que passa por Sospel foi o palco para a apresentação deste modelo com a designação Sports Technologies (ST), que surge como o regresso da marca às versões desportivas, nomeadamente com o Focus e o Mondeo, este último com a sigla ST220.

                                                No caso do Focus, já estava na altura de assistir ao lançamento de uma motorização capaz de explorar todas as potencialidades do seu excelente châssis. Assim que iniciámos este "torcido" trajecto, o Focus começa de imediato a mostrar todas as suas qualidades. O motor, desenvolvido a partir do 2,0 litros de 130 cv, conta agora com uma cabeça em alumínio, uma árvore de cames com um sistema que permite variar o tempo da abertura das válvulas (tipo V-TEC da Honda), e condutas de admissão e escape maiores, só para mencionar as alterações mais importantes.



                                                A trasmissão adoptada é uma caixa manual de seis velocidades da Getrag (com 46 kg de peso), a qual é obrigada a lidar com 173 cv às 7000 rpm, e um binário de 196 Nm alcançado às 5500 rpm. Tudo isto confiado exclusivamente às rodas dianteiras, com ajuda de um controlo de tracção, sendo o sistema ESP vendido em opção.

                                                A facilidade de condução e a honestidade das reacções do Focus são de tal ordem que, passados poucos quilómetros, já voamos de curva em curva num traçado bastante exigente para o carro e para a concentração de quem o conduz. Os travões são um exemplo de eficácia e resistência, sendo de realçar a adopção de discos maiores (mais 42 mm à frente, e 27 mm atrás, em relação ao modelo base) e a actuação do ABS, que se revelou sempre competente, sem intervenções permaturas. A caixa apresenta um manuseamento correcto (não foram poucas as vezes em que tivemos que recorrer à 1.ª para negociar ganchos de 180°), apesar de o escalonamento se ter revelado um pouco longo para este tipo de estrada. Mesmo assim, a Ford anuncia uma aceleração 0-100 km/h em apenas 8,3 segundos e uma velocidade máxima de 215 km/h.

                                                Com a rigidez característica de um veículo de vocação desportiva, o ST 170 apresenta um pisar firme, que resulta da inclusão de molas mais firmes, amortecedores de maior diâmetro, barras estabilizadoras mais grossas e ligações em uretano no eixo traseiro. O conforto é inferior a outras versões, mas mantém-se dentro de níveis perfeitamente aceitáveis.



                                                Em curvas rápidas com lombas pelo meio, a inquietação deste ST é controlada sem problemas pela direcção que transmite um bom feedback e uma dose de confiança considerável. O volante (forrado em pele) é igual ao dos restantes Focus e merece elogios pela boa pega que oferece, para além de ter dupla regulação.

                                                Com curvas e mais curvas pela frente, o nosso entusiasmo não pára de aumentar, o que se deve também à boa aderência conseguida pelos pneus 215/45, montados em apelativas jantes de 15 raios e 17 polegadas. Primeira, segunda, terceira, e terceira, segunda, primeira. É a viagem constante do selector da caixa comandado pela nossa mão. Depois de alguns quilómetros fica patente a preferência deste motor pelos regimes elevados. O red-line inicia-se nas 7200 rpm, mas o limitador só actua às 7350.

                                                Os travões aquecem, mas nem por isso perdem eficácia. O som do motor e da borracha em derrapagem quase que nos transporta para uma situação de competição real. No entanto, todo o cuidado é pouco, e as ravinas que nos acompanham lembram que não somos Carlos Sainz ou Colin McRae.

                                                De qualquer forma, o prazer de condução do ST170 está sempre assegurado, o que leva a imaginar o temperamento do futuro RS, que será lançado ainda este ano. Até lá, este é o mais desportivo dos Focus, já à venda em Portugal por 32 803 euros*.

                                                in: http://www.automotor.xl.pt/aut/0602/a12-00-00.shtml

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                                                  #25
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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                    É pena o nosso mercado ser o que é..
                                                    Estas a falar em relação a que?

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                                                      #27
                                                      Bibas
                                                      Um amigo meu teve um entre 2003 e trocou-o no início deste ano. Fartei-me de o chatear depois de o ter feito porque adorava o carro... mesmo a nível estético a diferença que tem em pormenores tão simples e complexos quando comparado com a versão simples, fazem-no mesmo depois destes anos um carro agradável à vista. Mecanicamente, nao lhe conheci nenhum problema e adorava o roncar do bicho... mas depois nasceu-lhe o segundo rebento e trocou-o, com cerca de 50MKm (com um consumo elevado, utilizava-o pouco) por um astra 1.3 cdti...

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por costaverde111 Ver Post
                                                        Bibas
                                                        Um amigo meu teve um entre 2003 e trocou-o no início deste ano. Fartei-me de o chatear depois de o ter feito porque adorava o carro... mesmo a nível estético a diferença que tem em pormenores tão simples e complexos quando comparado com a versão simples, fazem-no mesmo depois destes anos um carro agradável à vista. Mecanicamente, nao lhe conheci nenhum problema e adorava o roncar do bicho... mas depois nasceu-lhe o segundo rebento e trocou-o, com cerca de 50MKm (com um consumo elevado, utilizava-o pouco) por um astra 1.3 cdti...
                                                        E a nível de andamento, que tal? Os consumos andavam dentro de que média?

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                                                          #29
                                                          Overview: Ford - Focus - Spritmonitor.de

                                                          A meu ver, a maioria dos proprietários deve puxar bem pelo carro, como seria de esperar.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                            Overview: Ford - Focus - Spritmonitor.de

                                                            A meu ver, a maioria dos proprietários deve puxar bem pelo carro, como seria de esperar.
                                                            A média anda nos 9,2lts, o já aqui relatado, e na minha opinião, uma boa média..

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