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Sistemas de som, melhor ou pior?

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    Sistemas de som, melhor ou pior?

    dos vários carros que já tive tenho reparado que os mais recentes os sistemas de som são piores agora que eram há 10 anos atrás.

    tomando como exemplo os mercedes E

    W210 com som de série eram razoáveis mas com Bose eram brutais.
    W211 com som de série bons e com Harman Kardon excelente
    W212 com som de série fraco e com Harman Kardon razoáveis.

    no topo continuam bons mas ainda assim esperava melhor.

    no classe S W140 com bose era algo memorável, no W220 fraco e no novo W221 bons mas optando pelo sistema B&O que custa mais de € 8.000 a qualidade não sobe por ai além quando comparado com o de série ou Harman Kardon.

    por outro lado no Tiguan com sistem de som de série acho superior ao atual E class.

    alguém tem mais experiências com os anteriores automóveis e os atuais?

    as marcas estão a evoluir ou a regredir?

    cumprimentos.

    #2
    Reconheço o mesmo problema. Precisamente o mesmo problema... Mas não só nos automóveis os sistemas de som na globalidade estão a perder aquela sublimidade adquirida em tempos passados. Há vários factores que levam a que isso aconteça - desde o demasiado digitalizar dos equipamentos e do tratamento do som - o som é analógico, deveria ser tratado analogicamente - sempre! Por outro lado, as contenções de custos, o facto de cada vez mais o publico ouvir música de forma descartável, a baixa exigência do grande publico... tudo isso levou a que as marcas começassem a quebrar as exigências no que toca à qualidade de som dos modelos. E não é uma questão de potencia, é o grave que é abafado, é o agudo que ora é choco, ora é estridente, é o médio que ora está em exagero ora não existe, e por mais que mexamos no equalizador, a coisa nunca fica bem.

    Estou neste momento no escritório com o portátil ligado a uma aparelhagem comprada pelo meu pai em 1980, é uma Crown, anuncia 2 X 25 Watt RMS, tu não imaginas a qualidade de som disto, é absolutamente incrível! Inexplicavelmente boa!

    Ainda à dias utilizei um Auto-Rádio do inicio dos anos 90, de um Opel Omega, era um Philips SC 804, tinha leitor de cassetes e caixa de CDs, o som daquilo era impressionante, era tão impressionante que conseguia encostar a um canto o 'aparentemente poderoso' DVD 90 Navi do Vectra do meu pai. E o que mais choca, é que no caso do Vectra, este veio 'carregado' de marketing com 9 colunas, uma delas central, e som premium - é vergonhoso.

    São sinais dos tempos, a tecnologia nem sempre é maravilhosa, e os custos, trazem dissabores, vive-se em função da gestão e não do utilizador. Eu aprendi que a qualidade é a procura da total satisfação do cliente, mas eu acho que isto já não é tão linear.

    Comentário


      #3
      Eu actualmente sou possivelmente o gajo que mais sofre com isso.
      O som do meu A1 atingiu a proporção de terrível e aguarda resolução.
      É impensável que um sistema de som opcional que ainda custa 400€+600€ de conectividades alternativas (entenda-se BT+AMI) tenha aquela distorção e falta de profundidade que o meu tem.
      Mas até ver, os outros tocam bem.
      Parece que andam a poupar onde realmente interessa.

      Comentário


        #4
        Eu por acaso não sinto esse problema..
        No meu caso (Ford), vim de um rádio de série de um Focus MK2 (Ford 6000CD) para um rádio Sony todo XPTO e que custa mais 400€. Tenho-vos a dizer que vale cada cêntimo que gastei. A qualidade do som é brutal, bastante limpo e sem distorções, dá uma altura bastante alta (até ao volume 30 salvo erro), sendo capaz de rebentar com os tímpanos de qualquer pessoa. Traz 8 colunas (duas em cada porta) mais subwoofer no tablier. Já o Sony dos Focus MK2 (também em opção, ou vindos de série no equipamento Connect) eram bastante bons.
        Também conheço quem equipou num Escort (que era a minha carrinha há mais de 10 anos) um Sony XPTO (acho que é esta a referência), em que a qualidade de som é brutal e o rádio já tem para aí 7 anos.
        Aqui em casa, também sinto o mesmo. Tenho no salão uma aparelhagem Phillips dos anos 90, em que a qualidade de som em rádio, CD e cassetes é bastante bom (já na altura custava perto de 400€), já para não falar que com os anos que tem, funciona às mil maravilhas.
        Instalei à cerca de um ano um Home Cinema da Bose com amplificador Sony na sala, e o som é melhor que nunca. É composto por 5 colunas (duas de tripé e 3 centrais) e subwoofer. O som é do mais nítido que já ouvi. É óptimo para ver filmes de acção, jogos de PS3 como F1 em que se sente todas as batidas e reduções, ou até um bom concerto de música.
        Conclusão deste texto: acho que o som tende a melhorar (pelo menos no meu caso pessoal)

        Comentário


          #5
          Ao menos o meu velhinho MB W202 aceita tudo.De origem trazia um rádio MB sofrivel,e umas colunas de cartão,boas para ouvir relatos de futebol,mas depois gastei uns euros nuns bons componentes,e o som subiu de escala,e não sobe mais,porque não vou investir mais nele,agora nos carros recentes com tudo integrado,pouco se pode fazer,e quem quizer bom som,que ouça em casa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
            Eu actualmente sou possivelmente o gajo que mais sofre com isso.
            O som do meu A1 atingiu a proporção de terrível e aguarda resolução.
            É impensável que um sistema de som opcional que ainda custa 400€+600€ de conectividades alternativas (entenda-se BT+AMI) tenha aquela distorção e falta de profundidade que o meu tem.
            Mas até ver, os outros tocam bem.
            Parece que andam a poupar onde realmente interessa.
            mas ainda estás a sofrer com isso?

            a marca nada faz ?

            esse problema vem desde que recebeste o carro, é muito estranho a marca não assumir, o que dizem eles?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
              mas ainda estás a sofrer com isso?

              a marca nada faz ?

              esse problema vem desde que recebeste o carro, é muito estranho a marca não assumir, o que dizem eles?
              Já ouvi de tudo.
              Já me disseram que é desgaste (), já me disseram que "é assim porque é assim", já me disseram que era eu que tinha ajustar os settings para CADA música que tocasse, já me disseram que sou eu que oiço música muito alto (numa escala de 0 a 30 oiço nos 15-17 quando vou em AE, em cidade anda pelos 13/14), já me disseram que para eles "estava bom"... enfim uma enormidade de nulidades e barbaridades. Mas também já ouvi um "deslizar" de que possivelmente "não haveria solução" ou que eles não davam com ela. E se essa for a resposta final então vamos para tribunal para a lei das garantias
              Esta semana quero o veredicto final, já há 11 meses que me queixo disto. É uma vergonha a Audi não se chegar à frente para resolver isto. Até porque para além disto o único "problema" que tenho é um ruído no volante de fácil resolução...

              Comentário


                #8
                Eu não sei como são nos Lancia Ypsilon mk1 de origem, mas as colunas que vieram no meu, numa escala de 0-40, no 15, sem "Loud" e sem "Bass" já faziam um ruído extremamente incomodativo agora enfiei com 4 Pioneer (inicialmente foram 2 à frente, o mês passado foram 2 atrás), e na mesma escala, do 20 para cima começa a fazer algum ruído, mas é com o "Loud" e som no "Bass" ou "Dinâmico", mas nessa altura já é impossível permanecer dentro do carro com tudo fechado (entenda-se vidros e portas) sem ficar com uma grande dor de cabeça.

                Portanto acho que estou satisfeito.

                Comentário


                  #9
                  Como só tenho 2 woofers no carro, qualquer sistema de som completo é sempre melhor

                  Comentário


                    #10
                    No Fiat Uno só tenho colunas atrás e servem para o efeito

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                      #11
                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                      dos vários carros que já tive tenho reparado que os mais recentes os sistemas de som são piores agora que eram há 10 anos atrás.

                      tomando como exemplo os mercedes E

                      W210 com som de série eram razoáveis mas com Bose eram brutais.
                      W211 com som de série bons e com Harman Kardon excelente
                      W212 com som de série fraco e com Harman Kardon razoáveis.

                      no topo continuam bons mas ainda assim esperava melhor.

                      no classe S W140 com bose era algo memorável, no W220 fraco e no novo W221 bons mas optando pelo sistema B&O que custa mais de € 8.000 a qualidade não sobe por ai além quando comparado com o de série ou Harman Kardon.

                      por outro lado no Tiguan com sistem de som de série acho superior ao atual E class.

                      alguém tem mais experiências com os anteriores automóveis e os atuais?

                      as marcas estão a evoluir ou a regredir?

                      cumprimentos.

                      Para que haverá a marca de despender tempo/dinheiro em equipamento num carro quando 90% dos proprietários o utilizam para ouvir músicas em mp3 de qualidade medíocre?

                      (trabalhei com áudio profissional durante 12 anos e na minha opinião o equipamento de som nos carros está cada vez mais "tratado", contudo não quer dizer que o resultado final seja melhor. A configuração interior de um automóvel torna bastante complicado obter um bom som para todos os passageiros)

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso o do meu w202 não era dos piores: 2 Tweeters no tablier, 2 colunas nas portas da frente, 2 nas portas de trás e 2 woofers na chapeleira, virados para o interior da mala. A verdade é que, sem graves, a coisa tocava bem nítida, mas quando botava graves na caixa, fujam... Eram as duas colunas da frente com a borracha estragada. Tinha aqui para casa um kit de 2 vias separadas da JBL. Aproveitei e montei o woofer na porta. O Crossover e os Tweeters vão ter que esperar, pois requerem mais trabalho (cabos, terminais, etc...) As das portas trás, por enquanto, têm que aguentar. Tenho ainda um Sub da Pioneer "Free Air", isto é, não necessita de caixa e talvez o monte no buraco da roda suplente, deixando a possibilidade do remover sempre que necessário. Vai implicar fazer um chão da mala em contraplacado e forrá-lo, mas tenho jeito para estas coisas e não tem que ficar feito ontem. Em suma, assim que tiver tudo montado, devo ficar com um som jeitoso.. O Amplificador é um xPlöd de 4x100 RMS.. Em termos de comparação, em termos de evolução, tenho o Toyota Carina E do meu cota e o Avensis do irmão. Ambos com o sistema de série e é inegável que o Carina E tem mais potência, ao passo que o Avensis tem um som muito mais claro... Isto em carros "comuns". Nos carros premium em que, à partida, já trazem um sistema de som melhor que os outros do mercado (ou deveriam) acho que o problema é mesmo manter o nível... E o design interior do carro é mais pensado no bem estar dos ocupantes e na segurança, logo, quando se trata de desenvolver um sistema de som, este tem que se adaptar ao carro em questão. Pior, o mesmo sistema pode vir a ser usado em carros de segmentos diferentes, com tudo o que daí advem. Como sempre tenho dito, quem quer um bom som no carro, perde o amor aos mesmos 1.500/2.000€ que esse som custa na origem, e vai a uma casa com reputação e não sairá de lá arrependido... O problema é que cada vez menos os carros permitem a troca do AR por um 1din ou até mesmo 2 din sem arruinar a estética do tablier...

                        Comentário


                          #13
                          concordo inteiramente com o josemanuel.

                          neste momento os sistemas de som que vêm de série nas marcas premium são miseráveis.

                          mesmo os opcionais são bons, não deixam totalmente impressionados.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            Ao menos o meu velhinho MB W202 aceita tudo.De origem trazia um rádio MB sofrivel,e umas colunas de cartão,boas para ouvir relatos de futebol,mas depois gastei uns euros nuns bons componentes,e o som subiu de escala,e não sobe mais,porque não vou investir mais nele,agora nos carros recentes com tudo integrado,pouco se pode fazer,e quem quizer bom som,que ouça em casa.
                            o que está em bold é incompreensivel.

                            não faz sentido.

                            Comentário


                              #15
                              Mas essa diferença acontece com qualquer tipo de formato de origem? Ou seja, sabemos que o formato MP3 diminui em muito a qualidade sonora, por retirar o "supérfulo" a faixa musical. Acontece o mesmo com o CD? Se calhar é um pouco como quando comparamos o viníl com o formato digital...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                Já ouvi de tudo.
                                Já me disseram que é desgaste (), já me disseram que "é assim porque é assim", já me disseram que era eu que tinha ajustar os settings para CADA música que tocasse, já me disseram que sou eu que oiço música muito alto (numa escala de 0 a 30 oiço nos 15-17 quando vou em AE, em cidade anda pelos 13/14), já me disseram que para eles "estava bom"... enfim uma enormidade de nulidades e barbaridades. Mas também já ouvi um "deslizar" de que possivelmente "não haveria solução" ou que eles não davam com ela. E se essa for a resposta final então vamos para tribunal para a lei das garantias
                                Esta semana quero o veredicto final, já há 11 meses que me queixo disto. É uma vergonha a Audi não se chegar à frente para resolver isto. Até porque para além disto o único "problema" que tenho é um ruído no volante de fácil resolução...
                                cada vez mais as marcas estão se a marimbar para os clientes.

                                é uma falta de respeito para com o nosso dinheiro.

                                já devias ter tentado dar mais pressão neles, se deixas passar muito tempo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                  Por acaso o do meu w202 não era dos piores: 2 Tweeters no tablier, 2 colunas nas portas da frente, 2 nas portas de trás e 2 woofers na chapeleira, virados para o interior da mala. A verdade é que, sem graves, a coisa tocava bem nítida, mas quando botava graves na caixa, fujam... Eram as duas colunas da frente com a borracha estragada. Tinha aqui para casa um kit de 2 vias separadas da JBL. Aproveitei e montei o woofer na porta. O Crossover e os Tweeters vão ter que esperar, pois requerem mais trabalho (cabos, terminais, etc...) As das portas trás, por enquanto, têm que aguentar. Tenho ainda um Sub da Pioneer "Free Air", isto é, não necessita de caixa e talvez o monte no buraco da roda suplente, deixando a possibilidade do remover sempre que necessário. Vai implicar fazer um chão da mala em contraplacado e forrá-lo, mas tenho jeito para estas coisas e não tem que ficar feito ontem. Em suma, assim que tiver tudo montado, devo ficar com um som jeitoso.. O Amplificador é um xPlöd de 4x100 RMS.. Em termos de comparação, em termos de evolução, tenho o Toyota Carina E do meu cota e o Avensis do irmão. Ambos com o sistema de série e é inegável que o Carina E tem mais potência, ao passo que o Avensis tem um som muito mais claro... Isto em carros "comuns". Nos carros premium em que, à partida, já trazem um sistema de som melhor que os outros do mercado (ou deveriam) acho que o problema é mesmo manter o nível... E o design interior do carro é mais pensado no bem estar dos ocupantes e na segurança, logo, quando se trata de desenvolver um sistema de som, este tem que se adaptar ao carro em questão. Pior, o mesmo sistema pode vir a ser usado em carros de segmentos diferentes, com tudo o que daí advem. Como sempre tenho dito, quem quer um bom som no carro, perde o amor aos mesmos 1.500/2.000€ que esse som custa na origem, e vai a uma casa com reputação e não sairá de lá arrependido... O problema é que cada vez menos os carros permitem a troca do AR por um 1din ou até mesmo 2 din sem arruinar a estética do tablier...
                                  Da minha experiência, e falando em som stock, os generalistas superam os premium

                                  Aliás, um dos carros cá de casa que mais me impressiona (q.b, claro) a nível de som e tendo em conta o segmento, é o 207. Nomeadamente na configuração que eu coloquei: ambiente "tecno", graves +2, agudos -1. Loudness activo. A diferença para do ambiente "nenhum" (o por defeito) e o tecno é imensa, o som fica muito mais "forte" e ao mesmo tempo cristalino q.b. E ainda tem a vantagem de ser possível personalizar bastante o som, nomeadamente em agudos/graves, balanço frente/trás e ambiente.

                                  Para se ter uma noção, numa escala de 0-30, em rádio, só a partir dos 18-20 é que começa a haver alguma distorção, o que não deixa de ser normal. Com um amplificador de jeito, aquilo deveria melhorar. Aliás, a base é boa para quem pretende um audio porreiro no carro sem gastar uma fortuna.

                                  A nível de componentes tem colunas em cada uma das portas e duas no tablier.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em relação aos sistemas de som mais caros (entenda-se, os que não costumam vir de série) não sei responder, agora os sistemas de som de série melhoravam bastante, vejam o som de um carro à 10 anos atrás e vejam o som do seu substituto agora.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O melhor som que já ouvir foi os premium da VOLVO, de origem é qualquer coisa de fantástico

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                        cada vez mais as marcas estão se a marimbar para os clientes.

                                        é uma falta de respeito para com o nosso dinheiro.

                                        já devias ter tentado dar mais pressão neles, se deixas passar muito tempo

                                        Esta semana fica decidido qual o rumo a tomar e qual o destino do carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sinceramente não me queixo nada do sistema de som (de origem) do meu Alfa Romeo Giulietta. Acho que até é bastante bom, mas não sou propriamente a melhor pessoa para avaliar a qualidade de sistemas de som.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho Bang & Olufsen no meu carro e duvido que exista melhor ou que já tenha existido melhor no passado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                                              Tenho Bang & Olufsen no meu carro e duvido que exista melhor ou que já tenha existido melhor no passado.
                                              Que carro é?

                                              Já andei num A4 com B&O e achei o som bom. No entanto, achei que para o preço, podia ser ainda melhor...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                Que carro é?

                                                Já andei num A4 com B&O e achei o som bom. No entanto, achei que para o preço, podia ser ainda melhor...
                                                Audi A5.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ando curioso para ouvir B&O num carro.

                                                  O melhor que ouvi até hoje foi o sistema de som Linn que equipava os DB9 da primeira geração.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Também já andei num A5 com o Sistema de som B&O e de facto é espetacular!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                                                      Tenho Bang & Olufsen no meu carro e duvido que exista melhor ou que já tenha existido melhor no passado.
                                                      por acaso tenho um amigo que tem um A5 com B&O e ambos notamos que o meu A8 com bose os graves são sempre superiores e sem distorção.

                                                      no A5 a voz e os agudos são mais intensos, mas falha um pouco nos graves.

                                                      é bom, mas pelo preço esperava melhor.

                                                      um abraço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Talvez haja varios motivos para a diminuição percebida da qualidade do som:

                                                        - Reposicionamento comercial:
                                                        Oferece-se bom/razoável e melhor/muito melhor desenbolsando uns valentes €€€€. Há mais de 10 anos atrás não existia a oferta de extras que há hoje
                                                        - Peso
                                                        Numa altura em que o peso conta, e muito, equipamentos audio acrescentam peso aos automóveis, alterando consumos, prestações, comportamento.
                                                        - Prioridades
                                                        Parece que o som actualmente não é prioritário. Dos posts anteriores a larga maioria está contente, toda a gente está receptiva ao matraquear de um diesel. A prioridade agora é visual, luzinhas, jantes, gráficos, plasticos desportivos, etc.

                                                        Penso eu de que...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu carro o som já foi melhor, mas mesmo a níveis estúpidos de volume não faz distorção perceptível.
                                                          O que faz é uma vibração que presumo seja a coluna a pedir substituição. Só faz numa, a de médios da porta do condutor

                                                          Tem o sistema de som Harman/Kardon

                                                          Mesmo que não fizesse a vibração, o som nunca é tão límpido como eu gostaria, por mais que eu tente configurar aquilo.

                                                          Para ouvir música com qualidade uso o iphone e uns bons auscultadores. Nada a ver!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Micky Ver Post
                                                            No meu carro o som já foi melhor, mas mesmo a níveis estúpidos de volume não faz distorção perceptível.
                                                            O que faz é uma vibração que presumo seja a coluna a pedir substituição. Só faz numa, a de médios da porta do condutor

                                                            Tem o sistema de som Harman/Kardon

                                                            Mesmo que não fizesse a vibração, o som nunca é tão límpido como eu gostaria, por mais que eu tente configurar aquilo.

                                                            Para ouvir música com qualidade uso o iphone e uns bons auscultadores. Nada a ver!!
                                                            que carro é?

                                                            quando falo em qualidade quero dizer que o som sai limpo, os graves são de bom nivel.

                                                            a distorção pode acontecer acima dos 80~90% do volume permitido, no caso do meu A8 sinto que de 10~80 tudo sai limpo e sempre com boa qualidade.

                                                            alguns podem confundir som alto com qualidade e não é isso que questiono, embora bons sistemas devam ter essa capacidade também.

                                                            quanto á coluna que já entregou a alma ao criador tens de a substituir para ter isso no ponto.

                                                            um abraço.

                                                            Comentário

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