Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Polo TSI vs Polo TDI - O que os números não explicam

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Polo TSI vs Polo TDI - O que os números não explicam

    Polo 1.2 TSI 90 cv vs Polo 1.2 TDI 75 cv.

    • A mesma versão de equipamento e praticamente
    • Não há qualquer diferença nas jantes, pneus e afins
    • O mesmo valor no conta-quilómetros.
    • Viagem de 200 km, ida e volta
    • 100 km com cada um deles, em sentidos inversos
    • Percurso com autoestrada, nacional e cidade
    • Dia, piso seco, sem AC
    • Velocidade média a rondar os 110 km/h em ambos


    O objetivo não é é falar em números, pois isso todos podemos ficar a saber, consultando um qualquer site. Ainda assim, aqui ficam:

    TSI TDI
    Preço 16280 Euros 18726 Euros
    Potência/Binário 90/160 75/180
    0-100 km/h 10,9 13,9
    Velocidade máxima 182 170
    Consumo medido (nesta viagem) 8,9 6,9

    Olhando para a tabela, vemos uma diferença de preço de 2500, para a mesma versão de equipamento. É dinheiro, mas não é uma diferença muito grande. O TSI é mais potente, perde no binário, mas é consideravelmente mais rápido, como prova o valor de aceleração.
    O consumo que medi nesta viagem também é bastante diferente, com natural vantagem para o TDI. O TSI precisa de 14,60 euros e o TDI de 10,40. Fazer Lisboa-Algarve-Lisboa implica uma diferença de quase 25 euros, o que é considerável.

    Agora, aquilo que a tabela não nos explica. Entramos no TSI, damos à chave e não ouvimos o motor. Impera o silêncio, que só é interrompido por um engraçado som vindo do escape quando estamos a manobrar. O TDI, por outro lado, dá logo sinal de vida. Matraqueia e vibra sempre de forma muito notória. Para não o ouvirmos, o rádio tem de ter um volume num nível audível. No TSI, estar parado num semáforo dá-nos a ideia que o motor se desligou.

    O arranque do TSI é feito sempre com enorme suavidade, funcionado tudo de forma limpa e linear. Não se sente esforço do motor e o condutor também não precisa de esforçar. O TDI é mais brusco, precisa de mais acelerador para sair do estado parado e tem uns comandos ligeiramente mais pesados. Em baixos regimes, e ao contrário do que alguns possam pensar, o TSI é muito mais expedito. Para rolar à velocidade do trânsito, não é preciso esmifrar o motor, como acontece com o TDI. Isto torna-se mais evidente porque o barulho do motor está sempre muito presente, ao contrário do TSI, que é sempre silencioso e suave. Em cidade, o TSI é sempre muito melhor.

    Em estrada, começa logo por ser notória a diferente capacidade de aceleração e recuperação do TSI. No TDI, esmifra-se e esmifra-se, e o velocímetro move-se devagar. A passagem pelos 160 km/h é feita já de forma muito forçada, sendo que é preciso uma boa descida para se passar os 170 e fechar a loja ali pelos 180. O TSI não é muito rotativo nem tem uma alma de desportivo, mas sai com uma velocidade muito superior à do TDI, atingindo e passando os 160 km/h com "alguma facilidade". A direito, dá cerca de 190, sendo que é possível atingir os 200 quando se apanha uma descida. Há, portanto, uma diferença enorme em relação à velocidade de cruzeiro.

    A recuperar, as diferenças são ainda mais notórias. No TDI, reduzir nem sempre adianta, pois o motor não tem muito mais para dar. Recuperar é uma tarefa que faz sempre com muita dificuldade, ao contrário do TSI, que permite sempre que se esprema mais qualquer coisa do motor. Não corremos o risco de ficar a meio de uma ultrapassagem.

    Mais importante do que isto é o conforto auditivo de cada um deles, quando se circula em autoestrada. No TSI, mesmo a velocidades elevadas, o motor não se faz ouvir. É tudo feito num enorme silêncio, sendo até de aplaudir, tendo em conta o segmento em que se insere. Já o TDI faz imenso barulho a partir dos 120. O motor vai-se a ouvir demasiado e sente-se até uma ligeira vibração nos pedais e direção. Interfere em qualquer conversa a bordo.

    Os números dizem-nos muita coisa, inclusive que os Diesel saem mais baratos de usar. Mas a verdade é que a condução é muito mais do que isso. Mesmo quando falamos de utilitários e motores pequenos, não há nada que chegue à utilização de uma carro a gasolina. A suavidade, a linearidade, o som são todos parâmetros muito importantes na utilização de um automóvel, mas que são escamoteados pela maior parte das pessoas. Muita gente fala de cor, fixa-se no binário e não consegue perceber que um motor a gasolina é sempre muito mais agradável de utilizar que um motor a gasóleo.

    Serve esta pequena história para que alguns percebam que um automóvel é mais do que números.

    Poderia dizer-se que seria mais justo comparar o TSI com o 1.6 TDI, mas esse já custa mais 4500 euros que o TSI e foram estes que me calharam.

    #2
    Pois é verdade, um motor a gasolina é sempre um motor a gasolina. Cabe a um decidir se dá importância a isso e/ou se prefere pagar um pouco menos mas ter consumos mais elevados.

    Nada como experimentar cada um deles para dizer qual deles seria o preferido, já que para muita gente e talvez para mim também, o som do diesel não ia incomodar ao ponto de abdicar do mesmo e ter um TSI.

    Por exemplo se esse motor 1.2 TDI for igual ou superior em todos os aspectos, ao 1.5 DCI 70cv da Renault, então provavelmente eu ficava-me pelo 1.2 TDI. Mas como a vida não é só números, lá está, a baixa cilindrada do 1.2 TDI pode trazer " chatisses " de ser pouco agradável como acontece com alguns motores.

    Quer dizer, o TSI pode ser muito bom mas se eu achasse o 1.2 TDI competente, ficava-me com este. Mas eu sou exigente num motor, não em relação à potência mas sim ao ser agradável em baixas RPM, quer dizer não gosto que seja ON OFF.

    Comentário


      #3
      Mas o que pretendes mostrar? Que um motor a gasolina é muito mais agradável? Penso que isso é mais ou menos consensual....

      Quem compra a diesel é apenas pelo menor custo de utilização...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Mas o que pretendes mostrar? Que um motor a gasolina é muito mais agradável? Penso que isso é mais ou menos consensual....

        Quem compra a diesel é apenas pelo menor custo de utilização...
        Não é bem assim. Pelo menos em relação a motores atmosféricos a gasolina, que não é o caso.

        Mas, eu nunca compraria um Polo 1.2 70cv a gasolina porque é um motor deprimente ao nivel do som....aí prefiro o 1.2 tdi

        Mas no caso que meti do Clio dci 70cv, será que é mais agradável em cidade que o 1.2 16v 75cv ? É preciso sempre ver caso a caso

        Comentário


          #5
          Uma boa análise, a ideia que tenho é semelhante à tua. Não dá para quantificar o "prazer de condução", ou a falta dele no caso do TDI.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

            Os números dizem-nos muita coisa, inclusive que os Diesel saem mais baratos de usar. Mas a verdade é que a condução é muito mais do que isso. Mesmo quando falamos de utilitários e motores pequenos, não há nada que chegue à utilização de uma carro a gasolina. A suavidade, a linearidade, o som são todos parâmetros muito importantes na utilização de um automóvel, mas que são escamoteados pela maior parte das pessoas. Muita gente fala de cor, fixa-se no binário e não consegue perceber que um motor a gasolina é sempre muito mais agradável de utilizar que um motor a gasóleo.

            Serve esta pequena história para que alguns percebam que um automóvel é mais do que números.

            Poderia dizer-se que seria mais justo comparar o TSI com o 1.6 TDI, mas esse já custa mais 4500 euros que o TSI e foram estes que me calharam.
            Mas isso mudou com a vinda destes pequenos motores a gasolina turbo, se comparares com o antigo 1.2 aspirado a historia já não é a mesma.

            De resto o factor económico é bastante importante ainda para mais em utilitários, a partir de 50 mil km a diferença de preço é anulada pelo que para quem faz muitos km a agradabilidade fica para segundo plano.

            Comentário


              #7
              Eu cá gostei do relato!

              2500€ é o preço de um kit GPL para um TSI, muito interessante

              Comentário


                #8
                Percebi o objetivo do post, pois eu também aprecio bastante as vantagens do motor a gasolina.

                Só achei que (e um pouco no sentido inverso do objetivo do post) deste demasiado destaque à diferença de performance, sabendo que os 15cv nesta gama de potências não são apenas um adereço.

                Agora, como tudo, existem pessoas que compram o diesel porque é moda, outros por necessidade, outros porque gostam.

                Eu tenho um carro a gasolina (que dificilmente desce dos 10L), e gosto de andar com ele no "batente"... mas torrar 400€ de gasolina por mês também pesam, prefiro gastar metade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Mas o que pretendes mostrar? Que um motor a gasolina é muito mais agradável? Penso que isso é mais ou menos consensual....

                  Quem compra a diesel é apenas pelo menor custo de utilização...
                  Se leres vários posts como estes, ou até falares com amigos, vais ver que encontras muita gente a dizer que o Diesel é melhor porque... sim. É muito raro encontrar alguém que entenda o conceito de agradabilidade de condução, já aqui nem se pode falar em prazer.

                  Se assim não fosse, as vendas dos motores Diesel não seriam tão altas como são.

                  Comentário


                    #10
                    Acho que o tópico está muito bom. Só acho que comparar 75 com 90 cv em termos de performance.... Além de que estamos a falar de um 3 cilindros. Se a comparação fosse feita com o 1.6 tdi de 90cv aposto que as coisas seriam bem mais equilibradas em tudo....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Não é bem assim. Pelo menos em relação a motores atmosféricos a gasolina, que não é o caso.

                      Mas, eu nunca compraria um Polo 1.2 70cv a gasolina porque é um motor deprimente ao nivel do som....aí prefiro o 1.2 tdi

                      Mas no caso que meti do Clio dci 70cv, será que é mais agradável em cidade que o 1.2 16v 75cv ? É preciso sempre ver caso a caso

                      Nao podes esperar que um atmosferico seja conduzido como um Diesel ou um Otto turbinado, ainda mais se falamos de carros com 16v, um atmosferico se for conduzido como deve de ser (usar baixas so em rectas basicamente), acredita que tens mais andamento e resposta que um Diesel equivalente. Temos que ver que um atmosferico de baixa cilindrada, tem regra geral o binario entre as 3500 e as 4500rpm, um Diesel têm as 2000rpm, o atmosferico tem de usar mais os medios regimes, para alem de usar bastante mais a caixa.

                      Quanto ao 1.2 ser mais agradavel que o dCi, nao duvido que seja, mas depende de condutor para condutor, para mim agradabilidade é um motor ser linear e silencioso.

                      Comentário


                        #12
                        Gostei bastante do post inicial.

                        Excelente comparativo e sentido de oportunidade.

                        Isto os carros para muitas pessoas são como o vinho, tanto lhes dá beber um Porta da Ravessa como um Cartuxa.

                        Eu concordo contigo, a gasolina é outra loiça.

                        P.S.: O 1.2 tdi é 3 cilindros ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          Nao podes esperar que um atmosferico seja conduzido como um Diesel ou um Otto turbinado, ainda mais se falamos de carros com 16v, um atmosferico se for conduzido como deve de ser (usar baixas so em rectas basicamente), acredita que tens mais andamento e resposta que um Diesel equivalente. Temos que ver que um atmosferico de baixa cilindrada, tem regra geral o binario entre as 3500 e as 4500rpm, um Diesel têm as 2000rpm, o atmosferico tem de usar mais os medios regimes, para alem de usar bastante mais a caixa.

                          Quanto ao 1.2 ser mais agradavel que o dCi, nao duvido que seja, mas depende de condutor para condutor, para mim agradabilidade é um motor ser linear e silencioso.

                          Pois a questão é que no gasolina atmosférico para teres performance equivalente ao " TDI " equivalente tens que andar sempre em médias RPM o que implica mais barulho.

                          Mas é como eu digo, depende sempre muito dos motores. Nada como experimentar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post

                            Só achei que (e um pouco no sentido inverso do objetivo do post) deste demasiado destaque à diferença de performance, sabendo que os 15cv nesta gama de potências não são apenas um adereço.
                            Dei destaque porque a diferença é bastante notória. Em linguagem simples, o TSI é um motor bastante despachado e o TDI anda muito pouco.

                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Acho que o tópico está muito bom. Só acho que comparar 75 com 90 cv em termos de performance.... Além de que estamos a falar de um 3 cilindros. Se a comparação fosse feita com o 1.6 tdi de 90cv aposto que as coisas seriam bem mais equilibradas em tudo....
                            É tudo mais equilibrado, exceto o preço do 1.6 TDI, que é 4500 euros superior ao do TSI.

                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                            P.S.: O 1.2 tdi é 3 cilindros ?
                            Sim.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Acho que o tópico está muito bom. Só acho que comparar 75 com 90 cv em termos de performance.... Além de que estamos a falar de um 3 cilindros. Se a comparação fosse feita com o 1.6 tdi de 90cv aposto que as coisas seriam bem mais equilibradas em tudo....

                              Menos no preço, 4500€ é um valor altíssimo relativamente ao segmento e valores em questão. E a grande maioria claramente prefere o TDI (tendo em conta o número de vendas). Da forma que está, torna-se por vezes difícil comprar um carro a gasolina sabendo que irá sofrer de uma desvalorização bem superior relativamente a carros a gasóleo. O que é uma pena, quando num stand as pessoas percebem que o carro é a gasolina fogem a 7 pés... E tudo, por psicologicamente (em grande parte dos casos) acharem que num diesel poupam imenso em combustível.

                              Parece que o diesel já vem formatado de origem na cabeça das pessoas como sendo superior e mais económico quando nem sempre é assim como sabemos. Todos os meus colegas aos 18 sonhavam ter a curto prazo um carro a gasóleo, e tentar-lhes explicar que não há verdades absolutas e que o mais adequado à situação da grande maioria deles é um otto atmosférico do seg A/B é quase uma missão impossível.
                              Editado pela última vez por marelo; 05 November 2012, 19:44.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                Sim.
                                Isso não deve ajudar nada, porque além de andar pouco será (penso) mais barulhento por causa de ter apenas os 3 cilindros.

                                Esses consumos são interessantes, foste a andar "bem" em ambos, ou seja quase a "esganar o patife" ou só depressinha ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Comparar um motor com base antiga turbo diesel de 3 cilindros com um 1.2 a gasolina dos mais modernos pouco existe de parecido se calhar so mesmo a cilindrada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Isso não deve ajudar nada, porque além de andar pouco será (penso) mais barulhento por causa de ter apenas os 3 cilindros.

                                    Esses consumos são interessantes, foste a andar "bem" em ambos, ou seja quase a "esganar o patife" ou só depressinha ?
                                    Foi alternado. Ou seja, alternei bocados sem baixar dos 150 com outros a fundo.

                                    Em relação aos consumos, o TDI é consideravelmente económico e tem outra característica: é muito fácil fazer consumos baixos do que no TSI. Em cidade, mesmo com uma condução calma, o TSI não é fácil baixar dos 7L. No TDI não é preciso pastar para rodar nos 5L.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                      É tudo mais equilibrado, exceto o preço do 1.6 TDI, que é 4500 euros superior ao do TSI.
                                      Lá está, esse diferencial de preço só para quem ande bastante/fique com o carro muito tempo. De qualquer das formas penso que o resultado final seria bastante diferente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        Foi alternado. Ou seja, alternei bocados sem baixar dos 150 com outros a fundo.

                                        Em relação aos consumos, o TDI é consideravelmente económico e tem outra característica: é muito fácil fazer consumos baixos do que no TSI. Em cidade, mesmo com uma condução calma, o TSI não é fácil baixar dos 7L. No TDI não é preciso pastar para rodar nos 5L.
                                        Certo ! no fundo provavelmente tiveste que forçar um pouco mais o tdi para fazer os mesmos ritmos.

                                        A minha conclusão é que o Polo TSI se possível o de 105 cv deve ser uma opção bem porreira e não excessivamente cara.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          Dei destaque porque a diferença é bastante notória. Em linguagem simples, o TSI é um motor bastante despachado e o TDI anda muito pouco.
                                          Os dados oficiais já mostram um fosso considerável entre os 2.

                                          10.9/13.9s

                                          182/170km/h

                                          Acima disto, ou o TSI não tem a potência declarada, ou o motor TDI (ainda, ou já) não está em forma.

                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Isso não deve ajudar nada, porque além de andar pouco será (penso) mais barulhento por causa de ter apenas os 3 cilindros.

                                          Esses consumos são interessantes, foste a andar "bem" em ambos, ou seja quase a "esganar o patife" ou só depressinha ?
                                          Os 3 cilindros são bastante penalisadores em termos acústicos e em vibrações, mesmo num motor gasolina, especialmente no seu segmento habitual (que é normalmente baixo).
                                          Mas aqui faz todo o sentido a comparação, pois em termos de investimento, são as versões mais próximas entre si.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            Se leres vários posts como estes, ou até falares com amigos, vais ver que encontras muita gente a dizer que o Diesel é melhor porque... sim. É muito raro encontrar alguém que entenda o conceito de agradabilidade de condução, já aqui nem se pode falar em prazer.

                                            Se assim não fosse, as vendas dos motores Diesel não seriam tão altas como são.
                                            Sim, os leigos normalmente não sabem bem a diferença, mas quase todos sabem que:
                                            • Diesel gasta menos;
                                            • O gasóleo é mais barato;
                                            • A desvalorização é menor;


                                            No meu caso, se o custo do combustível não fosse um problema, não hesitaria em comprar um carro a gasolina, mas com um motor decente, no mínimo um V6 de 2 litros e meio

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                              Os 3 cilindros são bastante penalisadores em termos acústicos e em vibrações, mesmo num motor gasolina, especialmente no seu segmento habitual (que é normalmente baixo).
                                              Mas aqui faz todo o sentido a comparação, pois em termos de investimento, são as versões mais próximas entre si.
                                              Eu gosto de comparativos de qualquer tipo.

                                              Da minha boca nunca ouves o típico "a comparação não faz sentido"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Lá está, esse diferencial de preço só para quem ande bastante/fique com o carro muito tempo. De qualquer das formas penso que o resultado final seria bastante diferente.
                                                Sim, seria diferente. No entanto, também conheço bem o 1.6 TDI e continuaria a preferir o TSI.

                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Certo ! no fundo provavelmente tiveste que forçar um pouco mais o tdi para fazer os mesmos ritmos.

                                                A minha conclusão é que o Polo TSI se possível o de 105 cv deve ser uma opção bem porreira e não excessivamente cara.
                                                Nem são bem os mesmos ritmos porque o TDI não aguenta as velocidades que o TSI aguenta. Vais sempre um bocado mais depressa no TSI.

                                                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                Os dados oficiais já mostram um fosso considerável entre os 2.

                                                10.9/13.9s

                                                182/170km/h

                                                Acima disto, ou o TSI não tem a potência declarada, ou o motor TDI (ainda, ou já) não está em forma.



                                                Os 3 cilindros são bastante penalisadores em termos acústicos e em vibrações, mesmo num motor gasolina, especialmente no seu segmento habitual (que é normalmente baixo).
                                                Mas aqui faz todo o sentido a comparação, pois em termos de investimento, são as versões mais próximas entre si.
                                                Sim, há fosso considerável. Ao volante, nota-se ainda mais. Ainda por cima, o TDI não é propriamente um motor elástico.

                                                Quanto ao estado dos carros, falamos de carros praticamente novos, com menos de 5000 km.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  Acho que o tópico está muito bom. Só acho que comparar 75 com 90 cv em termos de performance.... Além de que estamos a falar de um 3 cilindros. Se a comparação fosse feita com o 1.6 tdi de 90cv aposto que as coisas seriam bem mais equilibradas em tudo....
                                                  O 1.2TSI também é só 3 cilindros...

                                                  Além de que o 1.6TDI deve ser bem mais caro. Enfim...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                                                    O 1.2TSI também é só 3 cilindros...

                                                    Além de que o 1.6TDI deve ser bem mais caro. Enfim...
                                                    Não me parece que o 1.2 tsi seja de 3 cilindros.... enfim.

                                                    O facto de ser mais caro pode ainda assim ser vantajoso.... enfim

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                                                      O 1.2TSI também é só 3 cilindros...

                                                      Além de que o 1.6TDI deve ser bem mais caro. Enfim...
                                                      1.2 TSI tem 4 cilindros

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como ja aqui disseram, seria mais justa uma comparaçao com o 1.6 Tdi de 90 Cvs MAS, como ja aqui disseram, 4500 euros de diferença, a meu ver, dificilmente justificariam comprar o Tdi...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Freddy Ver Post
                                                          O 1.2TSI também é só 3 cilindros...

                                                          Além de que o 1.6TDI deve ser bem mais caro. Enfim...
                                                          O 1.2 TSI, seja o de 90cv ou 105cv, têm 4 cilindros. 3 Cilindros so no 1.2 atmosferico com 70cv ou o 1.2 TDI de 75cv.

                                                          Era tambem engraçado compararem com o ''antigo'' 1.6 TDI de 75cv que montou o actual Polo no inicio de carreira, em questao de preço a coisa devia de andar proxima e o motor deve ser mais agradavel de conduzir.

                                                          O 1.6 TDI de 90cv... ja entramos numa fase de preço alta, acredito que ao nivel do 1.2 TSI de 105cv. E mesmo assim, em termos de andamento nao é melhor:

                                                          1.2 TSI de 90cv - 10.2
                                                          1.6 TDI de 90cv - 11.5

                                                          Em termos de recuperaçoes deve andar perto um do outro, digo eu.
                                                          Editado pela última vez por Drifter; 05 November 2012, 21:22.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Não me parece que o 1.2 tsi seja de 3 cilindros.... enfim.

                                                            O facto de ser mais caro pode ainda assim ser vantajoso.... enfim
                                                            Darn, fiz confusão com o 1.0 Ecoboost.

                                                            Quanto ao resto o 1.6TDI é mais caro e mesmo o 1.2TDI custa a diferença do Kit GPL de ultima geração da BRC para injeção direta...

                                                            4500€ é muito combustível ainda por cima tendo em conta que os preços dos combustíveis se estão a aproximar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X