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Fiesta 1.8tddi vs Saxo 1.5d

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    Fiesta 1.8tddi vs Saxo 1.5d

    Tenho um conhecido que tem um saxo muito parecido com o meu.

    O dele é um saxo 1.5 d de 1998 com 200.000km. Segundo o que ele diz, o carro precisa de trocar dois pneus, a distribuição e o rolamento de encosto da embraiagem também já teve melhores dias... O carro é preto e é a versão exclusive com jantes liga leve e AC.


    Agora anda a pensar numa troca porque viu um fiesta 1.8tddi de 2000 por 2400€ também preto, com AC e jantes liga leve... tem a distribuição mudada e pneus novos. Ele pediu-e a minha opinião.

    O que vocês acham?
    Valores à parte: queria saber pontos fortes e fracos do fieste face ao saxo e se acham que a troca fazia sentido...

    como é o fiesta em consumos (principalmente em cidade)?

    #2
    Três palavras para definir os consumos do Fiesta: Não é Saxo!

    Os consumos são superiores.

    Mas também tem "mais motor".

    Comentário


      #3
      o saxo nos trajetos curtos que faço em cidade gasta-me 5,8litros, um corsa 1.7dti gasta-me 6,2.... o fiesta também deve tar nestes valores

      Comentário


        #4
        Se for a perder dinheiro eu esquecia a troca. O saxo tem motor de guerra muito fiavel.

        Comentário


          #5
          Reparava o carro e continuava.
          1.5D é de guerra, tem manutenção barata e baixos consumos. A única coisa que pode ser penosa é a falta de AC.

          Isto até arranjar algo melhor que esses dois.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 6r4ff3r Ver Post
            Reparava o carro e continuava.
            1.5D é de guerra, tem manutenção barata e baixos consumos. A única coisa que pode ser penosa é a falta de AC.

            Isto até arranjar algo melhor que esses dois.
            reparar o saxo, vai-lhe custar no minimo uns 500€


            o saxo também tem AC

            Comentário


              #7
              Não é dificil a escolha....saxo, por uma questão de baixo custo de manutenção e de saber o que tem nas mãos. O fiesta tem mais motor, gasta um pouco mais, e será mais caro de manter (em principio). Como carro e motor, prefiro o fiesta, mas se a ideia é baixo custo de utilização, então o saxo terá vantagem.

              Comentário


                #8
                quando o teu amigo vir quanto lhe dão pelo Saxo passam-lhe logo as ideias

                speccy

                Comentário


                  #9
                  O Saxo ele sabe o que tem e o que precisa, o Fiesta é sempre aquela incógnita de comprar um carro com 12 anos...

                  Comentário


                    #10
                    Em igualdade de circunstâncias (leia-se, estado de conservação em geral), o Fiesta é bem superior ao Saxo: performances incomparáveis, comportamento mais rigoroso e ágil e uma segurança passiva consideravelmente superior (muito importante!), principalmente se tiver airbag e se for já a versão pós-restyling (penso que seja, uma vez que tem o motor tddi). Nesse caso, nem seria de pensar 2 vezes.

                    Se ele tiver esse dinheiro de lado e a compra inspirar confiança, eu não perderia a oportunidade em trocar.

                    Comentário


                      #11
                      O Fiesta é superior em tudo.

                      Claro que o saxo será sempre mais fiável por ser mais simples (leia-se diesel atmosférico).

                      Mas o Fiesta anda muito mais, e a puxar gasta menos que o saxo. Em cidade o saxo gasta menos.

                      Segurança passiva e activa o Fiesta dá 10-0 ao Saxo, a curvar não tem nada a ver mesmo.

                      Ter atenção apenas à bomba injectora nos motores TDDi.

                      Comentário


                        #12
                        Saxo sem dúvida alguma. Bons consumos, motor de guerra, manutenção hiper mega barata.

                        Comentário


                          #13
                          Ele sabe como o carro dele está. Trocar por outro usado equivalente e não muito melhor e sem saber o que irá gastar mais logo a seguir á aquisição, não deixa de ser desperdício de dinheiro. Ambos os modelos tem idades de projecto muito próximas.
                          Mais vale gastar os 500 e continuar a rolar. Ainda por cima se o Saxo tem AC...

                          Comentário


                            #14
                            mas é o que dizem: no saxo ele sabe o que tem... e sabe que o que tem, precisa de mudar a distribuição, trocar 2 pneus e como precisa do tal rolamento de encostro faz sentido trocar também a embreagem... ou seja, sabe que tem despesa de no minino 500€ (que deve ser bem mais).

                            o fiesta já tem distribuição mudada e pneus novos... claro que pode haver outros problemas, mas à partida não há nada (pra já)...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              O Fiesta é superior em tudo.

                              Claro que o saxo será sempre mais fiável por ser mais simples (leia-se diesel atmosférico).

                              Mas o Fiesta anda muito mais, e a puxar gasta menos que o saxo. Em cidade o saxo gasta menos.

                              Segurança passiva e activa o Fiesta dá 10-0 ao Saxo, a curvar não tem nada a ver mesmo.

                              Ter atenção apenas à bomba injectora nos motores TDDi.
                              há alguma forma de verificar o estado da bomba injetora?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                há alguma forma de verificar o estado da bomba injetora?
                                Normalmente pela quantidade de fumo que manda, pelo relanti algo incerto e pela dificuldade em pegar quando o motor está quente.

                                Comentário


                                  #17
                                  o 1.8 tddi 75cv é fiavel? que problemas costumam ter?

                                  os consumos em cidade andam à volta dos 6,5 né?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                    mas é o que dizem: no saxo ele sabe o que tem... e sabe que o que tem, precisa de mudar a distribuição, trocar 2 pneus e como precisa do tal rolamento de encostro faz sentido trocar também a embreagem... ou seja, sabe que tem despesa de no minino 500€ (que deve ser bem mais).

                                    o fiesta já tem distribuição mudada e pneus novos... claro que pode haver outros problemas, mas à partida não há nada (pra já)...
                                    Mas ele já tem um orçamento certo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 6r4ff3r Ver Post
                                      Mas ele já tem um orçamento certo?
                                      para a distribuição tem 350€

                                      pro resto deve rondar:
                                      pra pneus é prai 40*2 = 80€
                                      embraiagem + rol. de encosto = 300€


                                      por isso duvido que ele faça a festa por 500€ contar sempre com uns 700€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais vale um mal conhecido que um desconhecido.

                                        Ele que continue com o saxo, faça contas á vida e repare-o, verá que não terá sido em vão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                          para a distribuição tem 350€

                                          pro resto deve rondar:
                                          pra pneus é prai 40*2 = 80€
                                          embraiagem + rol. de encosto = 300€


                                          por isso duvido que ele faça a festa por 500€ contar sempre com uns 700€
                                          Eu entendo, até porque no meu Saxo vou ter de mudar amortecedores para o ano. Não vai ser uma castanhada tão grande como a do teu amigo, mas mesmo assim vai ser um belo "toque rectal"..
                                          Pessoalmente preferia reparar isso e continuar a rolar e a disfrutar, por saber muito bem como o carro está.

                                          Só se o teu amigo tem alguma panca pelo Fiesta, ou então está farto do Saxo.
                                          De resto, o Saxo tem dado chatisses crónicas, ou é "apenas" isso?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fiesta claramente ! Superior em tudo , em relaçao ao motor 1.8 tddi é de guerra , o velhinho endura-di ...

                                            É muito mais agradavel de conduzir que o sazo 1.5D , muito mais carro , dinamica bem superior , interior igualmente bem superior ...


                                            No fundo acho que nao existe qualquer duvida entre um e outro , o fiesta é bem melhor em quase tudo que o saxo 1.5 D , apenas o saxo só tem meramente a vantagem de beber um pouco menos e manutençao um pouco mais barata

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Fiesta só é superior em prestações e segurança passiva.

                                              O Saxo é mais poupado, mais espaçoso, bancos mais confortáveis e tem um comportamento melhor, que muitos podem confundir como pior em relação ao Fiesta, por aquele, em comparação com o Saxo ter uma suspensão mais rija.

                                              A escolha é, essencialmente pessoal: prefer andar mais depressa? Vá para o Fiesta. Prefere ter um carro com melhor suspensão, bancos mais confortáveis, maior espaço interior, motor mais poupado e com um o melhor chassis no segmento (a par com o 106 e Clio) da época? Vá para o Saxo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quem vos ouve falar até pensa que o fiesta é espaçoso por dentro....

                                                Claro que anda mais, mas se a ideia é poupar, então os saxo tem vantagem, como é natural. O que perde num lado ganha no outro.

                                                Ah e um saxo não curva nada mal. Não é por ter aquele aspecto de frágil que curva mal. E o conforto é de bom nivel para um utilitário.

                                                O motor mesmo sendo lento é solto, o que faz com que esteja sempre pronto a dar o pouco que tem, em vez de fazer cerimonias como alguns TD modernos, não estou dizer que anda mais, atenção.

                                                Só digo isto porque neste fórum mete-se o fiesta e o clio II num trono e eu já tendo andado nos dois...fiquei....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por To Ver Post
                                                  O Fiesta só é superior em prestações e segurança passiva.

                                                  O Saxo é mais poupado, mais espaçoso, bancos mais confortáveis e tem um comportamento melhor, que muitos podem confundir como pior em relação ao Fiesta, por aquele, em comparação com o Saxo ter uma suspensão mais rija.

                                                  A escolha é, essencialmente pessoal: prefer andar mais depressa? Vá para o Fiesta. Prefere ter um carro com melhor suspensão, bancos mais confortáveis, maior espaço interior, motor mais poupado e com um o melhor chassis no segmento (a par com o 106 e Clio) da época? Vá para o Saxo.
                                                  É isto que eu acho. Eu já andei nessa cambada toda, inclusive no 106 mas do inicio dos anos 90, aquele assim mais quadrado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o corsa 1.7 dti tem 75cv, o andamento será semelhante ao do fiesta, que também tem 75cv? claro que há outras coisas que definem
                                                    um bom andamento (como o peso, o escalonamento da caixa, binário...). Mas a verdade é que o corsa anda muito mais que o saxo... até fico a pensar se aquele corsa não estará reprogramado

                                                    o que o rapaz deve tar a pensar é que vende o saxo (no estado em que está) por uns 2000€(talvez pouco mais) e compra o fiesta por 2400€(ou menos).

                                                    2400-2000=400€ Fica a perder 400€, mas tinha que gastar 700€ no arranjo ou seja 700-400=300€ ainda fica a ganhar 300€ que pode ficar para eventuais arranjos e no fim de contas fica com um carro superior (mas pouco)...
                                                    Editado pela última vez por LH; 07 November 2012, 18:10.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O saxo 1.5D de origem curva bem?

                                                      Estamos a falar do mesmo carro certo?



                                                      Se me disserem que com umas molas mais baixas melhora qualquer coisa, confirmo. Se me disserem que o saxo cup não curva mal, confirmo.

                                                      Agora a suspensão e chassis do 1.5D é assim para o fraco. É certo que os pneus também são fininhos, mas não é carro que me inspire confiança a curvar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já agora, umas imagens de duas "máquinas" iguais às que temos estado a falar:



                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Inspirar confiança é uma coisa. Curvar bem é outra. Não digo que seja um às a curvar mas não se safa nada mal. Se for a versão comercial, ao que consta, e por ser levezinho atrás, torna as coisas talvez diferentes.

                                                          Claro que o CUP é outro mundo.

                                                          O que eu digo é que o saxo não é tão mau como pintam.

                                                          Um BX tambem adorna bem mas é muito bom a segurar-se. Embora não pareça.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                            O saxo 1.5D de origem curva bem?

                                                            Agora a suspensão e chassis do 1.5D é assim para o fraco. É certo que os pneus também são fininhos, mas não é carro que me inspire confiança a curvar.
                                                            Só falta dizeres que o 106 é superior ao Saxo e inferior ao Fiesta...

                                                            O Fiesta só curva bem com os pneus 185 (e de preferência moles...), porque com uns meros 165 ou 175 é bem mediano, ficando aquém do Saxo.

                                                            O problema do Saxo é apenas um, travagens que requeiram muito apoio, em curva.

                                                            O facto de não inspirar confiança não significa que seja mau a curvar e a prova é que o Saxo não precisa de pneus sobredimensionados para apresentar uma boa postura.

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