Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Acidente] Ajuda com seguradoras!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Ajuda com seguradoras!

    Boas,

    Tal como referi há tempos aqui num tópico, a minha namorada levou uma pastilhada na Av. das Forças Armadas no dia 12 de Outubro, estando parada, e foi embater no veículo da frente. O carro dela era um Peugeot 107, daí que podem imaginar como o carro ficou..

    Apesar de tudo está circulável e com matrícula partida (mas no local) e sem luzes de matrícula, o agente que na altura foi ao local ajudar a preencher a DAAA disse que não havia problema (apesar do Rucsantos já o ter desmentido, mas adiante, é o estado das artes no nosso país..)

    Foi tudo preenchido e no dia seguinte ela foi à seguradora da culpada (Axa) entregar toda a papelada (a dela é a Mapfre). A madame demorou os 8 dias religiosamente para o fazer! O outro indivíduo tinha carro de empresa pelo que também foi tudo entregue no dia seguinte.

    Os problemas agora são:

    - a Mapfre disse à minha namorada que, se quisesse, activava a cobertura de danos próprios (290€) e que no final do processo, se se comprovasse a culpa da outra, devolviam o dinheiro (um bocado fora de questão dado o valor e a "altura")
    -Optámos por aguardar pelo desenrolar do processo e no final de contas, e após 3 semanas, a Axa ligou à minha namorada a dizer que ela faltou à re-peritagem pois era necessário desmontar o veículo e que ela não o consentiu na primeira (mentira!)
    - O carro dela deve ir à inspecção até dia 25 deste mês e como é natural não o vai poder fazer. A resposta da Axa foi "tivesse ido mais cedo". Tive que torcer o pâncreas para não os mandar para um sítio feio! Tenho 90 dias para ir à IPO e vou quando bem quiser e entender.

    Alegam que têm 32 (não eram 30?) dias úteis para resolver o problema, mas isso vai além da data limite e, mesmo a partir dessa data, alegam não lhe dar carro de substituição nem após a data limite da IPO nem no caso de o carro ter de ficar imobilizado, após desmontagem, à espera de aprovação para reparação.

    Alguém me pode dar uma ajuda? Já lhe sugeri pedir apoio jurídico à Mapfre, mas não sei se se aplica no caso..

    Ela vai ficar completamente lesada e ninguém parece querer saber e ela precisa do carro todos os dias. Em "desespero" já lhe disse para ir à IPO à mesma.. Vai gastar dinheiro na inspecção e na reinspecção, mas "compra" 30 dias de utilização do seu próprio carro. É ridiculo, mas foi a unica coisa que me ocorreu..
    Editado pela última vez por Pauliteiro; 08 November 2012, 08:51.

    #2
    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Boas,

    Tal como referi há tempos aqui num tópico, a minha namorada levou uma pastilhada na Av. das Forças Armadas no dia 12 de Outubro, estando parada, e foi embater no veículo da frente. O carro dela era um Peugeot 107, daí que podem imaginar como o carro ficou..

    Apesar de tudo está circulável e com matrícula partida (mas no local) e sem luzes de matrícula, o agente que na altura foi ao local ajudar a preencher a DAAA disse que não havia problema (apesar do Rucsantos já o ter desmentido, mas adiante, é o estado das artes no nosso país..)

    Foi tudo preenchido e no dia seguinte ela foi à seguradora da culpada (Axa) entregar toda a papelada (a dela é a Mapfre). A madame demorou os 8 dias religiosamente para o fazer! O outro indivíduo tinha carro de empresa pelo que também foi tudo entregue no dia seguinte.

    Os problemas agora são:

    - a Mapfre disse à minha namorada que, se quisesse, activava a cobertura de danos próprios (290€) e que no final do processo, se se comprovasse a culpa da outra, devolviam o dinheiro (um bocado fora de questão dado o valor e a "altura")
    -Optámos por aguardar pelo desenrolar do processo e no final de contas, e após 3 semanas, a Axa ligou à minha namorada a dizer que ela faltou à re-peritagem pois era necessário desmontar o veículo e que ela não o consentiu na primeira (mentira!)
    - O carro dela deve ir à inspecção até dia 25 deste mês e como é natural não o vai poder fazer. A resposta da Axa foi "tivesse ido mais cedo". Tive que torcer o pâncreas para não os mandar para um sítio feio! Tenho 90 dias para ir à IPO e vou quando bem quiser e entender.

    Alegam que têm 32 (não eram 30?) dias úteis para resolver o problema, mas isso vai além da data limite e, mesmo a partir dessa data, alegam não lhe dar carro de substituição nem após a data limite da IPO nem no caso de o carro ter de ficar imobilizado, após desmontagem, à espera de aprovação para reparação.

    Alguém me pode dar uma ajuda? Já lhe sugeri pedir apoio jurídico à Mapfre, mas não sei se se aplica no caso..

    Ela vai ficar completamente lesada e ninguém parece querer saber e ela precisa do carro todos os dias. Em "desespero" já lhe disse para ir à IPO à mesma.. Vai gastar dinheiro na inspecção e na reinspecção, mas "compra" 30 dias de utilização do seu próprio carro. É ridiculo, mas foi a unica coisa que me ocorreu..

    Atenção que isso pode não ser bem assim. Basta que chumbe com as deficiências do tipo 2 ou 3 que podem obrigar à imobilização da viatura para reparar as avarias , ou seja , só poderá circular do centro de inspecção para a oficina e desta com as avarias reparadas para o centro de inspecção . Neste caso concreto , não compra 30 dias .
    Em relação à seguradora , o Valium está mais dentro do assunto .

    Podes ler aqui a legislação sobre os seguros :

    http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16000/0548705507.pdf
    Editado pela última vez por rucsantos; 08 November 2012, 10:13.

    Comentário


      #3
      Obrigado!

      Assim de repente, e pelo que li, o prazo máximo para peritagens (12 dias úteis) foi já ultrapassado, pois ela nem teve conhecimento que teria que haver lugar a desmontagem..

      E depois, eles só dão carro de substituição após conclusão das averiguações e assumir a culpa, porém, segundo o Artº42, nº5, ela pode ser ressarcida pelas despesas de deslocação decorrentes da imobilização do carro.

      A questão é: o carro não vai ficar imobilizado por consequência do acidente, mas por falta de IPO. Aplica-se a mesma questão?

      EDIT: ainda de acordo com a falta de comunicação, e como a axa jura a pés juntos que a avisou, e de acordo com o Art. 46º

      "Artigo 46.º
      Comunicações e notificações
      As comunicações ou notificações previstas no presente
      capítulo consideram -se válidas e plenamente eficazes caso
      sejam efectuadas por correio registado, transmissão por
      telecópia, correio electrónico ou por outro meio do qual
      fique um registo escrito ou gravado, desde que a empresa
      de seguros esteja a autorizada a fazê -lo nos termos da lei."

      Ela pode exigir o comprovativo dessa comunicação?
      Editado pela última vez por Pauliteiro; 08 November 2012, 10:28.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
        Obrigado!

        Assim de repente, e pelo que li, o prazo máximo para peritagens (12 dias úteis) foi já ultrapassado, pois ela nem teve conhecimento que teria que haver lugar a desmontagem..

        E depois, eles só dão carro de substituição após conclusão das averiguações e assumir a culpa, porém, segundo o Artº42, nº5, ela pode ser ressarcida pelas despesas de deslocação decorrentes da imobilização do carro.

        A questão é: o carro não vai ficar imobilizado por consequência do acidente, mas por falta de IPO. Aplica-se a mesma questão?

        EDIT: ainda de acordo com a falta de comunicação, e como a axa jura a pés juntos que a avisou, e de acordo com o Art. 46º

        "Artigo 46.º
        Comunicações e notificações
        As comunicações ou notificações previstas no presente
        capítulo consideram -se válidas e plenamente eficazes caso
        sejam efectuadas por correio registado, transmissão por
        telecópia, correio electrónico ou por outro meio do qual
        fique um registo escrito ou gravado, desde que a empresa
        de seguros esteja a autorizada a fazê -lo nos termos da lei."

        Ela pode exigir o comprovativo dessa comunicação?
        A IPO nada tem a ver com o seguro .
        Sobre isso , pede ajuda ao Valium que ele deve estar melhor informado do que eu .

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
          Boas,

          Tal como referi há tempos aqui num tópico, a minha namorada levou uma pastilhada na Av. das Forças Armadas no dia 12 de Outubro, estando parada, e foi embater no veículo da frente. O carro dela era um Peugeot 107, daí que podem imaginar como o carro ficou..

          Apesar de tudo está circulável e com matrícula partida (mas no local) e sem luzes de matrícula, o agente que na altura foi ao local ajudar a preencher a DAAA disse que não havia problema (apesar do Rucsantos já o ter desmentido, mas adiante, é o estado das artes no nosso país..)

          Foi tudo preenchido e no dia seguinte ela foi à seguradora da culpada (Axa) entregar toda a papelada (a dela é a Mapfre). A madame demorou os 8 dias religiosamente para o fazer! O outro indivíduo tinha carro de empresa pelo que também foi tudo entregue no dia seguinte.

          Os problemas agora são:

          - a Mapfre disse à minha namorada que, se quisesse, activava a cobertura de danos próprios (290€) e que no final do processo, se se comprovasse a culpa da outra, devolviam o dinheiro (um bocado fora de questão dado o valor e a "altura")
          -Optámos por aguardar pelo desenrolar do processo e no final de contas, e após 3 semanas, a Axa ligou à minha namorada a dizer que ela faltou à re-peritagem pois era necessário desmontar o veículo e que ela não o consentiu na primeira (mentira!)
          - O carro dela deve ir à inspecção até dia 25 deste mês e como é natural não o vai poder fazer. A resposta da Axa foi "tivesse ido mais cedo". Tive que torcer o pâncreas para não os mandar para um sítio feio! Tenho 90 dias para ir à IPO e vou quando bem quiser e entender.

          Alegam que têm 32 (não eram 30?) dias úteis para resolver o problema, mas isso vai além da data limite e, mesmo a partir dessa data, alegam não lhe dar carro de substituição nem após a data limite da IPO nem no caso de o carro ter de ficar imobilizado, após desmontagem, à espera de aprovação para reparação.

          Alguém me pode dar uma ajuda? Já lhe sugeri pedir apoio jurídico à Mapfre, mas não sei se se aplica no caso..

          Ela vai ficar completamente lesada e ninguém parece querer saber e ela precisa do carro todos os dias. Em "desespero" já lhe disse para ir à IPO à mesma.. Vai gastar dinheiro na inspecção e na reinspecção, mas "compra" 30 dias de utilização do seu próprio carro. É ridiculo, mas foi a unica coisa que me ocorreu..
          Envia um email aos seguros de Portugal, já tive um dissabor com uma seguradora e se não fossem eles a situação ainda estava por resolver ! Rápidos e muito prestáveis !

          Comentário


            #6
            Camaradas,

            Depois de toda esta palhaçada acabaram de lhe ligar a dizer que assumiam a responsabilidade por ambos os sinistros!

            Finalmente está resolvido, mas novamente pecam pela forma de resolver os assuntos.. Deplorável no mínimo..

            Obrigado a todos!

            Comentário


              #7
              Se já resolveu, menos mal.

              Apesar de teres tido UM acidente, as companhias tem centenas para resolver todos os dias, o que alonga a situação. (tirando as partes das respostas idiotas).

              São efectivamente 32 dias úteis, já que após participação há um prazo de dois dias para comunicação com o lesado e marcação da peritagem. A partir destes dois é que se contam os 30, para tomar uma posição quanto a responsabilidade (úteis).

              Comentário


                #8
                Seria muito interessante criar um tópico do género:

                "Tive um acidente. E agora, o que fazer?"

                Com uma breve descrição dos passos a tomar e dos prazos legais.

                Deixo a ideia.

                Ia ajudar muita gente.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X