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Inspecção motas

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    Inspecção motas

    Boas
    Tinha e tenho, uma dúvida que peço desculpa quer se não for aqui nesta categoria, quer se já tiver sido tirada por alguém.

    Portanto é o seguinte:
    Tenho 19 anos, faço 20 neste mês, e tou a começar a carta de mota... A1 ou AL, e do que tive a ver só posso conduzir até 250cc ou 25kw, e em "motão" há pouca escolha.
    O que tive a ver, foram umas Hornet's 600cc limitadas (no livrete).
    O que queria saber é se com a implementação das inspecções não vai dar problemas, se não chumba. Se a própria polícia não implica... alguma coisa que possam ajudar agradeço

    #2
    Não te posso responder á pergunta, mas aos 20 anos ter como 1 mota uma mota com essa potencia não é boa ideia.

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      #3
      Para teu bem e se é a primeira mota compra algo menos potente.

      Comentário


        #4
        Não me parece que consigam detectar essa alteração nas futuras IPO.

        Quanto ao factor Hornet para primeira moto, depende muito de quem se monta em cima dela. E aí vale mais o juizo que o kit de unhas .

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          #5
          É um erro crasso (que te pode custar caro) ter uma mota tão potente com a idade e experiência que tens.

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            #6
            Eu tirei carta de mota com 29 anos e sem nunca ter conduzido uma acelera, sequer. A primeira mota (e actual) foi precisamente uma Hornet azul de 1999. Depende do juízo de cada um, a mota só anda o que tu pedires. Mas se eu tivesse feito isso 10 anos antes se calhar tinha-me matado ;)

            Edit: e o problema nem é a maluqueira, é ter alguns anos e alguns quilómetros de estrada. O meu problema na mota são, geralmente, os outros condutores. Se não tivesse na altura 11 anos de carta e muitos milhares de quilómetros no lombo se calhar não tinha jeito para topar certas situações e evitá-las antes que se tornassem perigosas.
            Editado pela última vez por Boxer; 12 November 2012, 09:16.

            Comentário


              #7
              Bem... Eu tirei a carta de moto aos 40 anos (há 1 ano atrás) e, sem nunca ter conduzido qualquer moto (com a excepção da moto da instrução), comprei uma BMW R1200R. E tenho consciência que, se o tivesse feito quando tinha 20 anos, muito provavelmente, hoje não estaria cá a contar a história. A velocidade é muito viciante e é preciso ter-se muito juízo. Em carro e em moto mas, principalmente, em moto. E isto sem contar com alguns animais com que partilhamos a estrada...

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                #8
                Boas pessoal... Obrigado pela ajuda!
                Já agora o que recomendam que compre? Que tipo de mota?

                E se eu comprar a Hornet 600 na mesma... mas de facto limitá-la? Dá depois mais tarde para deslimitar?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                  Boas pessoal... Obrigado pela ajuda!
                  Já agora o que recomendam que compre? Que tipo de mota?

                  E se eu comprar a Hornet 600 na mesma... mas de facto limitá-la? Dá depois mais tarde para deslimitar?
                  Dá, sim senhor

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                    Boas pessoal... Obrigado pela ajuda!
                    Já agora o que recomendam que compre? Que tipo de mota?

                    E se eu comprar a Hornet 600 na mesma... mas de facto limitá-la? Dá depois mais tarde para deslimitar?
                    Podes fazer isso sim. Será mesmo o ideal.

                    Faz pelo menos uns 20 ou 30 mil kms com ela limitada para ganhar experiência.

                    Comentário


                      #11
                      acho que o limite não são os kilómetros mas sim o "andar a fazer mer**" com a mota fruto de um excesso de confiança em cima da mesma

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                        O que queria saber é se com a implementação das inspecções não vai dar problemas, se não chumba. Se a própria polícia não implica... alguma coisa que possam ajudar agradeço
                        Agora acho que a maioria das marcas tem limitação "electrónica" da potencia, embora pode haver com restrições físicas na admissão / borboleta ou até injectores diferentes? Na inspecção numa mota "limitada" de livrete só pelo nível de poluição sonora (acho que será um critério a ser avaliado) e emissões não poderão concluir que não coincide com a homologação do livrete...

                        Para conduzir uma Hornet como primeira mota, é preciso muito juizo... faz 0-100km/h em menos de 4 seg. ... O modelo de 2011 faz 0-100km/h em 1ª só, levando as rotações até ao limite claro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por felcer Ver Post
                          ....

                          Para conduzir uma Hornet como primeira mota, é preciso muito juizo... faz 0-100km/h em menos de 4 seg. ... O modelo de 2011 faz 0-100km/h em 1ª só, levando as rotações até ao limite claro.
                          Basicamente é isso, 20 anos acho que não é idade para uma mota destas, é muita potencia debaixo do punho, até aos 200 km/h numa qualquer nacional ou localidade deste Portugal é um instante, e a noção das consequências dessa velocidade só se percebem tarde de mais.

                          Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                          Boas pessoal... Obrigado pela ajuda!
                          Já agora o que recomendam que compre? Que tipo de mota?

                          E se eu comprar a Hornet 600 na mesma... mas de facto limitá-la? Dá depois mais tarde para deslimitar?
                          Uma CB 500 seria mais equilibrado para começar a andar, e já anda bastante bem.

                          Comentário


                            #14
                            Buenas....
                            Mas o que se encontra mais nas limitadas, principalmente usadas (mais baratas) são as Hornet's... as CB 500 não vi muitas, pelo menos na net não encontrei muitas.

                            Já agora quanto se considera muitos km's numa mota? Por exemplo num carro 150 mil ou 170 mil, já é "muito" . Na mota é igual? Ou que valores são?

                            Comentário


                              #15
                              podes limita-la como quiseres, mas nunca poderás esconder a cilindrada. Por isso será sempre uma moto ilegal para tu conduzires até teres 21 anos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AlfaZor Ver Post
                                podes limita-la como quiseres, mas nunca poderás esconder a cilindrada. Por isso será sempre uma moto ilegal para tu conduzires até teres 21 anos.
                                Errado.

                                A limitação da AL é apenas de potência e não de cilindrada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                                  acho que o limite não são os kilómetros mas sim o "andar a fazer mer**" com a mota fruto de um excesso de confiança em cima da mesma
                                  O excesso de confiança normalmente acontece nos primeiros milhares de kms.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma coisa destas:
                                    http://espinho-aveiro.olx.pt/honda-n...-iid-432641232
                                    Para começar é muito? Para principiante?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Abstraindo-me do preço porque não estou dentro do mercado, parece-me uma excelente opção para começar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece-me adequado... BTW tem um estilo porreiro essa moto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não têm nenhuma sugestão em termos de motas?
                                          O que há mais para a carta que estou a tirar, são de Cross, o que não queria muito...

                                          PS: Desde já obrigado pela respostas *.*

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                                            Não têm nenhuma sugestão em termos de motas?
                                            O que há mais para a carta que estou a tirar, são de Cross, o que não queria muito...

                                            PS: Desde já obrigado pela respostas *.*
                                            O facto de terem que ser limitadas retira-te uma boa fatia do mercado, no entanto penso que Trail, Chopper ou Naked se adequa ao teu caso. Depois é so veres qual o estilo que gostas mais.

                                            Ou então, primeiro, veres qual o estilo que mais gostas e se adequa às tuas necessidades. No teu caso excluiria as R's limitadas, ficas com as dores no corpo e o andamento é bastante inferior à versão sem limitações.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              O facto de terem que ser limitadas retira-te uma boa fatia do mercado, no entanto penso que Trail, Chopper ou Naked se adequa ao teu caso. Depois é so veres qual o estilo que gostas mais.

                                              Ou então, primeiro, veres qual o estilo que mais gostas e se adequa às tuas necessidades. No teu caso excluiria as R's limitadas, ficas com as dores no corpo e o andamento é bastante inferior à versão sem limitações.
                                              As R's?

                                              Pois eu queria é saber, se depois com a implementação das inspecçoes as motas pseudo-limitadas não chumbam! É que eu com o carro nunca fui à inspecção...dou sempre ao meu mecânico e ele vai! Não sei o que testam...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                                                As R's?

                                                Pois eu queria é saber, se depois com a implementação das inspecçoes as motas pseudo-limitadas não chumbam! É que eu com o carro nunca fui à inspecção...dou sempre ao meu mecânico e ele vai! Não sei o que testam...
                                                As R's são as desportivas (CBR, R6, R1, GSXR, ZX-R...)

                                                ainda ninguém sabe muito bem o que irá ser testado nas futuras IPO das motas. Mas tal como isso não é visto num carro, duvido que seja visto na moto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  As R's são as desportivas (CBR, R6, R1, GSXR, ZX-R...)

                                                  ainda ninguém sabe muito bem o que irá ser testado nas futuras IPO das motas. Mas tal como isso não é visto num carro, duvido que seja visto na moto.
                                                  Ah ok...obrigado!
                                                  Tenho depois de analisar... tinha na ideia que a Hornet não era tão "forte" como dizem ai!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                                                    Ah ok...obrigado!
                                                    Tenho depois de analisar... tinha na ideia que a Hornet não era tão "forte" como dizem ai!
                                                    A Hornet equipa com um motor da CBR 600, numa versão mais soft, mas que mesmo assim debita 98 cv.

                                                    Se nunca andaste de mota parece-me mota a mais, mas eu não gosto de proferir estes juizos sem conhecer as pessoas. Até porque eu dei um salto de uma 50 para uma YZF 750 e já lá vão 14k km sem incidentes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      A Hornet equipa com um motor da CBR 600, numa versão mais soft, mas que mesmo assim debita 98 cv.

                                                      Se nunca andaste de mota parece-me mota a mais, mas eu não gosto de proferir estes juizos sem conhecer as pessoas. Até porque eu dei um salto de uma 50 para uma YZF 750 e já lá vão 14k km sem incidentes.
                                                      DAMN, tem quase tantos cavalos como o meu carro (Honda Civic 115cv)...
                                                      Obrigado pelo esclarecimento.
                                                      Já agora anda bem a YZF 750?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma pergunta que ainda ninguém que esclareu a 100% nas escolas de condução...
                                                        A limitação dos 25kw ou 250cc é aos 21 ou 2 anos? Ou o que chegar primeiro...?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                                                          DAMN, tem quase tantos cavalos como o meu carro (Honda Civic 115cv)...
                                                          Obrigado pelo esclarecimento.
                                                          Já agora anda bem a YZF 750?
                                                          Consideravelmente mais que a DT 50 .

                                                          Acho que deverias equacionar a NX4 limitada. Mesmo que venha literalmente limitada quando puderes conduzir AP poderás mandar tirar os limitadores e poupas o dinheiro em trocas e novas aquisições de motas.

                                                          Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                                                          Uma pergunta que ainda ninguém que esclareu a 100% nas escolas de condução...
                                                          A limitação dos 25kw ou 250cc é aos 21 ou 2 anos? Ou o que chegar primeiro...?
                                                          A limitação não é de cilindrada, é apenas de potência e penso que é o que chegar primeiro

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                                                            DAMN, tem quase tantos cavalos como o meu carro (Honda Civic 115cv)...
                                                            Obrigado pelo esclarecimento.
                                                            Já agora anda bem a YZF 750?
                                                            Depende do modelo dá hornet mas anda sempre à volta de 100cvs.

                                                            Faz 0-100 em menos de 4 segundos. É mais rápida que muitos desportivos de topo.

                                                            Para mim é uma mota com motor perfeito. Mais do que isto só mesmo para quem quer altas prestações acima dos 200kmh ou ande a competir em arranques...

                                                            Mas para iniciar só mesmo limitada...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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