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Os carros de hoje, conseguirão ser clássico no futuro?

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    Os carros de hoje, conseguirão ser clássico no futuro?

    Ontem, ao ler um ensaio sobre o novo Clio, onde falavam sobre os materiais que usam no tablier e com toda a electrónica que um utilitário já tem, comecei a lembrar-me: Será que um Clio IV conseguiria resistir tão bem aos 20anos que o Clio I tem resistido?

    Como será, daqui a 20/30anos, quando um tablier necessitar ser reparado? Arranjar formas de obter os mesmo materiais compósitos para substituição de determinadas peças, será rentável ou até mesmo exequível? Haverá forma de se reparar ou substituir componentes electrónicos que entretanto se avariaram?

    Na minha opinião, é que aos poucos deixará de haver clássicos como os que actualmente temos. A complexidade dos materiais, componentes e mecânica, tornará um actual carro, num veículo descartável e dador de peças, somente isso. Os motores actuais estão tão carregados de electrónica e sensores que até, neste momento, por vezes é complicado descobrir o que provoca uma avaria...

    Por muito que haja evolução mecânica e tecnológica, ter um Ford Focus RS500 não será o mesmo que agora termos um Ford Escort Cosworth...

    #2
    Eu acho que não. Tenho referido algumas vezes que os carros de hoje em dia são mais "descartáveis" que os de antigamente.

    Por tudo. Desde chapa, tecnologia, motores, etc, etc.

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      #3
      é como os eletrodomésticos de antigamente, duram uma vida inteira, os de hoje em dia apenas duram a garantia.

      tenho um secador de cabelo que está na familia há para ai 15 anos e ainda funciona bem, apesar de não ter tanta potência como os novos...

      Comentário


        #4
        Poucos ... mas sim alguns serão classicos. Se calhar não na mesma proporção ,até porque hoje existem muitos mais modelos e quantidade de viaturas que antigamente.

        Comentário


          #5
          Atualmente apenas carros muitos especiais se tornam classicos, o resto são apenas eletrodomesticos que andam por aí a circular, nada mais.

          A diferença é que antigamente apesar de não serem carros assim tão especiais se tornavam classicos na mesma sem grandes problemas.

          A pergunta é, daqui a 30 anos que classicos vão existir ? Eu acho que muito poucos mesmo tendo em conta a atualidade do mercado e o que ele oferece ao cliente final a nível de produto!

          Comentário


            #6
            Se quiseres arranjar um tablier para um carro de 1970 também não o consegues, a menos que seja por um grande golpe de sorte.
            Quem quer recuperar um carro clássico anda normalmente a "bater" sucatas, a arranjar material assim-assim e a fazer "milagres" na sua recuperação.
            Portanto, os problemas que se colocam hoje, mutatis mutandis, acontecerão amanhã.

            Comentário


              #7
              Na sociedade dita moderna tudo é descartável, chegamos hoje à conclusão de que até o ser humano começa a tornar-se descartável.............No caso dos carros acaba por não ser mau, dá emprego aos robots da linha de montagem, sim porque hoje já não se empregam pessoas, basta olhar para as nossas (e por toda a Europa) praças de portagem!

              Comentário


                #8
                Tirando versões muito especiais e extremamente caras como um RR Phanton ou um AM qualquer, duvido que a maior parte dos carros consiga resistir os anos suficientes para se tornar num verdadeiro clássico.
                Quando digo verdadeiro clássico não é propriamente os 25 anos do seguro.

                É como todo o resto, cria-se algo mais descartável para aumentar o consumismo.

                Mas a culpa também é do consumidor que hoje-em-dia não se contenta com um Corsa C que comprou novo em 2004, quer um mais recente, outro exemplo mais gritante é os telemóveis, as consolas, leitores de Mp3, Maquinas fotográficas, enfim... Tudo que tenha mão da evolução tecnológica tende cada vez mais a ser um bem temporário e não um bem "para a vida".

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Se quiseres arranjar um tablier para um carro de 1970 também não o consegues, a menos que seja por um grande golpe de sorte.
                  Quem quer recuperar um carro clássico anda normalmente a "bater" sucatas, a arranjar material assim-assim e a fazer "milagres" na sua recuperação.
                  Portanto, os problemas que se colocam hoje, mutatis mutandis, acontecerão amanhã.
                  É diferente, porque qualquer estofador faz a peça com relativa facilidade, basta um molde e saber qual era o material de origem.
                  Quem vir aqueles programas de restauro do Discovery Channel sabe do que falo.
                  A mecânica também não tem sabedoria, é cabos e mais cabos, afinações, óleo e pouco mais...

                  Daqui a 30 anos alguém vai querer o sistema de navegação para repor o seu "clássico" VW Golf (ou outro qualquer) e não vai ter.

                  É tudo muito mais complicado de substituir.

                  E não é hoje como será amanhã, isso sem duvida.

                  Comentário


                    #10
                    Alguns deles chegarão a clássicos mas serão poucos, mas esse problema já vem dos anos 70/80.

                    Compare-se isto:



                    Com isto:



                    E depois com isto:



                    Parece-me que à medida que avançamos nos anos os carros vão ficando mais vulgares e desinteressantes...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                      É diferente, porque qualquer estofador faz a peça com relativa facilidade, basta um molde e saber qual era o material de origem.
                      Quem vir aqueles programas de restauro do Discovery Channel sabe do que falo.
                      É que nem penses...

                      Durante muitos anos segui com afinco a secção de clássicos do FAHO e, depois, o forum "motorclassico" que lhe sucedeu.

                      Havia lá muita gente que queria os carros restaurados "à risca" conforme saiu de fábrica em 1900 e troca o passo, e estofar um tablier de plástico dos anos 60 era uma heresia. E às vezes era um problema, porque o estalar de algumas peças nalguns modelos era congénito.

                      Cuidado que nesses programas muitas vezes não são feitos restauros, mas recuperações (em vez de ser como vem de fábrica, passa a ser uma coisa "assim à minha maneira" que depois não consegue homologação como clássico).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Havia lá muita gente que queria os carros restaurados "à risca" conforme saiu de fábrica em 1900 e troca o passo, e estofar um tablier de plástico dos anos 60 era uma heresia. E às vezes era um problema, porque o estalar de algumas peças nalguns modelos era congénito.

                        Cuidado que nesses programas muitas vezes não são feitos restauros, mas recuperações (em vez de ser como vem de fábrica, passa a ser uma coisa "assim à minha maneira" que depois não consegue homologação como clássico).
                        Se é à procura de homologações para ser clássico e andar em esposições e afins é outra história.

                        Eu, como é explicito nos parágrafos que se seguem ao que fizes QUOTE, falo de consumismo, ou seja manter o carro por muitos anos como carro, como muitos ainda hoje mantêm os Corsas/AX/190s/Uno/etc...

                        Carro de uso frequente.

                        Comentário


                          #13
                          A introdução do plástico e mais recentemente a enorme quantidade de eletrónica nos carros, faz com que no futuro seja virtualmente impossivel restaurar e pôr a circular um carro dos dias de hoje.
                          Imaginem que daqui a 50 anos alguem precisa de um programa de diagnostico para uma avaria de um carro de hoje. Se não for impossivel deve estar lá perto.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Alguns deles chegarão a clássicos mas serão poucos, mas esse problema já vem dos anos 70/80.

                            Compare-se isto:



                            Com isto:



                            E depois com isto:



                            Parece-me que à medida que avançamos nos anos os carros vão ficando mais vulgares e desinteressantes...

                            Sinceramente acho os 3 fantásticos. Não me importava de ser possuidor de qualquer um desses.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                              Tirando versões muito especiais e extremamente caras como um RR Phanton ou um AM qualquer, duvido que a maior parte dos carros consiga resistir os anos suficientes para se tornar num verdadeiro clássico.
                              Quando digo verdadeiro clássico não é propriamente os 25 anos do seguro.

                              É como todo o resto, cria-se algo mais descartável para aumentar o consumismo.

                              Mas a culpa também é do consumidor que hoje-em-dia não se contenta com um Corsa C que comprou novo em 2004, quer um mais recente, outro exemplo mais gritante é os telemóveis, as consolas, leitores de Mp3, Maquinas fotográficas, enfim... Tudo que tenha mão da evolução tecnológica tende cada vez mais a ser um bem temporário e não um bem "para a vida".
                              num corsa C isso ainda não acontece, mas tente lá comprar uma tampa de porta luvas para um corsa A, ou uns apoios da pala de sol do lado do condutor para um punto de 1994............Vai perceber qual é a dificuldade...manter-se um carro até se mantém, mas todo abandalhado e com peças partidas por tudo quanto é lado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                num corsa C isso ainda não acontece, mas tente lá comprar uma tampa de porta luvas para um corsa A, ou uns apoios da pala de sol do lado do condutor para um punto de 1994............Vai perceber qual é a dificuldade...manter-se um carro até se mantém, mas todo abandalhado e com peças partidas por tudo quanto é lado.
                                Facilmente arranjo ambos.

                                Peças para Puntos e Corsas (seja lá qual for a geração) não faltam por aí.

                                E fala quem até ao ano passado teve um Corsa A todo direitinho, e agora anda a endireitar um "irmão" do Punto I (Lancia Y)

                                Aliás... é mais difícil arranjar peças para o Punto que para o Lancia Y.
                                Editado pela última vez por Fahrenheit; 12 November 2012, 15:25. Razão: Ordem inicialmente errada

                                Comentário


                                  #17
                                  Existem marcas que tem "classic parts centers" e por encomenda fazem as peças. Quem tiver um Mercedes de 1900 por exemplo pode fazer por encomenda peças originais para o seu Mercedes.

                                  Mas como hoje em dia ao fim de 8 anos um carro pode ir para abate, daqui a 30 anos um Corsa C será certamente um clássico, porque das unidades criadas grande parte já foi para abate

                                  É claro que quando pensamos em clássicos pensamos em grandes motores e não num 1.3 CDTI, mas também existem por ai clássicos com motores fraquitos e sem sal a gasolina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    Se é à procura de homologações para ser clássico e andar em esposições e afins é outra história.

                                    Eu, como é explicito nos parágrafos que se seguem ao que fizes QUOTE, falo de consumismo, ou seja manter o carro por muitos anos como carro, como muitos ainda hoje mantêm os Corsas/AX/190s/Uno/etc...

                                    Carro de uso frequente.

                                    Nesse caso é bem mais fácil...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                      Se é à procura de homologações para ser clássico e andar em esposições e afins é outra história.

                                      Eu, como é explicito nos parágrafos que se seguem ao que fizes QUOTE, falo de consumismo, ou seja manter o carro por muitos anos como carro, como muitos ainda hoje mantêm os Corsas/AX/190s/Uno/etc...

                                      Carro de uso frequente.

                                      Nesse caso é bem mais fácil...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Até ver acho que os actuais duram mais que os antigos, tirando alguns equipamentos especificos tipo GPS, LCDs e afins que possam ir-se estragando e já não exista produção, mas quando isso começar a acontecer, alguém verá nisso uma oportunidade de negócio.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Até ver acho que os actuais duram mais que os antigos, tirando alguns equipamentos especificos tipo GPS, LCDs e afins que possam ir-se estragando e já não exista produção, mas quando isso começar a acontecer, alguém verá nisso uma oportunidade de negócio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Se quiseres arranjar um tablier para um carro de 1970 também não o consegues, a menos que seja por um grande golpe de sorte.
                                            Quem quer recuperar um carro clássico anda normalmente a "bater" sucatas, a arranjar material assim-assim e a fazer "milagres" na sua recuperação.
                                            Portanto, os problemas que se colocam hoje, mutatis mutandis, acontecerão amanhã.
                                            Reparações de plásticos partidos, ou tabliers forrados a pele, ainda se vai conseguindo fazer. Imagina reparar uma peça em plástico "xpto" coberta com ruber-touch, por exemplo...

                                            E da parte mecânica? realmente só recorrendo a dadores, pois já não se consegue "refazer" certa peças que agora têm precisão ao mícron. Mesmo assim, os dadores com tempo começam a escassear ou não há a garantia de funcionar bem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não sei muito bem como funciona agora o abate de carros, isto é, não sei se o carro é completamente destruído ou se aproveitam peças, mas no caso do carro ser totalmente destruído, peças de "dadores" vão ser cada vez menos!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aqui estão dois dos exemplos que eu falei:
                                                Classic Parts Center

                                                Mercedes-Benz Classic Home - Classic - Classic Center

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  É que nem penses...

                                                  Durante muitos anos segui com afinco a secção de clássicos do FAHO e, depois, o forum "motorclassico" que lhe sucedeu.

                                                  Havia lá muita gente que queria os carros restaurados "à risca" conforme saiu de fábrica em 1900 e troca o passo, e estofar um tablier de plástico dos anos 60 era uma heresia. E às vezes era um problema, porque o estalar de algumas peças nalguns modelos era congénito.

                                                  Cuidado que nesses programas muitas vezes não são feitos restauros, mas recuperações (em vez de ser como vem de fábrica, passa a ser uma coisa "assim à minha maneira" que depois não consegue homologação como clássico).
                                                  Exactamente.
                                                  Há uns tempos vi num episódio do Wheeler Dealers algumas reparações a um Fiat Dino 2400 Coupé. A placa de madeira onde estava encaixada a manete da caixa não pertencia lá pois a original tinha sido partida. Não conseguiram encontrar uma nova pois era dificílimo e dispendioso, e como tal optaram por restaurar a antiga que estava guardada na mala.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Das duas uma, ou há peças e não há problemas nenhuns em manter um carro antigo ou então devido à falta de peças um carro antigo torna-se uma raridade, aumentando assim o seu valor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Das duas uma, ou há peças e não há problemas nenhuns em manter um carro antigo ou então devido à falta de peças um carro antigo torna-se uma raridade, aumentando assim o seu valor.
                                                      Penso que não deves ver a coisa de um modo tão linear. Pega na Citroen por exemplo. Não faço ideia se tem departamentos próprios para peças de carros antigos como os exemplos que dei no meu ultimo post, mas admitindo que esse departamento existe, daqui a muitos anos um Saxo Cup no seu estado original é um carro muito valioso.

                                                      Apesar de a Citroen ainda fazer peças por encomenda, quando 90% deles estão todos xunados, ter um 100% original dá outro valor ao carro

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho a certeza que se houvesse forum há 25 anos, os nossos pais estariam a perguntar exactamente a mesma coisa...

                                                        Será a 4L, R5, o Clio I, PUG 205, etc...um clássico?

                                                        Os que durarem 25 anos serão clássicos...os que forem tratados como electrodomésticos não!

                                                        Serão clássicos porque aos nossos olhos, daqui a 25 anos vão ser para nós saudade e para outros carros de outros tempos que serão sempre alvo de curiosidade.

                                                        O meu, daqui por 25 anos será um clássico, tal como o mini é hoje!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Precisamente o que eu ia responder!
                                                          Pegando no exemplo, quando saiu o clio em 1990, dizia-se que "este não vai durar metade do que durou o meu R5" ;)

                                                          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                          Tenho a certeza que se houvesse forum há 25 anos, os nossos pais estariam a perguntar exactamente a mesma coisa...

                                                          Será a 4L, R5, o Clio I, PUG 205, etc...um clássico?

                                                          Os que durarem 25 anos serão clássicos...os que forem tratados como electrodomésticos não!

                                                          Serão clássicos porque aos nossos olhos, daqui a 25 anos vão ser para nós saudade e para outros carros de outros tempos que serão sempre alvo de curiosidade.

                                                          O meu, daqui por 25 anos será um clássico, tal como o mini é hoje!

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                                                            #30
                                                            Claro que sim.
                                                            E em relação aos materiais xpto de certeza que irá haver quem faça e as peças ao micron também e os programas de diagnóstico futuros deverão correr nos carros de hoje, digo eu. Se não nem percebo a lógica de uma marca evoluir programas de diagnóstico sem se preocupar com os carros mais antigos. É como os programas. Há programas dos anos 90 que correm no windows 7.

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