Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Leon 1.6 vs Seat Leon 1.9

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Seat Leon 1.6 vs Seat Leon 1.9

    Bom dia,

    Ando neste momento à procura de um carro 'novo' (para mim apenas, ou seja, usado :p) a diesel.

    Dentro do que ando à procura, os Seat Leon (paixão antiga!) são uma forte hipótese (a par do Renault Megane III).

    No entanto, neste tópico gostaria apenas de dissipar uma dúvida que tenho:

    Caso opte pelo Seat Leon, ficarei mais bem servido com o motor 1.9 ou com o motor 1.6 (consumos, fiabilidade, desempenho, ...)?

    Neste momento faço cerca de 75/80Km por dia, cerca de 15km cidade e 60/65km estrada nacional. Agradecia que as vossas respostas não se limitassem a "1.6!" ou "1.9!" mas que, fundamentem as vossas opiniões sff.

    Agradeço desde já qualquer ajuda da vossa parte.

    Cumprimentos,

    Clusters

    #2
    Originalmente Colocado por Clusters Ver Post
    Bom dia,

    Ando neste momento à procura de um carro 'novo' (para mim apenas, ou seja, usado :p) a diesel.

    Dentro do que ando à procura, os Seat Leon (paixão antiga!) são uma forte hipótese (a par do Renault Megane III).

    No entanto, neste tópico gostaria apenas de dissipar uma dúvida que tenho:

    Caso opte pelo Seat Leon, ficarei mais bem servido com o motor 1.9 ou com o motor 1.6 (consumos, fiabilidade, desempenho, ...)?

    Neste momento faço cerca de 75/80Km por dia, cerca de 15km cidade e 60/65km estrada nacional. Agradecia que as vossas respostas não se limitassem a "1.6!" ou "1.9!" mas que, fundamentem as vossas opiniões sff.

    Agradeço desde já qualquer ajuda da vossa parte.

    Cumprimentos,

    Clusters
    Antes de mais, esta "conversa" podia ter continuado no tópico anterior, não precisavas de abrir outro...

    O 1.9 é muito mais ruidoso e menos suave, mas a sua fiabilidade é reconhecida.
    Cabe-te a ti decidir de o "aguentas" ou se preferes algo mais refinado...

    Comentário


      #3
      No geral, apesar de mais barulhento e incomodativo, o 1.9 é um motor melhor.

      Agora também depende do teu orçamento:

      Se for reduzido, procura viaturas de 2006/2007 que deves encontrar boas opções por 12 mil euros (de preferência anteriores a Julho de 2007 para só pagares 35 euros de IUC).


      Se o teu orçamento for superior, até nem perdes nada em ir ver um novo. Eles estão com um preço chave na mão de 19900, e não sei quanto estarão dispostos a baixar agora no final do ano para cumprir objectivos....

      Comentário


        #4
        Agradeço a tua opinião Scientist. Tens sido bastante prestável nas minhas questões.

        Decidi abrir outro tópico porque neste gostaria apenas de esclarecer esta questão, como o título do mesmo sugere. Se continuasse esta 'discussão' no outro tópico, devido ao seu título, poderia passar ao lado da questão essencial (pelo menos foi assim que pensei, mas se pensei mal, da próxima tento compilar tudo no mesmo tópico ).

        Neste momento até ando com um 1.6 debaixo de olho. Um carro de serviço, com 2 anos e poucos quilómetros. Dentro dos parâmetros considero que estará a bom preço (gostava de fugir aos carros de aluguer), daí gostar de esclarecer esta dúvida com brevidade.

        Comentário


          #5
          Obrigado tito23.

          Não tenho um limite propriamente imposto, pois tudo depende do negócio em si (estado do carro, histórico, ano, km, ...). Mas pronto, dentro do razoável talvez possa apontar para valores à volta dos 16000€.

          Sei que o 1.9 será um motor melhor, inclusivé no que respeita a viagens mais longas (imagino). Mas quais serão as principais diferenças entre os dois? Prós/Contras?

          Essa dos 19.900€ chave na mão parece-me um pouco utópica. É que se for ao configurador da Seat e puser o modelo base com um motor 1.6, 105cv (que é o que ando à procura, esqueci-me de referir), não obtenho um preço inferior a 24.866€ (fora descontos)...
          Editado pela última vez por Clusters; 13 November 2012, 09:58.

          Comentário


            #6
            Pois, esse preço é para a versão de 90 cv.

            Apesar de entre os 2 achar o 1.9 melhor, não acho que o 1.6 seja uma má escolha. Tanto é que tenho um com quase 3 anos e 90 mil km e 0 queixas.

            O 1.6 é mais silencioso, tem menos vibrações, paga menos IUC.

            Nada como experimentares um e decidir se serve ou não para o uso que lhe vais dar

            Comentário


              #7
              Sei que é suposto falarmos sobre os motores em analise mas alerto também que este seat leon tem tendencia para comer rapidamente os pneus da frente (mesmo com pressão correta e jante calibrada) e que a caixa també usual dar problemas.

              Quanto ao motor optaria pelo 1.9 TDI, é mais ruidoso sim mas tem provas dadas ao nível da fiabilidade e isso para mim conta e muito.

              Comentário


                #8
                Coches nuevos y segunda mano en Autopista.es

                Coches nuevos y segunda mano en Autopista.es

                tens aqui duas medições com os 2 motores.. salta a vista que o 1.9 é mais rapido em todas as recuperações e aceleração.. em termos de consumos o 1.6 claramente melhor em cidade o 1.9 em estrada.

                Comentário


                  #9
                  Pois, tito23, foi o que pensei. Mas mesmo assim no configurador não se conseguem esses 19.900€. Com negociação talvez. Eu é que também não referi os CVs que pretendia ;) O teu é de 90 ou 105cv? Que médias é que fazes? Tenho ideia que as médias rondarão os 5.5L/100 nos 1.6 e 6.3L/100 nos 1.9 (apesar de saber que estes valores são sempre muito relativos).

                  Ao nivel de reacção existe diferença entre os dois? Ou seja, quando queremos puxar por eles para ultrapassagens notam-se diferenças? Acredito que, caso existam diferenças, estas sejam mais notórias a velocidades mais altas, não?

                  Scutar, de facto pedi uma análise comparativa entre os dois (motores e não só), contudo opiniões sobre outros aspectos do carro são sempre bem recebidas Mas quando dizes "este seat leon" referes-te a ambos, ou seja, ao 1.6 e ao 1.9, certo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Clusters Ver Post
                    Pois, tito23, foi o que pensei. Mas mesmo assim no configurador não se conseguem esses 19.900€. Com negociação talvez. Eu é que também não referi os CVs que pretendia ;) O teu é de 90 ou 105cv? Que médias é que fazes? Tenho ideia que as médias rondarão os 5.5L/100 nos 1.6 e 6.3L/100 nos 1.9 (apesar de saber que estes valores são sempre muito relativos).
                    Não precisa de negociação, tem lá a publicidade, 19900 chave na mão.

                    O meu é um 105 cv montado num Octavia e está com média de 5,4 com muita AE e alguns trajectos citadinos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                      Não precisa de negociação, tem lá a publicidade, 19900 chave na mão.

                      O meu é um 105 cv montado num Octavia e está com média de 5,4 com muita AE e alguns trajectos citadinos.

                      True! Tinha visto no configurador e lá o preço não era esse. Em relação à média, era isso que estava à espera... Não tem ISG, ou tem? No geral estás satisfeito com ele? O que queres dizer com "...montado num Octavia..."? [desculpa a ignorância]


                      Obrigado ferrer.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Clusters Ver Post
                        True! Tinha visto no configurador e lá o preço não era esse. Em relação à média, era isso que estava à espera... Não tem ISG, ou tem? No geral estás satisfeito com ele? O que queres dizer com "...montado num Octavia..."? [desculpa a ignorância]
                        ISG? Isso é na KIA

                        Querias dizer DSG? Não, é um Greenline com caixa de 5.


                        Sim, estou satisfeito com ele. Teve um ou outro problemita, mas em questões de motor, nada a apontar.

                        Montado é forma de falar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                          ISG? Isso é na KIA

                          Querias dizer DSG? Não, é um Greenline com caixa de 5.
                          Epa devias dar o desconto dado que fiz questão de frizar a minha ignorância Não, o que queria saber era se tinha o sistema Start/Stop... Pensava que o ISG fosse o mesmo o que Start/Stop dos Leon (penso que ambos servem para aumentar a poupança de combustível). Mas pronto, com as calinadas também se aprende

                          Segundo o que tenho visto, uma das coisas de que o pessoal se queixa muito é dos interiores dos Leon. Por acaso acho que já andei num aqui há uns tempos, mas na altura nem reparei. Já agora, será que os stands deixam fazer 'test-drive' sem compromisso?

                          Comentário


                            #14
                            A tentação de comprar um 1.9 é muita, mas olha que as desvantagens também são muitas...

                            Mal por mal, eu preferia o 1.6 Tdi! E olha que tenho/tive os dois motores

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              A tentação de comprar um 1.9 é muita, mas olha que as desvantagens também são muitas...

                              Mal por mal, eu preferia o 1.6 Tdi! E olha que tenho/tive os dois motores

                              Podes justificar a tua afirmação REDLINER? Obviamente que não estou a dizer que concordo ou discordo, só queria perceber o porquê... Foi por isso mesmo que criei o tópico. De qualquer forma, obrigado pela intervenção

                              Comentário


                                #17
                                Depois daquela filtragem inicial que fiz estou mesmo a ponderar o Seat Leon e o Renault Megane. Ao nível da estética são os carros que mais me agradam. Ainda vou poderar a 'hipótese hipotética' Alfa Romeo Giulietta (já pesa bem mais no bolso).

                                Contudo, não me queria desviar do assunto principal deste tópico.

                                Mas mais uma vez, obrigado Scientist

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por Clusters Ver Post
                                  Depois daquela filtragem inicial que fiz estou mesmo a ponderar o Seat Leon e o Renault Megane. Ao nível da estética são os carros que mais me agradam. Ainda vou poderar a 'hipótese hipotética' Alfa Romeo Giulietta (já pesa bem mais no bolso).

                                  Contudo, não me queria desviar do assunto principal deste tópico.

                                  Mas mais uma vez, obrigado Scientist
                                  Não percas de vista nenhum bom negócio "apenas" por te teres fixado no Leon e no Megane, é apenas esse o meu conselho.
                                  De resto, como viste, tens boas opções nesses 2 modelos.
                                  Eu preferia o Mégane por ser um projecto mais recente, mas que já está no mercado há tempo suficiente para não ter muitas "gralhas".
                                  Além disso, fiz várias viagens (como pendura) num Leon e não posso dizer que seja o carro mais confortável do segmento, nem com os melhores interiores.
                                  Por fora, sim, é bastante engraçado e até acho que envelheceu relativamente bem.

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por Clusters Ver Post
                                    Podes justificar a tua afirmação REDLINER? Obviamente que não estou a dizer que concordo ou discordo, só queria perceber o porquê... Foi por isso mesmo que criei o tópico. De qualquer forma, obrigado pela intervenção
                                    O 1.6 TDI é mais silencioso 1 DB que o 1.9 TDI e gasta menos 0,3 L/100 que o 1.9 TDI

                                    O 1.6 TDI deve pagar um pouco menos de IUC.

                                    O 1.9 TDI a nível de prestações é melhor que o 1.6 TDI, é mais rápido 1 seg dos 0-100 e nas retomas de velocidade o 1.9TDI é bastante melhor que o 1.6TDI.

                                    A nível de fiabilidade quanto ao 1.9TDI acho que não é preciso dizer nada, quanto ao 1.6TDI os problemas mais comuns são as embraiagens.

                                    A nível de revisões deve ser ela por ela. Agora tu é que sabes o que valorizas mais, se um motor com provas dadas e um pouco mais rapido ou um motor mais silencioso 1 DB e que gasta menos combustivel (0,3 l/100)

                                    Nota: o 1.9 TDI tem 125cv reais enquanto que o 1.6 TDI tem 116cv
                                    Editado pela última vez por Scutar; 13 November 2012, 15:03.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                      O 1.6 TDI é mais silencioso 1 DB que o 1.9 TDI e gasta menos 0,3 L/100 que o 1.9 TDI

                                      O 1.6 TDI deve pagar um pouco menos de IUC.

                                      O 1.9 TDI a nível de prestações é melhor que o 1.6 TDI, é mais rápido 1 seg dos 0-100 e nas retomas de velocidade o 1.9TDI é bastante melhor que o 1.6TDI.

                                      A nível de fiabilidade quanto ao 1.9TDI acho que não é preciso dizer nada, quanto ao 1.6TDI os problemas mais comuns são as embraiagens.

                                      A nível de revisões deve ser ela por ela. Agora tu é que sabes o que valorizas mais, se um motor com provas dadas e um pouco mais rapido ou um motor mais silencioso 1 DB e que gasta menos combustivel (0,3 l/100)

                                      Nota: o 1.9 TDI tem 125cv reais enquanto que o 1.6 TDI tem 116cv

                                      No IUC são cerca de 85 euros de diferença.

                                      Não sei se será correcto associar os problemas das embraiagens ao 1.6 tdi, uma vez que isto varia consoante a marca da embraiagem e nem se poderá dizer que é um componente do motor....

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                                        No IUC são cerca de 85 euros de diferença.

                                        Não sei se será correcto associar os problemas das embraiagens ao 1.6 tdi, uma vez que isto varia consoante a marca da embraiagem e nem se poderá dizer que é um componente do motor....
                                        Tens razão, não é do motor, mas quem compra normalmente gosta de saber esses detalhes.

                                        O 1.6 é mais "confortável", mais poupado, mais silencioso.

                                        Eu pessoalmente prefiro 1.6 CR.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                          Nota: o 1.9 TDI tem 125cv reais enquanto que o 1.6 TDI tem 116cv
                                          O mito dos cavalos escondidos parte 2

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                            O mito dos cavalos escondidos parte 2
                                            Não é mito nenhum, foram ao mesmo banco dois seat leon com o motor 1.6 TDI e outro com o motor 1.9 TDI, os resultados foram aqueles que indiquei.

                                            Ou achas que os valores indicados pelas marcas quanto aos cavalos são 10% corretos? Olha eu não conheço um unico modelo/motor que no banco acuse os MESMOS cavalos que a marca anuncia.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por tito23 Ver Post
                                              No IUC são cerca de 85 euros de diferença.

                                              Não sei se será correcto associar os problemas das embraiagens ao 1.6 tdi, uma vez que isto varia consoante a marca da embraiagem e nem se poderá dizer que é um componente do motor....
                                              Não tenho ideia de ser tão grande. O 1.6 tdi deve pagar ~125 €. O 1.9 tdi paga ~210 €? Não estou a dizer que não, mas tenho uma ideia que deve andar pelos ~180 € (às tantas estou errado). Tens o valor do 1.9?

                                              Comentário


                                                #25
                                                é mesmo como ele diz, porque tem o co2 superior a 120 g/km

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Pessoalmente, que gosto de silencioso e o minimo de vibraçoes vindas do motor, preferia o 1.6 TDI, se fores fazer muitos km, a poupança a nivel de consumos pode fazer diferença. Se queres algo que ande mais, e nao te incomoda as vibraçoes e barulho, vai para o 1.9 TDI.

                                                  Eu aconselhava a experimentares os 2 motores de cabeça aberta


                                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                  Não é mito nenhum, foram ao mesmo banco dois seat leon com o motor 1.6 TDI e outro com o motor 1.9 TDI, os resultados foram aqueles que indiquei.

                                                  Ou achas que os valores indicados pelas marcas quanto aos cavalos são 10% corretos? Olha eu não conheço um unico modelo/motor que no banco acuse os MESMOS cavalos que a marca anuncia.

                                                  Sabes que os valores de banco nao sao exactos e que ha tendencia a dar mais cavalagem que a que realmente têm, certo? Basta meteres os carros noutro banco para teres outro tipo de valores. Pessoalmente, tiro 10cv a esses valor.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Não tenho ideia de ser tão grande. O 1.6 tdi deve pagar ~125 €. O 1.9 tdi paga ~210 €? Não estou a dizer que não, mas tenho uma ideia que deve andar pelos ~180 € (às tantas estou errado). Tens o valor do 1.9?
                                                    Se o PD105 for antes de Julho de 2007, é 30/35€, logo 80/85€ de diferença.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por Clusters Ver Post
                                                      Podes justificar a tua afirmação REDLINER? Obviamente que não estou a dizer que concordo ou discordo, só queria perceber o porquê... Foi por isso mesmo que criei o tópico. De qualquer forma, obrigado pela intervenção
                                                      Venho um bocado atrasado na resposta e já muitos colegas aqui do fórum responderam (e muito bem)

                                                      Existem mitos criados de ambas a partes (leia-se motores), ou seja, que o 1.9 "não avaria e é uma máquina" e que o 1.6 é "pastelão e queima embraiagem".

                                                      Nenhuma das duas versões está correta

                                                      O 1.9 Tdi não é um motor isento de problemas, da mesma forma que o 1.6 não é uma tartaruga!

                                                      Ao contrario do que á partida se possa pensar, em prefiro o 1.6 Tdi em AE ao 1.9! Sim, o 1.9 recupera melhor, mas também é muito mais ruidoso,intrusivo e gasta mais!(logo aí,para mim é uma grande desvantagem).

                                                      O 1.6 Tdi tem uma maior facilidade em respirar em altas, face o 1.9 e "gosta" (se é que se pode dizer isso de um diesel) mais de rotações.

                                                      O 1.9 Tdi é melhor (para mim) em cidade, no para-arranca, para arrancar rápido em rotundas (nisso o 1.6 pode ser melindroso), é mais "cheio" e tem uma "alma mais encorpada" (1.9 cc VS 1.6 cc).

                                                      O 1.6 por outro lado, é suave (demais até), progressivo e um motor que apetece ligar e fazer 300 KM´s de seguida sem parar dado, ser "redondinho" e muito frugal nos consumos (consumos esses que o 1.9 Tdi não consegue competir).

                                                      Depois existe o facto manutenção e IUC!Nisso claramente que o 1.6 bate o 1.9 (mais ainda, sendo revisões na marca).

                                                      Onde, possivelmente o 1.9 vai bater o 1.6 será na probabilidade de avarias (altamente relativo), isto é, o 1.9 é um motor com anos e anos de serviço e muito revisto, ao caso que o 1.6 (comparativamente) é um "menino" e emprega tecnologias mais recentes e menos testadas.

                                                      De qualquer maneira, e ao contrário que muitos afirmam pelo fórum, o 1.6 TDi não tem avarias/problemas crónicos conhecidas!

                                                      Esta é a minha opinião face aos dois motores, agora deixo ao critério de cada um depois denotar as suas necessidades
                                                      Editado pela última vez por REDLINER; 14 November 2012, 06:59.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                        Não é mito nenhum, foram ao mesmo banco dois seat leon com o motor 1.6 TDI e outro com o motor 1.9 TDI, os resultados foram aqueles que indiquei.

                                                        Ou achas que os valores indicados pelas marcas quanto aos cavalos são 10% corretos? Olha eu não conheço um unico modelo/motor que no banco acuse os MESMOS cavalos que a marca anuncia.
                                                        Isso já está mais que debatido no forum.

                                                        O banco de ensaio é uma ferramenta 100% fiável? Vais com o mesmo carro a vários bancos e não tens o mesmo resultado.

                                                        O que a marca anuncia é 98% certo, nem todas as unidades saidas da fábrica têm exactamente a mesma potência mas nunca um motor que vem com 105 na realidade tem 116 cv ou 125cv..

                                                        Eu acredito é que o trenó do pai natal tráz mais renas do que o anunciado

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                          Isso já está mais que debatido no forum.

                                                          O banco de ensaio é uma ferramenta 100% fiável? Vais com o mesmo carro a vários bancos e não tens o mesmo resultado.

                                                          O que a marca anuncia é 98% certo, nem todas as unidades saidas da fábrica têm exactamente a mesma potência mas nunca um motor que vem com 105 na realidade tem 116 cv ou 125cv..

                                                          Eu acredito é que o trenó do pai natal tráz mais renas do que o anunciado
                                                          Aqui a questão não está nos cavalos aferidos pelos diversos bancos existentes mas sim a DIFERENÇA de cavalos entre os dois motores aferidos no memso banco de testes.

                                                          È como pesares duas pessoas diferentes numa balança, por muito erro que a balança possa ter no final vais conseguir sempre aferir a diferença de peso entre essas duas pessoas. Neste caso dos motores a diferença de cavalos é de 9 cavalos a favor do 1.9 TDI, isso vale o que vale mas o que é certo é que o 1.9 TDI bate o 1.6 TDI em qualquer medição.

                                                          A nível de ruído e medido com ferramentas proprias nos 3 regimes apurados o 1.6 TDI e menos ruidoso 1 decibel, é isso é muito pergunto eu?

                                                          Relativamente aos cavalos a mais dos motores, já vi dezenas de testes em dezenas de bancos diferentes, nenhum deles indicou os mesmos cavalos que a marca anuncia. Só a marca é que terá os bancos fiáveis e confiáveis?

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X