Anúncio

Collapse
No announcement yet.

mota vs. smart, qual???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    mota vs. smart, qual???

    Boa tarde, actualmente estou a estudar em lisboa e tenho usado o metro e carris para me deslocar de casa à faculdade.
    Gostaria de comprar um veiculo proprio, pensei numa mota do género de uma vespa, etc (tem que se rno maximo de 125cc (categoria B) OU um smart.
    Não percebo nada de motas/carros...e precisava de saber o que é que secalhar acaba por compensar mais contando com a gasolina, PREÇOS, os gastos de manutençao, etc etc.
    Obrigada!

    #2
    a 125 fica incomparavelmente mais barata nem sei onde está a duvida, tens é que andar á chuva quando chove..

    Comentário


      #3
      Eh pá a 125. O Smart, custa o mesmo que um automóvel...

      Comentário


        #4
        Qualquer vulgar 125 seja scooter ou não, fica mais barata, tens apenas o contra da chuva.
        Mas não tendo carro próprio torna mais complicado, o ideal seria a mota, e um carro sem ser um Smart para umas viagens mais longas, e dias chuvosos(neste ultimo caso podes sempre utilizar os transportes)

        Comentário


          #5
          Como para aí não chove tanto como para aqui não tinha dúvidas em escolher a 125. Uma scooter oferece algum abrigo para as pernas e tudo... O pior é mesmo o frio mas nada que umas luvas e um casaco quentes não mitiguem.

          Comentário


            #6
            muito obrigada. isso da chuva é o menos...só a facilidade de andar por Lisboa, fácil estacionamento etc acho que compensa. Tenho um amigo q tem uma vespa e gasta 6/8 euros por semana em gasolina, parece-me muito bem.
            alguem com experiência? dizem-me tambem que as rodas das motas nos carris, calçada, é bastante perigoso. já para não falar que os carros mal vêem as motas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FranciscaOS Ver Post
              muito obrigada. isso da chuva é o menos...só a facilidade de andar por Lisboa, fácil estacionamento etc acho que compensa. Tenho um amigo q tem uma vespa e gasta 6/8 euros por semana em gasolina, parece-me muito bem.
              alguem com experiência? dizem-me tambem que as rodas das motas nos carris, calçada, é bastante perigoso. já para não falar que os carros mal vêem as motas...
              Carris é fugir deles, paralelo andar com muito cuidado e quanto aos outros condutores, é pensar que todos nos querem abalroar, ou seja, não dar hipótese para isso nunca.

              Comentário


                #8
                A 125 sem qualquer sombra de dúvidas, e um bom fato para quando esteja a chover...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FranciscaOS Ver Post
                  muito obrigada. isso da chuva é o menos...só a facilidade de andar por Lisboa, fácil estacionamento etc acho que compensa. Tenho um amigo q tem uma vespa e gasta 6/8 euros por semana em gasolina, parece-me muito bem.
                  alguem com experiência? dizem-me tambem que as rodas das motas nos carris, calçada, é bastante perigoso. já para não falar que os carros mal vêem as motas...
                  Sim tens de ter cuidado com os carris e tinta das passadeiras.

                  A 125 é mesmo a melhor opção. Mais barata na compra e manutenção, vais a todo o lado e estacionas em todo o lado sem problemas e sem custos.

                  Comentário


                    #10
                    Greetings!

                    Já tive um smart depois de ter andado 4 anos de mota.
                    Se fores para mota...
                    Prepara-te para chegares todo molhado ao trabalho/escola.
                    Basta apenas 10 minutos de chuva para a roupa toda pro (H&H), ficar toda molhada.
                    É óptimo andar de cuecas molhadas...

                    Acho que a mota é 'muito giro' se morares no centro. Ficas algo protegido do vento por existirem muitos prédios altos. Deslocações até 5 km mota serve.

                    Prepara o pescocinho para o frio. Quando andas de mota se de noite estiver 7 graus, na mota com o vento é com se estivesse -3. O valor é sempre menos 10 graus da temperatura ambiente. Mesmo assim vejo tipos a andarem de mota de tshirt no inverno.

                    Vais passar a cheirar a mota. Se fumares não notas...
                    Esquece o gel no cabelo.

                    O smart a estacionar é quase como uma mota. Estacionar de lado é o máximo!
                    A não ser que por onde andes tenhas apenas lugar em cima dos passeios, à porta de onde tens de ir.
                    O smart como tem caixa semi automática é o ideal para a cidade.
                    Pena não haver mais carros assim em conta.
                    Não ter de usar embraiagem é das coisas mais confortáveis que há em cidade.

                    No smart podes levar uma miuda em conforto mesmo que seja depois de uma noitada, às 5 da manhã.
                    Na mota ela prefere apanhar o taxi.

                    O que a mota tem de muito bom é circulares pelo meio do transito. Podes usar as faixas do bus (momentaneamente) ou andares sempre no traço continuo.
                    Chegas a qualquer lado em pouco tempo.

                    Na guerra urbana as motos comportam-se um pouco diferente dos carros.
                    Circula-se no meio da estrada entre os carros.
                    Usa-se as faixas de bus e bermas das autoestradas quando há filas de horas.
                    E etc. Quem age diferente... Que fiquem felizes em ficar parados no pára arranca, como os tipos das Harleys.
                    Para isso mais vale andar de carro.



                    Uma 125 gasta menos combustivel em cidade consome uns 4lt no máximo. (Não acredites nas publicidades de 2lts e tal...)
                    Um motor de 125cc com 15cv para dar 110km/h a direito vai ter de mamar algo.

                    Mesmo assim vai te ficar mais caro que o passe e alguns taxis ocasionais.

                    No smart a gasolina com motor 700cc consegues facilmente 5.2lt aos 100km.
                    O seguro da mota deve ficar-te por 130€.
                    Para o Smart 180€.

                    Na mota tens de mudar o óleo de 4.000km em 4.000km (3 vezes ao ano?).
                    1.5lt de óleo.
                    As motos que fazem mudas de óleo mais espaçadas são as com motores 600cc e por ai.
                    Nos motores pequenos mesmo os de injecção e arrefecimento a óleo continuam com mudas de óleo em intervalos curtos.
                    Nas oficinas de motas cobram-te uns 40 a 60€ por esse serviço.
                    Convem seres tu a fazê-lo. Usa óleo de carro senão prepara a carteira. No manual normalmente apenas diz 'usar óleo 10w40'. Não precisas de comprar óleo moto super racing a 28€ o litro...
                    Não é complicado seres tu a fazer.

                    Vais à sportzone e compras um capacete integral Nau ou Cms por 60€.
                    São muito bons. Para comprares melhor tens de gastar 200 ou mais euros.
                    Só precisas de um capacete melhor se tiveres de andar a 200km/h. Esses mais caros podem ter melhor isolamento na zona da viseira.
                    O capacete tem de ser um pouco apertado.
                    Porque vai ganhar alguma folga. Mete o capacete na cabeça e deixa-te estar durante 5m. Se ficar confortável o tamanho é o correcto.

                    Tenho um destes. Serve bem até aos 230km/h quando começa a entrar-te pela cara a dentro.
                    http://www.sportzone.pt/ProductDetai...038973&oid=&c=

                    Os capacetes penico servem para ficares sem queixo.

                    Mais importante que o casaco!!!...
                    Luvas!!! É primeira coisa que metes no chão quando cais.
                    As luvas para trail são as melhores!
                    Nunca andes de scooter/mota sem luvas.

                    As scooters são seguras desde que usadas com juizo. Não é preciso comprares casaco xpto.
                    O normal serve. Eu considero que é quase impossivel cair de scooter. Eu tenho um casaco XPTO da Spidi e nas scooters nunca o usei. Nas desportivas borrava-me todo se não o tivesse. A scooter é das coisas mais fáceis de andar. Para alguns até mais fácil que andar de bicicleta.
                    Para seres atropelado até numa bicicleta tinhas de usar esses casacos...
                    Um casaco de moto baratucho custa 50€.

                    De scooter veste-se assim:
                    http://www.youtube.com/watch?v=Iepi9k0mJCE

                    Não é preciso andar assim:
                    Cool_Motorcycle_Suits_3.jpg

                    Vai a Barcelona e não vês ninguém vestido de Power ranger numa scooter.

                    Resumindo... A manutenção do smart pode até ser mais em conta porque só muda de óleo de 15.000 em 15.000.
                    Apesar que se calhar convem trocar mais cedo. Depende da idade/kms do carro.

                    Os motores do smart a gasolina para custar uns 3000€ não duram muito tempo.
                    Essa parte pode dar-te chatisses.
                    De resto a manutenção numa oficina de bairro é do mais barato que há. Compra um smart que já tenha tido o motor reconstruido. Se tiver 140.000km foge.

                    Eu preferi o Smart a motas.
                    As miudas até acham piada.
                    É outro conforto.

                    Na verdade o mais barato mesmo já que vais para motas é uma 50cc ou 100cc, desde que esteja 'desbloqueada' para dar pelos menos 80km/h. Na cidade não se nota muita diferença. Cheiras depois é mais a queimado do óleo.
                    Com uma 50cc não podes andar na autoestrada, mas serve bem no Eixo norte Sul e ic19.
                    Na altura até perguntei a um policia se podia lá circular.
                    O óleo 2 Tempos custa 3.5€/litro no Pingo doce é dá para 1400km. E é só deitar para dentro do depósito do autolube.
                    Não se faz mais nada durante anos.

                    As scooters são bastante seguras desde que tenhas juízo. Tens de ter cuidado com os tipos ao volante e prever o que estes vão fazer. Eles não te vêem.

                    Compra uma chinesisse nova. Os chineses andam aos milhões de mota.
                    Consegue-se 125s novas por menos de 2000€.
                    Ou uma dessas usada com pouco tempo.

                    Aqui um exemplo 125cc nova por 1800€
                    Symphony 125 SRT

                    Descobri agora este site e que preços!
                    EU-R.com


                    Não compres uma japonesa com 10 anos por 1300€...
                    Vespas... Rodinhas pequeninas. Motores com 9 cv ou menos. Caras mesmo em usado.
                    A ideia é poupar dinheiro não comprar estilo.
                    Uma vespa 125cc anda o mesmo que maioria das 50cc japonesas.
                    Se houver diferença é de 10km/h.
                    A vespa 125cc só dá mesmo 90km/h.
                    Há 50cc novas no mercado por 500€.

                    Cumprimentos

                    ps. Link útil
                    Forum MOTONLINE: Que scooter comprar 50cc/125cc (Budget 2000€)

                    'Pois claro que não, a qualidade de construção é muito superior, o preço também.
                    Se fosse 30% a mais, eu não pensaria 2 vezes e optaria pela Honda, mas comparar 1000€ com 2500... 1500€ dá pra muita gasolina, e pneus, e seguro, e equipamento melhor... Claro que não tou a dizer que é a melhor escolha sem margem de discussão, mas para andar pela cidade seria a minha opção.'

                    O smart é dos carros baratos mais seguros que há.
                    É como estares num cockpit de um carro de corrida.
                    Ainda há muitos tansos que pensam porque é pequeno é um caixão.
                    E depois só dá 140km/h na gama de preços pretendido aqui.

                    Choque a 112km/h
                    http://www.youtube.com/watch?v=n3bFhVvdlaI

                    Carros do Aço! a 50km/h
                    http://www.youtube.com/watch?v=kuOj-...eature=related

                    O smart F2 tem ESP, controlo de tracção, EBD, ABS.
                    Em chuva é dos carros mais seguros que já conduzi.

                    Mas é devido à electrónica. Sem ESP era mesmo um perigo.
                    O ESP é das coisas que pode salvar mais vidas nas estradas.
                    Deveria ser obrigatório em todos os carros!
                    http://www.youtube.com/watch?v=vrg37lbH0f8

                    Os pneus no smart duram 100.000km porque o ESP, controlo de tracção e etc faz com que as travagens sejam sempre suaves.
                    E como o carro não anda muito os pneus duram e duram e duram.

                    Para roubar uma scooter basta uma tesoura de cortar correntes de 10€ do chinês , 3 tipos para a levantar e uma Carrinha de 1000€, tipo renault express. Tempo para o acto... menos de 1 minuto.

                    Editado pela última vez por pgainf; 15 November 2012, 16:41.

                    Comentário


                      #11
                      Para quem andou 4 anos de mota tens aí algumas coisas erradas, sendo a pior o descartar de casaco de protecção. Isso, na mota, usa-se SEMPRE!
                      Quanto ao capacete, integral, SEMPRE!
                      Quanto ao frio, um casaco, e luvas apropriadas mais um agasalho para o pescoço fazem maravilhas. Para a chuva a mesma coisa, juntando umas calças impermeáveis.
                      Parece-me que o OP é uma rapariga portanto, à partida, usar o Smart para impressionar miúdas está fora do uso que daria ao carro.
                      O cheiro a mota verifica-se nas motos com motor a 2 tempos, raríssimas senão impossíveis de se encontrar novas à venda, no segmento de turismo.
                      O óleo não se muda tão regularmente numa mota recente.
                      Estacionar o Smart de lado, em estacionamentos paralelos ao passeio, é uma estupidez, já tive de me desviar de alguns espertos desses; também dificulta a entrada e saída de quem quiser usar os lugares como deve ser.
                      Na mota também não podes usar as faixas do BUS, dá direito a multa na mesma, assim como pisar traços contínuos.
                      Editado pela última vez por mELIANTE; 15 November 2012, 14:51.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho uma Honda CBF 125, não conheço veículo mais económico em termos de combustivel. A construção Honda é muito boa e fiavel, a mota é confortavél e gira.
                        É o meu transporte de eleição quando me desloco sem o puto.

                        Comentário


                          #13
                          pgainf muito obrigada pelo conselho, esclarecedor. sou rapariga, nao preciso de uma mota que ande muito, mas que ande bem na cidade. moro mesmo no centro e a minha faculdade fica a mais ou menos 6km de casa.
                          qual é que é assim o genero de mota q da menos trabalho e que gaste pouco? como a faculdade nao fica muito longe não costumo de andar muito. apenas nas zonas mais centrais de lisboa.
                          Eu ja andei de mota mas ja foi ha algum tempo, quando tinha uns 14 anos... desde aí nunca mais, por isso ainda teria que voltar a aprender a equilibrar etc..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                            Para quem andou 4 anos de mota tens aí algumas coisas erradas, sendo a pior o descartar de casaco de protecção. Isso, na mota, usa-se SEMPRE!
                            Quanto ao capacete, integral, SEMPRE!
                            Quanto ao frio, um casaco, e luvas apropriadas mais um agasalho para o pescoço fazem maravilhas. Para a chuva a mesma coisa, juntando umas calças impermeáveis.
                            Parece-me que o OP é uma rapariga portanto, à partida, usar o Smart para impressionar miúdas está fora do uso que daria ao carro.
                            O cheiro a mota verifica-se nas motos com motor a 2 tempos, raríssimas senão impossíveis de se encontrar novas à venda, no segmento de turismo.
                            O óleo não se muda tão regularmente numa mota recente.
                            Estacionar o Smart de lado, em estacionamentos paralelos ao passeio, é uma estupidez, já tive de me desviar de alguns espertos desses; também dificulta a entrada e saída de quem quiser usar os lugares como deve ser.
                            Na mota também não podes usar as faixas do BUS, dá direito a multa na mesma, assim como pisar traços contínuos.
                            claro, o capacete é inquestionável !!
                            concordo com o que dizes. conheço pessoas que têem um smart e dizem que tambem não é la muito seguro, porque o carro é pequeno e a estrutura nao é a melhor p proteger uma pessoa

                            Comentário


                              #15
                              pgainf, acho que deste umas dicas muito acertadas mas, em certos pontos, meteste os pés pelas mãos.

                              Francisca, se estás disposta a ter uma mota, para o uso que descreves, julgo que seja uma boa opção.

                              Prós:
                              - Baixo custo de aquisição (em relação ao carro)
                              - Baixo consumo
                              - Manutenção/seguro/imposto mais barato (em relaçao ao carro)
                              - Mobilidade/estacionamento

                              Contras:
                              - Frio/chuva
                              - Maior risco de acidente/queda
                              - O capacete deixa o cabelo despenteado.

                              Deixa de parte alguns €€€ para umas boas luvas, um bom capacete (integral, de preferência) e um bom casaco (com protecções).
                              Em caso de queda ou acidente, este material pode fazer (e faz!) a diferença entre uns arranhõezecos ou ossos partidos.

                              Na mota, seja qual for, não poupes nos pneus.
                              A diferença entre um pneu mau e um pneu bom é enorme.

                              Comentário


                                #16
                                obviamente uma scooter tem inúmeras vantagens, sobre o smart, para mim só tem 2 desvantagens , andar a chuva/frio ( ando de moto e sei o que é isso ) e ser consideravelmente mais perigoso, basta uma escorregadela, e la se tem o joelhos esfolados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FranciscaOS Ver Post
                                  claro, o capacete é inquestionável !!
                                  concordo com o que dizes. conheço pessoas que têem um smart e dizem que tambem não é la muito seguro, porque o carro é pequeno e a estrutura nao é a melhor p proteger uma pessoa
                                  Sobre o Smart não ter estrutura para proteger uma pessoa, o melhor mesmo é teres mais informação para poderes falar sobre isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    obrigada! isso do cabelo é mesmo o menos ahaha no fundo queria era ver se vale a pena investir numa mota que ainda me dure algum tempo porque ja gasto muito dinheiro com o passe dos transportes publicos, e nos dias de greve não me sobra outra alternativa sem ser gastar uns belos 6€ em taxi.... e se subirem ainda mais os preços dos transportes nem sei!

                                    Quanto a assaltos a motas? é frequente e fácil?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                      Sobre o Smart não ter estrutura para proteger uma pessoa, o melhor mesmo é teres mais informação para poderes falar sobre isso.
                                      Eles são bons um contra os outros, já se levarem uma pantufada de um automóvel a sério o caso poderá mudar de figura.

                                      Quanto à pergunta do post e sendo motociclista, entre o smart e a scooter para o dia a dia ( eu prefiro mesmo os TP), talvez o smart. Não se apanha chuva ou frio ou calor, o risco de queda é nulo e ainda dá para uma voltinhas maiores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só vale a pena comprar uma mota se gostares mesmo de andar de moto, não é para todos!
                                        A única vantagem é monetária e o poder andar entre as filas (e isto nem toda a gente se sente à vontade, exigem alguma experiencia e maior risco pelo que podes não tirar ou demorar a tirar proveito disto) de resto é em tudo pior, se não tirares proveito das filas e do estacionamento vai demorar mais tempo a chegar que de carro. Se tiveres estacionamento facil na faculdade o carro ganha por larga margem, só o ter de andar a vestir e passear com capacetes, luvas e casacos é chato.

                                        Portanto vai para a moto só se gostares mesmo, memso uma scooter está longe de ser um veiculo tão racional quanto isso. Um carro, mesmo um limitado como um Smart é muito mais completo, mas tambem muito mais caro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Compra uma LML 125 4 T ...

                                          Gasta 2.5L aos 100 ... custa 3000€ nova !



                                          Qualquer duvida apita ... eu tenho uma.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                            Compra uma LML 125 4 T ...

                                            Gasta 2.5L aos 100 ... custa 3000€ nova !



                                            Qualquer duvida apita ... eu tenho uma.

                                            é linda... anda bem? ja te deu problemas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FranciscaOS Ver Post
                                              obrigada! isso do cabelo é mesmo o menos ahaha no fundo queria era ver se vale a pena investir numa mota que ainda me dure algum tempo porque ja gasto muito dinheiro com o passe dos transportes publicos, e nos dias de greve não me sobra outra alternativa sem ser gastar uns belos 6€ em taxi.... e se subirem ainda mais os preços dos transportes nem sei!

                                              Quanto a assaltos a motas? é frequente e fácil?
                                              Está aí uma boa questão. Tens garagem? Não me sentia seguro deixar uma mota ao relento durante a noite numa cidade..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                Só vale a pena comprar uma mota se gostares mesmo de andar de moto, não é para todos!
                                                A única vantagem é monetária e o poder andar entre as filas (e isto nem toda a gente se sente à vontade, exigem alguma experiencia e maior risco pelo que podes não tirar ou demorar a tirar proveito disto) de resto é em tudo pior, se não tirares proveito das filas e do estacionamento vai demorar mais tempo a chegar que de carro. Se tiveres estacionamento facil na faculdade o carro ganha por larga margem, só o ter de andar a vestir e passear com capacetes, luvas e casacos é chato.

                                                Portanto vai para a moto só se gostares mesmo, memso uma scooter está longe de ser um veiculo tão racional quanto isso. Um carro, mesmo um limitado como um Smart é muito mais completo, mas tambem muito mais caro.

                                                concordo! não tenho carro em Lisboa, e como não sou residente nao tenho o distico de estacionamento...e na minha zona de residência é zona amarela e só apartir das 8 da noite é que se arranja lugar na rua, é bastante complicado para ter carro cá. ja para nao falar que na faculdade paga-se 1 e tal por dia... nesse aspecto a mota é sem duvida melhor. claro que essas questoes do perigo que é, pisos escorregadios, carros que não nos vêem é que me fazem pensar no que fazer...

                                                Se os meus pais assegurassem a manutenção de um smart acho que o escolhia. mas estou "avisada" que a manutenção vai sair do meu bolso...a compra de um smart deixa-me um bocado de pé atras nesse aspecto, já para nao falar no preço do combustivel..
                                                mas também, a que ponto nao valerá a pena gastar mais e comprar um veiculo mais seguro?!
                                                também ha que referir que não ando a passear muito por lisboa..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                  Compra uma LML 125 4 T ...

                                                  Gasta 2.5L aos 100 ... custa 3000€ nova !



                                                  Qualquer duvida apita ... eu tenho uma.
                                                  Como sabes, eu tb gosto dessa mota mas, na minha opinião, há melhores opções para um uso diário.
                                                  Uma scooter convencional (com espaço debaixo do banco, automática) acaba por ser mais prática.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DanielV Ver Post
                                                    Está aí uma boa questão. Tens garagem? Não me sentia seguro deixar uma mota ao relento durante a noite numa cidade..
                                                    não tenho...nem distico de residente por isso iria ter que pagar parquimetro todos os dias...já para nao falar q arranjar lugar nesta zona é uma tarefa dificil.
                                                    Não tenho garagem mas ha uma porta que não é usada que dá para guardar a mota...nesse aspecto acho que me safava

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      automática teria que ser, porque não sei trabalhar com mudanças.... existe alguma diferença notória?
                                                      desculpem a minha ignorância...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                        Eles são bons um contra os outros, já se levarem uma pantufada de um automóvel a sério o caso poderá mudar de figura.

                                                        Quanto à pergunta do post e sendo motociclista, entre o smart e a scooter para o dia a dia ( eu prefiro mesmo os TP), talvez o smart. Não se apanha chuva ou frio ou calor, o risco de queda é nulo e ainda dá para uma voltinhas maiores.
                                                        Brincadeira ou não, digo-te o mesmo que disse a ela. Informem-se, lá por ser pequeno, não quer dizer que seja fraco, aquilo não é um mata velhos.

                                                        Procura o video do primeiro Smart contra um Class-S, é antiguinho, mas funciona para demonstrar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FranciscaOS Ver Post
                                                          ...

                                                          Quanto a assaltos a motas? é frequente e fácil?
                                                          É relativamente fácil de (tentar) evitar.
                                                          Um bom cadeado a amarrar a mota a um ponto fixo seguro é desencorajador para qualquer um.
                                                          Há certos tipos de mota mais apetecíveis (desportivas, p. ex).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FranciscaOS Ver Post
                                                            automática teria que ser, porque não sei trabalhar com mudanças.... existe alguma diferença notória?
                                                            desculpem a minha ignorância...
                                                            As "automáticas" são as típicas aceleras. É só acelerar e desacelerar (e travar tb convém ).
                                                            Grande parte das scooters são assim.

                                                            Depois há as motas com embraiagem e mudanças, tal como nos carros.
                                                            Não tem grande dificuldade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X