Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.2 Fiat Punto - desde o Mk1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.2 Fiat Punto - desde o Mk1

    Boa tarde a todos

    Dias atras estava a pensar sobre as gerações do Fiat Punto desde o inicio. Na primeira geração existia um 1.1 55 cv, um 1.2 de 60, 75 e 85 cv. Havia o 1.4T 130 cv na versão GT e ainda recordo um 1.6 90 cv pelo menos na versão descapotavel.

    Depois continuou o 1.2 60 cv e o 1.2 16v 80 cv. Desde o Grande Punto, o motor 1.2 ficou pelo 8v de 69 que deve ser a evolução do anterior 1.2 60 cv.

    Porque desaparecu o 1.2 de 80 cv? Eu pergunto porque fico a pensar que o carro é um segmento B maiorcito, será que o motor não fica curto? aconteceu algo de negativo com as versões de 75, 80 e 85 cv?

    Obrigado a todos

    #2
    Porque entretanto (este ano) chegou o 2 cilindros Twinair de 85cv, que equipa o Punto e o MiTo.

    Comentário


      #3
      Sim, o motor fica curto (tenho um GP 1.2 8v). No entanto, a Fiat arranjou um 1.4 8v 77cv e houve ainda o 1.4 95cv (Starjet) e o 1.4 120cv (T-Jet). Só que foram motores que o importador mal trouxe para cá, com excepção do 1.4 77cv que até se vende agora a GPL.

      Comentário


        #4
        Emissões julgo eu, mas o gtabarth ja da aqui uma achega

        Comentário


          #5
          Ok, mas até que ponto o 1.2 80 cv ficava mais curto que o 1.2 69 cv?

          Comentário


            #6
            e ainda havia o 1.2 de 86 cv no sport mk1.

            Agora ha no Punto o 1.4 de 105 cv

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
              e ainda havia o 1.2 de 86 cv no sport mk1.

              Agora ha no Punto o 1.4 de 105 cv
              Ele já tinha mencionado esse motor no post inicial ao referir o motor 1.2 de 85cv. E sim, no GPunto há agora o 1.4 Multiair de 105cv.

              Comentário


                #8
                Pormenores... o Fiat Punto GT teve 136cv, 133cv e 130cv!

                Comentário


                  #9
                  O gtabarth explica melhor, mas a extinção do de 86cv (e penso que mais tarde 80 já "castrado") foi devido ás emissões.

                  Era um motor fabuloso e, tendo já colocado as mãos num, é o melhor 1.2 que já conduzi.

                  Motor com garra, sonoridade e andamento.

                  Comentário


                    #10
                    havia o punto 85...e o sport com 86..

                    Comentário


                      #11
                      Não ouve nada de negativo.
                      Foi tudo uma questão de marketing de posicionamento nas gamas.
                      Tirando o 1.4T do GT e o 1.6 do cabriolet todos os restantes 1.1 e 1.2 eram motores "Fire" ou seja todos a mesma base apenas com alterações e evoluções.
                      Nos mk1 o 1.1 (55cv) e 1.2 (60cv) eram de Injeção Monoponto, no entanto o 1.2 (75cv) já era de Injeção multiponto, sendo que todos eram de 8v.
                      O 1.2 de 85cv (mk1) e 80cv (mk2) era com cabeça de 16v, no mk2 perdeu potencia para cumprir as normas de poluição que entraram em vigor.
                      Nos mk3 já não tenho tanta informação mas penso que o 1.2 69cv e 8v já deve ser de Injeção multiponto, no entanto deve ter ficado com esta potencia por questões ambientais. Provavelmente não ouve versão de 16v porque também não acharam viável.

                      Mecanicamente os motores Fire são de guerra, forma introduzidos no final de carreia do Uno e apenas recentemente estão a ser descontinuados. Um pormenor interessante dos Fire nas versões de 8V era o facto da correia de distribuição partir e não estraga nada, era colocar outra e siga.
                      Editado pela última vez por DragonH; 18 November 2012, 22:37.

                      Comentário


                        #12
                        Como já disseram, o 1.2 16v 86, 82 e 80cv acabou por desaparecer devido aos elevados consumos e emissões, especialmente em AE.

                        É de facto um motor fantástico, que metia muito medo a muitos 1.4 da sua época. Até montado no Brava era um excelente conjunto embora o Brava também só pesasse 1040 KG.

                        Já conduzi tanto o 1.2 8v 75cv como o 16v na variante de 82cv, e este último , mesmo em baixas RPM consegue responder muito bem, fruto também da caixa bem escalonada. O 8v também anda muito bem e em baixas RPM é um mini foguete montado no Punto mk1.

                        Mas mesmo as versões de 8v deste motor, nunca foram muito económicas, embora fossem excelentes motores.

                        Em AE, a versão 16v é um autêntico foguete tendo em conta a cilindrada, entre os 130 e 170 km/h, acho que é daqueles motores que uma pessoa nunca sente falta de potência.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                          havia o punto 85...e o sport com 86..
                          Era o mesmo motor, sem qualquer diferença. O 85cv 16v tinha 86cv, o Punto 75 tinha 73cv, o 55 tinha 54cv...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                            Era o mesmo motor, sem qualquer diferença. O 85cv 16v tinha 86cv, o Punto 75 tinha 73cv, o 55 tinha 54cv...
                            E o Brava 80 tinha 82cv

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              E o Brava 80 tinha 82cv
                              Pois, ainda mais esse!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Como já disseram, o 1.2 16v 86, 82 e 80cv acabou por desaparecer devido aos elevados consumos e emissões, especialmente em AE.

                                É de facto um motor fantástico, que metia muito medo a muitos 1.4 da sua época. Até montado no Brava era um excelente conjunto embora o Brava também só pesasse 1040 KG.

                                Já conduzi tanto o 1.2 8v 75cv como o 16v na variante de 82cv, e este último , mesmo em baixas RPM consegue responder muito bem, fruto também da caixa bem escalonada. O 8v também anda muito bem e em baixas RPM é um mini foguete montado no Punto mk1.

                                Mas mesmo as versões de 8v deste motor, nunca foram muito económicas, embora fossem excelentes motores.

                                Em AE, a versão 16v é um autêntico foguete tendo em conta a cilindrada, entre os 130 e 170 km/h, acho que é daqueles motores que uma pessoa nunca sente falta de potência.
                                Concordo no que se disse em quase tudo, mas duvido que tenha a ver com elevados consumos. Tenho o Punto MK2 1.2 16v de 80cv em que os consumos são tudo menos elevados, seja em estrada, cidade ou em AE... pelo contrário são comedidos e até se consideram muito bons comparando com a grande vivacidade do motor. A minha mulher teve um Punto MK1 55cv, nunca foi de beber muito e está para ir buscar outro Punto MK1 (55 ou 60, ainda não sei) que acredito que tenha consumos agradáveis. Nunca conheci um Punto a gasolina cujo motor fosse apelidado de guloso em relação à sua concorrência... aliás, antes pelo contrário.
                                Editado pela última vez por blindness2005; 18 November 2012, 23:23.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                  Concordo no que se disse em quase tudo, mas duvido que tenha a ver com elevados consumos. Tenho o Punto MK2 1.2 16v de 80cv em que os consumos são tudo menos elevados, seja em estrada, cidade ou em AE... pelo contrário são comedidos e até se consideram muito bons comparando com a grande vivacidade do motor. A minha mulher teve um Punto MK1 55cv, nunca foi de beber muito e está para ir buscar outro Punto MK1 (55 ou 60, ainda não sei) que acredito que tenha consumos agradáveis. Nunca conheci um Punto a gasolina cujo motor fosse apelidado de guloso em relação à sua concorrência... aliás, antes pelo contrário.
                                  Pois eu sempre achei que o motor 1.2 da fiat tivesse consumos elevados, quer no Gpunto 8v quer nos 16v, mas uma coisa é o Punto, outra será o gpunto e Brava, que são um pouco mais pesados. Mas mesmo em relação ao punto pensei que fosse um pouco bebado, pelo menos é o que tenho ouvido, já que a minha experiencia se resume ao 1.2 16v no Brava, em que era um pouco guloso, embora, sim, fosse um motor muito vivo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                    Pois, ainda mais esse!
                                    Ou o Brava 100 16v que tinha 103cv E o 115 que tinha 117 penso eu

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Punto II 1.2 8v 60cv lá de casa faz 5L/100Km com a condução ponderada do meu pai. Eu no meu GPunto, mais pesado e com um pouco menos de contenção, faço 6L/100Km. Não são motores gastadores. Pelo menos não mais do que os outros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O 1242 ficou-se pelas versões 8v para garantia de robustez e... se calhar fizeram mal em ter acabado com versões Twin Cam 16v em 1242.
                                        Em Portugal sem dúvida que foram uma grande perda.
                                        O motor existe mas subido de 1242 para 1368, logo por cá perdeu grande parte do interesse.

                                        Onde se viu mais foi turbinado com 150/155cv, mas pouco no Punto.

                                        Nota: a primeira versão do 1242 16v 86cv era bebedolas sim, depois quando foi cortado para 80cv já bebia menos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          O 1242 ficou-se pelas versões 8v para garantia de robustez e... se calhar fizeram mal em ter acabado com versões Twin Cam 16v em 1242.
                                          Em Portugal sem dúvida que foram uma grande perda.
                                          O motor existe mas subido de 1242 para 1368, logo por cá perdeu grande parte do interesse.

                                          Onde se viu mais foi turbinado com 150/155cv, mas pouco no Punto.

                                          Nota: a primeira versão do 1242 16v 86cv era bebedolas sim, depois quando foi cortado para 80cv já bebia menos.
                                          O meu pai teve e ainda tem um punto de 86cv de finais de 97. A andar de devagar ainda se conseguia consumos da ordem dos 6l, mas em autoestrada facilmente se atingiam os 8l

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Pois eu sempre achei que o motor 1.2 da fiat tivesse consumos elevados, quer no Gpunto 8v quer nos 16v, mas uma coisa é o Punto, outra será o gpunto e Brava, que são um pouco mais pesados. Mas mesmo em relação ao punto pensei que fosse um pouco bebado, pelo menos é o que tenho ouvido, já que a minha experiencia se resume ao 1.2 16v no Brava, em que era um pouco guloso, embora, sim, fosse um motor muito vivo.


                                            Eu tive um Punto 75ELX dos 23mil kms até perto dos 300mil, andava bastante bem e não gastava muito, lembro-me que o tanque tinha uma capacidade de 45l e que chegava a fazer 750kms com um depósito.


                                            A ultima vez que vi o carro, que ainda continua na família, já tinha passado os 330mil.....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como eu dizia foi pena no caso Português acabarem com os 1242 16v.
                                              Está certo que a alma das versões 80cv já não era a mesma das de 86cv, mas ainda assim era um motor muito bom.
                                              Montado nos Puntos Sport 6 Velocidades continuava a andar muito bem.

                                              Reparem é que já no Punto MK2b o Sport passou a ser 1.4.
                                              Claro que andava mais que o anterior 1.2, mas no nosso caso perdeu praticamente o interesse comercial.

                                              A mecânica basicamente é a mesma sendo que sobe de 1242 para 1368, ou seja de 70,8x78,9 para 72x84.
                                              Mesmo a potência específica manteve os 70 cv por litro.
                                              Depois é que o mesmo motor subiu ligeiramente de 95 para 100cv.
                                              E esta configuração 1.4 100cv é agradável e é conhecida dos FIAT 500 actuais (motor de entrada nas Américas) e foi o motor do Panda 100HP por exemplo.

                                              Sem dúvida que o Punto com o motor seria interessante, mas meteram antes o 105cv Muitiair, mas pelos vistos o Punto não tem grande sucesso com 1.4.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X