Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro ou Bicicleta na cidade ?? - 7 razões para se optar pela bicicleta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro ou Bicicleta na cidade ?? - 7 razões para se optar pela bicicleta

    Caros automobilistas

    Com todo o respeito, permitam-me mostrar-vos uma apresentação muito elucidativa de como a bicicleta em meios urbanos é o meio de transporte ideal: não poluente, não faz barulho, ocupa pouco espaço, é muito barato e fazemos exercício

    Vejam por favor

    7 razões para se optar pela bicicleta em meios urbanos

    Muito obrigado pela atenção

    Atentamente

    aonio

    #2
    Originalmente Colocado por aonio Ver Post
    Caros automobilistas

    Com todo o respeito, permitam-me mostrar-vos uma apresentação muito elucidativa de como a bicicleta em meios urbanos é o meio de transporte ideal: não poluente, não faz barulho, ocupa pouco espaço, é muito barato e fazemos exercício

    Vejam por favor

    7 razões para se optar pela bicicleta em meios urbanos

    Muito obrigado pela atenção

    Atentamente

    aonio
    Os membros dessa associação nunca devem ter experimentado andar de bicicleta em Lisboa.

    Comentário


      #3
      Vale a pena ler. Quem me dera poder ir para o trabalho de bicicleta.
      Só que é sempre a subir e são 11km por curvas.

      Comentário


        #4
        Eu também gostava de ir, mas para estes lados não é exequível, pelo menos se quiser chegar ao trabalho apresentável e em condições de aguentar sem comer um cavalo.

        Comentário


          #5
          Isso no papel parece muito porreiro, mas depois vais a ver e anda de bicicleta na maioria das cidades portuguesas mais parece TT.

          Nem é qualquer um que aguenta, nem a maioria das pessoas pode tomar banho quando chega ao emprego.

          Comentário


            #6
            Isto é tudo muito bonito... Mas os problemas dos motociclos podem ser transportados para a bicicleta:
            - No inverno, podemos apanhar uma molha descomunal e o pavimento está muito perigoso para as duas rodinhas da bicicleta;
            - No verão, consoante o trajecto, suamos que nem uns animais e passamos a ser o javardo no local de trabalho.

            Em relação a Lisboa, infelizmente não está projectada para o uso de bicicletas (nem para transportes públicos, alguns dirão)... Mas acredito que seja possível adaptar grande parte dela, mas vamos lá pedir à câmara para investir milhões neste assunto... Boa sorte.

            Mas noutras cidades, por exemplo no Algarve e Alentejo, torna-se bastante plausível o uso de bicicleta. Mas claro que toda a gente vê o carrinho à porta e pensa duas vezes na coisa (quem não pensa assim que atire a primeira pedra).

            Comentário


              #7
              Concordo com ambos os posts.
              E há outro grande problema, os ciclistas para muitos condutores são como um buraco, se dá para desviar tudo bem senão "ei pa ganda buraco, até a mim me doeu."

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                Mas noutras cidades, por exemplo no Algarve e Alentejo, torna-se bastante plausível o uso de bicicleta. Mas claro que toda a gente vê o carrinho à porta e pensa duas vezes na coisa (quem não pensa assim que atire a primeira pedra).
                Embora no caso da bicicleta nas cidades portuguesas haja desculpa é verdade que os portugueses também são muito preguiçosos. Muitas gente não vai de bicicleta devido ao relevo mas podia perfeitamente ir a pé.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                  Concordo com ambos os posts.
                  E há outro grande problema, os ciclistas para muitos condutores são como um buraco, se dá para desviar tudo bem senão "ei pa ganda buraco, até a mim me doeu."
                  Se até as motas grandes são desrespeitadas, fará as bicicletinhas... Ainda ontem ia uma transalp na faixa ao lado de minha, e uma gaja atrás, num renault clio, a tentar meter-se e passar entre a mota e o rail lateral. Tudo bem que o gajo da mota ia chegado para o meio mas a gaja merecia uma chapada nas orelhas.

                  Comentário


                    #10
                    7 razões para não andar de bicicleta em meios urbanos:

                    - Prezo a minha higiene pessoal e habitualmente não podemos chegar ao destino e tomar um duche.
                    - Andar de bicicleta nem que seja por 1 km à chuva é de uma agradabilidade fantástica. Agora transporte-se o cenário para roupa de "trabalho" e computador às costas.
                    - Quando precisarmos de levar alguém fazemos o quê? E levar "coisas" (tralha do ginásio, alguma mala, etc)?
                    - E se estamos atrasados para chegar a algum lado? Apanhamos um táxi? E se trabalhamos a mais de 5 km do trabalho, já dormimos pouco passamos a dormir ainda menos?
                    - Acabaram-se as idas ao continente
                    - Portugal não é os países baixos, ora pega lá na bicla e vai do terreiro do paço ao saldanha... Agora mete 75% da população portuguesa em excelente forma fisica a fazer o mesmo...
                    - Se andar de mota é perigoso o que dizer da bicicleta nas estradas portuguesas?


                    Toda a gente admite que o conceito de ir de bicicleta para o trabalho é fantástico no papel, mas é uma daquelas coisas que quando transportadas para a vida real se transforma em pesadelo.. Agora pensado em alguém que vive a 1km do trabalho e a coisa não tem muitos desniveis até fará sentido, mas aí sinceramente qual é o problema de ir a pé? Entre tirar e meter bicicletas quase se gasta o mesmo tempo..

                    Comentário


                      #11
                      Não bastava o tópico na secção "Multimédia"?

                      Tens medo que algum user não ouça a tua missa?
                      Editado pela última vez por 206Hdi; 22 November 2012, 11:37.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho andado a esforçar para fazer esta transição, eu era uma pessoa que fazia 50km, pela diversão convívio etc... depois deixei de andar durante alguns anos. Ultimamente tenho andado para resolver pequenos problemas, chego a conclusão que isto também não é um mar de rosas, eu andei 4km de casa ao dentista, não fiquei muito cansado, mas posso dizer que é um grande risco andar de bicicleta na cidade de Lisboa... optava por ir no passeio às vezes, mas o subir-descer passeio para atravessar a estrada era cansativo já para não falar das subidas (aquela subida da alameda não é para todos) e por vezes as paragens de autocarro estavam no meio do Passeio, com é Habitual, o pior é que as pessoas ficam a volta da paragem e eu para passar tinha de ir pela estrada em sentido contrário. Esta cidade parece que está mesmo a pedir "anda de carro ! Não te estejas a cansar e a correr riscos..."
                        Editado pela última vez por fabiodobill20; 22 November 2012, 12:26.

                        Comentário


                          #13
                          Duplicado
                          Editado pela última vez por fabiodobill20; 22 November 2012, 12:18.

                          Comentário


                            #14
                            Fiz a faculdade no Porto e o meu meio de transporte era precisamente a bicicleta... bem velhinha e cheia de ferrugem para afugentar os amigos do alheio... (mesmo assim ainda me roubaram as rodas e o selim, em diferentes ocasiões)

                            Suava que nem um boi no Verão... e apanhei grandes "molhas" no Inverno... Mas era gajo novo, aguentava tudo...

                            O melhor de tudo isto é que tinha carro, felizmente oferecido pelo meu pai... Mas estipulei um número máximo de kms anuais... Só o utilizava quando era realmente necessário...

                            Hoje não me imagino a abdicar do conforto do automóvel... mas se tiver de ser, não morro por isso...

                            A vantagem da "bike" é que era sempre o primeiro nos semáforos em hora de ponta e como não tinha matrícula fazia o que me apetecia...

                            Já que a cidade do Porto não estava (e continua a não estar...) preparada ciclistas, eu "vingava-me" e fazia os percursos que representassem menor esforço... Sentidos contrários, passeios, faixa de bus... eram o prato do dia.

                            Fazia vários trajectos em menos tempo que os automobilistas e nunca tinha problemas de estacionamento.

                            Mas o pior não era o suor no Verão ou a roupa molhada no Inverno... o pior era chegar à faculdade e ser gozado por uns quantos snobs que se riam à conta de eu aparecer de bicicleta... muitos deles nem carro tinham ou pior ainda, tinham mas era do banco...

                            O meu lá continuava na garagem à espera de um momento especial para ser usado...

                            Comentário


                              #15
                              Esqueci-me de referir... um dia enfiei-me na traseira de um Ibiza causando uns poucos riscos... como era puto novo e meio rebelde (ou inconsciente talvez... ) quando percebi que estava bem e a bike ainda rolava... rapidamente desapareci do local...

                              Como podem ver não sou exemplo para ninguém...

                              Comentário


                                #16
                                Como é que levo os putos ao infantário?

                                E dito isto por quem pratica BTT e já, por várias vezes, fez percursos de bicicleta, que 99% das pessoas faz de carro. P.e., ir aos CTT, ir à natação, compras minimas, entre outros.

                                A realidade de cada um define as opções. Eu sei, que não poderia prescindir de um carro no meu dia-a-dia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Como é que levo os putos ao infantário?

                                  E dito isto por quem pratica BTT e já, por várias vezes, fez percursos de bicicleta, que 99% das pessoas faz de carro. P.e., ir aos CTT, ir à natação, compras minimas, entre outros.

                                  A realidade de cada um define as opções. Eu sei, que não poderia prescindir de um carro no meu dia-a-dia.
                                  É verdade... mas se existissem infraestruturas adequadas como ciclovias seguras, com semáforos próprios num sistema integrado com transportes públicos e restante trânsito era perfeitamente possível.

                                  O que mais espantou em países como Dinamarca ou Holanda por exemplo, foi precisamente isso... ver miúdos serem rebocados pelas bicicletas dos pais até ao infantário.

                                  É claro que a questão do declive e topografia das cidades tem muita importância... Mas em Portugal pouco ou nada se tem feito em relação ao uso de transportes alternativos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Como é que levo os putos ao infantário?

                                    E dito isto por quem pratica BTT e já, por várias vezes, fez percursos de bicicleta, que 99% das pessoas faz de carro. P.e., ir aos CTT, ir à natação, compras minimas, entre outros.

                                    A realidade de cada um define as opções. Eu sei, que não poderia prescindir de um carro no meu dia-a-dia.
                                    Tirando as famosas cadeirinhas e bicicletas proprias para isso, o ponto que se quer fazer é precisamente que apesar de haver excepções, estas são poucas.


                                    Quer dizer, já pensaram que o preço de uma bicicleta + kit motor e bateria, ou mesmo bicicleta eléctrica, compensa muito logo ao final de um ano?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                      O que mais espantou em países como Dinamarca ou Holanda por exemplo, foi precisamente isso... ver miúdos serem rebocados pelas bicicletas dos pais até ao infantário.
                                      É espantoso a variedade de bikes. Desde as utilitárias com longas traseiras, capazes de transportar muito peso. Passando pelas reclinadas. Ou estas com secção especial para crianças

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                        É espantoso a variedade de bikes. Desde as utilitárias com longas traseiras, capazes de transportar muito peso. Passando pelas reclinadas. Ou estas com secção especial para crianças

                                        Mas o português vai logo argumentar: "então e quantas estrelas EuroNcap tem o chaturo?"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                          Tirando as famosas cadeirinhas e bicicletas proprias para isso, o ponto que se quer fazer é precisamente que apesar de haver excepções, estas são poucas.


                                          Quer dizer, já pensaram que o preço de uma bicicleta + kit motor e bateria, ou mesmo bicicleta eléctrica, compensa muito logo ao final de um ano?
                                          Claro que as excepções são poucas (em percentagem) e até gosto dessas bicicletas, já tendo ponderado a compra das mesmas, mas para passeios com a familia, não para o dia-a-dia. Nem vejo conforto nem segurança num veiculo destes, para andar na estrada com crianças.

                                          E o custo, é sem dúvida, a parte mais atractiva desta situação. Resta saber quem é que está disposto a fazer a "modificação" (assim possa). Quem me dera a mim, trabalhar em Lisboa e poder só ter um carro na familia, já que iria de metro. Mas a minha realidade são 500 Kms semanais nos arredores (largos)....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por zemanuel Ver Post
                                            Mas o português vai logo argumentar: "então e quantas estrelas EuroNcap tem o chaturo?"
                                            0 e só quem não anda ou andou muito de bicicleta é que a pode considerar segura no meio da via pública (aqui ou lá fora).

                                            Está a acabar o ano e entre conhecidos e desconhecidos cá da zona já não chegam 2 mãos para contar os acidentes de bicicleta.

                                            Andar de bicicleta tem muitas vantagens, mas tem muitas outras desvantagens e uma delas senão a maior é mesmo a (falta) segurança.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              0 e só quem não anda ou andou muito de bicicleta é que a pode considerar segura no meio da via pública (aqui ou lá fora).

                                              Está a acabar o ano e entre conhecidos e desconhecidos cá da zona já não chegam 2 mãos para contar os acidentes de bicicleta.

                                              Andar de bicicleta tem muitas vantagens, mas tem muitas outras desvantagens e uma delas senão a maior é mesmo a (falta) segurança.
                                              Falta de segurança em Portugal concordo... Vais a Zurich ou qualquer outra cidade desenvolvida e tens um sistema de semáforos e vias apenas e só para as bicicletas.

                                              Tal como cá tens semáforos para peões nas passadeiras ou para o metro (Porto p.ex.) que os automobilistas são obrigados a respeitar, em cidades verdadeiramente preparadas para o uso da bicicleta, existem também semáforos para estas, que , como deves calcular, aumentam exponencialmente a segurança dos ciclistas.

                                              Agora andar de bicicleta nas ruas do Porto, em pleno trânsito, onde a educação e o civismo não imperam... é perigoso de facto...

                                              Como já disse, a bicicleta foi o meu meio de transporte para faculdade durante vários anos... mas era raro o dia em que não era insultado... Eh pah defendia-me como podia, dei algumas "patadas" na porta do carro de uns quantos "chicos espertos" não o nego... e mais alguns retrovisores empenados, problema deles...

                                              É óbvio que jamais colocaria um filho meu num cenário destes...
                                              Editado pela última vez por zemanuel; 22 November 2012, 13:38.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                                                Isto é tudo muito bonito... Mas os problemas dos motociclos podem ser transportados para a bicicleta
                                                Não só podem ser transportados, como são intensificados. Para começar, uma bicicleta tem um centro de gravidade substancialmente mais alto que os motociclos (mesmo em ralação aos ciclomotores). A suspensão, quando existe, também não é comparável.
                                                Editado pela última vez por Bullit68; 22 November 2012, 13:37.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A verdade que seja dita, Lisboa não está preparada para que a bicicleta seja um transporte primário! Quem disser o contrário, é porque nunca esteve nesta situação ou não tem olhos na cara. Eu até posso fazer um trajecto curto e mostrar as dificuldades aqui no fórum que tenho ao longo do trajecto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu, ate nem me importava andar de bicicleta, porque evidentemente tem inúmeras vantagens sobre o carro ( como as de cima referidas ), no entanto existem algumas desvantagens.
                                                    - lisboa não foi feita para andar de bicicleta ( ausência de ciclovias )
                                                    - é chato no frio e chuva.
                                                    - é tudo é só esses 2 itens.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                      - lisboa não foi feita para andar de bicicleta ( ausência de ciclovias )
                                                      Volto a dizer que as ciclovias não são, nunca foram, e nunca serão solução em lado nenhum. A discriminação dificilmente é solução para o que quer que seja.

                                                      O problema não é a ausência de ciclovias (elas até existem, mas obviamente não cobrem nem nunca cobrirão toda a cidade), mas as condições de circulação para todos os utentes da estrada, pois estas encontram-se em situação miserável e com a sinalização que conhecemos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                        Vale a pena ler. Quem me dera poder ir para o trabalho de bicicleta.
                                                        Só que é sempre a subir e são 11km por curvas.
                                                        se é a subir compra uma elétrica.... por 450€ já compras uma muito boa
                                                        um grande amigo meu, tem uma elétrica vai todos os dias da Expo para Monsanto (ah pois é) e chega sempre sequinho...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                          Eu também gostava de ir, mas para estes lados não é exequível, pelo menos se quiser chegar ao trabalho apresentável e em condições de aguentar sem comer um cavalo.
                                                          és político, advogado ou consultor???

                                                          esta coisa bacoca do tuga que vai vestido para o trabalho como quem vai a um casamento...

                                                          jovem, eu vou todos os dias de bicicleta e chego impecável, e sou quadro superior do estado
                                                          com a prática verás que há uma velocidade a partir da qual não podes ultrapassar para que chegues sequinho... isto não é a volta à Portugal!!!

                                                          O que não falta nos países do centro da Europa são engravatados executivos que vão de bicicleta para o trabalho!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                            Isso no papel parece muito porreiro, mas depois vais a ver e anda de bicicleta na maioria das cidades portuguesas mais parece TT.

                                                            Nem é qualquer um que aguenta, nem a maioria das pessoas pode tomar banho quando chega ao emprego.
                                                            não sou super-heroi e comecei a andar de bicicleta há um ano, foi MUITO MAIS FÁCIL do que pensava...
                                                            apesar da agressividade dos fugareiros taxistas, a maioria dos automobilistas são respeitadores...

                                                            vão ver que é muito mais simples e fácil do que parece

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X