Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque Não Meter os Km na Declaração de Compra/Venda Automóvel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque Não Meter os Km na Declaração de Compra/Venda Automóvel?

    Não entendo porque é que a declaração de compra e venda não tem um campo para a colocação dos Km do veículo aquando da sua venda...

    Resolviam-se muitos casos de martelanços e havia sempre um ponto de partida para alguma investigação.


    Eu vendo um carro com 300.000km um stand martela e vende com 90.000km, o novo dono descobre, o stand diz que eu já o vendi assim e lixo-me... Se tivesse na declaração que o vendi com 300.000km, o problema teria de estar apartir dai.


    Penso que era algo fácil e simples de implementar.

    #2
    É sem duvida uma boa ideia!

    Outra maneira de controlar é pela folha de IPO, caso exista, e, caso não tenha sido martelado antes.

    Comentário


      #3
      É sem dúvida uma ideia a considerar.

      Comentário


        #4
        Já foi discutida há pouco tempo essa ideia aqui no forum.

        A meu ver faz todo o sentido.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
          Já foi discutida há pouco tempo essa ideia aqui no forum.

          A meu ver faz todo o sentido.
          Não me lembro de ter lido. Sabes em que tópico?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Não me lembro de ter lido. Sabes em que tópico?
            Não faço a mínima ideia.

            Não foi de certeza um tópico especifico como este, mas falou-se do tema nalguns posts.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
              Não entendo porque é que a declaração de compra e venda não tem um campo para a colocação dos Km do veículo aquando da sua venda...

              Resolviam-se muitos casos de martelanços e havia sempre um ponto de partida para alguma investigação.


              Eu vendo um carro com 300.000km um stand martela e vende com 90.000km, o novo dono descobre, o stand diz que eu já o vendi assim e lixo-me... Se tivesse na declaração que o vendi com 300.000km, o problema teria de estar apartir dai.


              Penso que era algo fácil e simples de implementar.
              Lá tinha que ir o gajo forjar uma declaração de venda! Que chatice!

              Mais a sério, a ideia parece interessante e concretizável. Bem que podia avançar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                É sem duvida uma boa ideia!

                Outra maneira de controlar é pela folha de IPO, caso exista, e, caso não tenha sido martelado antes.
                Não sei se é boa maneira, pois eu fui 3 vezes (3 anos seguidos) com o meu carro à IPO, com a bicha do conta-km estragada, e nunca foi detectado. 3 anos seguidos sem que o velocímetro desse velocidade, ou os kms totais tivessem alterados. Ou seja, para eles, aquele carro andou 0 km durante 3 anos e acham isso normal.

                O carro foi mais tarde oferecido a uma pessoa amiga com poucas posses com pelo menos uns 40.000 km em falta.

                Comentário


                  #9
                  É daquelas coisas tão simples e tão eficaz, por acaso qd preenchi o meu pensei q no mínimo devia ter um campo observações onde se podia escrever esse tipo de coisas.

                  Comentário


                    #10
                    Quem garantia a veracidade dos km na declaração de venda?

                    Comentário


                      #11
                      Eu quando vendo um carro faço sempre uma declaração de conformidade ... onde incluo os km's.

                      Mais para minha defesa que outra coisa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                        Quem garantia a veracidade dos km na declaração de venda?
                        Quem assinou.

                        Comentário


                          #13
                          Diria que a colocação dessa informação na declaração é uma questão de falta de vontade.

                          Por outro lado, haveriam sempre formas de dar a volta ao texto.

                          Eu costumo fazer um "Termo de responsabilidade" (validade global dúbia, mas...) onde tento minimizar tudo o que possa vir em "ricochete" para o meu lado, desde km, número de chassis, etc, datado e assinado pelos 2.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Não entendo porque é que a declaração de compra e venda não tem um campo para a colocação dos Km do veículo aquando da sua venda...

                            Resolviam-se muitos casos de martelanços e havia sempre um ponto de partida para alguma investigação.


                            Eu vendo um carro com 300.000km um stand martela e vende com 90.000km, o novo dono descobre, o stand diz que eu já o vendi assim e lixo-me... Se tivesse na declaração que o vendi com 300.000km, o problema teria de estar apartir dai.


                            Penso que era algo fácil e simples de implementar.
                            Excelente ideia!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Quem assinou.
                              E quem tem um carro com km adulterados sem o saber e quiser vender o carro?

                              E quem teve de trocar o quadrante?

                              Comentário


                                #16
                                Acho a ideia muito boa, é um importante ponto de partida, se houverem posteriores alterações ou mexidas percebe-se.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                  Quem garantia a veracidade dos km na declaração de venda?
                                  Pois...quem assinou assina consoante as "condições" em que ambos aceitam fazer o negócio...

                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                  Diria que a colocação dessa informação na declaração é uma questão de falta de vontade.

                                  Por outro lado, haveriam sempre formas de dar a volta ao texto.

                                  Eu costumo fazer um "Termo de responsabilidade" (validade global dúbia, mas...) onde tento minimizar tudo o que possa vir em "ricochete" para o meu lado, desde km, número de chassis, etc, datado e assinado pelos 2.
                                  Exacto. Era como a declaração do valor de venda de um imóvel às finanças para efeitos da escritura...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por principio a ideia é boa, mas a opção campo teria que contemplar várias hipóteses, pois para além de várias hipóteses já referidas, alguns carros são comprados e não estão capazes de se saber os kms (não são comprados a andar).
                                    Temos ainda a questão dos carros que só marcam 99999 e podem ter várias voltas e de outros que aos 300000 mudam para 000000.

                                    Mas havendo várias hipóteses nos campos era bom.

                                    Campo X kms de escala > 100000
                                    Campo Y kms de escala < 100000
                                    Mais de Z kms (de momento não conta por exemplo)
                                    Desconhecido
                                    Não está em condições de verificar
                                    etc
                                    ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acharia a medida válida caso "alguém" mantivesse a declaração original, ou passasse a ser um dado verificado (complexo de por em prática) no momento da venda.

                                      A partir do momento em que a mesma é entregue no IRN e em seguida destruída, tudo o que resta serão cópias e scans que podem ter uma validade perto de nula...

                                      Nem era preciso mudar muito o "sistema" para que este passasse a controlar melhor este fenómeno, bastava centralizar os dados do IMTT (IPO) e cada discrepância teria de ser devidamente documentada/provada.

                                      Neste momento se for a uma IPO do grupo A com 100.000km e de seguida a outra do grupo B com 50.000km, o carro passa tranquilamente, não há qualquer cruzamento de dados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Era uma excelente ideia.


                                        Só um aparte.
                                        Antigamente, como quem diz, à bem pouco tempo, no site do IMTT pagando o valor de 5,40€ conseguíamos ter direito a ver todo o historial do carro a nível de kms nas inspecções. Para comprovar se tinha havido martelanço ou não.
                                        Sabem quanto custa agora? 27€!!!

                                        Há coisa de um mês usei o site para saber informações sobre um determinado carro. Antes de ontem ia pôr outra matrícula de um carro que estava interessado e deparei-me com este aumento tão grande. Ou o serviço tinha uma grande adesão ou então não sei o porquê de um aumento tão grande. Parece que se está a cobrir o martelanço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          isto se formos a pensar em pormenores, nunca se chega a implementar nada... porque há sempre situações para contornar...
                                          mas creio que a ideia iria funcionar em muitos casos. Para outros casos, já tou a imaginar o vendedor: "Se for eu (vendedor) a preencher os quilometros na declaração de venda, dou-lhe X, caso contrario, o carro só vale Y..."
                                          sabendo que Y é um valor bem menor... já se está mesmo a ver qual é a opção escolhida pelo cliente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                            Era uma excelente ideia.


                                            Só um aparte.
                                            Antigamente, como quem diz, à bem pouco tempo, no site do IMTT pagando o valor de 5,40€ conseguíamos ter direito a ver todo o historial do carro a nível de kms nas inspecções. Para comprovar se tinha havido martelanço ou não.
                                            Sabem quanto custa agora? 27€!!!

                                            Há coisa de um mês usei o site para saber informações sobre um determinado carro. Antes de ontem ia pôr outra matrícula de um carro que estava interessado e deparei-me com este aumento tão grande. Ou o serviço tinha uma grande adesão ou então não sei o porquê de um aumento tão grande. Parece que se está a cobrir o martelanço.
                                            realmente é um abuso... parece que não sabem definir o preço de equilibrio (onde as pessoas não deixam de comprar para ter)

                                            Comentário


                                              #23
                                              A ideia base seria boa, mas não bastaria colocar os km.

                                              Basta pensar nisto:

                                              - eu entrego um carro com 100.000 km a um stand (coloco esse valor na declaração), e depois esse carro é vendido com 50.000 km (também na declaração).

                                              O segundo dono descobre e acusa o stand. O stand diz que recebeu o carro com o velocímetro avariado (mas a marcar os 100.000), tendo obrigado à substituição por outro usado (com os tais 50.000).

                                              Nesse caso, a declaração deveria ter sido passada com os 100.000 km?
                                              Se o segundo dono entregasse o carro com 80.000 km marcados no quadrante, qual seria o valor a colocar na declaração?

                                              O "contador oficial" de km do carro deixaria de ser o quadrante?

                                              Em teoria (e isto é mesmo teoria), as IPO deveriam ter resolvido a questão dos km (após os 4 anos), mas embora vejamos hoje quilometragens anunciadas que não me recordo de ver até meados dos anos 90, as aldrabices continuam.

                                              O exemplo do valor na declaração de venda do imóvel é um bom exemplo do que se podia passar também...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                E quem tem um carro com km adulterados sem o saber e quiser vender o carro?

                                                E quem teve de trocar o quadrante?
                                                1º - Imaginando que tens um carro com 100.000km (mas que já foi martelado sem tu saberes!) vendes e escreves 100.000, o novo dono aceita que ele tem 100.000. Mais tarde descobre que tem 300.000km e tem pelo menos uma base que o problema já veio de ti! Ou seja ele safa-se.
                                                O sistema não seria para "prender" ninguém, seria para ajudar a descobrir a altura do martelo e talvez quem o fez.
                                                Pq no mesmo caso sem a folha o novo dono não tinha qualquer prova que o carro tinha sido comprado com 100.000km.

                                                2º Quando trocas o quadrante tens de ter a documentação da troca associada ao carro. Penso que isso até já é obrigatório hoje em dia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  A ideia base seria boa, mas não bastaria colocar os km.

                                                  Basta pensar nisto:

                                                  - eu entrego um carro com 100.000 km a um stand (coloco esse valor na declaração), e depois esse carro é vendido com 50.000 km (também na declaração).

                                                  O segundo dono descobre e acusa o stand. O stand diz que recebeu o carro com o velocímetro avariado (mas a marcar os 100.000), tendo obrigado à substituição por outro usado (com os tais 50.000).

                                                  Nesse caso, a declaração deveria ter sido passada com os 100.000 km?
                                                  Se o segundo dono entregasse o carro com 80.000 km marcados no quadrante, qual seria o valor a colocar na declaração?

                                                  O "contador oficial" de km do carro deixaria de ser o quadrante?

                                                  Em teoria (e isto é mesmo teoria), as IPO deveriam ter resolvido a questão dos km (após os 4 anos), mas embora vejamos hoje quilometragens anunciadas que não me recordo de ver até meados dos anos 90, as aldrabices continuam.

                                                  O exemplo do valor na declaração de venda do imóvel é um bom exemplo do que se podia passar também...
                                                  O stand tem de apresentar a declaração de mudança do quadrante onde figura o valor inicial dos km e o final.

                                                  Penso que as oficinas são obrigadas a fazer um documento qualquer aquando da mudança de quadrante. (Já agora alguém que confirme!)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A razão é simples: Para o Estado isso não trás mais valia nenhuma. É problema de quem compra e vende.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      O stand tem de apresentar a declaração de mudança do quadrante onde figura o valor inicial dos km e o final.

                                                      Penso que as oficinas são obrigadas a fazer um documento qualquer aquando da mudança de quadrante. (Já agora alguém que confirme!)
                                                      As oficinas são obrigadas a fazer um documento...

                                                      Não coloco isso em questão, mas isso é efectivamente feito?

                                                      Em que oficinas?

                                                      Esse documento e os seus dados ficam registados onde?


                                                      Ainda mais importante: - depois de detectada a burla e o autor, quanto tempo demora o procedimento legal até que as responsabilidades legais sejam atribuídas e assumidas?

                                                      Sinceramente, não me parece que hoje em dia exista um enorme problema em identificar o autor de km retirados, salvo nos casos em que o carro tenha passado por muitas mãos.

                                                      O grande problema acaba por ser o conseguires responsabilizar alguém e em tempo útil!

                                                      Se tivermos em perspectiva que o comprador de um carro usado (normalmente já com uns anos) tenha de esperar mais uns anos (e um valor considerável em dinheiro + tempo despendido) para receber "não se sabe exactamente o quê" nem "quando", o resto é relativamente inútil.

                                                      Diria mesmo que se um carro não tem qualquer problema em ir perdendo km ao longo das IPO...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        1º - Imaginando que tens um carro com 100.000km (mas que já foi martelado sem tu saberes!) vendes e escreves 100.000, o novo dono aceita que ele tem 100.000. Mais tarde descobre que tem 300.000km e tem pelo menos uma base que o problema já veio de ti! Ou seja ele safa-se.
                                                        O sistema não seria para "prender" ninguém, seria para ajudar a descobrir a altura do martelo e talvez quem o fez.
                                                        Pq no mesmo caso sem a folha o novo dono não tinha qualquer prova que o carro tinha sido comprado com 100.000km.

                                                        2º Quando trocas o quadrante tens de ter a documentação da troca associada ao carro. Penso que isso até já é obrigatório hoje em dia.
                                                        O meu teve que trocar o quadrante e a Toyota passou-me uma declaração com os km que o carro tinha no momento da mudança.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          O meu teve que trocar o quadrante e a Toyota passou-me uma declaração com os km que o carro tinha no momento da mudança.
                                                          E se o serviço for feito por um amigo (mecânico ou não)? Quem emite a declaração?

                                                          Até ver não existe obrigatoriedade de as intervenções/reparações/manutenções serem efectuadas em Oficinas ou Reparador Autorizado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            O sistema não seria para "prender" ninguém, seria para ajudar a descobrir a altura do martelo e talvez quem o fez.
                                                            Mas a viciação de km num automóvel é uma burla. Se tiveres um carro numa situação desta e desconheceres a situação, ao assinares um documento que assegura os km da viatura no momento da venda podes estar a dar "um tiro no pé", pois esse documento pode ser usado contra ti.

                                                            Pessoalmente acho que é uma medida muito interessante, mas que só seria exequível aplicada a viaturas adquiridas novas, após essa medida entrar em vigor.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X