Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Deixar o carro travado com o motor faz mal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Deixar o carro travado com o motor faz mal?

    Tenho o habito de deixar o carro sempre engatado, e por vezes quando depois vou por o carro a trabalhar, ao carregar na embriaguem, o carro descai, sinal que o que estava a travar o carro não era o travão de mão mas sim o motor.

    A pergunta é... faz mal?

    #2
    não.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

      não.
      Porreiro, obrigado

      Tinha receio de com isto poder estar a forçar alguma coisa no motor, e passaria a ter mais cuidado, mas parece que nao é presiso ;)

      Comentário


        #4
        Eu primeiro certifico-me que fica bem travado com o travão e so depois é que engato. O seguro morreu de velho...

        Comentário


          #5
          por acaso tenho essa duvida
          havera mais desgaste para o travao ou para o motor?
          qual o mais vulneravel
          qual o menos necessario
          qual o mais facil de concertar

          MAZDA RULEZ

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Nightwisher

            Eu primeiro certifico-me que fica bem travado com o travão e so depois é que engato. O seguro morreu de velho...
            Tb faço isso , travo bem cm o travao de mao e dps conforme a inclinaçao ou engato 1a ou R ;) Na minha garagem cmo é plano deixo so engatado mas n fica "pendurado" na caixa.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Só por masturbação intelectual... Eu, tal como muitos talvez, aprendi que nas subidas se engata a 1ª e nas descidas a marcha-atrás. Mas como eu até gosto de pensar no porquê das coisas, interrogo-me sobre isso. Ora o que está a travar o carro é o vácuo dos cilindros, que estando com as válvulas fechadas impede o movimento dos mesmoes, certo? Logo não devia haver diferença nenhuma em qual das duas se engrena.

              Há sim diferença entre engrenar uma 1ª ou uma 5ª porque a desmultiplicação vai reduzir a força do motor (ou resistencia neste caso) mas fora disso...

              ideias?

              Comentário


                #8
                Ao deixar engatado, penso, que o carro não mexe mesmo, a não ser que a caixa parta.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                  Ao deixar engatado, penso, que o carro não mexe mesmo, a não ser que a caixa parta.
                  Mexe, mexe...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                    Tenho o habito de deixar o carro sempre engatado, e por vezes quando depois vou por o carro a trabalhar, ao carregar na embriaguem, o carro descai, sinal que o que estava a travar o carro não era o travão de mão mas sim o motor.

                    A pergunta é... faz mal?
                    Se for em conjunto com o travão de mão, não, mas somente com o motor esforça a transmissão.
                    Se o carro descai quando carregas na embraiagem, pode ser por o travão de mão não estar bem afinado e não fazer a pressão necessaria.


                    citação:Originalmente colocada por ppais

                    Só por masturbação intelectual... Eu, tal como muitos talvez, aprendi que nas subidas se engata a 1ª e nas descidas a marcha-atrás. Mas como eu até gosto de pensar no porquê das coisas, interrogo-me sobre isso. Ora o que está a travar o carro é o vácuo dos cilindros, que estando com as válvulas fechadas impede o movimento dos mesmoes, certo? Logo não devia haver diferença nenhuma em qual das duas se engrena.

                    Há sim diferença entre engrenar uma 1ª ou uma 5ª porque a desmultiplicação vai reduzir a força do motor (ou resistencia neste caso) mas fora disso...

                    ideias?
                    Correcto.


                    ]Originalmente colocada por Peugeot_sales

                    Ao deixar engatado, penso, que o carro não mexe mesmo, a não ser que a caixa parta.
                    [/quote]

                    Mexe, mexe...
                    [/quote]

                    Há sempre um pequeno deslizamento entre o disco e o prato de embraiagem, se o conjunto tiver sobre pressão.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por ppais

                      Só por masturbação intelectual... Eu, tal como muitos talvez, aprendi que nas subidas se engata a 1ª e nas descidas a marcha-atrás. Mas como eu até gosto de pensar no porquê das coisas, interrogo-me sobre isso. Ora o que está a travar o carro é o vácuo dos cilindros, que estando com as válvulas fechadas impede o movimento dos mesmoes, certo? Logo não devia haver diferença nenhuma em qual das duas se engrena.

                      Há sim diferença entre engrenar uma 1ª ou uma 5ª porque a desmultiplicação vai reduzir a força do motor (ou resistencia neste caso) mas fora disso...

                      ideias?
                      Não ha efectivamente diferenças.

                      Se assumirmos a situação mais comum, em que a relação da 1ª é igual a da marcha-a-tras:

                      Se deixares em primeira qd esta a descer vai travar tanto como em MA.


                      EDIT: além de que independentemente de ser 1ª ou MA, o movimento transmitido ao motor vai ser sempre no mesmo sentido.

                      Comentário


                        #12
                        A diferença entre a marcha a trás e a 1ª, é que a 1ª é para andar para a frente e a marcha atrás é para andar para trás..! dahhh, logo, usa-se a 1ª nas subidas, e a m.a nas descidas.

                        o que impede etnão o movimento do carro, é sobretudo a transmição acoplada ao motor, pois com o motor desligado e desengatado, a força do motor é a mesma. È a sua associeação á transmição que o para.

                        Atenção que a direção de rotação do motor não se altera com as relações da caixa, o motor gira sempre no mesmo sentido.

                        Comentário


                          #13
                          Eu até acho que nas aulas de condução, eles dizem que se deve deixar o carro destravado e engatado, quando se está num sítio plano. Estarei errado ?? corrijam... Thanks

                          Comentário


                            #14
                            Bem, eu só deixo o carro engatado em subidas/descidas.. de resto fica sempre desengatado.
                            Mas já aconteceu esquecer-me de travar com o travão de mão numa ligeira descida e ir atrás do carro, mas deu para o "apanhar" antes que fizesse estragos. Estavam uns amigos cmg que ainda hoje me gozam pela situação.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                              Eu até acho que nas aulas de condução, eles dizem que se deve deixar o carro destravado e engatado, quando se está num sítio plano. Estarei errado ?? corrijam... Thanks
                              Não, é travado e engatado com a 1ª. Pelo menos comigo era assim nas aulas

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Foliv

                                A diferença entre a marcha a trás e a 1ª, é que a 1ª é para andar para a frente e a marcha atrás é para andar para trás..! dahhh, logo, usa-se a 1ª nas subidas, e a m.a nas descidas.

                                o que impede etnão o movimento do carro, é sobretudo a transmição acoplada ao motor, pois com o motor desligado e desengatado, a força do motor é a mesma. È a sua associeação á transmição que o para.

                                Atenção que a direção de rotação do motor não se altera com as relações da caixa, o motor gira sempre no mesmo sentido.
                                Se conseguires meter 1a numa subida e fazer o carro descer de costas engatado.... [}]

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  ?????

                                  mas o que é que eu escrevi de errado????

                                  O caso que colocas é evidentemente impossivel, por isso mesmo se engata a 1ª numa subida, para o carro não descair....

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Foliv Atenção que a direção de rotação do motor não se altera com as relações da caixa, o motor gira sempre no mesmo sentido.
                                    Discordo, numa subida ou descida de grande inclinação, desde que desligado o motor, poderá rodar em sentido contrário quando está engatado sem travão de mão aplicado, e não estraga nada o motor;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      JCR

                                      exato! O que eu queria evidenciar era que ao engatar a marcha a tras com o carro a trabalhar, o motor não passa da trabalhar de forma reversa, trabalha no mesmo sentido, apenas o carro andando para tras devido á transmição e não ao motor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Foliv

                                        JCR

                                        exato! O que eu queria evidenciar era que ao engatar a marcha a tras com o carro a trabalhar, o motor não passa da trabalhar de forma reversa, trabalha no mesmo sentido, apenas o carro andando para tras devido á transmição e não ao motor.
                                        lol, óbvio q nao... mas nao estamos a falar de motores a trabalhar... estamos a falar do motor parado e ser feito girar pela inclinação na estrada... se tirasses as válvulas, ou a cabeça ou qualquer coisa que garanta a estanquicidade dos cilindros garanto-te que o conseguias girar ao contrário.

                                        Daí a minha dúvida/afirmaçao... nao interessa se engatas 1ª ou marcha-atras nem se a estrada é a subir ou descer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          não convem é por ex se o carro for num reboque e for engatado, n convem o carro ir a balançar pa frente e pa traz engatado...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu desde sempre, em 2 carros que tive desde 1990-1991, sempre usei deixar engatado e até destravado .. quase nunca uso o travão..

                                            O da minha Palio, que tem 7,5 anos, o travão nem sobe 3 clicks, está como novo..
                                            Nunca tive um unico problema, tanto com o uno 70sx como com a Palio, derivado disso

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por ppais
                                              lol, óbvio q nao... mas nao estamos a falar de motores a trabalhar... estamos a falar do motor parado e ser feito girar pela inclinação na estrada... se tirasses as válvulas, ou a cabeça ou qualquer coisa que garanta a estanquicidade dos cilindros garanto-te que o conseguias girar ao contrário.
                                              Pois eu te garanto que o motor roda ao contrário com a maior das facilidades sem retirares válvulas nem coisa nenhuma, basta com o motor desligado numa subida ingreme deixares o carro com a frente para cima e engatares uma mudança mais alta sem puxar travão de mão, logo verás se ele começa ou não começa a andar para trás, em certas subidas mesmo muito inclinadas nem com a primeira se segura totalmente um carro sem puxar o travão de mão quanto mais com uma terceira ou uma quinta, mesmo que o motor esteja óptimo de compressão de vez em quando pode ir soluçando e descaindo aos poucos, já me aconteceu e estava em primeira ;)
                                              Nessa situação com qualquer mudança que esteja engrenada(excepto marcha atrás) se descair para trás o motor roda em sentido inverso ao seu normal funcionamento, felizmente desde que apanhei o primeiro susto nunca mais em sítios muito inclinados deixei um carro apenas engatado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não percebo quem é que no seu perfeito juizo tendo o travão de mão vai utilizar apenas a caixa para travar o carro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Sôtor

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  Eu até acho que nas aulas de condução, eles dizem que se deve deixar o carro destravado e engatado, quando se está num sítio plano. Estarei errado ?? corrijam... Thanks
                                                  Não, é travado e engatado com a 1ª. Pelo menos comigo era assim nas aulas
                                                  Pois.. é isso

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                    Não percebo quem é que no seu perfeito juizo tendo o travão de mão vai utilizar apenas a caixa para travar o carro...
                                                    Os distraídos que estavam mal habituados como eu (ou que tenham o travão de mão avariado ou mal afinado), como estava habituado a deixar sempre os carros em garagem plana e em locais planos nunca puxava o travão de mão nessa situação, depois pelo hábito ganho acabava por me esquecer de o puxar de vez em quando nas situações em que o devia puxar. Rotinas é o que dá [8][8][8]

                                                    A razão para não os travar durante anos seguidos na garagem era principalmente para não colar os calços (ou maxilas) em dias de muita chuva, o mecânico dizia-me que após apanharem muita água ou após lavagem e ficando os carros parados alguns dias podiam colar o travão de mão estando este apertado, se é verdade ou não não sei, estou a vender ao mesmo preço que comprei...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho por hábito deixar sempre o carro engatado e travado. Assim evitam-se esquecimentos que por vezes dão maus resultados...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por JCR

                                                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                        Não percebo quem é que no seu perfeito juizo tendo o travão de mão vai utilizar apenas a caixa para travar o carro...
                                                        Os distraídos que estavam mal habituados como eu (ou que tenham o travão de mão avariado ou mal afinado), como estava habituado a deixar sempre os carros em garagem plana e em locais planos nunca puxava o travão de mão nessa situação, depois pelo hábito ganho acabava por me esquecer de o puxar de vez em quando nas situações em que o devia puxar. Rotinas é o que dá [8][8][8]

                                                        A razão para não os travar durante anos seguidos na garagem era principalmente para não colar os calços (ou maxilas) em dias de muita chuva, o mecânico dizia-me que após apanharem muita água ou após lavagem e ficando os carros parados alguns dias podiam colar o travão de mão estando este apertado, se é verdade ou não não sei, estou a vender ao mesmo preço que comprei...
                                                        sim aconteceu-me varias vezes com o meu vti quando o tirava da garagem após lá ter estado vários dias fazer um "clac" devido ás pastilhas terem ficado coladas, agora tenho por hábito apenas engatar na garagem.;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por JCR

                                                          citação:Originalmente colocada por ppais
                                                          lol, óbvio q nao... mas nao estamos a falar de motores a trabalhar... estamos a falar do motor parado e ser feito girar pela inclinação na estrada... se tirasses as válvulas, ou a cabeça ou qualquer coisa que garanta a estanquicidade dos cilindros garanto-te que o conseguias girar ao contrário.
                                                          Pois eu te garanto que o motor roda ao contrário com a maior das facilidades sem retirares válvulas nem coisa nenhuma, basta com o motor desligado numa subida ingreme deixares o carro com a frente para cima e engatares uma mudança mais alta sem puxar travão de mão, logo verás se ele começa ou não começa a andar para trás, em certas subidas mesmo muito inclinadas nem com a primeira se segura totalmente um carro sem puxar o travão de mão quanto mais com uma terceira ou uma quinta, mesmo que o motor esteja óptimo de compressão de vez em quando pode ir soluçando e descaindo aos poucos, já me aconteceu e estava em primeira ;)
                                                          Nessa situação com qualquer mudança que esteja engrenada(excepto marcha atrás) se descair para trás o motor roda em sentido inverso ao seu normal funcionamento, felizmente desde que apanhei o primeiro susto nunca mais em sítios muito inclinados deixei um carro apenas engatado.
                                                          Não disse o contrário, é tudo uma questão de força exercida...

                                                          Estava só a responder ao foliv acerca de não fazer diferença ser a uma subida ou uma descida, uma 1ª ou uma marcha atrás. A força é a mesma. Óbvio que nada é 100% estanque logo é possível de se mexer.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A subir, 1ª metida+travão de mão e um calço nas rodas traseiras se a subida for muito pronunciada.
                                                            A descer, R metida+travão de mão e um calço nas rodas dianteiras se a subida for muito pronunciada.
                                                            Plano, 1ª metida+travão de mão e pronto.

                                                            Ah e já agora, lembrem-se de virar as rodas na direcção da berma é que se mesmo assim existir um azar o carro vai na direcção da berma e não ao carro em frente (quer-se dizer, em principio porque isto tem muito que se lhe diga.)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X