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DECO: gasóleo é todo igual

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    DECO: gasóleo é todo igual

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    A Deco alertou hoje que o gasóleo é todo igual, mesmo aqueles que são considerados 'premium', acrescentando que já denunciou o caso às autoridades e vai levar um abaixo-assinado ao Ministério da Economia. «A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal», refere a instituição de defesa do consumidor, acrescentando que «as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior protecção do motor com poupanças futuras não passam de 'marketing' para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro».
    Estas acusações surgem após um teste realizado pela Deco em quatro carros a gasóleo com quatro combustíveis diferentes, a Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, "os líderes de mercado nos seus segmentos", em que o resultado foi «igual ao litro».
    Ou seja, segundo a Deco, o gasóleo de baixo custo, o regular ou o 'premium', após 12 mil quilómetros percorridos com quatro carros idênticos «exibiram consumos muito idênticos» e, no interior do motor, a organização não vislumbrou «diferenças relevantes nos depósitos».
    Em matéria de consumo, a Deco mediu as diferenças e considerou «sem significado», ou seja «0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%».
    Para a Deco «é urgente criar um regulador para o sector que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes», adiantando que «basta de alegações enganosas e práticas lesivas».
    Lusa/SOL

    #2
    Vão desvalorizar isso porque a Deco não percebe nada de automóveis...

    Comentário


      #3
      Não conheço os normais e premiums da GALP, mas na BP, notava bem a diferença entre o normal e o "Ultimate"... E o meu carro é um chaço

      Já agora, não notava diferenças entre gasóleo do Jumbo e BP normal, pelo menos ao nível dos consumos.

      Comentário


        #4
        Eu uso o gasóleo mais barato que encontrar, mas 12.000 km também me parece muito pouco para confirmar ou desmentir as vantagens apregoadas dos premium.

        Comentário


          #5
          Mas a DECO mediu os cavalos escondidos? Não mediu? Então este estudo é uma fraude...

          Comentário


            #6
            espero que esse regulador que foi sugerido seja tão eficaz como a autoridade da concorrência.

            Comentário


              #7

              Combustíveis: é tudo igual ao litro

              23 Novembro 2012



              Na hora de abastecer, use o gasóleo mais barato sem preconceitos. Testámos combustível low-cost, regular e premium e o resultado é igual ao litro.





              Avaliámos o efeito do uso do gasóleo. Testámos 4 combustíveis: Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, os líderes de mercado nos seus segmentos.


              Low-cost
              , regular ou premium, 12 mil quilómetros depois, é tudo igual ao litro. Os 4 carros que utilizámos exibiram consumos muito idênticos e, no interior do motor, não vislumbrámos diferenças relevantes nos depósitos.


              Em matéria de consumo, medimos uma diferença sem significado: 0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2 por cento. Por exemplo, a pressão incorreta nos pneus aumenta o consumo em 5%, o que equivale a mais 0,33 l/100 quilómetros.


              Se o impacto é igual, porquê pagar mais? A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal. As promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de marketing para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro.


              É urgente criar um regulador para o setor que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes. Basta de alegações enganosas e práticas lesivas. Já denunciámos o caso às autoridades e vamos entregar um abaixo-assinado ao ministro da Economia. Preencha em www.igualaolitro.pt ou participe pelo 800 203 370. Contamos com o apoio de todos.




              Combustíveis: é tudo igual ao litro - DECO PROTESTE

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                #8
                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                Mas a DECO mediu os cavalos escondidos? Não mediu? Então este estudo é uma fraude...
                A notícia da DECO que coloquei mais acima tem um páragrafo inteiro dedicado à indignação.

                Comentário


                  #9
                  Pergunto eu, e sem qualquer ironia, estou mesmo a perguntar porque não sei, há provas dadas de que os combustiveis premium são realmente melhores?

                  Comentário


                    #10
                    Não colocando em causa o resultado do teste, também é de realçar que a DECO é cada vez menos uma instituição de defesa do consumidor e cada vez mais uma empresa cujo objectivo é gerar lucro. Basta ver o que fizeram com o resultado deste teste, criando inclusive um site próprio para o tema... Se isto não é marketing para angariar clientes, então o que é?

                    Comentário


                      #11
                      uso combustível low-cost desde que ele apareceu pelos meus lados (cerca de 4 anos) e nunca tive problema nenhuns no carro, não noto diferença nos consumos nem na performance no carro.

                      acho que os combustíveis Premium usam muito o efeito placebo, até podiam por combustível de avião (se desse) num Clio que não é por causa disso que o carro irá andar mais

                      Comentário


                        #12
                        Não era a DECO que dizia que o JUMBO era o Hiper mais barato?

                        Comentário


                          #13
                          Aqui o diesel é quase sempre do intermarché... a média é a mesma. Só vou à galp quando me dão o talãozinho dos 6 cent no continente e mesmo assim fica mais caro

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                            Não colocando em causa o resultado do teste, também é de realçar que a DECO é cada vez menos uma instituição de defesa do consumidor e cada vez mais uma empresa cujo objectivo é gerar lucro. Basta ver o que fizeram com o resultado deste teste, criando inclusive um site próprio para o tema... Se isto não é marketing para angariar clientes, então o que é?
                            um tema interessante, também recebo regularmente SPAM da DECO no meu email para comprar/aderir a diversos produtos/serviços.

                            por outro lado a DECO é uma associação que tem que angariar recursos para defender os seus associados, só com as quotas não faziam grande coisa. Não digo que tenha que ter lucro, mas se tiver prejuízo irá fechar mais ano menos ano.

                            reparem na quantidade de pessoas que recorrem ao gabinete de sobre-endividamento da DECO, duvido que todas elas sejam associados. É um serviço que eles prestam de forma gratuita a todos.

                            existe muito este tabu em Portugal, ou as associações sobrevivem com donativos do estado (99% delas) ou tem que arranjar dinheiro de outra forma, não me choca esta abordagem da DECO, desde que continue a fornecer os serviços que sempre forneceram.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo com o psantos. Eles têm de arranjar dinheiro nalgum lado, porque só com quotas não vão lá...

                              O que é verdade é que já por várias vezes levantaram alguns véus "incómodos" para grandes empresas...
                              Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 23 November 2012, 11:44. Razão: O Agent detetou o erro...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Concordo com o psantos. Eles têm de arranjar dinheiro nalgum lado, porque só com cotas não vão lá...

                                O que é verdade é que já por várias vezes levantaram alguns véus "incómodos" para grandes empresas...

                                Depende das cotas.
                                Há por aí umas quarentonas muito endireinhadas que te podem pagar as quotas e muito mais...

                                Comentário


                                  #17
                                  Este estudo deles não permite concluir coisa nenhuma. Para quando um teste em laboratório como deve ser?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma coisa parece ser consensual: se não for a Deco, quem mais zela pelos interesses dos consumidores?

                                    Querem ver que é a Autoridade da Concorrência? Don't think so...

                                    Comentário


                                      #19
                                      No gasoleo de marca, mas normal vs premium, há diferenças e o gasoleo não é igual. E há aqui pelo fórum vários casos que testemunham isso.

                                      Atenção não estou a falar de hiper vs de marca normal, mas sim de marca normal VS premium.

                                      Claro que se nos ultimos tempos eles aldrabaram ou não, isso não sei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu quero cá saber se é todo igual ou não, é para queimar mesmo, logo, venha o mais barato...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma coisa era testar quimicamente os combustíveis, outra bem diferente é simplesmente atestar quatro carros e ir ver se há diferenças. As diferenças vão depender dos motores e do tipo de condução.

                                          Há carros em que se nota mais que noutros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            O que é verdade é que já por várias vezes levantaram alguns véus "incómodos" para grandes empresas...
                                            o que eles nunca poderão fazer é usar a sua posição de defesa do consumidor como meio de promoção de determinados produtos, alterando os estudos e comparações que fazem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por experiência própria não sei se há diferença porque não uso gasóleos premium, mas conheço bem uma pessoa que trabalha na refinaria da Galp e que já comentou em mais que uma ocasiao que os aditivos pouco ou nada contribuem quier para o rendimento quer para a longevidade do motor. Diz ele que nos devíamos preocupar muito mais com a limpeza dos tanques das gasolineiras e com possíveis infiltrações de água através das juntas dos depósitos e das tubagens, que costumam ser subterrâneas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora, não era mais fácil tirar uma amostra de cada um dos tipos de gasóleo e pedir a um laboratório para analisar?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post

                                                  Depende das cotas.
                                                  Há por aí umas quarentonas muito endireinhadas que te podem pagar as quotas e muito mais...


                                                  Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                                  o que eles nunca poderão fazer é usar a sua posição de defesa do consumidor como meio de promoção de determinados produtos, alterando os estudos e comparações que fazem.
                                                  E já fizeram? Acho que não...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                    Já agora, não era mais fácil tirar uma amostra de cada um dos tipos de gasóleo e pedir a um laboratório para analisar?
                                                    Uma análise a sério é capaz de custar mais que quatro depósitos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      Uma análise a sério é capaz de custar mais que quatro depósitos.
                                                      12.000 km foram mais de 4 depósitos, de certeza

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                        Pergunto eu, e sem qualquer ironia, estou mesmo a perguntar porque não sei, há provas dadas de que os combustiveis premium são realmente melhores?
                                                        Só no caso das gasolinas com mais octanas, em veículos com certas caracteristicas de motor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                                                          Este estudo deles não permite concluir coisa nenhuma. Para quando um teste em laboratório como deve ser?
                                                          Isso já tinha sido feito e passado na TV. Disseram que as diferenças eram tão pequenas que podiam ser muito bem as normais diferenças entre os depositos efectuados por diferentes camiões cisterna.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            DECO - Gasóleo é todo igual



                                                            "A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal", refere a instituição de defesa do consumidor, acrescentando que "as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de 'marketing' para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro".


                                                            http://www.deco.proteste.pt/motor/automoveis/noticia/combustiveis-e-tudo-igual-ao-litro

                                                            Comentário

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