Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquisição - Dúvida entre a "velha guarda" ou "modelozinho simpaticozinho económico"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquisição - Dúvida entre a "velha guarda" ou "modelozinho simpaticozinho económico"

    Boas pessoal. Este é o meu segundo post. O primeiro foi para comprar o meu primeiro carro: Ford Fiesta 1.25 Connection em 2006. Agora passados seis anos e 135.000Km, tenho a necessidade de ter um carro a diesel . Mas visto que o meu Ford hoje vale no máximo dos máximos 5000€ (o valor comercial é de 5900€) e não há muito dinheiro disponível, a minha pergunta é a seguinte:devo comprar um carro mais recente e com menos quilómetros (novo não é hipótese), ou ir para um modelo mais antigo, entre dez e quinze anos e sem grande preocupação com os quilómetros?

    Não posso e não quero ultrapassar os 10.000€. Por isso, um carro até 15.000€ no máximo, e de preferência menos. Neste momento faço durante a semana perto de 300Km entre casa, trabalho, faculdade, casa. E aos fins de semana faço 400Km, duas viagens de 200Km de auto-estrada. Esta última viagem tenho feito com o carro dos meus pais, que é um seat ibiza diesel de 2009, senão não dava. Casei-me este ano mas a esposa está a 200 km daqui, por isso essa viagem ao fim de semana.

    Vamos ao que interessa, gosto de carros antigos, mercedes, bmw do fim dos anos 90. E depois há estes recentes . Quanto mais recente for, perante o orçamento, pior o carro, mas os antigos já têm muitos km´s em cima e vou fazer cerca de 2700Km por mês. Depois não sei ao certo os consumos,as manutenções e os problemas frequentes destes modelos mais antigos, mercedes c220 entre 1995 e 2000 (carrinha de preferência) ou um 320 a partir de 1998. Dos mais recentes dentro destes valores só me agrada o ford fiesta 1.6 Tdci, mais de resto não me agrada nada. Quero um carro que não suba ao pa trás o marão Depois gosto dos Ford Focus 1.6 Tdci, VW golf IV,do Toyota Corolla 1.4 D4D e do Opel Astra 1.7 cdti (modelo antigo).

    Depois deste testamento, gostava que alguém pudesse dar umas opiniões. Obrigado
    Editado pela última vez por APedroBarbosa; 29 November 2012, 16:47.

    #2
    Começo eu: já pensaste no GPL? Penso que é o melhor investimento a fazer.

    Compraste o carro novo, logo sabes exactamente como o carro está e o que precisa. Como referiste e bem, o carro desvalorizou bastante nestes 6 anos, vais perder muito em vendê-lo apenas por causa do combustivel.

    A nivel de manutenção também ficas a ganhar. Tens um motor simples e fiavel, basta fazer uma revisao geral e faz-te mais 135.000KM sem (muitos) problemas. Se adquirires outro carro, ainda por cima os modelos que referiste, vais gastar certamente bem mais em manutenção e reparações.

    A instalação GPL fica-te à volta de 1500€. Tendo em conta os KM que irás passar a fazer, provavelmente em cerca de 2 anos tens o retorno do investimento. A partir daí tens a opção de continuar com um carro económico, ou mesmo vender, porque perder propriamente não perdes.

    Comentário


      #3
      Se tiveres a pensar no GPL:
      Chevrolet Cruze 1.6 LS 4p (124 cv), € 10.900, Lisboa - Standvirtual
      11mil Km de Setembro de 2010
      1.6 gasolina com 124 cavalos

      A questão é que é dificil encontrar usados a gasolina.

      Porque por pouco mais de 15mil ja se compra um a diesel de 150cv
      Chevrolet Cruze 2.0 vcdi, € 15.550, Cacem - Standvirtual



      Procura nas marcas "low cost" de preferencia carros a gasolina, que o Portugues como é forreta acha que sao carros de pobre e desvalorizam muito.

      Comentário


        #4
        Também acho que a opção mais racional seria transformá-lo para GPL uma vez que já desvalorizou bastante mas como o compraste novo tens a segurança de saber todo o historial do mesmo.

        Comentário


          #5
          Os 320D E46, em Portugal parece ser raro passarem dos 230 mil km. Ja vi em sites estrangeiros muitos com 300 ou mesmo mais de 400 mil km. Os gajos removem as borboletas, reforçam as pessas que podem dar dano(e fazem manutenção....) e aquilo dura e dura

          Comentário


            #6
            Concordo com o bruncamps

            Se o carro não dá problemas e gostas do carro porque não investir no GPL? Fica tão económico como o diesel e sabes o que tens em mão. É claro que se a ideia é ter um carro "novo" porque já te fartaste desse, a conversa é outra, mas se a ideia é poupança, eu investia 1600eur no Fiesta e não me metia num negócio usado.

            Comentário


              #7
              Com 10k consegues algo italiano, segmento E e GPL :D

              Comentário


                #8
                GPL? Não tinha pensado nisso. O GPL continua a ter os entraves do costume, os parques cobertos, os poucos postos de GPL fora dos grandes centros. E valerá a pena fazer um investimento desses num carro como o meu? É que ele não está muito mal, mas grande parte dos quilómetros foram feitos em cidade,no Porto,ou seja muito paralelo, buracos também A questão é que queria um carro mais desenvolto, o meu sobe bem o marão, mas para isso alimenta-se bem. Ou seja tenho que puxar por ele para andar suficientemente bem e não morrer muito. Já com o ibiza do velhote faço esta viagem ida e volta numa média de 6L e sem preocupação de poupanças.

                Mas se um fosse um GPL vindo de fábrica ou aplicado num carro mais interessante, poderia ponderar isso. Por acaso gosto do Cruze, é interessante.

                Comentário


                  #9
                  Parece haver aqui um movimento a favor do GPL. Fiquei admirado. Respondendo ao 3pelos, também é verdade que já gostava de mudar, mas tenho a melhor das opiniões em relação ao Fiesta, problemas praticamente nenhuns e então de motor mesmo zero. Apenas tem um consumo um pouco elevado. No pára-arranca gasta, na auto-estrada se passar dos 120km/h deus me livre

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por APedroBarbosa Ver Post
                    GPL? Não tinha pensado nisso. O GPL continua a ter os entraves do costume, os parques cobertos, os poucos postos de GPL fora dos grandes centros. E valerá a pena fazer um investimento desses num carro como o meu? É que ele não está muito mal, mas grande parte dos quilómetros foram feitos em cidade,no Porto,ou seja muito paralelo, buracos também A questão é que queria um carro mais desenvolto, o meu sobe bem o marão, mas para isso alimenta-se bem. Ou seja tenho que puxar por ele para andar suficientemente bem e não morrer muito. Já com o ibiza do velhote faço esta viagem ida e volta numa média de 6L e sem preocupação de poupanças.

                    Mas se um fosse um GPL vindo de fábrica ou aplicado num carro mais interessante, poderia ponderar isso. Por acaso gosto do Cruze, é interessante.
                    A parte dos parques cobertos é relativo, já que há chico-espertos que gostam de estacionar os seus diesel nos parques GPL, um gajo arma-se em chico-esperto e estaciona no subterraneo... A questão dos postos é que tem de ser ponderada, dependendo dos trajectos ver onde há. Se vale a pena... depende do tempos que pensas em ficar com o carro, o meu levou com GPL com 11anos e 127.000kms, agora tem 14anos e quase 190.000km e não se queixa, mas se procuras algo "pujante", aí tem que ser mesmo a troca de carro, mas se preferes economia, no meu ponto de vista a conversão é a melhor opção.
                    Vir de fábrica a GPL ou ser transformado é a mesma coisa, tens garantia do instalador, o importante é escolher um bom instalador.
                    Originalmente Colocado por APedroBarbosa Ver Post
                    Parece haver aqui um movimento a favor do GPL. Fiquei admirado. Respondendo ao 3pelos, também é verdade que já gostava de mudar, mas tenho a melhor das opiniões em relação ao Fiesta, problemas praticamente nenhuns e então de motor mesmo zero. Apenas tem um consumo um pouco elevado. No pára-arranca gasta, na auto-estrada se passar dos 120km/h deus me livre
                    O meu tá um consumo de 9.1l, maioritariamente feitos em cidade, em € será o mesmo que um diesel, a diferença é que não troquei de carro pois tem sido super fiável. Tambem não me importava que tivesse um bocado mais de alma, se for a subir com AC ligado o gajo queixa-se, mas como não se pode ter tudo, se fosse hoje fazia o mesmo.
                    Editado pela última vez por 3pelos; 29 November 2012, 17:21.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por APedroBarbosa Ver Post
                      GPL? Não tinha pensado nisso. O GPL continua a ter os entraves do costume, os parques cobertos, os poucos postos de GPL fora dos grandes centros. E valerá a pena fazer um investimento desses num carro como o meu? É que ele não está muito mal, mas grande parte dos quilómetros foram feitos em cidade,no Porto,ou seja muito paralelo, buracos também A questão é que queria um carro mais desenvolto, o meu sobe bem o marão, mas para isso alimenta-se bem. Ou seja tenho que puxar por ele para andar suficientemente bem e não morrer muito. Já com o ibiza do velhote faço esta viagem ida e volta numa média de 6L e sem preocupação de poupanças.

                      Mas se um fosse um GPL vindo de fábrica ou aplicado num carro mais interessante, poderia ponderar isso. Por acaso gosto do Cruze, é interessante.
                      Pá... queres uma alternativa mais económica ou uma desculpa para trocares de carro? Se for uma alternativa mais económica, o melhor é mesmo transformares o teu para GPL. Sabes o q tens, se fores a comprar outro carro vais andar nos mesmos paralelos, buracos, etc. O fiesta, se gastares na pior das piores hipóteses, 11l/100km nessas viagens, corresponde a 8.8€/100 de GPL. (não me acredito que ele faça estes consumos) num ibiza a gastares 6l, corresponde a 8.82€/100 de GPL.
                      Agora, se queres uma desculpa para trocares de carro, o céu é o limite. mas se fores para 320D e afins, lá se vai a teoria da economia!

                      Comentário


                        #12
                        Entre os 12000 e os 14000 € encontras AUDI's A4 2.0 TDI nas versões de carro ou carrinha do ano 2007. São boas opções na minha opinião e se não ultrapassares o mês de Junho, pagas o selo antigo.

                        Comentário


                          #13
                          ...e não me vou alongar muito mais nas contas, quem quiser que as faça:

                          5.000,00€ »» valor que vais "aplicar" na troca de carro, dá para 3.125 lts de Gasolina (1,6€/lt)

                          Precisas mesmo de um carro a gasoleo porque ?

                          Comentário


                            #14
                            Boa tarde

                            Na minha opinião, o teu fiesta de 2006 com 135000 kms dificilmente ( só um milagre ) o venderás por 5000 euros. Basta lembrar que tens Mitsubishi Colt e Polos de 2008, alguns com apenas 50.000kms, por valores que rondam os 4500. Dificilmente alguem dará 5000 pelo teu carro com esses kms.
                            Eu neste momento procuro algo parecido e pelo que pesquisei, encontramos vários carros interessantes por volta dos 8000 euros, abaixo dos 130.000 kms: Focus 1.6 diesel de 2008, Peugeot 308 1.6 HDI de 2007 e 2008, Audi A4 1.9 TDI de 2002 e 2003, Audi A3 1.9 TDI de 2002 e 2003, etc, etc. São opçoes validas para o que precisas, penso eu. Os Audi TDI têm excelentes motores e são muito agradaveis de conduzir.
                            O teu Fiesta, na minha opinião, mesmo um particular, dificilmente te dará mais de 4000 euros e não será facil....a boa noticia é que na minha opinião tens boas opções mais baratas que o valor que pretendes gastar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                              ...e não me vou alongar muito mais nas contas, quem quiser que as faça:

                              5.000,00€ »» valor que vais "aplicar" na troca de carro, dá para 3.125 lts de Gasolina (1,6€/lt)

                              Precisas mesmo de um carro a gasoleo porque ?
                              Porque gasóleo é que é fixe, mesmo que fique mais caro. Só conta o preço nas bombas, o resto das contas é para esquecer.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                ...e não me vou alongar muito mais nas contas, quem quiser que as faça:

                                5.000,00€ »» valor que vais "aplicar" na troca de carro, dá para 3.125 lts de Gasolina (1,6€/lt)

                                Precisas mesmo de um carro a gasoleo porque ?
                                As contas não se podem fazer assim, pois tens tambem de contar que o carro que ele poderá comprar, futuramente valerá mais do que o carro que ele tem. Não basta dizer que ele vai gastar 5000 e que esse dinheiro em combustivel vale x, pois isso só será valido se o carro que ele comprar vier a valer o mesmo que o fiesta, o que obviamente não acontece.
                                São as mesmas contas que alguns fazem quando compram um carro novo e verificam para quantos litros de gasolina dá a diferença de preço entre a versão diesel e gasolina. Esquecem-se sempre de referir, que mais tarde numa futura venda, o diesel valerá sempre bem mais que o gasolina. São todas estas contas que se têm de fazer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
                                  Esquecem-se sempre de referir, que mais tarde numa futura venda, o diesel valerá sempre bem mais que o gasolina. São todas estas contas que se têm de fazer.
                                  Correcto, mas tambem convem referir que para o carro a diesel valer mais daqui a uns anos, tambem se vai pagar mais na aquisição... Ou seja, para o meu carro valer mais 3.000eur daqui a uns anos vou pagar mais 5.000eur

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais um que vota na opção GPL.
                                    Se fazes o teu dia-a-dia no Porto, não tens qualquer problema com os abastecimentos (o que não falta é postos com GPL), e mesmo que na tua viagem de FDS não encontres qualquer posto com esse combustivel, sindo do Porto com o depósito cheio, tens autonomia para os tais 400kms na boa. De qualquer forma, em 400kms apanhas sempre algum posto com GPL.

                                    Se o bixinho do trocar de carro está a picar, com o teu orçamento tens muita variedade de modelos bem apimentados a gasolina e em óptimo estado, mesmo a pedirem para ser convertidos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Velha guarda um 320D?

                                      Quando li o topico pensei que estavas a pensar comprar um e30 325i ou um Alfa 75.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ora a minha opinião passa por uma situação semelhante a esta: Kia Ceed EX 1.6 CRDi start stop, € 15.500, Almada - Standvirtual Carro económico, confortável, espaçoso, muitos extras, garantia da marca até 2015, ou até atingir 150000km. Se não gostares, e olhando para as hipoteses que deste preferia pôr o Fiesta a GPL do que comprar, um BMW, Mercedez, etc. com uma dezena de anos e carregados de kms...

                                        Comentário


                                          #21
                                          É interessante esse Kia, mas qual é o preço base? Parece-me tao caro comparado com o Cruze postado no inicio Extras?

                                          Comentário


                                            #22
                                            O preço dele novo rondava os 23500€, a minha SW de 2010 custava 25.300€. Tem leitor de usb+Aux, 4 ve, sensores de luz e chuva, retrovisores eletricos e rebativeis, retrovisor interiror com sistema anti-encadeamento, ABS, ESP, 6velocidade, alarme, farois de nevoeiro, comandos do rádio no volante, etc... Acho que tem o essencial... A minha também é versão EX e só lhe acrescentei um rádio 2DIN, de resto tem tudo o que necessito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Do Cruze nunca fui muito fâ para além desse que foi expos-to ser de 2009 e de um particular logo já não tem garantia. O da KIA é mesmo de um concessionário. Mas são gostos, como pus acima aquela seria a minha opção, se calhar porque tenho um e estou satisfeito

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ok, e além disso confirmei, os actuais Cruze (o Sport e o normal) com o motor 1.6 gasolina ficam em 18950€. Tá aí a diferença

                                                edit: E carro novo? Skoda Citigo por 10.000€
                                                http://www.autohoje.com/index.php?op...045&Itemid=360

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                                                  Velha guarda um 320D?

                                                  Quando li o topico pensei que estavas a pensar comprar um e30 325i ou um Alfa 75.
                                                  Foi uma maneira de falar, foram carros muito procurados e que se vêm ainda muitos na estrada e ainda há muita procura.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                                    ...e não me vou alongar muito mais nas contas, quem quiser que as faça:

                                                    5.000,00€ »» valor que vais "aplicar" na troca de carro, dá para 3.125 lts de Gasolina (1,6€/lt)

                                                    Precisas mesmo de um carro a gasoleo porque ?
                                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                    Pá... queres uma alternativa mais económica ou uma desculpa para trocares de carro? Se for uma alternativa mais económica, o melhor é mesmo transformares o teu para GPL. Sabes o q tens, se fores a comprar outro carro vais andar nos mesmos paralelos, buracos, etc. O fiesta, se gastares na pior das piores hipóteses, 11l/100km nessas viagens, corresponde a 8.8€/100 de GPL. (não me acredito que ele faça estes consumos) num ibiza a gastares 6l, corresponde a 8.82€/100 de GPL.
                                                    Agora, se queres uma desculpa para trocares de carro, o céu é o limite. mas se fores para 320D e afins, lá se vai a teoria da economia!
                                                    Quando falei dos paralelos e buracos, quero dizer que o carro não teve e não tem um tratamento simpático, não é só boas estradas, o carro está gasto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                      Se tiveres a pensar no GPL:
                                                      Chevrolet Cruze 1.6 LS 4p (124 cv), € 10.900, Lisboa - Standvirtual
                                                      11mil Km de Setembro de 2010
                                                      1.6 gasolina com 124 cavalos

                                                      A questão é que é dificil encontrar usados a gasolina.

                                                      Porque por pouco mais de 15mil ja se compra um a diesel de 150cv
                                                      Chevrolet Cruze 2.0 vcdi, € 15.550, Cacem - Standvirtual



                                                      Procura nas marcas "low cost" de preferencia carros a gasolina, que o Portugues como é forreta acha que sao carros de pobre e desvalorizam muito.

                                                      Sendo esse Cruze ainda de 2010, o mesmo ainda terá o 1.6 de 113cv.

                                                      O 1.6 de 124cv, só começou sua produção em janeiro de 2011.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não estou contra o GPL, sempre achei uma boa opção, a minha questão em relação a isso é,fazer essa alteração neste carro. Vou continuar com pouca desenvoltura, principalmente nas viagens mais longas, também não é um carro propriamente confortável para isso,são sempre duas horas de viagem para cada lado e não gosto de ir a morrer. Não estou também a arranjar desculpas para trocar de carro, o dinheiro custa a ganhar e agora custa ainda mais a poupá-lo.
                                                        Mas tou a gostar das vossas ideias e opções.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          GPL seria a minha escolha.

                                                          Conheces o carro, a história, o GPL está a 80 cêntimos por litro em média, farias os mesmos quilometros com menos dinheiro e em 2 anos terias o investimento amortizado.

                                                          Diesel why?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por APedroBarbosa Ver Post
                                                            Quando falei dos paralelos e buracos, quero dizer que o carro não teve e não tem um tratamento simpático, não é só boas estradas, o carro está gasto.

                                                            Se comprar um já muito usado, o resultado vai ser o mesmo!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X