Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Esposa multada - multa em nome de outra pessoa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esposa multada - multa em nome de outra pessoa

    Caríssimos,

    A minha mulher acabou de chegar de um jantar com colegas de trabalho. Ela chegou a chorar porque foi multada: excesso de álcool.
    Ela garante que bebeu "apenas" 3 cervejas e não me parece muito afetada por álcool.
    Foi detetado um grau de alcoolémia de 0,9 - multa de 500 euros.

    No entanto, o auto de contraordenação que ela assinou e pagou está em nome de OUTRA PESSOA.
    Não sei se a GNR se enganou a registar os dados dela, ou se ela pagou uma multa de não é dela. No entanto a questão é esta:
    Posso reclamar / pedir a devolução do dinheiro?

    Um grande abraço

    #2
    Outra pessoa... eu ficava caladinho, embora sem 500 €.

    Para dar 0,9 ela bebeu mesmo só 3 cervejas?

    Comentário


      #3
      Eu acabei de soprar a caminho de casa... Estive a controlar o alcool, mas ainda assim já não me lembrava do meu coração a bater daquela maneira. Recebi o belo do 0.39...

      Lamento isso da sua mulher, mas 3 cervejas parece mesmo pouco... Só se as tivesse acabado de beber e tivesse logo pegado no carro...

      Comentário


        #4
        Qual o tamanho de cada cerveja?

        Comentário


          #5
          Chegar a casa as 4 da manha e beber só 3 cervejas, tendo assinado algo que não estava em nosso nome, desculpa, mas algo não bate certo...

          Comentário


            #6
            Umas coisas que ficaram por explicar:

            Ela estava em casa de amigas a jantar e conversar (e não na "night").
            Ela contou-me como foi a operação STOP:
            - O guarda manda-a parar, pede a carta e pede para assoprar o balão.
            - O valor está alto demais, então pede para sair do carro e se juntar a uma fila de pessoas (enquanto ele continua a parar outros carros).
            - Qdo ela foi atendida por outro GNR, este pediu-lhe a identidade. Com base na identidade, procurou o processo dela (a folha que o outro tinha começado a preencher). Foi aqui que ela ficou a conhecer o valor da multa e grau de alcoolemia.
            - Começou a chorar, PAGOU (a multa foi logo paga - byebye, subsidio Natal), assinou e foi embora.

            Fui eu, em casa, que detectei o problema:
            A multa não está em nome dela, mas no nome de outro (de homem!!!) incrivelmente parecido!!!
            Outra coisa muito parecida era o numero da carta de condução (apenas 2 dígitos diferentes)!!!

            Uma coincidência brutal!
            Portanto, fiquei sem saber (1) se os guardas se enganaram a registar a carta de condução dela ou (2) se ela pagou a multa de outra pessoa que estava na fila.

            Em qualquer dos casos, pagar e assinar um documento emitido em nome de outra pessoa, como se fosse o próprio... não torna as coisas um pouco inválidas?.
            Editado pela última vez por JaVo2004; 01 December 2012, 10:05.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
              Chegar a casa as 4 da manha e beber só 3 cervejas, tendo assinado algo que não estava em nosso nome, desculpa, mas algo não bate certo...
              Eu não a condeno por ter assinado sem ler. Ela admitiu que não leu, só fez o que o GNR disse: "Assine aqui!"

              Está aqui o post do nosso amigo AmericanPsycho, a dizer que é normal ficar nervoso nestas situações. Foi parada pela primeira vez na vida + sabe que bebeu = Neeeervos!!!
              Editado pela última vez por JaVo2004; 01 December 2012, 10:06.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post
                Umas coisas que ficaram por explicar:

                Ela estava em casa de amigas a jantar e conversar (e não na "night").
                Ela contou-me como foi a operação STOP:
                - O guarda manda-a parar, pede a carta e pede para assoprar o balão.
                - O valor está alto demais, então pede para sair do carro e se juntar a uma fila de pessoas (enquanto ele continua a parar outros carros).
                - Qdo ela foi atendida por outro GNR, este pediu-lhe a identidade. Com base na identidade, procurou o processo dela (a folha que o outro tinha começado a preencher). Foi aqui que ela ficou a conhecer o valor da multa e grau de alcoolemia.
                - Começou a chorar, PAGOU (a multa foi logo paga - byebye, subsidio Natal), assinou e foi embora.

                Fui eu, em casa, que detectei o problema:
                A multa não está em nome dela, mas no nome de outro (de homem!!!) incrivelmente parecido!!!
                Outra coisa muito parecida era o numero da carta de condução (apenas 2 dígitos diferentes)!!!

                Uma coincidência brutal!
                Portanto, fiquei sem saber (1) se os guardas se enganaram a registar a carta de condução dela ou (2) se ela pagou a multa de outra pessoa que estava na fila.

                Em qualquer dos casos, pagar e assinar um documento emitido em nome de outra pessoa, como se fosse o próprio... não torna as coisas um pouco inválidas?.
                OU se trata da coincidência do século... ou o melhor é começarmos a fazer o teste do balão aos guardas que nos vão autuar!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post
                  Eu não a condeno por ter assinado sem ler. Ela admitiu que não leu, só fez o que o GNR disse: "Assine aqui!"

                  Está aqui o post do nosso amigo AmericanPsycho, a dizer que é normal ficar nervoso nestas situações. Foi parada pela primeira vez na vida + sabe que bebeu. Neeeervos!!!
                  É normal ficar nervoso, como já eu fiquei, e bastante mesmo... Mas dai a assinar e pagar coisas que não estão em meu nome... Mas percebo a situação, chata e frustrante. Forca nisso e fala melhor com ela. ;)

                  Comentário


                    #10
                    Que história mal contada.

                    1º - 3 cervejas não dá 0.9. A não ser que ela estivesse em jejum, metesse as 3 de seguida, seja particularmente "pequena" (<50kg) e soprasse na hora seguinte. Não será 3 cervejas depois de 4/5 copos de vinho ao jantar ou outra qualquer combinação ?

                    2º - Dando o benefício da dúvida que a última cerveja foi bebida 10m antes, porque é que ela não relatou ao polícia esse facto ? É que normalmente eles dão um período de espera para assimilação. Não sei é há suporte legal para tal, mas é uma prática a qual já assisti pessoalmente e ouvi relatada na primeira pessoa.

                    3º - Se deu 0.9 como é que ela foi para casa ? O polícia deixou-a voltar a pegar no carro ? No mínimo estranho.

                    4º - Porque é que ela não pediu contra-prova sanguínea ? Isto independentemente de ter bebido 3 cervejas ou 1 garrafa de whisky. É que já vi bastantes pessoas que ao soprar tinham valores ligeiramente acima do limite, mas safaram-se com isso. Não quero com isto dizer que a prova sanguínea dê valores obrigatoriamente mais baixos, há casos que até pode dar mais, mas por inúmeras razões tal pedido pode jogar a favor do infrator, quanto mais não seja pelo período de tempo entre as duas que pode chega a algumas horas.

                    5º - O que é que a tua mulher assinou exatamente e o que levou para casa ? Quando é que ela se apercebeu que andava a assinar papeis de outra pessoa ?

                    Resumindo, se tudo isto não está efetivamente mal contado, acredito que tenhas bases para impugnar a multa. Agora pondera bem, porque é possível que tenhas de colocar algum advogado a tratar disto e, se não tiveres uma franquia ou o mesmo abdicar do honorários por amizade, é provável que os 500€ apenas mudem de mão.

                    P.S. - não vi o segundo post do criador do tópico que já responde a algumas das questões.
                    Editado pela última vez por DocJRA; 01 December 2012, 10:21.

                    Comentário


                      #11
                      Que historieta.

                      Em primeiro lugar e como bom macho já lhe devias ter pregado dois açoites. Então além de ter saído sem ti, ainda chega a casa assim e com menos dinheiro?

                      Quanto à coima, terás toda a vantagem em impugná-la junto da ANSR.

                      Pode ser até que devido a essa confusão a coima seja anulada uma vez que a polícia agora não tem provas que efectivamente era ela quem tinha alcool.

                      Faz uma defesa escrita e lá refere mesmo que ela apenas bebeu 2 cervejas, mas que devido à inexperiência dela nessas situações achou normal o teste ter dado esse valor, que isso se tratou de um lapso e confusão com outro condutor, blábláblá...

                      Comentário


                        #12
                        Não faço ideia se dará algo, mas tenta reclamar...

                        De uma coisa podes ter a certeza, se a multa ficou registada em nome de outra pessoa, a tua esposa ficará livre de uma inibição de condução!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DocJRA
                          Que história mal contada.
                          Meu amigo, eu estou a tentar se claro.


                          Originalmente Colocado por DocJRA
                          2º - Dando o benefício da dúvida que a última cerveja foi bebida 10m antes, porque é que ela não relatou ao polícia esse facto ? É que normalmente eles dão um período de espera para assimilação. Não sei é há suporte legal para tal, mas é uma prática a qual já assisti pessoalmente e ouvi relatada na primeira pessoa.

                          4º - Porque é que ela não pediu contra-prova sanguínea ? Isto independentemente de ter bebido 3 cervejas ou 1 garrafa de whisky. É que já vi bastantes pessoas que ao soprar tinham valores ligeiramente acima do limite, mas safaram-se com isso. Não quero com isto dizer que a prova sanguínea dê valores obrigatoriamente mais baixos, há casos que até pode dar mais, mas por inúmeras razões tal pedido pode jogar a favor do infrator, quanto mais não seja pelo período de tempo entre as duas que pode chega a algumas horas.
                          Vcs perguntam "porque é que ela não relatou à polícia?" ou "porque não aceitou a contra-prova?".
                          Eu ainda adicionava uma outra pergunta: "Porque é que ela não me ligou, dado que já estava a poucos metros de casa?"
                          Resposta simples e única: Por desconhecimento e nervosismo! Ela limitou-se a seguir intruções.
                          O GNR perguntou se ela queria contra-prova. Ela baixou a cabeça e disse "não é necessário". Tudo o que ela queria, naquele momento, era ir para casa

                          Originalmente Colocado por DocJRA
                          5º - O que é que a tua mulher assinou exatamente e o que levou para casa ? Quando é que ela se apercebeu que andava a assinar papeis de outra pessoa ?
                          Auto de ContraOrdenação, em que o nome do arguido / morada / é desconhecido.
                          A única coisa que bate certo é a matrícula + BI (que foi entregue posteriormente e adicionado ao formulário).
                          Quem detectou nem foi ela: Fui eu, já em casa, que olhei para os papéis com "olhos de ver".

                          Originalmente Colocado por DocJRA
                          3º - Se deu 0.9 como é que ela foi para casa ? O polícia deixou-a voltar a pegar no carro ? No mínimo estranho.
                          Estranho, né? Mas foi isso que aconteceu, ela pagou e entrou no carro. O guarda acenou e disse: "Boa noite!"
                          A "notificação" diz: "Fica impedido de conduzir por um período de 12 horas".
                          Eles não se incomodaram com isso... Fecharam os olhos. Afinal, mais uma multa cobrada!


                          Originalmente Colocado por DocJRA
                          1º - 3 cervejas não dá 0.9. A não ser que ela estivesse em jejum, metesse as 3 de seguida, seja particularmente "pequena" (<50kg) e soprasse na hora seguinte. Não será 3 cervejas depois de 4/5 copos de vinho ao jantar ou outra qualquer combinação ?
                          Eu acabei de ligar para as amigas:
                          Eram 4 mulheres que ao jantar dividiram uma garrafa de vinho (doses +/- iguais). Depois do jantar: 3 horas a conversar com umas cervejas (sim, confirmado: ela bebeu 3 Super Bocks, directamente da garrafa).
                          Elas ficaram estarrecidas "0,9"?!?!?!?!


                          ... eu começo a achar seriamente que ESTA multa era para outra pessoa... e que a dela deveria ser bem mais leve (pouco mais de 0.5 talvez).
                          Editado pela última vez por JaVo2004; 01 December 2012, 10:59.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Que historieta.

                            Em primeiro lugar e como bom macho já lhe devias ter pregado dois açoites. Então além de ter saído sem ti, ainda chega a casa assim e com menos dinheiro?

                            Quanto à coima, terás toda a vantagem em impugná-la junto da ANSR.

                            Pode ser até que devido a essa confusão a coima seja anulada uma vez que a polícia agora não tem provas que efectivamente era ela quem tinha alcool.

                            Faz uma defesa escrita e lá refere mesmo que ela apenas bebeu 2 cervejas, mas que devido à inexperiência dela nessas situações achou normal o teste ter dado esse valor, que isso se tratou de um lapso e confusão com outro condutor, blábláblá...
                            Ahhhh, finalmente, sugestões concretas!!!
                            Ie, os açoites merecidos + tentar impugnar junto da ANSR.

                            Eu, a fazer a reclamação, quero alertar que há o perigo real de ter sido paga a multa errada (foi feita a medição, depois o processo "mudou de mãos" e damos por nós a pagar uma multa emitida a um desconhecido).

                            Pergunta: Eles têm alguma obrigatoriedade em responder? Com que prazos posso contar?
                            Ou corro o risco de eles "não ligarem" e "enfiarem a reclamação na gaveta"... e as coisas acabarem em "águas de bacalhau"?

                            Comentário


                              #15
                              Bem em 1º 0,9 não é de apenas 2 cervejas de certeza.

                              Talvez os 0.9 sejam da outra pessoa e não da tua mulher.

                              A solução pode dar trabalho, pois trata-se de borucracia do estado e essa é da pior que há, mas percepção é bastante simples, se alguem se enganou é essa pessoa a arcar com as responsabilidades. Se não está no nome dela não tem que ser ela a pagar e ficar com registo.

                              Comentário


                                #16
                                Que história mais mal explicada...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Que história mais mal explicada...
                                  aaaagain - em vez de se queixarem, por favor, digam o que querem que seja explicado mais claramente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    JaVo,

                                    Com tudo o que foste acrescentando acho que já dá para ter uma boa ideia do que aconteceu.

                                    Assim sendo, na minha opinião, é perfeitamente possível:

                                    - a tua mulher ter pouco mais de 0.5. De lamentar, no entanto, o agente não lhe ter mostrado exacto o valor após a medição.

                                    - ter levado com o auto de outro infractor já pré-preenchido.

                                    Acredito também que as incongruências entre o grau de alcoolémia / nome / BI / Carta / Carro sejam matéria mais que suficiente para reclamares para a ANSR, isto independente de já ter pago a multa.

                                    Não sei é se neste caso valerá alguma coisa ir falar com agente que levantou o auto / agente mais graduado e que chefiou a O.S.
                                    Editado pela última vez por DocJRA; 01 December 2012, 13:19.

                                    Comentário


                                      #19
                                      3 litrosas ainda aceito, agora partindo do pressuposto que são 3 médias, há aí algo estranho

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JaVo2004 Ver Post
                                        aaaagain - em vez de se queixarem, por favor, digam o que querem que seja explicado mais claramente!
                                        Ela conhece a outra pessoa a quem pagou a multa?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ah, e começo a achar que alguém estava no seu dia de sorte, porque em vez de pagar 0,9, foi para casa todo contente se calhar com 0,4

                                          Tenta contestar isso junto da ANSR.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu ia à esquadra da polícia e expunha a situação (com fotocópia da multa).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já agora, é normal ter esse nível de alcool para uma mulher leve (50Kg) que tenha bebido 3 imperiais (5.6% de alcool). Sobretudo se saiu do restaurante e foi mandada parar 15 minutos depois.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Já agora, é normal ter esse nível de alcool para uma mulher leve (50Kg) que tenha bebido 3 imperiais (5.6% de alcool). Sobretudo se saiu do restaurante e foi mandada parar 15 minutos depois.
                                                Achas?! Épa, eu não tenho muito bem a noção de quantidade de bebida vs. TAS, mas porra, 0,9 e mais um pouco era crime. Eu tinha ideia que para se ter 0.9 era necessário ter sido uma noite mesmo bem regada, daquelas em que mal se consegue pegar no carro no fim da noite e que o gregório já anda de volta de nós...

                                                Claro que nas mulheres sei que seria preciso menos quantidade, mas mesmo assim 3 imperiais parece-me muito pouco.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                  - a tua mulher ter pouco mais de 0.5. De lamentar, no entanto, o agente não lhe ter mostrado exacto o valor após a medicação.
                                                  Estás no fórum DocJRA.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                    Achas?! Épa, eu não tenho muito bem a noção de quantidade de bebida vs. TAS, mas porra, 0,9 e mais um pouco era crime. Eu tinha ideia que para se ter 0.9 era necessário ter sido uma noite mesmo bem regada, daquelas em que mal se consegue pegar no carro no fim da noite e que o gregório já anda de volta de nós...

                                                    Claro que nas mulheres sei que seria preciso menos quantidade, mas mesmo assim 3 imperiais parece-me muito pouco.
                                                    Acho que é normal. Para além das mulheres não comerem muito e serem mais leves, a metabolização do alcool é feita de forma mais lenta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                                      JaVo,

                                                      Com tudo o que foste acrescentando acho que já dá para ter uma boa ideia do que aconteceu.

                                                      Assim sendo, na minha opinião, é perfeitamente possível:

                                                      - a tua mulher ter pouco mais de 0.5. De lamentar, no entanto, o agente não lhe ter mostrado exacto o valor após a medicação.

                                                      - ter levado com o auto de outro infractor já pré-preenchido.

                                                      Acredito também que as incongruências entre o grau de alcoolémia / nome / BI / Carta / Carro sejam matéria mais que suficiente para reclamares para a ANSR, isto independente de já ter pago a multa.

                                                      Não sei é se neste caso valerá alguma coisa ir falar com agente que levantou o auto / agente mais graduado e que chefiou a O.S.
                                                      Exactamente! Conseguiste explicar em 2 parágrafos, o que tentei explicar numa página inteira

                                                      1 - Formulários pré-preenchidos, que foram mudando de mãos até à hora de pagar a multa. O nome do arguido identificado no auto é incrivelmente parecido ao da minha mulher (no entanto, o nº da carta de condução tb é parecido - daí que não sei se foi troca de papéis ou digitação errada do número da carta de condução).
                                                      O entanto o FACTO é: A minha mulher assinou no campo "O arguido:" um nome diferente do arguido identificado pela GNR.
                                                      Eu acho que isso, só por si, já deveria tornar qualquer documento inválido.

                                                      - Era de noite, estava escuro e a GNR queria despachar: "Assine aqui, aqui, ...!
                                                      A mulher estava nervosa e acedeu a tudo.

                                                      Não, não vou falar com ninguém (quanto menos "entropia" melhor). Vou expôr diretamente à ANSR.
                                                      Ela conduzia com excesso de álcool (facto), mas agora tenho motivos para questionar a exactidão deste teste.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                        Achas?! Épa, eu não tenho muito bem a noção de quantidade de bebida vs. TAS, mas porra, 0,9 e mais um pouco era crime. Eu tinha ideia que para se ter 0.9 era necessário ter sido uma noite mesmo bem regada, daquelas em que mal se consegue pegar no carro no fim da noite e que o gregório já anda de volta de nós...

                                                        Claro que nas mulheres sei que seria preciso menos quantidade, mas mesmo assim 3 imperiais parece-me muito pouco.
                                                        Ela chegou a casa a chorar. Para animá-la disse: "Que sorte! Mais um pouco ias para a cadeia!!!"
                                                        Ela estava sóbria. Conversámos um pouco, depois ela ainda se sentou para ver o episódio da novela que havia perdido, enquanto jantava. Tudo normal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Acho que é normal. Para além das mulheres não comerem muito e serem mais leves, a metabolização do alcool é feita de forma mais lenta.

                                                          E se não estiver habituada a beber é bastante plausível essa TAS

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Ela conhece a outra pessoa a quem pagou a multa?
                                                            Não. O arguido é uma pessoa totalmente desconhecida para nós, mora em outra cidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X