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Turbo mais fiável/agradável: TGF ou TGV?

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    Turbo mais fiável/agradável: TGF ou TGV?

    Fiz uma pesquisa e como não encontrei nada de concreto, lanço a questão:[8D]

    No vosso entender qual dos dois tipo de turbo (geometria fixa ou variável)consegue ser mais fiável/duradouro, sendo também agradável de utilizar?;)

    Todos sabemos dos cuidados a ter com os ditos, mas parece-me que os TGF são mais fiáveis (digo isto de forma empírica). Pelo menos a geometria não é afectada pelas diferentes pressões, não tendo as respectivas pás que andar a abrir e a fechar e quando deixam de o fazer... Adeus![xx(] Além de que um TGF tem custos inferiores a um TGV!

    Por outro lado, os TGV conseguem um melhor rendimento do motor, comparativamente aos TGF e, por vezes, com diferenças bem significativas!

    A questão assume ainda outros contornos se pensarmos que, na actualidade todos os diesel (ou quase) usam um ou mais turbos e mesmo nos gasolina essa tendência está a voltar em força, dado os benefícios que tem, embora quase só em turbos de geometria fixa, (penso que é recente o lançamento do primeiro TGV em motores gasolina pela Porsche).[:X]

    Que dizem vocês mecânicos ou simples curiosos (como eu), mais ainda quando marcas como a PSA/Ford optam por dois TGF em vez de um único TGV, aparentemente com excelentes resultados?[^]

    PS - A sobrealimentação, nomeadamente por turbo, não é a panaceia para todos os males do motor, mas veio ajudar imenso, diminuindo a cilindrada e os consumos, sem prejuízo nas performances, muito pelo contrário, nomeadamente nos diesel![}]

    #2
    Se é para dar probelmas, tanto se tem nos TGF ou TGV...O problema é que muita gente não sabe como lidar com carros a "turbo" e cuidados inerentes e depois culpa os turbos...O ideal é NÃO ter Turbo!Mas isso é outra história...

    Comentário


      #3
      Pelo que li do novo Porshe 911 turbo, uma das novidades é o TGV pela 1ª vez num carro a gasolina de serie. Isto porque antes os materiais usados nos TGV não aguentavam as altar temperaturas de um motor a gasolina.
      Daí tiro a conclusão k normalmente um TGF seja mais resistente k um TGV. Estarei certo?

      Comentário


        #4
        o novo 911 turbo? o actual já usa TGVs.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por ppais

          o novo 911 turbo? o actual já usa TGVs.
          O actual é o último que saiu, porque na serie 996 os turbos eram de geometria fixa! Aliás, no novo 911 é que foi estreada a utilização de TGV's, pois até aqui não haviam materiais para fazer as alhetas variaveis do turbo que suportassem as altas temperaturas dos gases de escape de um motor a gasolina...

          Comentário


            #6
            Existe o factor de utilização que é muito importante.
            O grande problema dos TGV´s é que o pessoal para os pseudopreservar anda bastantes km´s em regimes relativamente baixos-ou médio-baixos. O que acontece que a geometria do turbo não abre toda acumulando impurezas e fazendo com que as alhetas do turbo vão colando.
            Num belo dia decidem espremer o "bicho" e depois claro a coisa dá para o torto. Isto também acontece com os TGF mas em menor grau, dado que a geometria das alhetas é fixa e não variável.
            A solução é nem tanto ao mar nem tanto à terra.
            E não é puxar pelos turbos durante 5 minutos ou 10 minutos que lhes dá saúde.

            Em termos de rentabilidade, o TGV é melhor que o TGF dado que adequa o grau de abertura das alhetas às respectivas rpms, conseguindo maiores ganhos em termos de potência e de consumos.

            O do 911 as alhetas são de titânio... por causa das temperaturas nos autos a gasolina atingirem entre 900 - 1100 Cº

            O importante é o trato que se lhe dá... e a sorte como tudo na vida!
            Cumps
            invisible


            Comentário


              #7
              em principio serão mais fiaveis o de tgf pois são mais simples, ou seja têm menos por onde avariar.

              Comentário


                #8
                o avariar ou nao avariar, para desgraça de muitos, está quase sempre nas maos do condutor.

                quanto ao ser agradavel, tuddo depende dos gostos de cada um. se me arranjares UMA definiçao de "agradavel", valida pra todos, arranjo-te uma resposta:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                  o avariar ou nao avariar, para desgraça de muitos, está quase sempre nas maos do condutor.

                  quanto ao ser agradavel, tuddo depende dos gostos de cada um. se me arranjares UMA definiçao de "agradavel", valida pra todos, arranjo-te uma resposta:D
                  agradável é ires ás 6000rpm's com as mãos bem agarradas no volante e decides apertar com o acelerador e aquilo sobe para as 7000 e começas a sentir o corpo a ficar em pele de galinha, continuas a subir para as 8000 e aí já vêm os suores frios, nisto aparece a curva e arregalas bem os olhos e em ultimo instinto metes uma abaixo e travas..............ufa, passou.......e começa tudo de novo, até que páras num tasco ainda com as pernas a tremer e com um grande sorriso vais beber qualquer coisa que aquilo dá sede.:D:D
                  isto é agradavel.;)
                  qual turbo qual quê!!!!!!!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Afcivic

                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                    o avariar ou nao avariar, para desgraça de muitos, está quase sempre nas maos do condutor.

                    quanto ao ser agradavel, tuddo depende dos gostos de cada um. se me arranjares UMA definiçao de "agradavel", valida pra todos, arranjo-te uma resposta:D
                    agradável é ires ás 6000rpm's com as mãos bem agarradas no volante e decides apertar com o acelerador e aquilo sobe para as 7000 e começas a sentir o corpo a ficar em pele de galinha, continuas a subir para as 8000 e aí já vêm os suores frios, nisto aparece a curva e arregalas bem os olhos e em ultimo instinto metes uma abaixo e travas..............ufa, passou.......e começa tudo de novo, até que páras num tasco ainda com as pernas a tremer e com um grande sorriso vais beber qualquer coisa que aquilo dá sede.:D:D
                    isto é agradavel.;)
                    qual turbo qual quê!!!!!!!
                    nao fumes mais disso.

                    Comentário


                      #11
                      Assim muito de repente, o TGV é mais progressivo e com um lag bem menor
                      que um TGF. Este ao contrário do outro funciona tipo on/of com o
                      famoso pontapé nas costas a fazer-se sentir a partir de determinada
                      rotação. O TGF tem ainda a vantagem de ter um longevidade maior, em
                      reflexo da sua mecânica menos complexa.

                      Comentário


                        #12
                        Mais agradável para a maioria dos mortais será o de geometria variável de menor inércia, é mais constante na entrega de potência nos vários regimes, faz um trabalhar dos motores mais linear e com menos pancadão quando se dá acelerador a fundo.

                        Agora o meu ponto de vista de agradável, os de geometria fixa são mais violentos quando sobem de rotação e mais amorfos em baixas, mas para mim é agradável o carro no qual não se carrega muito no acelerador com medo da resposta dele e não aquele onde tudo é linear e certinho, apesar de nunca ter andado em nada mesmo muito potente já senti essa agradável sensação de brutalidade num carro antigo com turbo de geometria fixa , era ele um HF Integrale 16V algo mexido, aquilo era o demónio em estrada sinuosa, nunca esquecerei o que é o tal pancadão nas costas provocado pela entrada em pleno de um turbo de geometria fixa e um volante a querer saltar das mãos, adrenalina pura que tanto gostamos de sentir quando somos mais novos, fica na memória a saudosa recordação, mas à medida que os acidentes (e que os amigos vão morrendo de acidente) e os sustos se vão sucedendo vamos mudando de gostos por uma questão de lógica, mas o bichinho está lá na mesma, só que adormecido.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Afcivic

                          agradável é ires ás 6000rpm's com as mãos bem agarradas no volante e decides apertar com o acelerador e aquilo sobe para as 7000 e começas a sentir o corpo a ficar em pele de galinha, continuas a subir para as 8000 e aí já vêm os suores frios, nisto aparece a curva e arregalas bem os olhos e em ultimo instinto metes uma abaixo e travas..............ufa, passou.......e começa tudo de novo, até que páras num tasco ainda com as pernas a tremer e com um grande sorriso vais beber qualquer coisa que aquilo dá sede.:D:D
                          isto é agradavel.;)
                          qual turbo qual quê!!!!!!!

                          VTEC POWA!!!! estou contigo! [^]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por hazakis

                            citação:Originalmente colocada por Afcivic

                            agradável é ires ás 6000rpm's com as mãos bem agarradas no volante e decides apertar com o acelerador e aquilo sobe para as 7000 e começas a sentir o corpo a ficar em pele de galinha, continuas a subir para as 8000 e aí já vêm os suores frios, nisto aparece a curva e arregalas bem os olhos e em ultimo instinto metes uma abaixo e travas..............ufa, passou.......e começa tudo de novo, até que páras num tasco ainda com as pernas a tremer e com um grande sorriso vais beber qualquer coisa que aquilo dá sede.:D:D
                            isto é agradavel.;)
                            qual turbo qual quê!!!!!!!

                            VTEC POWA!!!! estou contigo! [^]
                            Por acaso não gosto nada disso de sair com as pernas a tremer do carro. Quererá dizer que me escapei de boa e de certeza que não será por algo que provoquei de proposito.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Por acaso não gosto nada disso de sair com as pernas a tremer do carro. Quererá dizer que me escapei de boa e de certeza que não será por algo que provoquei de proposito.
                              não deves saber o que é.;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por petrus

                                Fiz uma pesquisa e como não encontrei nada de concreto, lanço a questão:[8D]

                                No vosso entender qual dos dois tipo de turbo (geometria fixa ou variável)consegue ser mais fiável/duradouro, sendo também agradável de utilizar?;)

                                Todos sabemos dos cuidados a ter com os ditos, mas parece-me que os TGF são mais fiáveis (digo isto de forma empírica). Pelo menos a geometria não é afectada pelas diferentes pressões, não tendo as respectivas pás que andar a abrir e a fechar e quando deixam de o fazer... Adeus![xx(] Além de que um TGF tem custos inferiores a um TGV!

                                Por outro lado, os TGV conseguem um melhor rendimento do motor, comparativamente aos TGF e, por vezes, com diferenças bem significativas!

                                A questão assume ainda outros contornos se pensarmos que, na actualidade todos os diesel (ou quase) usam um ou mais turbos e mesmo nos gasolina essa tendência está a voltar em força, dado os benefícios que tem, embora quase só em turbos de geometria fixa, (penso que é recente o lançamento do primeiro TGV em motores gasolina pela Porsche).[:X]

                                Que dizem vocês mecânicos ou simples curiosos (como eu), mais ainda quando marcas como a PSA/Ford optam por dois TGF em vez de um único TGV, aparentemente com excelentes resultados?[^]

                                PS - A sobrealimentação, nomeadamente por turbo, não é a panaceia para todos os males do motor, mas veio ajudar imenso, diminuindo a cilindrada e os consumos, sem prejuízo nas performances, muito pelo contrário, nomeadamente nos diesel![}]
                                O 1.6 De 110cv não é TGV?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por BD

                                  citação:Originalmente colocada por petrus

                                  Fiz uma pesquisa e como não encontrei nada de concreto, lanço a questão:[8D]

                                  No vosso entender qual dos dois tipo de turbo (geometria fixa ou variável)consegue ser mais fiável/duradouro, sendo também agradável de utilizar?;)

                                  Todos sabemos dos cuidados a ter com os ditos, mas parece-me que os TGF são mais fiáveis (digo isto de forma empírica). Pelo menos a geometria não é afectada pelas diferentes pressões, não tendo as respectivas pás que andar a abrir e a fechar e quando deixam de o fazer... Adeus![xx(] Além de que um TGF tem custos inferiores a um TGV!

                                  Por outro lado, os TGV conseguem um melhor rendimento do motor, comparativamente aos TGF e, por vezes, com diferenças bem significativas!

                                  A questão assume ainda outros contornos se pensarmos que, na actualidade todos os diesel (ou quase) usam um ou mais turbos e mesmo nos gasolina essa tendência está a voltar em força, dado os benefícios que tem, embora quase só em turbos de geometria fixa, (penso que é recente o lançamento do primeiro TGV em motores gasolina pela Porsche).[:X]

                                  Que dizem vocês mecânicos ou simples curiosos (como eu), mais ainda quando marcas como a PSA/Ford optam por dois TGF em vez de um único TGV, aparentemente com excelentes resultados?[^]

                                  PS - A sobrealimentação, nomeadamente por turbo, não é a panaceia para todos os males do motor, mas veio ajudar imenso, diminuindo a cilindrada e os consumos, sem prejuízo nas performances, muito pelo contrário, nomeadamente nos diesel![}]
                                  O 1.6 De 110cv não é TGV?
                                  Sim, é. O 2.2 de 170cv é que tem 2 tgf.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                    o avariar ou nao avariar, para desgraça de muitos, está quase sempre nas maos do condutor.

                                    quanto ao ser agradavel, tuddo depende dos gostos de cada um. se me arranjares UMA definiçao de "agradavel", valida pra todos, arranjo-te uma resposta:D
                                    agradável é ires ás 6000rpm's com as mãos bem agarradas no volante e decides apertar com o acelerador e aquilo sobe para as 7000 e começas a sentir o corpo a ficar em pele de galinha, continuas a subir para as 8000 e aí já vêm os suores frios, nisto aparece a curva e arregalas bem os olhos e em ultimo instinto metes uma abaixo e travas..............ufa, passou.......e começa tudo de novo, até que páras num tasco ainda com as pernas a tremer e com um grande sorriso vais beber qualquer coisa que aquilo dá sede.:D:D
                                    isto é agradavel.;)
                                    qual turbo qual quê!!!!!!!

                                    ai esta o q o eliselotus t quis dizer! isso é a tua defenição(tb se calhar a minha) de agradavel, pra mais dez pessoas encontras mais dez defenições. o problema é mta gente kerer "impingir" a sua maneira aos outros e tentar q esse seja o padrao.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por M3

                                      Assim muito de repente, o TGV é mais progressivo e com um lag bem menorque um TGF. Este ao contrário do outro funciona tipo on/of com o
                                      famoso pontapé nas costas a fazer-se sentir a partir de determinada
                                      rotação.
                                      O TGF tem ainda a vantagem de ter um longevidade maior, em
                                      reflexo da sua mecânica menos complexa.
                                      Se te estás a referir aos TDI´s do grupo VAG, os percursores do pontapé nas costas são o 110 cv´s e esses têm TGV.
                                      Os TGF do grupo VAG são alguns modelos de 90 cv´s, pois outros já têm TGV também.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quais turbo, quais VTEC, nada como um V8 de mais de 7 litros de cilindrada.....

                                        LOL

                                        Agora a sério, TGV é o melhor.

                                        É mais agradável, e a fiabilidade, tanto avaria um como outro... vai tudo dar ao mesmo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sem sobra de duvida o TGV, basta olhar para o comboio L0oL

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:ai esta o q o eliselotus t quis dizer! isso é a tua defenição(tb se calhar a minha) de agradavel, pra mais dez pessoas encontras mais dez defenições. o problema é mta gente kerer "impingir" a sua maneira aos outros e tentar q esse seja o padrao.
                                            exactamente.a minha ideia é essa.;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              De vez enquando convem puxar pelso TGV's??

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                                                citação:Originalmente colocada por M3

                                                Assim muito de repente, o TGV é mais progressivo e com um lag bem menorque um TGF. Este ao contrário do outro funciona tipo on/of com o
                                                famoso pontapé nas costas a fazer-se sentir a partir de determinada
                                                rotação.
                                                O TGF tem ainda a vantagem de ter um longevidade maior, em
                                                reflexo da sua mecânica menos complexa.
                                                Se te estás a referir aos TDI´s do grupo VAG, os percursores do pontapé nas costas são o 110 cv´s e esses têm TGV.
                                                Os TGF do grupo VAG são alguns modelos de 90 cv´s, pois outros já têm TGV também.
                                                Os carros do grupo VW em diesel com TGV são a excepção á regra por assim dizer e não todo o mundo automóvel.
                                                Não deves ter tido a oportunidade de conduzir um TGF e especialmente mais antigo. O comportamente é completamente diferente em baixas do que a maior rotação visto que enquanto não houver gases suficientes o turbo não gera pressão e quando o começa a fazer existe um tipico puxar, ou essa expressão de pontapé nas costas tão caracteristica dos TDIs.
                                                Outros fabricantes com TGV que não a VW utilizam-nos de uma forma muito mais linear.

                                                Em minha opinião, TGF mais fiável que TGV, agora dois TGF só o tempo o dirá porque a fiabilidade dos TGF vem simplicidade e do regime de uso, em baixas o turbo andava em idle, mas com dois turbos em especial em condução citadina é de esperar que a unidade mais pequena tenha muito uso e consequente desgaste.

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por fapoc

                                                  citação:Originalmente colocada por ppais

                                                  o novo 911 turbo? o actual já usa TGVs.
                                                  O actual é o último que saiu, porque na serie 996 os turbos eram de geometria fixa! Aliás, no novo 911 é que foi estreada a utilização de TGV's, pois até aqui não haviam materiais para fazer as alhetas variaveis do turbo que suportassem as altas temperaturas dos gases de escape de um motor a gasolina...
                                                  O primeiro carro a gasolina a usar o TGV, foi o Shelby CSX-VNT em 1989!
                                                  http://en.wikipedia.org/wiki/Variabl...y_turbocharger

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Elios

                                                    citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                                                    citação:Originalmente colocada por M3

                                                    Assim muito de repente, o TGV é mais progressivo e com um lag bem menorque um TGF. Este ao contrário do outro funciona tipo on/of com o
                                                    famoso pontapé nas costas a fazer-se sentir a partir de determinada
                                                    rotação.
                                                    O TGF tem ainda a vantagem de ter um longevidade maior, em
                                                    reflexo da sua mecânica menos complexa.
                                                    Se te estás a referir aos TDI´s do grupo VAG, os percursores do pontapé nas costas são o 110 cv´s e esses têm TGV.
                                                    Os TGF do grupo VAG são alguns modelos de 90 cv´s, pois outros já têm TGV também.
                                                    Os carros do grupo VW em diesel com TGV são a excepção á regra por assim dizer e não todo o mundo automóvel.
                                                    [u]Não deves ter tido a oportunidade de conduzir um TGF e especialmente mais antigo.</u>

                                                    O comportamente é completamente diferente em baixas do que a maior rotação visto que enquanto não houver gases suficientes o turbo não gera pressão e quando o começa a fazer existe um tipico puxar, ou essa expressão de pontapé nas costas tão caracteristica dos TDIs.
                                                    Outros fabricantes com TGV que não a VW utilizam-nos de uma forma muito mais linear.
                                                    Em minha opinião, TGF mais fiável que TGV, agora dois TGF só o tempo o dirá porque a fiabilidade dos TGF vem simplicidade e do regime de uso, em baixas o turbo andava em idle, mas com dois turbos em especial em condução citadina é de esperar que a unidade mais pequena tenha muito uso e consequente desgaste.

                                                    Abraço
                                                    ????
                                                    Como assim? Cá em casa existem dos TGF´s mais antigos no grupo VW... 16 td e um 1.9 tdi 90 hp... o meu...?? Dentro dos diesel do grupo VW existem td´s (tgf?) mais antigos? I don´t think so but...
                                                    Continuo a dizer o puxar de um tdi de 110 cv´s é muito diferente do meu, até no "pontapé nas costas".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por ASAS

                                                      citação:Originalmente colocada por fapoc

                                                      citação:Originalmente colocada por ppais

                                                      o novo 911 turbo? o actual já usa TGVs.
                                                      O actual é o último que saiu, porque na serie 996 os turbos eram de geometria fixa! Aliás, no novo 911 é que foi estreada a utilização de TGV's, pois até aqui não haviam materiais para fazer as alhetas variaveis do turbo que suportassem as altas temperaturas dos gases de escape de um motor a gasolina...
                                                      O primeiro carro a gasolina a usar o TGV, foi o Shelby CSX-VNT em 1989!
                                                      http://en.wikipedia.org/wiki/Variabl...y_turbocharger

                                                      Por acaso não tinha conhecimento disso. De qualquer maneira agora é a primeira vez que está a ser usado em grande escala. É que desse Shelby CSX-VNT só foram feitos 500...

                                                      ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E está aqui aquilo que eu já tinha dito antes:

                                                        citação:The 2006 Porsche 911 Turbo has a twin turbocharged 3.6-litre flat six, and the turbos used are BorgWarner's Variable Geometry Turbos (VGTs). This is significant because although VGTs have been used on advanced turbo diesel engines for a few years and on the Shelby CSX-VNT, this is the first time the technology has been implemented on a high production petrol car (only 500 Shelby CSX-VNTs were ever produced). This is because in petrol cars exhaust temperatures are much higher (than in diesel cars), and this normally has adverse effects on the delicate, moveable vanes of the turbo, BorgWarner engineers however have managed to combat this problem with the new 911 Turbo
                                                        in http://en.wikipedia.org/wiki/Variabl...y_turbocharger

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