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Tração trazeira/ Dianteira ou integral- Qual a melhor em termos de segurança?

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    Tração trazeira/ Dianteira ou integral- Qual a melhor em termos de segurança?

    Bõas.

    Tenho um amigo que pretende comprar um carro alemão importado mas ficou algo preocupado ao saber que a BMW e a Mercedes tem tração traseira (coisa que ele desconhecia) tendo-me perguntado se em termos de segurança não seria melhor um tração dianteira.

    Não lhe soube responder em concreto qual a melhor mas que penso que hoje em dia qualquer uma será segura e que é tudo uma questão de habito, tendo-lhe dito tambem que essas marcas hoje tambem tem carros com tração ás 4 e que talvez essa seja a mais segura mas tambem não tenho certesas.

    Foi ai que me lembrei que seria uma boa questão para colucar aqui no forum pois certamente haverá alguem mais entendido que eu nesse capitulo e que me poderá elucidar a mim e a ele.

    Por isso se poderem deichem aqui a vossa opinião sobre qual a melhor tração em termos de segurança e quais os prós e os contras de cada uma.

    Obrigado pela vossa participação.

    Cumpts.
    Editado pela última vez por Simao; 06 December 2012, 15:35.

    #2
    Não é por um carro ser de tracção traseira que deixa de ser seguro. Se o teu amigo desconhecia tal caracteristica, provavelmente não lhe faz diferença o tipo de tracção para a condução que faz.

    Numa condução normal, não há muita diferença no carro ter tracção dianteira, traseira ou às 4. Em condução "desportiva" aí sim, traseira terá mais tendência para fugir atrás.

    No entanto, a maioria dos veículos actualmente estão equipados com ESP, principalmente nesse segmento. O comportamento em qualquer situação será o mesmo, manter o veículo na trajectória onde seguia.

    Tracção integral em Portugal não se justifica, tendo em conta o clima. Se fosse para conduzir frequentemente em condições adversas e neve, aí sim.

    Comentário


      #3
      É óbvio, 4x4.

      Comentário


        #4
        Melhor no capitulo dinâmico será os RWD (Tracção atrás), devido a quase todos eles terem o motor à frente, ou ao meio, e terem uma melhor correcta distribuição de pesos.
        Melhor carro para o dia-a-dia é qualquer um, para enfrentar algumas adversidades como aquaplanagem ou lama ou assim penso que 4WD/4x4 (Tracção Total) seja o melhor, e onde os carros de tracção frontal têm melhor desempenho que os tracção atrás.

        Comentário


          #5
          Simão,

          "Deicha" para lá este assunto e "coluca" um corrector ortográfico nesse PC, mas um nacional, pois está visto que não te dás bem com "inportações".

          Abraço

          Comentário


            #6
            Com as ajudas electrónicas, essa questão deixou de ser muito importante, contudo, e no limite, pode-se dizer que para o condutor médio (como me parece ser o caso do seu amigo), um carro de tracção dianteira será mais fácil de controlar.......Embora em Portugal não se justifique, um carro de tracção integral permite sempre mais segurança, permite também muitas vezes sair de situações difíceis. No caso de nevar, o carro com tracção traseira será sempre penalizado.


            Espero ter ajudado.

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              #7
              Então com o piso escorregadio um tração dianteira será melhor que um tração dianteira?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                Melhor no capitulo dinâmico será os RWD (Tracção atrás), devido a quase todos eles terem o motor à frente, ou ao meio, e terem uma melhor correcta distribuição de pesos.
                Melhor carro para o dia-a-dia é qualquer um, para enfrentar algumas adversidades como aquaplanagem ou lama ou assim penso que 4WD/4x4 (Tracção Total) seja o melhor, e onde os carros de tracção frontal têm melhor desempenho que os tracção atrás.
                para condução de faca nos dentes, o amigo tem razão, para o condutor mediano (como parece ser o caso, uma vez que o senhor é tão pouco entendido em automóveis que nem sabia que os bmw e mercedes são rwd), um carro de tracção à frente é sempre mais controlável.........

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                  Então com o piso escorregadio um tração dianteira será melhor que um tração dianteira?
                  Como disse, com as ajudas electrónicas esse aspecto tornou-se menos importante, mas é seguro dizer que, com piso escorregadio, um carro de tracção à frente é melhor.

                  P.S.- se perder um bocadito de tempo pelo youtube verá que em situações de neve e gelo, normalmente BMW e Mercedes encostam à valeta.

                  Comentário


                    #10
                    Então e os X DRIVE da BMW e os 4MATiC da Mercedes são tudo a traz e só vai á frente quando é preciso como eu lhe disse ou enganeio sem querer e são sempre ás 4?

                    Penso que o sistema Quatro da Audi e WV é que é permanente não é assim?
                    Editado pela última vez por Simao; 06 December 2012, 15:23.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                      Então e os X DRIVE da BMW e os 4MATiC da Mercedes são tudo a traz e só vai á frente quando é preciso como eu lhe disse ou enganeio sem querer e são sempre ás 4?

                      Pense que o sistema Quatro da Audi e WV é que é permanente não é assim?
                      O funcionamento desses sistemas é em todos semelhante, a transmissão de potência faz-se essencialmente para um eixo, sendo que em condições de fraca aderência vai sendo, na medida das necessidades, passada para o outro eixo.

                      P.S.- considero que dos sistemas referidos o da Audi é o mais eficaz!
                      Editado pela última vez por luissousa6; 06 December 2012, 15:28.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho um mercedes e só muito raramente, e quando abuso do acelerador, o carro se desiquilibra, e mesmo assim, quando isso acontece, o ESP prontamente mete tudo nos eixos, acho-o até mais seguro do que o megane que tinha antes que, por não ter ESP, era mais fácil de desiquilibrar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                          Como disse, com as ajudas electrónicas esse aspecto tornou-se menos importante, mas é seguro dizer que, com piso escorregadio, um carro de tracção à frente é melhor.

                          P.S.- se perder um bocadito de tempo pelo youtube verá que em situações de neve e gelo, normalmente BMW e Mercedes encostam à valeta.
                          Pois, acredito que sim, e se não levar algum peso atráz ainda deve ter menos aderencia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                            O funcionamento desses sistemas é em todos semelhante, a transmissão de potência faz-se essencialmente para um eixo, sendo que em condições de fraca aderência vai sendo, na medida das necessidades, passada para o outro eixo.

                            P.S.- considero que dos sistemas referidos o da Audi é o mais eficaz!
                            E esse a meu ver devem ser os mais seguros e tambem os mais caros, certo?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                              E esse a meu ver devem ser os mais seguros e tambem os mais caros, certo?
                              estava a referir-se aos 4x4 em geral ou aos Audi em particular???

                              Regra geral os carros 4x4 são mais caros, das marcas referidas penso que as versões 4x4 mais em conta serão as da Audi, até porque me parece que serão as mais difundidas!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                para condução de faca nos dentes, o amigo tem razão, para o condutor mediano (como parece ser o caso, uma vez que o senhor é tão pouco entendido em automóveis que nem sabia que os bmw e mercedes são rwd), um carro de tracção à frente é sempre mais controlável.........
                                Concordo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Então sendo assim, quer dizer que os prós de um tração traseira são uma condução mais desportiva e entusiasmante e os contras uma pior aderencia em piso escorregadio.
                                  Os T. dianteira tem uma condução menos desportiva mas terão mais alguma segurança.
                                  Os 4x4 serão mais seguros mas mais caros e talvez em Portugal não se justifique muito e ate deverão gastar um pouco mais.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                    Então sendo assim, quer dizer que os prós de um tração traseira são uma condução mais desportiva e entusiasmante e os contras uma pior aderencia em piso escorregadio.
                                    Os T. dianteira tem uma condução menos desportiva mas terão mais alguma segurança.
                                    Os 4x4 serão mais seguros mas mais caros e talvez em Portugal não se justifique muito e ate deverão gastar um pouco mais.
                                    É isso mesmo. Aos prós dos tracção traseira pode juntar menos vibrações no volante, uma vez que a tracção não se faz nas rodas direccionais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado a todos.

                                      basicamente foi isso que lhe disse mas confeço que nunca tinha pesado muito neste assunto e ele como não liga nenhuma a carros ainda entendia menos que eu (Acha que o melhor é o Mercedes, do que mais gosta é do BMW mas em principio irá comprar uma A4 por ter tração dianteira)

                                      Vou lhe mostrar o vossos post's e ele que desida.

                                      Obrigado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pouco importa se é RWD.
                                        Com o controlo de tração e estabilidade activados podes acelerar a fundo numa rotunda que o carro não se atravessa, claro que estes sistemas não são infaliveis nem à prova de estupidez mas fazem os carros mais seguros.
                                        Com estes sistemas numa condução normal ou num imprevisto um RWD tira as vantagens tipicas de um carro com motor longitudinal e tracção traseira na distribuição do peso e consegue um controle muito preciso da potência transmitida às rodas traseiras fazendo um RWD tão ou mais seguro que os restantes.
                                        Se o teu amigo não sabia que um BMW ou MB eram RWD bem que podia andar a vida toda a conduzir um que provavelmente nem iria reparar nisso.

                                        Por exemplo:
                                        BMW DSC1 test comparision demo. animalscraze.com make people happy - YouTube
                                        Editado pela última vez por FernandoAc; 06 December 2012, 16:18.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                          Tenho um mercedes e só muito raramente, e quando abuso do acelerador, o carro se desiquilibra, e mesmo assim, quando isso acontece, o ESP prontamente mete tudo nos eixos, acho-o até mais seguro do que o megane que tinha antes que, por não ter ESP, era mais fácil de desiquilibrar.
                                          Quando apanhares situações inesperadas, logo vês se o ESP atua assim tão prontamente. Não mexas os bracinhos e os pézinhos e logo vês o que acontece.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            Quando apanhares situações inesperadas, logo vês se o ESP atua assim tão prontamente. Não mexas os bracinhos e os pézinhos e logo vês o que acontece.
                                            Claro que sei disso amigo, levo quase um milhão de km feitos entre os vários carros que tenho/tive..........neste periodo já deu para apanhar muitos sustos e aprender que não sou aquele Fangio que julgava que era quando mais jovem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Pouco importa se é RWD.
                                              Com o controlo de tração e estabilidade activados podes acelerar a fundo numa rotunda que o carro não se atravessa, claro que estes sistemas não são infaliveis nem à prova de estupidez mas fazem os carros mais seguros.
                                              Com estes sistemas numa condução normal ou num imprevisto um RWD tira as vantagens tipicas de um carro com motor longitudinal e tracção traseira na distribuição do peso e consegue um controle muito preciso da potência transmitida às rodas traseiras fazendo um RWD tão ou mais seguro que os restantes.
                                              Se o teu amigo não sabia que um BMW ou MB eram RWD bem que podia andar a vida toda a conduzir um que provavelmente nem iria reparar nisso.

                                              Por exemplo:
                                              BMW DSC1 test comparision demo. animalscraze.com make people happy - YouTube
                                              Sim, se o vendedor não lhe tivesse dito sem querer ele nem sabia, para ele era igual e o homem tinha vendido o carro mas como lhe disse ele ficou a magicar porque ouvio não sabe onde que os T.Traseira eram falsos, se não soubese andava com ele uma vida inteira e nem reparava porque faz sempre uma condução muito calma, nada de grandes correrias.

                                              Abraço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                Pouco importa se é RWD.
                                                Com o controlo de tração e estabilidade activados podes acelerar a fundo numa rotunda que o carro não se atravessa, claro que estes sistemas não são infaliveis nem à prova de estupidez mas fazem os carros mais seguros.
                                                Com estes sistemas numa condução normal ou num imprevisto um RWD tira as vantagens tipicas de um carro com motor longitudinal e tracção traseira na distribuição do peso e consegue um controle muito preciso da potência transmitida às rodas traseiras fazendo um RWD tão ou mais seguro que os restantes.
                                                Se o teu amigo não sabia que um BMW ou MB eram RWD bem que podia andar a vida toda a conduzir um que provavelmente nem iria reparar nisso.

                                                Por exemplo:
                                                BMW DSC1 test comparision demo. animalscraze.com make people happy - YouTube
                                                Olha que as coisas nem sempre sao o que nos querem "vender"

                                                Ainda aqui a umas semanas atras, vi um rapazinho com um 128i ficar virado ao contrario por causa das gracinhas Estrada molhada, a subir, uma das rodas apanhou a tinta da passadeira, acelerador carregado a fundo ate nao ir mais eeeeeeee...... Ja estas virado para baixo Toma la o ESP a funcionar

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                                  Sim, se o vendedor não lhe tivesse dito sem querer ele nem sabia, para ele era igual e o homem tinha vendido o carro mas como lhe disse ele ficou a magicar porque ouvio não sabe onde que os T.Traseira eram falsos, se não soubese andava com ele uma vida inteira e nem reparava porque faz sempre uma condução muito calma, nada de grandes correrias.

                                                  Abraço.
                                                  É uma das questões clássicas do fórum.

                                                  A razão dos RWD "serem falsos" deve-se ao facto de não transmitirem no volante a perda de tracção das rodas. No FWD aceleras mais do que a conta, as rodas patinam, o volante treme. Automaticamente desaceleras e recuperas o controle do carro.

                                                  Num RWD é mais complicado, se colocas potência demais nas rodas traseiras e o carro perde tracção és obrigado a compensar com o volante a deriva de traseira (contrabrecagem). Os entusiastas adoram isto.

                                                  Não sentes tão facilmente a deriva das rodas traseiras quanto das dianteiras daí serem chamados falsos. Com a inclusão do ESP e controle de tracção o carro corta automáticamente a potência nas rodas traseiras pelo que a deriva de traseira é muito mais dificil de ocorrer. E como um carro com RWD tem uma distribuição do peso mais próxima do ideal terão à partida vantagem mesmo a nível de segurança activa face a um FWD.

                                                  O FWD permite é correcções mais fáceis.
                                                  Num tracção à frente em condução desportiva podes acelerar propositadamente para colar a traseira ao chão em situações de dúvida ou quando ela foge.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                    Olha que as coisas nem sempre sao o que nos querem "vender"

                                                    Ainda aqui a umas semanas atras, vi um rapazinho com um 128i ficar virado ao contrario por causa das gracinhas Estrada molhada, a subir, uma das rodas apanhou a tinta da passadeira, acelerador carregado a fundo ate nao ir mais eeeeeeee...... Ja estas virado para baixo Toma la o ESP a funcionar

                                                    Claro, não são à prova de erro nem de estupidez e muito menos contrariam as leis da fisica.
                                                    Agora num FWD se calha a pisar a faixa da passadeira com a roda da frente que vai em maior apoio podia ter corrido pior.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para mim que nao sou piloto tal como 99.9% das pessoas, é por esta ordem ...

                                                      AWD
                                                      FWD
                                                      RWD


                                                      Os suecos por norma percebem destas coisas ... e têm seguido a minha logica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post

                                                        Claro, não são à prova de erro nem de estupidez e muito menos contrariam as leis da fisica.
                                                        Agora num FWD se calha a pisar a faixa da passadeira com a roda da frente que vai em maior apoio podia ter corrido pior.
                                                        Ou nao Eventualmente o maximo que poderia ter acontecido era o carro comecar a patinar e ficava no mesmo sitio ou ainda a outra roda agarrar e dar um esticao facil de controlar, mas nunca ao ponto de sair da estrada ou de ficar virado ao contrario

                                                        Nao te esquecas que um RWD, sao as rodas traseiras a empurrar todo o carro, e ao minimo toque da direccao ja foste..........

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                          Olha que as coisas nem sempre sao o que nos querem "vender"

                                                          Ainda aqui a umas semanas atras, vi um rapazinho com um 128i ficar virado ao contrario por causa das gracinhas Estrada molhada, a subir, uma das rodas apanhou a tinta da passadeira, acelerador carregado a fundo ate nao ir mais eeeeeeee...... Ja estas virado para baixo Toma la o ESP a funcionar

                                                          Mas isso até lhe poderia acontecer com um carro de tracção à frente, já vi isso aqui por Viseu várias vezes (como sabem temos muitas rotundas), e até poderia ter o ESP desactivado.....não existem carros à prova da parvoice humana......ainda

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Lembram-se daqueles inumeros videos de uma curva em braga em que era acidentes atrás de acidentes... vejam quantos eram de carros com tração traseira... várias marcas e modelos...

                                                            Comentário

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