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    Opel Astra/Filtro de particulas

    Gostaria de saber desde quando o Opel Astra tem filtro de particulas do modelo de 2006/2010.
    Já agora aqueles que possuem com filtro de particulas, têm dado muitos problemas, estou a pensar em comprar uma carrinha usada nas datas acima, para um familiar meu.

    #2
    Qual motorização?

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      #3
      1.3 ou 1.7 CDTi?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
        1.3 ou 1.7 CDTi?
        ou 1.9 ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          ou 1.9 ?
          Correcto, mas as vendas desse bloco foram mais residuais, pelo que nem me lembrei..

          Comentário


            #6
            Estou a pensar na 1.7 (110 ou 125cv). Obrigado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por antoniob Ver Post
              Estou a pensar na 1.7 (110 ou 125cv). Obrigado
              As ecoflex (110cv) todas elas têm FAP. As de 125cv, já a rolar desde 2007, não tenho a certeza se vieram todas com FAP. O que te posso adiantar é que em 2008 já tinham FAP, só não sei se desde Janeiro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                As ecoflex (110cv) todas elas têm FAP. As de 125cv, já a rolar desde 2007, não tenho a certeza se vieram todas com FAP. O que te posso adiantar é que em 2008 já tinham FAP, só não sei se desde Janeiro.
                As de 125cv trazem FAP desde o início de 2007

                Comentário


                  #9
                  Se interessar, apesar de ser o 1.9...


                  Originalmente Colocado por nto Ver Post














                  in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066074665

                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066074667

                  Comentário


                    #10
                    Já agora, que se sabe do FAP (há muitos tópicos que falam do mesmo que poderás consultar), não tem havido muitas dores de cabeça, mas não há milagres......cidade e viagens curtas, regenerações abortadas e sem atenção ao óleo.....não se espera nada de bom.

                    A minha ecoflex tem 192 mil Kms e o FAP, se não soubesse nada do meu carro, nem sabia que existia. Até hoje tem sido uma companhia presente, mas não incoveniente. Claro que tenho os devidos cuidados e o meu percurso tem bastante estrada, onde faço a maioria das regenerações. Ainda são 500Kms/semana....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      As ecoflex (110cv) todas elas têm FAP. As de 125cv, já a rolar desde 2007, não tenho a certeza se vieram todas com FAP. O que te posso adiantar é que em 2008 já tinham FAP, só não sei se desde Janeiro.
                      confirmo a minha Astra 125cv de 01\2008 ja tem FAP...

                      ecoflex; oleo do FAP??? essa e nova...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                        confirmo a minha Astra 125cv de 01\2008 ja tem FAP...

                        ecoflex; oleo do FAP??? essa e nova...
                        É uma espécie de aditivo para o FAP

                        Comentário


                          #13
                          reservatorio? como verificar nivel???

                          agora fiquei sem saber onde para isso....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                            reservatorio? como verificar nivel???

                            agora fiquei sem saber onde para isso....
                            Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas penso que é no depósito de gasóleo.
                            Quanto à falta dele, o carro dá aviso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                              confirmo a minha Astra 125cv de 01\2008 ja tem FAP...

                              ecoflex; oleo do FAP??? essa e nova...
                              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                              É uma espécie de aditivo para o FAP
                              Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                              reservatorio? como verificar nivel???

                              agora fiquei sem saber onde para isso....
                              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                              Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas penso que é no depósito de gasóleo.
                              Quanto à falta dele, o carro dá aviso.
                              Calma amigos..... é o óleo do motor. Estava a falar da contaminação deste óleo por parte do gasóleo, por causa do FAP.

                              O que o diogomsl fala é o aditivo que alguns motores da PSA levam. Os Opel não têm isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                O que o diogomsl fala é o aditivo que alguns motores da PSA levam. Os Opel não têm isso.
                                Não têm?
                                Por acaso até tenho o panfleto aqui em casa, mas nem me lembrei de ir ver..
                                O óleo em questão já agora é o Eolys

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                  É uma espécie de aditivo para o FAP
                                  O depósito do aditivo deve andar os lados do catalizador, mas nem todos têm liquido.

                                  Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                  reservatorio? como verificar nivel???

                                  agora fiquei sem saber onde para isso....
                                  Era óleo de motor que é próprio para FAP.

                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Calma amigos..... é o óleo do motor. Estava a falar da contaminação deste óleo por parte do gasóleo, por causa do FAP.

                                  O que o diogomsl fala é o aditivo que alguns motores da PSA levam. Os Opel não têm isso.
                                  A opel deve usar um FAP em que o gasóleo passa no filtro ou algo assim, nunca entendi bem isto. O que isto pode provocar é a mistura de gasóleo com óleo o que faz subir o nivel do óleo. Os carros com este sistema têm um X na vareta do óleo a assinar o máximo de onde não pode passar em caso de contaminação. Basicamente, tanto os FAP com aditivo ou sem aditivo são sinónimos de problemas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                    Não têm?
                                    Por acaso até tenho o panfleto aqui em casa, mas nem me lembrei de ir ver..
                                    O óleo em questão já agora é o Eolys
                                    Não, e além disso, nem todos os 1.6 da PSA têm. E, pelo que tenho ouvido, o depósito desse aditivo é mesmo onde referes. O aditivo vai-se misturando com o gasóleo e quando acaba, tem que ser reposto.

                                    O óleo Eolys é o quê? Estás a falar deste aditivo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      haaa... bom!!!

                                      quando comprei a carrinha passei o livro do utilizador de ponta a ponta e não vi nada sobre isso, agora fiquei assustado.

                                      no oleo do motor ando sempre la em cima.

                                      habito de ter um VW 1.4 gasolina...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Não, e além disso, nem todos os 1.6 da PSA têm. E, pelo que tenho ouvido, o depósito desse aditivo é mesmo onde referes. O aditivo vai-se misturando com o gasóleo e quando acaba, tem que ser reposto.

                                        O óleo Eolys é o quê? Estás a falar deste aditivo?
                                        Os 1.6 PSA de 90cv não têm FAP.
                                        O Eolys é o tal aditivo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                          O depósito do aditivo deve andar os lados do catalizador, mas nem todos têm liquido.

                                          Era óleo de motor que é próprio para FAP.

                                          A opel deve usar um FAP em que o gasóleo passa no filtro ou algo assim, nunca entendi bem isto. O que isto pode provocar é a mistura de gasóleo com óleo o que faz subir o nivel do óleo. Os carros com este sistema têm um X na vareta do óleo a assinar o máximo de onde não pode passar em caso de contaminação. Basicamente, tanto os FAP com aditivo ou sem aditivo são sinónimos de problemas.
                                          Eu não sei se o gasóleo passa no FAP, mas sei que, especialmente, nos casos de regenerações abortadas ou incompletas, o gasóleo que não é "queimado/utilizado" no processo, escorre para o cárter e contamina o óleo. Quando fiz a revisão, estava com o mecânico, atentos a essa situação. Analisámos o óleo, e era praticamente insignificante a quantidade de gasóleo misturado no óleo (isto para 1 ano e 27 mil Kms).

                                          O FAP é só um dos componentes que podem chatear. Temos tantos, hoje em dia. O mais importante é estarmos elucidados e como tal, agir para diminuirmos esses eventuais problemas. Mas, como disse, é igual para todos os outros componentes. Este é que parece estar na moda, talvez por ser recente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                            haaa... bom!!!

                                            quando comprei a carrinha passei o livro do utilizador de ponta a ponta e não vi nada sobre isso, agora fiquei assustado.

                                            no oleo do motor ando sempre la em cima.

                                            habito de ter um VW 1.4 gasolina...
                                            É questão de ver se a vareta do óleo tem a marca X muito acima do nível máximo de óleo.

                                            Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                            Os 1.6 PSA de 90cv não têm FAP.
                                            O Eolys é o tal aditivo
                                            O meu 1.6 é de origem PSA e leva esse líquido, é o de 109 cv.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                              Os 1.6 PSA de 90cv não têm FAP.
                                              O Eolys é o tal aditivo
                                              Pelo que me foi explicado por um tipo da Peugeot, esse aditivo é o que se fixa no FAP, e quando este satura, lá vai uma regeneração.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Pelo que me foi explicado por um tipo da Peugeot, esse aditivo é o que se fixa no FAP, e quando este satura, lá vai uma regeneração.
                                                O líquido penso que não tem nada a ver com isso.
                                                O FAP esta programado para fazer regeneração a cada 500kms por exemplo, chega a altura e faz. Se a temperatura for suficientemente alta e andares 20min acima dos 120kms/h, ele regenera, senão ele aborta e só voltará a fazer dai a 500kms.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  de porcarias para avariar chateia mais aquelas mariquices tipo sensores disto e daquilo...

                                                  Por Ex. ando a reparar na minha Astra que quando chove, e não tenho sensores de chuva, a escova traseira da em funcionar quando engato a Marcha-atrás... mas apenas quando chove!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                    O líquido penso que não tem nada a ver com isso.
                                                    O FAP esta programado para fazer regeneração a cada 500kms por exemplo, chega a altura e faz. Se a temperatura for suficientemente alta e andares 20min acima dos 120kms/h, ele regenera, senão ele aborta e só voltará a fazer dai a 500kms.
                                                    Deixa-me dizer-te que nunca ouvi falar em regenerações programadas, o que não quer dizer que não existam. E a explicação que um funcionário da Peugeot me deu, foi aquela.

                                                    O que não percebo com essa "programação" é exactamente o seu conceito. O meu FAP regenera por norma a cada 300/400Kms, dependendo do uso, mas já fez ciclos de 200 Kms, como ciclos de mais de 600 Kms. Se me colocar na AE a 140, p.e., passa dos 600 Kms sem regenerar. Se andar em cidade, é por volta dos 200 Kms. Portanto, não percebo porque se programa. Quando o filtro satura, regenera. Parece-me mais lógico, mas não sou entendido.

                                                    Não sei se consegues aperceber-te da regeneração em andamento, mas eu consigo, o que me ajuda (e muito) a adoptar certos comportamentos para ajudar a uma melhor regeneração.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                                      de porcarias para avariar chateia mais aquelas mariquices tipo sensores disto e daquilo...

                                                      Por Ex. ando a reparar na minha Astra que quando chove, e não tenho sensores de chuva, a escova traseira da em funcionar quando engato a Marcha-atrás... mas apenas quando chove!
                                                      Isto já acontece nos meus carros há muito tempo, mas é preciso o limpa-vidros da frente estar a funcionar. É isso, certo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Deixa-me dizer-te que nunca ouvi falar em regenerações programadas, o que não quer dizer que não existam. E a explicação que um funcionário da Peugeot me deu, foi aquela.

                                                        O que não percebo com essa "programação" é exactamente o seu conceito. O meu FAP regenera por norma a cada 300/400Kms, dependendo do uso, mas já fez ciclos de 200 Kms, como ciclos de mais de 600 Kms. Se me colocar na AE a 140, p.e., passa dos 600 Kms sem regenerar. Se andar em cidade, é por volta dos 200 Kms. Portanto, não percebo porque se programa. Quando o filtro satura, regenera. Parece-me mais lógico, mas não sou entendido.

                                                        Não sei se consegues aperceber-te da regeneração em andamento, mas eu consigo, o que me ajuda (e muito) a adoptar certos comportamentos para ajudar a uma melhor regeneração.
                                                        Se calhar não me fiz entender..
                                                        Quando disse programado, quis dizer que depende do uso que uma pessoa dê ao carro. Uma pessoa que tenho um circuito definido consegue prever aquando da regeneração. Por exemplo, se sabe que é de 500 em 500kms, consegue ver quando o carro regenera. Agora que reli, não me pronunciei da melhor maneira.
                                                        A minha Focus, com 16000kms, quase que aposto que fez 2 regenerações, que foi quando foi e quando veio do Algarve. Muito raramente faço auto estrada seguida, e a cidade é o para arranca.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          sim tambem me parece isso Ecoflex...

                                                          se tiver os da frente a funcionar o de trás liga...

                                                          tem espertos no cabeça....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                            Se calhar não me fiz entender..
                                                            Quando disse programado, quis dizer que depende do uso que uma pessoa dê ao carro. Uma pessoa que tenho um circuito definido consegue prever aquando da regeneração. Por exemplo, se sabe que é de 500 em 500kms, consegue ver quando o carro regenera. Agora que reli, não me pronunciei da melhor maneira.
                                                            A minha Focus, com 16000kms, quase que aposto que fez 2 regenerações, que foi quando foi e quando veio do Algarve. Muito raramente faço auto estrada seguida, e a cidade é o para arranca.
                                                            Estás a dizer que só fez 2 regenerações em 16 mil Kms?

                                                            Comentário

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