Motorguia: :
Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 62
Like Tree5Likes

Título: Opel Astra/Filtro de particulas

  1. #1
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012
    Localização
    V.N.Gaia
    Posts
    67

    Por Defeito Opel Astra/Filtro de particulas

    Gostaria de saber desde quando o Opel Astra tem filtro de particulas do modelo de 2006/2010.
    Já agora aqueles que possuem com filtro de particulas, têm dado muitos problemas, estou a pensar em comprar uma carrinha usada nas datas acima, para um familiar meu.


  2. #2
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Qual motorização?

  3. #3
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    1.3 ou 1.7 CDTi?

  4. #4
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    1.3 ou 1.7 CDTi?
    ou 1.9 ?

  5. #5
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    ou 1.9 ?
    Correcto, mas as vendas desse bloco foram mais residuais, pelo que nem me lembrei..

  6. #6
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2012
    Localização
    V.N.Gaia
    Posts
    67

    Por Defeito

    Estou a pensar na 1.7 (110 ou 125cv). Obrigado

  7. #7
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por antoniob Ver Post
    Estou a pensar na 1.7 (110 ou 125cv). Obrigado
    As ecoflex (110cv) todas elas têm FAP. As de 125cv, já a rolar desde 2007, não tenho a certeza se vieram todas com FAP. O que te posso adiantar é que em 2008 já tinham FAP, só não sei se desde Janeiro.

  8. #8
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    As ecoflex (110cv) todas elas têm FAP. As de 125cv, já a rolar desde 2007, não tenho a certeza se vieram todas com FAP. O que te posso adiantar é que em 2008 já tinham FAP, só não sei se desde Janeiro.
    As de 125cv trazem FAP desde o início de 2007
    Ecoflex gosta disto.

  9. #9
    nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    35,318

    Por Defeito

    Se interessar, apesar de ser o 1.9...


    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post














    in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066074665

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066074667

  10. #10
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Já agora, que se sabe do FAP (há muitos tópicos que falam do mesmo que poderás consultar), não tem havido muitas dores de cabeça, mas não há milagres......cidade e viagens curtas, regenerações abortadas e sem atenção ao óleo.....não se espera nada de bom.

    A minha ecoflex tem 192 mil Kms e o FAP, se não soubesse nada do meu carro, nem sabia que existia. Até hoje tem sido uma companhia presente, mas não incoveniente. Claro que tenho os devidos cuidados e o meu percurso tem bastante estrada, onde faço a maioria das regenerações. Ainda são 500Kms/semana....

  11. #11
    Piloto de Testes pikuinhas08's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Entroncamento
    Posts
    1,574

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    As ecoflex (110cv) todas elas têm FAP. As de 125cv, já a rolar desde 2007, não tenho a certeza se vieram todas com FAP. O que te posso adiantar é que em 2008 já tinham FAP, só não sei se desde Janeiro.
    confirmo a minha Astra 125cv de 01\2008 ja tem FAP...

    ecoflex; oleo do FAP??? essa e nova...

  12. #12
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
    confirmo a minha Astra 125cv de 01\2008 ja tem FAP...

    ecoflex; oleo do FAP??? essa e nova...
    É uma espécie de aditivo para o FAP

  13. #13
    Piloto de Testes pikuinhas08's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Entroncamento
    Posts
    1,574

    Por Defeito

    reservatorio? como verificar nivel???

    agora fiquei sem saber onde para isso....

  14. #14
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
    reservatorio? como verificar nivel???

    agora fiquei sem saber onde para isso....
    Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas penso que é no depósito de gasóleo.
    Quanto à falta dele, o carro dá aviso.

  15. #15
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
    confirmo a minha Astra 125cv de 01\2008 ja tem FAP...

    ecoflex; oleo do FAP??? essa e nova...
    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    É uma espécie de aditivo para o FAP
    Citação Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
    reservatorio? como verificar nivel???

    agora fiquei sem saber onde para isso....
    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas penso que é no depósito de gasóleo.
    Quanto à falta dele, o carro dá aviso.
    Calma amigos..... é o óleo do motor. Estava a falar da contaminação deste óleo por parte do gasóleo, por causa do FAP.

    O que o diogomsl fala é o aditivo que alguns motores da PSA levam. Os Opel não têm isso.

  16. #16
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    O que o diogomsl fala é o aditivo que alguns motores da PSA levam. Os Opel não têm isso.
    Não têm?
    Por acaso até tenho o panfleto aqui em casa, mas nem me lembrei de ir ver..
    O óleo em questão já agora é o Eolys

  17. #17
    Piloto de Testes trepkos's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2012
    Localização
    Winterfell - Reino do Norte
    Posts
    4,346

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    É uma espécie de aditivo para o FAP
    O depósito do aditivo deve andar os lados do catalizador, mas nem todos têm liquido.

    Citação Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
    reservatorio? como verificar nivel???

    agora fiquei sem saber onde para isso....
    Era óleo de motor que é próprio para FAP.

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Calma amigos..... é o óleo do motor. Estava a falar da contaminação deste óleo por parte do gasóleo, por causa do FAP.

    O que o diogomsl fala é o aditivo que alguns motores da PSA levam. Os Opel não têm isso.
    A opel deve usar um FAP em que o gasóleo passa no filtro ou algo assim, nunca entendi bem isto. O que isto pode provocar é a mistura de gasóleo com óleo o que faz subir o nivel do óleo. Os carros com este sistema têm um X na vareta do óleo a assinar o máximo de onde não pode passar em caso de contaminação. Basicamente, tanto os FAP com aditivo ou sem aditivo são sinónimos de problemas.

  18. #18
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    Não têm?
    Por acaso até tenho o panfleto aqui em casa, mas nem me lembrei de ir ver..
    O óleo em questão já agora é o Eolys
    Não, e além disso, nem todos os 1.6 da PSA têm. E, pelo que tenho ouvido, o depósito desse aditivo é mesmo onde referes. O aditivo vai-se misturando com o gasóleo e quando acaba, tem que ser reposto.

    O óleo Eolys é o quê? Estás a falar deste aditivo?

  19. #19
    Piloto de Testes pikuinhas08's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Entroncamento
    Posts
    1,574

    Por Defeito

    haaa... bom!!!

    quando comprei a carrinha passei o livro do utilizador de ponta a ponta e não vi nada sobre isso, agora fiquei assustado.

    no oleo do motor ando sempre la em cima.

    habito de ter um VW 1.4 gasolina...
    Ecoflex gosta disto.

  20. #20
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Não, e além disso, nem todos os 1.6 da PSA têm. E, pelo que tenho ouvido, o depósito desse aditivo é mesmo onde referes. O aditivo vai-se misturando com o gasóleo e quando acaba, tem que ser reposto.

    O óleo Eolys é o quê? Estás a falar deste aditivo?
    Os 1.6 PSA de 90cv não têm FAP.
    O Eolys é o tal aditivo
    Ecoflex gosta disto.

  21. #21
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
    O depósito do aditivo deve andar os lados do catalizador, mas nem todos têm liquido.

    Era óleo de motor que é próprio para FAP.

    A opel deve usar um FAP em que o gasóleo passa no filtro ou algo assim, nunca entendi bem isto. O que isto pode provocar é a mistura de gasóleo com óleo o que faz subir o nivel do óleo. Os carros com este sistema têm um X na vareta do óleo a assinar o máximo de onde não pode passar em caso de contaminação. Basicamente, tanto os FAP com aditivo ou sem aditivo são sinónimos de problemas.
    Eu não sei se o gasóleo passa no FAP, mas sei que, especialmente, nos casos de regenerações abortadas ou incompletas, o gasóleo que não é "queimado/utilizado" no processo, escorre para o cárter e contamina o óleo. Quando fiz a revisão, estava com o mecânico, atentos a essa situação. Analisámos o óleo, e era praticamente insignificante a quantidade de gasóleo misturado no óleo (isto para 1 ano e 27 mil Kms).

    O FAP é só um dos componentes que podem chatear. Temos tantos, hoje em dia. O mais importante é estarmos elucidados e como tal, agir para diminuirmos esses eventuais problemas. Mas, como disse, é igual para todos os outros componentes. Este é que parece estar na moda, talvez por ser recente.
    trepkos gosta disto.

  22. #22
    Piloto de Testes trepkos's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2012
    Localização
    Winterfell - Reino do Norte
    Posts
    4,346

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
    haaa... bom!!!

    quando comprei a carrinha passei o livro do utilizador de ponta a ponta e não vi nada sobre isso, agora fiquei assustado.

    no oleo do motor ando sempre la em cima.

    habito de ter um VW 1.4 gasolina...
    É questão de ver se a vareta do óleo tem a marca X muito acima do nível máximo de óleo.

    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    Os 1.6 PSA de 90cv não têm FAP.
    O Eolys é o tal aditivo
    O meu 1.6 é de origem PSA e leva esse líquido, é o de 109 cv.

  23. #23
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    Os 1.6 PSA de 90cv não têm FAP.
    O Eolys é o tal aditivo
    Pelo que me foi explicado por um tipo da Peugeot, esse aditivo é o que se fixa no FAP, e quando este satura, lá vai uma regeneração.

  24. #24
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Pelo que me foi explicado por um tipo da Peugeot, esse aditivo é o que se fixa no FAP, e quando este satura, lá vai uma regeneração.
    O líquido penso que não tem nada a ver com isso.
    O FAP esta programado para fazer regeneração a cada 500kms por exemplo, chega a altura e faz. Se a temperatura for suficientemente alta e andares 20min acima dos 120kms/h, ele regenera, senão ele aborta e só voltará a fazer dai a 500kms.

  25. #25
    Piloto de Testes pikuinhas08's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Entroncamento
    Posts
    1,574

    Por Defeito

    de porcarias para avariar chateia mais aquelas mariquices tipo sensores disto e daquilo...

    Por Ex. ando a reparar na minha Astra que quando chove, e não tenho sensores de chuva, a escova traseira da em funcionar quando engato a Marcha-atrás... mas apenas quando chove!

  26. #26
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    O líquido penso que não tem nada a ver com isso.
    O FAP esta programado para fazer regeneração a cada 500kms por exemplo, chega a altura e faz. Se a temperatura for suficientemente alta e andares 20min acima dos 120kms/h, ele regenera, senão ele aborta e só voltará a fazer dai a 500kms.
    Deixa-me dizer-te que nunca ouvi falar em regenerações programadas, o que não quer dizer que não existam. E a explicação que um funcionário da Peugeot me deu, foi aquela.

    O que não percebo com essa "programação" é exactamente o seu conceito. O meu FAP regenera por norma a cada 300/400Kms, dependendo do uso, mas já fez ciclos de 200 Kms, como ciclos de mais de 600 Kms. Se me colocar na AE a 140, p.e., passa dos 600 Kms sem regenerar. Se andar em cidade, é por volta dos 200 Kms. Portanto, não percebo porque se programa. Quando o filtro satura, regenera. Parece-me mais lógico, mas não sou entendido.

    Não sei se consegues aperceber-te da regeneração em andamento, mas eu consigo, o que me ajuda (e muito) a adoptar certos comportamentos para ajudar a uma melhor regeneração.

  27. #27
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
    de porcarias para avariar chateia mais aquelas mariquices tipo sensores disto e daquilo...

    Por Ex. ando a reparar na minha Astra que quando chove, e não tenho sensores de chuva, a escova traseira da em funcionar quando engato a Marcha-atrás... mas apenas quando chove!
    Isto já acontece nos meus carros há muito tempo, mas é preciso o limpa-vidros da frente estar a funcionar. É isso, certo?

  28. #28
    Piloto de Troféu diogomsl's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012
    Localização
    Porto
    Posts
    5,297

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Deixa-me dizer-te que nunca ouvi falar em regenerações programadas, o que não quer dizer que não existam. E a explicação que um funcionário da Peugeot me deu, foi aquela.

    O que não percebo com essa "programação" é exactamente o seu conceito. O meu FAP regenera por norma a cada 300/400Kms, dependendo do uso, mas já fez ciclos de 200 Kms, como ciclos de mais de 600 Kms. Se me colocar na AE a 140, p.e., passa dos 600 Kms sem regenerar. Se andar em cidade, é por volta dos 200 Kms. Portanto, não percebo porque se programa. Quando o filtro satura, regenera. Parece-me mais lógico, mas não sou entendido.

    Não sei se consegues aperceber-te da regeneração em andamento, mas eu consigo, o que me ajuda (e muito) a adoptar certos comportamentos para ajudar a uma melhor regeneração.
    Se calhar não me fiz entender..
    Quando disse programado, quis dizer que depende do uso que uma pessoa dê ao carro. Uma pessoa que tenho um circuito definido consegue prever aquando da regeneração. Por exemplo, se sabe que é de 500 em 500kms, consegue ver quando o carro regenera. Agora que reli, não me pronunciei da melhor maneira.
    A minha Focus, com 16000kms, quase que aposto que fez 2 regenerações, que foi quando foi e quando veio do Algarve. Muito raramente faço auto estrada seguida, e a cidade é o para arranca.

  29. #29
    Piloto de Testes pikuinhas08's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Entroncamento
    Posts
    1,574

    Por Defeito

    sim tambem me parece isso Ecoflex...

    se tiver os da frente a funcionar o de trás liga...

    tem espertos no cabeça....

  30. #30
    Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    25,762

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
    Se calhar não me fiz entender..
    Quando disse programado, quis dizer que depende do uso que uma pessoa dê ao carro. Uma pessoa que tenho um circuito definido consegue prever aquando da regeneração. Por exemplo, se sabe que é de 500 em 500kms, consegue ver quando o carro regenera. Agora que reli, não me pronunciei da melhor maneira.
    A minha Focus, com 16000kms, quase que aposto que fez 2 regenerações, que foi quando foi e quando veio do Algarve. Muito raramente faço auto estrada seguida, e a cidade é o para arranca.
    Estás a dizer que só fez 2 regenerações em 16 mil Kms?

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.