Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida carta de mota A2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida carta de mota A2

    Boas noites,
    Estava e estou aqui com uma dúvida que espero que me possa alguém ajudar!
    É o seguinte, estou a tirar a carta de mota AL, mas provavelmente só acabo de tirar em 2013...
    Queria saber se ao acabar em 2013 fico com a carta AL ou A2? É que tive a ver uma mota, que tem 35kw de potência, e dependendo da carta que vou ter... compro ou não a mota!

    Obrigado,
    E boas festas

    #2
    Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
    Boas noites,
    Estava e estou aqui com uma dúvida que espero que me possa alguém ajudar!
    É o seguinte, estou a tirar a carta de mota AL, mas provavelmente só acabo de tirar em 2013...
    Queria saber se ao acabar em 2013 fico com a carta AL ou A2? É que tive a ver uma mota, que tem 35kw de potência, e dependendo da carta que vou ter... compro ou não a mota!

    Obrigado,
    E boas festas

    Aqui:


    http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...L_138-2012.pdf

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
      Boas,
      Desde já obrigado pela resposta!
      Mas não sei se percebi bem...
      Posso comprar a mota então? Visto que vou acabar a carta depois de 2 de Janeiro?
      A mota em questão é uma XT600!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
        Boas,
        Desde já obrigado pela resposta!
        Mas não sei se percebi bem...
        Posso comprar a mota então? Visto que vou acabar a carta depois de 2 de Janeiro?
        A mota em questão é uma XT600!

        Se as subcategorias acabam a 02JAN13 e passam a existir outras, nomeadamente a A2 em princípio sim mas , questiona a escola de condução onde andas para ver se é assim.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
          Se as subcategorias acabam a 02JAN13 e passam a existir outras, nomeadamente a A2 em princípio sim mas , questiona a escola de condução onde andas para ver se é assim.
          Boas, eu perguntei na que ando, e perguntei numa outra! Uma delas... disse que em principio não(que ficava com a AL de 25kw), outra disse que em principio sim! Fiquei confuso :P
          Vou a que me disse em principio sim, na segunda! Em que o sr. da escola vai ligar para o homem qualquer (deve ser do imtt) para esclarecer melhor!
          Mas quis perguntar aqui, podia alguém saber ^^

          Comentário


            #6
            Eu comecei a ler isto pensei que te podia ajudar, agora ao ler aquilo do IMTT das novas categorias e mais não sei o quê, até eu fiquei confuso
            Andava a começar a ver os preços e assim para tirar a carta de mota, agora com a minha idade tinha de ser A1, mas já vi que também dá a A2, não conhecia, tenho de ir a uma escola no inicio do ano e esclarecer tudo também, é que a A2 sempre é melhorzita que a A1 aqueles 35kw já dá para qq coisa.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
              Eu comecei a ler isto pensei que te podia ajudar, agora ao ler aquilo do IMTT das novas categorias e mais não sei o quê, até eu fiquei confuso
              Andava a começar a ver os preços e assim para tirar a carta de mota, agora com a minha idade tinha de ser A1, mas já vi que também dá a A2, não conhecia, tenho de ir a uma escola no inicio do ano e esclarecer tudo também, é que a A2 sempre é melhorzita que a A1 aqueles 35kw já dá para qq coisa.
              Pois, mas até as pessoas nas escolas de condução não sabem bem como aquilo ficará!

              Comentário


                #8
                Já agora, outra coisa!
                Se fosse a confirmar que a posso comprar e conduzir,
                É o seguinte, já se sabe que os recém encartados, os seguros são caros!
                A minha mãe tem carta de carro há bastantes anos já, posso por a mota e seguro em nome dela? Ficará mais barato o seguro?
                Ou como não tem carta de mota não conta?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                  Pois, mas até as pessoas nas escolas de condução não sabem bem como aquilo ficará!

                  Em principio vais ficar com a categoria A2 , uma vez que só a obtens após 02JAN13 , uma vez que por arrastamento a categoria AL fica englobada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                    Em principio vais ficar com a categoria A2 , uma vez que só a obtens após 02JAN13 , uma vez que por arrastamento a categoria AL fica englobada.
                    Eu liguei para o IMTT a perguntar,
                    E ao que parece sim, vou ficar com a A2! Só que segundo o documento que li das novas regras, teria de conduzir no mínimo nas aulas de condução uma mota com 400cc ... a única aula que tive até agora, foi numa 125cc ! (a escola de condução que ando não tem ainda, e acho que pois devem ter, motas para tal categoria).

                    PS: Ainda não fiz nenhum dos exames!

                    Comentário


                      #11
                      Boas pessoal, eu vim desenterrar este Tópico porque é o seguinte...em abril de 2012 tirei a tal carta de mota, AL, que era a A, mas durante dois anos era AL, e passado dois anos ia ao IMTT e pedia para mudar para A, tudo bem...

                      Mas Em 2 de Janeiro de 2013, inventaram novas leis, que foi a criação da categoria A2, que veio substituir a AL, e mudaram tambem a idade para obtenção da A, agora é 24 anos. E quem tem A2 passado dois anos se quiser ter a A pode ter, mas com idade minima de 20(a idade minima para tirar a A2 é 18, por isso..-.-) mas terá de se auto-propor a exame ou outra coisa qualquer...

                      Portanto agora vamos a 15 de abil de 2014, passaram os dois anos e eu não sei se me averbam a carta para ilimitada(A), o que senão o fizeram é injusto! Porque quando tirei, tirei a pensar e a pagar que passado dois anos iria ter a carta de motociclos ilimitada!

                      http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...L_138-2012.pdf Decreito de Lei...bla bla bla..

                      Comentário


                        #12
                        Vai ao imtt da tua zona questionar, existem delegações do imtt que até averbam e outras mandam-te fazer exame.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver Post
                          Boas pessoal, eu vim desenterrar este Tópico porque é o seguinte...em abril de 2012 tirei a tal carta de mota, AL, que era a A, mas durante dois anos era AL, e passado dois anos ia ao IMTT e pedia para mudar para A, tudo bem...

                          Mas Em 2 de Janeiro de 2013, inventaram novas leis, que foi a criação da categoria A2, que veio substituir a AL, e mudaram tambem a idade para obtenção da A, agora é 24 anos. E quem tem A2 passado dois anos se quiser ter a A pode ter, mas com idade minima de 20(a idade minima para tirar a A2 é 18, por isso..-.-) mas terá de se auto-propor a exame ou outra coisa qualquer...

                          Portanto agora vamos a 15 de abil de 2014, passaram os dois anos e eu não sei se me averbam a carta para ilimitada(A), o que senão o fizeram é injusto! Porque quando tirei, tirei a pensar e a pagar que passado dois anos iria ter a carta de motociclos ilimitada!

                          http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...L_138-2012.pdf Decreito de Lei...bla bla bla..
                          Nada como ir perguntar ao IMTT... Eu tenho 22 anos, quando fiz 18 tirei como tu e passados 2 averbei. Ou seja tinha uma categoria aos 20 anos que agora só é possível aos 24, passados 2 anos continuo a ter uma categoria que alguém com a minha idade que tire agora a carta so terá aos 24.

                          Comentário


                            #14
                            Vai experimentando delegações do IMTT diferentes até que haja uma que te averbe...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por aeroxleitao Ver Post
                              Boas pessoal, eu vim desenterrar este Tópico porque é o seguinte...em abril de 2012 tirei a tal carta de mota, AL, que era a A, mas durante dois anos era AL, e passado dois anos ia ao IMTT e pedia para mudar para A, tudo bem...

                              Mas Em 2 de Janeiro de 2013, inventaram novas leis, que foi a criação da categoria A2, que veio substituir a AL, e mudaram tambem a idade para obtenção da A, agora é 24 anos. E quem tem A2 passado dois anos se quiser ter a A pode ter, mas com idade minima de 20(a idade minima para tirar a A2 é 18, por isso..-.-) mas terá de se auto-propor a exame ou outra coisa qualquer...

                              Portanto agora vamos a 15 de abil de 2014, passaram os dois anos e eu não sei se me averbam a carta para ilimitada(A), o que senão o fizeram é injusto! Porque quando tirei, tirei a pensar e a pagar que passado dois anos iria ter a carta de motociclos ilimitada!

                              http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...L_138-2012.pdf Decreito de Lei...bla bla bla..

                              Estou na mesma situação do que tu (Carta de Fevereiro 2012) e dizem que tenho que ir a exame de novo

                              Podes dizer como resolveste a situação?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por edcastro Ver Post
                                Estou na mesma situação do que tu (Carta de Fevereiro 2012) e dizem que tenho que ir a exame de novo

                                Podes dizer como resolveste a situação?
                                Estou também na mesma situação, tirei a carta em Março de 2011, por isso, fiquei fora por menos de 3 meses
                                Como não tenho mota ainda, na altura deixei passar, e agora querem que faça exame.
                                Já fui ao IMT e à Loja do cidadão, e o resultado foi sempre o mesmo: exame e ter de pagar 75€...

                                No entanto, tenho um amigo que tirou poucos meses depois de mim e averbaram-lhe a A, na altura tinha uma mota à espera de poder conduzir e acho que lhe deram uma documentação na escola de condução, e após alguma confusão resolveram-lhe o problema. No caso dele passou meio ano após mudar a lei, no meu só lá fui 1 ano depois quando o podia ter feito na altura...e agora tramei-me!

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu tenho carta A2 desde SET 2013, tenho 50 anos e ando ás voltas para passar para a A ...
                                  as alterações que o IMTT informa no link acima mencionado, na pag 9 diz claramente que quem tem a A2 há mais de 2 anos pode optar por :

                                  Exame pratico

                                  ou

                                  Acção de formação ficando dispensado de exame pratico ...

                                  Agora gostava era de saber onde fazer a accção de formação ....porque temos esse direito.

                                  Vou ao IMTT e dps venho aqui deixar testemunho mas se alguém souber algo mais, pf informe

                                  Obrigada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MGuerra92 Ver Post
                                    Já agora, outra coisa!
                                    Se fosse a confirmar que a posso comprar e conduzir,
                                    É o seguinte, já se sabe que os recém encartados, os seguros são caros!
                                    A minha mãe tem carta de carro há bastantes anos já, posso por a mota e seguro em nome dela? Ficará mais barato o seguro?
                                    Ou como não tem carta de mota não conta?
                                    A mota e o seguro podem estar em nome dela... no sentido em que o tomador do seguro é quase sempre o proprietário do bem. No entanto, os seguros usualmente perguntam quem é o condutor habitual e é com base nesse condutor que calculam o risco. Aí obviamente não poderá ser a tua mãe.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                      A mota e o seguro podem estar em nome dela... no sentido em que o tomador do seguro é quase sempre o proprietário do bem. No entanto, os seguros usualmente perguntam quem é o condutor habitual e é com base nesse condutor que calculam o risco. Aí obviamente não poderá ser a tua mãe.
                                      mais de 3 anos depois, o user por esta altura ja deve estar esclarecido x)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                        mais de 3 anos depois, o user por esta altura ja deve estar esclarecido x)
                                        lol verdade... nem reparei na data É o que dá o desenterranço... depois nem reparo para trás

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X