Em 2011 a VW fez questão de separar as águas, retirando a denominação Passat do CC (Confort Coupé).
Pretendeu com isso dar vida própria ao modelo afastando-o do Passat, libertando-o para configurações de carroçaria e estética independentes do modelo familiar.
Todavia, irá manter a nova tendência de imagem limpa com poucas linhas e superfícies elegantes. Na lateral será notório um vinco inferior com inclinação para dianteira.
Atualmente a VW ainda continua a ser a única marca a oferecer um coupé de 4 portas a um preço competitivo.
Mas o mercado evolui e os coupés de 4 portas estão a dar origem a carrinhas igualmente desportivas com traseiras inclinadas.
E a VW não está alheia a isso, preparando já para próxima geração do CC uma carrinha desportiva.
Em 2014 irá chegar o novo coupé CC e mais tarde a versão carrinha que promete fazer furor face à falta de oferta no seu segmento.
Seguirá a mesma lógica do atual modelo, mas com uma superfície vítrea a diminuir para a traseira que terminará com um óculo muito inclinado.
A grande vantagem face ao coupé será o fácil acesso à bagageira, a qual poderá disponibilizar uma grande volumetria de carga quando com os bancos da 2ª fila rebatidos.
Assente na nova plataforma modular MQB usada no Golf 7, oferecerá uma maior distância entre eixos graças à colocação mais para a frente do motor.
Com isso ganharão também os passageiros que disporão de mais espaço no habitáculo, especialmente os da 2ª fila.
Nesta mesma 2ª fila, para os passageiros poderá optar-se pela versão de 2 bancos individuais ou um banco de 3 lugares.
A nova plataforma modular de motor transversal do Grupo VAG irá converter-se no maior «banco de órgãos» do grupo permitindo não só uma redução no tempo de desenvolvimento de novos modelos ou novas gerações, como também uma significativa redução de custos de produção.
A nova plataforma irá proporcionar uma redução significativa no peso do veículo que se repercutirá nos consumos.
Contudo para não haver um aumento de preço para o consumidor, o interior e tecnologia serão baseados no Passat a ser apresentado no final de 2013 com comercialização agendada para a primavera de 2014.
No entanto, o refinamento de materiais e de estética colocarão o CC num patamar superior.
A lista de equipamento de série será muito mais rica em tecnologias de informação, dispondo de pacotes de opcionais.
No interior poderemos contar com um ecrã táctil de grandes dimensões, de um chassis adaptativo para os modos Sport, Eco, Confort...
Também ao nível das motorizações o CC contará com o melhor do Passat, com todos os blocos a terem injeção direta e o sistema Stop&Start.
A gama a gasolina terá de acesso o 1.4 TSI de 140cv com o sistema de desativação de cilindros que permite uma redução nos consumos, culminando num motor de 300cv, que não será um V6, mas um inédito motor de 5 cilindros.
Mas a marca promete estender o sistema de desativação de cilindros a outras motorizações.
Na gama diesel, contará com o 2.0 TDI de 150 e 184cv que substituirão os seus congéneres atuais de 140 e 170cv.
Os TDI serão equipados com um sistema de-NOx, para a redução dos óxidos de azoto
O surgimento do tão falado biturbo também deverá acontecer e não com a potência de 204, mas de 225cv.
O novo motor 1.6 TDI que irá surgir dentro de 1 ano estará reservado apenas para o Passat e outros modelos mais pequenos.
Irá igualmente estar disponível a tração integral 4Motion, assim como opcionalmente as caixas automáticas de dupla embraiagem de 6 e 7 velocidades.
A tecnologia híbrida chegará mais tarde com o sistema Plug-in de carregamento na tomada (como na Volvo V60) e terá cerca de 170cv, sendo capaz de viajar até 50 km em modo unicamente elétrico.
Espero que tenha chegado para vos deixar com alguma água na boca.
Fontes: L’Auto Jounal, Quattroroute, Auto bild, auto motor und sport, carmagazine, autoblog.es, autocar
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