Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desmitificação de carro económico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desmitificação de carro económico

    Boa noites a todos

    Lanço este tópico cerca de 10 meses depois de ter colocado aqui o meu primeiro (quando andava á procura de um carro).

    E porque lanço outro post? Ando á procura de um outro carro. Por certas questões precisei de trocar o carro que tinha na altura (smart fortwo) por um com mais lugares, agora chegou a altura de arranjar um melhor.

    Muitas foram as minhas pesquisas e uma coisa em comum que encontrei é que a maioria dos carros a gasolina 1.2, bem, não eram lá muito económicos. Cheguei mesmo a encontrar posts de pessoal com carros 1.4 / 1.6 com os mesmo consumos que os 1.2. Portanto, até que ponto os carros com 1.2 são assim tão económicos?

    Alguns em questão são por exemplo o polo 1.2 e skoda fabia break 1.2.

    Encontrei um negócio que me agradou, Mazda 3 1.6 MZR de 2004. Bsicamente com os mesmos consumos que anunciam para o polo ( 6/8 lt ).

    A minha pergunta é: qual a motorização ideal para quem faz cerca de 90% de cidade. 1.2? 1.4? 1.5? 1.6?

    A médio prazo talvez prefira um carro com uma motorização um pouco maior mas que ao menos saiba que quando for necessário ter potência pronta a usar, digo isto porquê?

    Sinto que com este (polo 1.0) gasto mais gasolina a tentar fazer o carro andar do que a andar própriamente com ele. Já para não falar que com três pessoas lá dentro nem consigo ultrapassar uma velhinha de bengala. E já para não falar do óleo que consome...pfffuu.

    Apesar de tudo são alguns carros que considero e as hipóteses em cima da mesa são:

    Skoda Fabia break 1.2

    VW Polo 1.2

    Fiat Punto 1.2 HLX

    Fiat Panda 1.2

    Renault Clio 1.2

    Renault Modus 1.2

    Peugeot 206 break

    Seat Ibiza 1.2

    Citroen Xsara 1.4

    Ford Fiesta 1.25

    Ford Fusion 1.25 / 1.6

    Mazda 3 1.6 MZR (o negocio acima descrito, a 5000€)

    Mazda 2 1.25 / 1.3 (??)

    Opel Corsa 1.2

    VW Passat 1.6, 2001 ( vi um anuncio em particular com um bom preço, receio é pelos consumos e pouco desenvolvimento do carro)

    Renault Megane 1.4 (encontrei um 1.5dci a bom preço tb, 4900€ de 2005, 114mil km, será de desconfiar?

    Peugeot 307 1.4

    Estes são, basicamente, os que posso ponderar em comprar. Os anos dos modelos seram compreendidos entre 2002 e 2006.

    O que quero tentar juntar é um carro que tenha uma manutenção mediana, nao kero pagar 100€ e 200€ por uma só peça nem nada do género, que tenha uma boa relação de motorização/potência, ou seja, sempre que necessário o carro responder bem, dinâmico, despachado.

    Os entendidos na matéria poderam dar-me uma ajuda?

    Obrigado desde já

    Abraço

    #2
    Agora é que reparei que fiz practicamente mais uma placa com mandamentos, desculpem lol

    Comentário


      #3
      O meu Polo 1.2 consome muito pouco óleo, utilizo o oleo sintético, que é o de "maior duração"
      Tens de considerar tambem os cilindros, os motores de 3 cilindros muitas vezes não são tão económicos como se pintam, como perdem binário mais facilmente queimam mais nas recuperações...
      Considera também o teu tipo de condução e os tipos de percursos (cidade/ estrada).

      Comentário


        #4
        A solução para o teu caso é apenas e só uma: Citroën Saxo 1.5 D.

        Podes sempre procurar por Xsara 1.4 HDi, que não sendo um foguete não compromete.

        Comentário


          #5
          Em cidade, a cilindrada e o peso penaliza muito os consumos, os carros com cilindrada mais baixa vão consumir sempre menos salvo raras excepções..

          o mazda 3 em cidade deve consumir mais para os 9/10..

          Comentário


            #6
            realmente a minha experiencia diz que por vezes mais vale um motor maior...

            tive um Golf IV 1.4 e sempre tive a noção que é pouco motor para tanto carro...

            e que os seus 75cv para 1200 ou mais KG é muito pouco... ficava mais bem servido com o 1.6 ou mesmo o 1.4 mas com mais força!

            os Leon II com os 1.4 de 90 cv são mais eificientes que o Golf...

            outro exemplo pratico é a porcaria dos motores diesel de 3 cilindros e 1.4 (acho) do Skoda Roomster... não são de todo económicos, so para meter aquilo a 80 ou 90 KM\h gasta-se um mundo de combustivel pois tem de se meter aquilo a fundo...

            Os gajos do Top Gear, fazem aquelas corridas, que o Clarckson odeia de ver quem gasta menos combustivel, numa dessas ele faz com um Jaguar Bi-turbo do Sul de França ao Norte de Inglaterra com apenas um deposito...

            em resumo, um carro com potencia adequada ao peso e um condutor com condução adequada consegue ser economico...

            Comentário


              #7
              Se fazes um pouco mais de estrada convém ter um motor um pouco maior. Mas se andas na cidade, qualquer 1.6 vai gastar mais que um 1.2...

              Normalmente um motor 1.4 consegue ser um bom compromisso...mas isto é uma generalização muito grande, depende de imensos factores como a potência e binário do dito motor, do peso da viatura, eficiência do motor, etc...


              Eu por exemplo em circuito misto e em estrada consigo ter mais ou menos os mesmos consumos com um 1.6 Boxer e com um 1.4 a carburador. Mas se andar só em cidade o 1.6 não tem qualquer hipótese...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                realmente a minha experiencia diz que por vezes mais vale um motor maior...

                tive um Golf IV 1.4 e sempre tive a noção que é pouco motor para tanto carro...

                e que os seus 75cv para 1200 ou mais KG é muito pouco... ficava mais bem servido com o 1.6 ou mesmo o 1.4 mas com mais força!

                os Leon II com os 1.4 de 90 cv são mais eificientes que o Golf...

                outro exemplo pratico é a porcaria dos motores diesel de 3 cilindros e 1.4 (acho) do Skoda Roomster... não são de todo económicos, so para meter aquilo a 80 ou 90 KM\h gasta-se um mundo de combustivel pois tem de se meter aquilo a fundo...

                Os gajos do Top Gear, fazem aquelas corridas, que o Clarckson odeia de ver quem gasta menos combustivel, numa dessas ele faz com um Jaguar Bi-turbo do Sul de França ao Norte de Inglaterra com apenas um deposito...

                em resumo, um carro com potencia adequada ao peso e um condutor com condução adequada consegue ser economico...
                Foi o que gastou ao entrar e sair do Ferry boat?

                Comentário


                  #9
                  Suzuki Swift 1.3 a gasolina. Para o que tu queres, é melhor que esses todos que apresentaste.

                  Tem é uma mala pequena, mas tem mais genica que a maioria dos que postaste e gasta menos.


                  Já agora, quando quiseres ficar com uma ideia dos consumos dos carros passa por aqui: MPG and Cost Calculator and Tracker - Spritmonitor.de

                  Comentário


                    #10
                    O mais poupadinho e despachado é o Honda Jazz, Podes confirmar no Spritmonitor.

                    Comentário


                      #11
                      1.4 foi a cilindrada que considerei para o próximo carro, por achar que seria um bom intermédio.

                      A minha condução pode-se considerar "normal", uma vez que faço muita cidade não posso conduzir á la racing, mas deves em quand lá se tem que expremer um pouco mais.

                      Acima de tudo o meu problema é muitas das vezes haver três pessoas dentro do carro, e parece que estou a carregar um atrelado com cimento, simplesmente o carro não se mexe e eu também não sou própriamente um peso pluma .

                      Portanto, sim acho que um 1.4 é a solução mais equilibrada a seguir, a não ser que haja algum 1.2 desenfreado

                      Comentário


                        #12
                        Honda jazz. Ou compras um 1.6 tipo golf e gpl lá para dentro

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                          1.4 foi a cilindrada que considerei para o próximo carro, por achar que seria um bom intermédio.

                          A minha condução pode-se considerar "normal", uma vez que faço muita cidade não posso conduzir á la racing, mas deves em quand lá se tem que expremer um pouco mais.

                          Acima de tudo o meu problema é muitas das vezes haver três pessoas dentro do carro, e parece que estou a carregar um atrelado com cimento, simplesmente o carro não se mexe e eu também não sou própriamente um peso pluma .

                          Portanto, sim acho que um 1.4 é a solução mais equilibrada a seguir, a não ser que haja algum 1.2 desenfreado
                          Não podes definir isso assim.

                          Por exemplo, carros como o Golf, o Focus ou 307 que estás a considerar com o 1.4cc, são carros que se arrastam e bebem mais do que eu.

                          Para o que tu queres (90% cidade) um Jazz ou um Swift são carros bem melhores, pois têm motores mais potentes e rotativos que estão montados em carros mais leves. Resumindo, andam mais e gastam menos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                            realmente a minha experiencia diz que por vezes mais vale um motor maior...

                            tive um Golf IV 1.4 e sempre tive a noção que é pouco motor para tanto carro...

                            e que os seus 75cv para 1200 ou mais KG é muito pouco... ficava mais bem servido com o 1.6 ou mesmo o 1.4 mas com mais força!


                            os Leon II com os 1.4 de 90 cv são mais eificientes que o Golf...

                            outro exemplo pratico é a porcaria dos motores diesel de 3 cilindros e 1.4 (acho) do Skoda Roomster... não são de todo económicos, so para meter aquilo a 80 ou 90 KM\h gasta-se um mundo de combustivel pois tem de se meter aquilo a fundo...

                            Os gajos do Top Gear, fazem aquelas corridas, que o Clarckson odeia de ver quem gasta menos combustivel, numa dessas ele faz com um Jaguar Bi-turbo do Sul de França ao Norte de Inglaterra com apenas um deposito...

                            em resumo, um carro com potencia adequada ao peso e um condutor com condução adequada consegue ser economico...

                            Não chega a 1100 kg... Nem é muito carro, apenas é muito pouco motor e pouco eficiente. Um motor de 16v com 75 cv claro que vai arrastar-se por tudo o que é sítio.

                            Comentário


                              #15
                              Parte do segredo está na relação peso/força até às 2500 a gasolina e até às 2000 num diesel.

                              O problema de algumas conjugações motor/carro é que não oferecem uma aceleração acessível sem necessitar de mais rotação, o que acontece é que o condutor vai mais vezes usar mais rotação e mais pressão no acelerador e o consumo aumenta.

                              Por essa razão num automóvel de 1200kg ou mais com motor atmosférico a gasolina as versões 1.6 têm grande probabilidade em consumir menos porque vão ter mais força na faixa de rpm inicial e menos vezes vai haver necessidade de ir alem das 3000rpm.
                              Basta ver que num motor atmosférico a gasolina não é fora do normal andar nas 3000 ou até nas 4000 em muitas situações, basta ver quantas vezes numa condução moderada vamos às 3000 num turbo diesel...

                              Da experiência que tenho com motores atmosfericos a gasolina é que como têm a caixa curta se mantivermos uma aceleração fluida com pouco acelerador e sempre a trocar de mudança abaixo das 2000/2500 tanto conseguimos ter um embalo adequado como manter o consumo reduzido para o que se espera num motor a gasolina.

                              Num Clio 1.2 75cv que costumo andar a 5ª é relativamente tão longa quanto a 3ª no GP Sport 1.3 mjet 90 que tenho, é uma diferença enorme nas relações de caixa, a diferença é que o diesel acaba logo às 4500 e o 1.2 vai quase as 7000 por isso acaba por atingir mais velocidade que a 3ª no diesel apesar de a 110 irem mais ou menos à mesma rotação com um a pedir 4ª e o outro sem forma de baixar rotação porque já está em 5ª.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                realmente a minha experiencia diz que por vezes mais vale um motor maior...

                                tive um Golf IV 1.4 e sempre tive a noção que é pouco motor para tanto carro...

                                e que os seus 75cv para 1200 ou mais KG é muito pouco... ficava mais bem servido com o 1.6 ou mesmo o 1.4 mas com mais força!

                                os Leon II com os 1.4 de 90 cv são mais eificientes que o Golf...

                                outro exemplo pratico é a porcaria dos motores diesel de 3 cilindros e 1.4 (acho) do Skoda Roomster... não são de todo económicos, so para meter aquilo a 80 ou 90 KM\h gasta-se um mundo de combustivel pois tem de se meter aquilo a fundo...

                                Os gajos do Top Gear, fazem aquelas corridas, que o Clarckson odeia de ver quem gasta menos combustivel, numa dessas ele faz com um Jaguar Bi-turbo do Sul de França ao Norte de Inglaterra com apenas um deposito...

                                em resumo, um carro com potencia adequada ao peso e um condutor com condução adequada consegue ser economico...
                                Que me lembre, quem ganhou foi o Hammond no Polo bluemotion

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TheEmpress Ver Post
                                  Que me lembre, quem ganhou foi o Hammond no Polo bluemotion
                                  Olha que agora até fiquei na dúvida..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto já foi descrito aqui inumeras vezes em que carros de baixa cilindrada e baia cavalagem nao sao sinonimo de economia !

                                    Em muito devido ao motor andar sempre em esforço !

                                    Por isso é melhor carros com mais potencia e mais cilindrada pois aguentam bem com os desniveis , como tem mais potencia e mais cilindrada nao andam tanto em esforço como um de baixa cilindrada e baixa cavalagem , é melhor em termos de seguranda ao nivel de ultrapassagens seguras , tens sempre ali potencia que sabes que podes eventualmente precisar !

                                    O golf e focus sao exemplos disto mesmo , ambos ficam melhor com o 1.6 que com o 1.4 ! Os 1.6 puxam bem melhor , teem mais folgo , bebem o mesmo que as versoes 1.1 .

                                    O meu civic tambem é exemplo disso com 1.5 de cilindrada e 115cvs bebe o mesmo ou menos que um focus 1.4 ou um golf 1.4

                                    Comentário


                                      #19
                                      Qualquer coisa 1.2/1.4 a GPL?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                        Suzuki Swift 1.3 a gasolina. Para o que tu queres, é melhor que esses todos que apresentaste.

                                        Tem é uma mala pequena, mas tem mais genica que a maioria dos que postaste e gasta menos.


                                        Já agora, quando quiseres ficar com uma ideia dos consumos dos carros passa por aqui: MPG and Cost Calculator and Tracker - Spritmonitor.de
                                        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                        O mais poupadinho e despachado é o Honda Jazz, Podes confirmar no Spritmonitor.
                                        já o vi o site, ajuda bastante obrigado

                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                        Não podes definir isso assim.

                                        Por exemplo, carros como o Golf, o Focus ou 307 que estás a considerar com o 1.4cc, são carros que se arrastam e bebem mais do que eu.

                                        Para o que tu queres (90% cidade) um Jazz ou um Swift são carros bem melhores, pois têm motores mais potentes e rotativos que estão montados em carros mais leves. Resumindo, andam mais e gastam menos.
                                        Nunca tinha considerado o swift, mas tambem queria algo com uma bagageira decente. já o jazz ainda não fiz uma pesquisa muito aprofundada, mas já passei por uns.

                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Isto já foi descrito aqui inumeras vezes em que carros de baixa cilindrada e baia cavalagem nao sao sinonimo de economia !

                                        Em muito devido ao motor andar sempre em esforço !

                                        Por isso é melhor carros com mais potencia e mais cilindrada pois aguentam bem com os desniveis , como tem mais potencia e mais cilindrada nao andam tanto em esforço como um de baixa cilindrada e baixa cavalagem , é melhor em termos de seguranda ao nivel de ultrapassagens seguras , tens sempre ali potencia que sabes que podes eventualmente precisar !

                                        O golf e focus sao exemplos disto mesmo , ambos ficam melhor com o 1.6 que com o 1.4 ! Os 1.6 puxam bem melhor , teem mais folgo , bebem o mesmo que as versoes 1.1 .

                                        O meu civic tambem é exemplo disso com 1.5 de cilindrada e 115cvs bebe o mesmo ou menos que um focus 1.4 ou um golf 1.4
                                        Pois, essa foi a conclusão a que cheguei, ainda por cima numa cidade como lisboa que é só subidas

                                        Acho que do consumo na casa dos 7l a 9l não me vou escapar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                          já o vi o site, ajuda bastante obrigado



                                          Nunca tinha considerado o swift, mas tambem queria algo com uma bagageira decente. já o jazz ainda não fiz uma pesquisa muito aprofundada, mas já passei por uns.



                                          Pois, essa foi a conclusão a que cheguei, ainda por cima numa cidade como lisboa que é só subidas

                                          Acho que do consumo na casa dos 7l a 9l não me vou escapar
                                          Com um Jazz fazes de 6 a 8 em cidade dependendo do teu pé.
                                          E estrada a 110 Km/hora fazes entre 5 e 5,5.
                                          É um carro com consumos excelentes, espaço interior do segmento acima e muito despachado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nada como um Citroen C1 ou Peugeot 107 com o fantástico 1.0 Atmosférico de 69 CV...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Compra um 1.6 e GPL em cima.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                A solução para o teu caso é apenas e só uma: Citroën Saxo 1.5 D.
                                                Continuas a surpreender-me com a originalidade das tuas respostas!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mazda 3 1.6 MZR (o negocio acima descrito, a 5000€)

                                                  Parece-me bem se tiver menos de 100000Km.
                                                  Ficas melhor servido do que com os outros bolinhas que citaste.

                                                  Além disso, é um carro com uma condução "diferente". A posição de condução é bastante baixa e, comparado com os equivalentes ( meganes focus etc) tem um desportivismo e agradabilidade de condução muito maior.

                                                  É um pouco como o BMW dos pobres.




                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                                    Nada como um Citroen C1 ou Peugeot 107 com o fantástico 1.0 Atmosférico de 69 CV...
                                                    Preciso de algo com mais espaço (planos para o futuro)

                                                    Originalmente Colocado por AndreSantarem Ver Post
                                                    Compra um 1.6 e GPL em cima.
                                                    GPL não sei se será boa escolha, as visitas aos centros comerciais são mais que muitas e eles não são dados a GPL, tb nao é a minha onda.

                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Continuas a surpreender-me com a originalidade das tuas respostas!
                                                    Sim, para chaço já tenho o actual.

                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Mazda 3 1.6 MZR (o negocio acima descrito, a 5000€)

                                                    Parece-me bem se tiver menos de 100000Km.
                                                    Ficas melhor servido do que com os outros bolinhas que citaste.

                                                    Além disso, é um carro com uma condução "diferente". A posição de condução é bastante baixa e, comparado com os equivalentes ( meganes focus etc) tem um desportivismo e agradabilidade de condução muito maior.

                                                    É um pouco como o BMW dos pobres.





                                                    tem, 74mil de 2004. Achei o carro bastante 'jeitoso' lol

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vou perguntar o seguinte,

                                                      dentro de cada cilindrada quais as marcas e modelos é que escolhiam e o porque:

                                                      1.2

                                                      1.3

                                                      1.4

                                                      1.5

                                                      1.6
                                                      Editado pela última vez por fredman; 20 December 2012, 15:23.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                        Não chega a 1100 kg... Nem é muito carro, apenas é muito pouco motor e pouco eficiente. Um motor de 16v com 75 cv claro que vai arrastar-se por tudo o que é sítio.

                                                        Olha que chega e passa dos 1100kg.

                                                        Já agora, fica os dados do carro, sendo que o peso da versão apresentada, nem tem ar condicionado e vidros eléctricos atrás:




                                                        Editado pela última vez por nto; 20 December 2012, 15:52.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Olha que chega e passa dos 1100kg.

                                                          Já agora, fica os dados do carro, sendo que o peso da versão apresentada, nem tem ar condicionado e vidros eléctricos atrás:





                                                          Bem me parecia que não podia pesar menos de 1100kg... isso é o peso de um fiesta de 99. E o golf iv do meu pai pesa 1398kg, sei que é 1.9 TDI mas mesmo assim nao podia ser tanta diferença...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fredman Ver Post
                                                            Preciso de algo com mais espaço (planos para o futuro)
                                                            É tão espaçoso como o Saxo a nível de pernas.
                                                            Aliás o 107/C1 tem mais espaço vertical que o Saxo.
                                                            E o motor em si, mais o peso pluma do carro, é mesmo ideal para cidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X