Boa noite ,tenho uma Mercedes C220 CDI Avangatrde caixa automática, gostava de saber se alguém me sabia dizer quantos litros de olio leva a caixa, como não tenho o livro da carrinha, se alguém soubesse agradecia, obrigado
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Óleo caixa automatica C220 CDI
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Vende-se cá fora o óleo sim e às vezes até melhor que o da Mercedes ;)
Se for o C220Cdi (W203) com caixa automática MB 722.699 o óleo aconselhado é este: Fuchs ATF 4134 que cumpre a norma MB236.14 ;)
Eu gostava de te mostrar um DIY que fiz da mudança do óleo da caixa automática de um Mercedes E220Cdi (W211) que tem a mesma caixa automática que o C220Cdi, mas só podes ver se fores membro
Editado pela última vez por DiogoLisboa; 26 December 2012, 19:57.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostDeves ter que mudar também a ficha não ?
Vejam isto pois penso que ajuda imensos donos de Mercedes com a caixa automática 722.699 ;)
O motor é igual: OM611
O bocal de enchimento do óleo da caixa
Começamos então por tiras as forras do motor e caixa. Também tirei a forra por debaixo do pára-choques de modo a procurar o tubo que liga o conversor ao radiador
Cárter caixa de velocidades
Referência e modelo da caixa
A caixa automática das fotos já não mudava o óleo à 100.000km pelo que já tinha algumas fugas pela junta do cárter
A "ficha" que não se trata mais do que um encaixe e que se deve mudar sempre devido ao o-ring da mesma ;)
Se houver possibilidade de comprar o o-ring com as medidas correctas melhor porque antes a Mercedes-Benz vendia o o-ring à parte mas depois para obrigar o pessoal a gastar mais passaram só a vender o encaixe(ficha) ...
Comentário
-
Existem caixas automáticas com bujão no conversor de binário que dá uma enorme ajuda para retirar a maior parte do óleo do circuito mas neste caso esta não tinha pelo que o processo de sangramento teve de ser feito de outra maneira
O bujão do conversor é o nº10
Para fazer o sangramento do circuito em caixas que não tenham o dito bujão tem de ser através desta união ;)
Leva-se o carro a percorrer 10-20km de modo ao óleo chegar à sua temperatura normal de funcionamento e após isso deixa-se repousar uns 10min para a maior parte do óleo ficar no cárter e começa-se então por desapertar o bujão do mesmo ;)
Deixa-se sair todo o óleo (de notar que o óleo para caixas automáticas é vermelho e neste caso estava meio preto meio castanho)
Quando não sair mais óleo volta-se a apertar o bujão com a mesma anilha de modo a retirar o cárter que ainda tem algum óleo no seu interior
A fixação do cárter é feita por estes parafusos e encaixes de alumínio
Comentário
-
Cárter retirado com a unidade hidráulica de comando da caixa à vista
Cárter
No interior do cárter existe um íman de modo a apanhar todas as limalhas que possam existir
Pode-se ver a imensa borra que ficou no fundo do cárter e mau aspecto do óleo...
Limpa-se a unidade de comando hidráulico e rebordo da caixa onde assenta a junta com um bom desengordurante como o spray de travões
Limpeza do cárter (Nota: a junta do cárter e anilha de cobre do bujão ainda são os mesmos) Vê-se a enorme diferença para o que estava antes
Neste caso tive que fazer um bom sangramento do circuito devido a existirem imensos resíduos no seu interior: como o óleo retirado da caixa foram apenas 4l meti 4l de óleo Fuchs ATF 4134 (MB236.12) e um filtro novo para ajudar na limpeza
Montagem do filtro novo
Comentário
-
Este é o local onde se encontra a dita união para fazer o sangramento
O torque dos parafusos de fixação do cárter é de 8Nm e 20Nm para o bujão
O bujão levou uma anilha de cobre nova neste caso é 10x20mm
Procede-se então ao enchimento de óleo pelo bocal e com uma chave fina retira-se o bloqueador vermelho e puxa-se a capa para cima ;)
Convém ter ajuda de um pequeno funil para colocar o óleo
Após montagem do filtro e cárter, conforme a quantidade de óleo que se tenha retirado do cárter é o mesmo que se coloca novo no seu interior
Comentário
-
Depois de tudo feito, coloquei o motor a trabalhar durante uns minutos para aquecer o óleo da caixa, mudei de P para R e deixei estar durante 10s e fiz o mesmo para as restantes. Arranquei com o carro e dei uma volta de mais ou menos 15km. Ao chegar desliguei o carro e aguardei 5min. Depois foi só ligar o carro e fazer a medição: esta medição fiz 3 vezes para confirmar e está no nível
Após tudo foi só retirar o óleo velho pelo cárter novamente, fazer a limpeza do mesmo e colocar junta e anilha de bujão novas
O encaixe da ficha para retirar basta rodar a peça branca/beje, puxar a ficha para fora e no meio do encaixe tem um parafuso (chave de caixa nº7), é só desapertar e puxar o encaixe para fora
Para montar é meter o encaixe apertar o parafuso e meter a ficha rodando a peça branca/beje
Para fazer o sangramento começa-se por aceder a união que falei
Com um tubo de cristal com um diâmetro um bocadinho inferior de modo a ficar apertado e uma embalagem de 1l faz-se o sangramento
Comentário
-
Liga-se o motor e após sair 1l de óleo velho desliga-se e acrescenta-se 1l de óleo novo e faz-se assim até sair óleo novo pelo tubo ;)
Depois é só medir o nível do óleo com a vareta apropriada de acordo com a temperatura a que se encontra o óleo, com ajuda de um multímetro que tenha termómetro consegue-se facilmente descobrir
Depois dar uma volta de 20km com o carro, ao chegar antes de parar meter a manete em cada posição e deixar durante 10s e meter em parque deixando o motor a trabalhar e aí sim fazer a medição e caso seja preciso é só acrescentar
Também fiz o reset à caixa que já da última vez que fiz resultou e notaram-se melhorias
"Entre no carro e feche a porta.
Gire a chave até à posição ON de ignição, SEM DAR AO MOTOR DE ARRANQUE
Certifique-se que a caixa está em “S” - standard
Carregue no pedal acelerador a fundo durante 15 segundos (pode ser mais)
Com o pedal a fundo, rode a chave para a posição OFF sem tirar a chave
Largue o pedal e NÃO TIRE A CHAVE
Espere 3 minutos
Comentário
-
È a 1ªvez que uso o forum.
Preciso da vossa opiniao para o seguinte, penso comprar 1 carrinha w203 c 220cdi ano 2003. A carrinha tem 240.000KM e é o modelo avantgard de interior e de exterior esta em bom estado mas é de cx automatica e nao sei se nao irei comprar uma carrinha que me trara despesas no futuro tendo em conta a cx e quilometragem, espero que os ultilizadores deste tipo de viatura me esclareçam. ah o valor ronda os 11.000€ . ja agora quanto pode custa uma ida a mercedes para realizar um" check up".
obg
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário