Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Óleo caixa automatica C220 CDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Óleo caixa automatica C220 CDI

    Boa noite ,tenho uma Mercedes C220 CDI Avangatrde caixa automática, gostava de saber se alguém me sabia dizer quantos litros de olio leva a caixa, como não tenho o livro da carrinha, se alguém soubesse agradecia, obrigado

    #2
    5, salvo erro. Só há na Mercedes, e tens que trocar o filtro também.

    Comentário


      #3
      de que ano o carro?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Periquito Ver Post
        Boa noite ,tenho uma Mercedes C220 CDI Avangatrde caixa automática, gostava de saber se alguém me sabia dizer quantos litros de olio leva a caixa, como não tenho o livro da carrinha, se alguém soubesse agradecia, obrigado
        Ano e mês?

        Comentário


          #5
          Vende-se cá fora o óleo sim e às vezes até melhor que o da Mercedes ;)

          Se for o C220Cdi (W203) com caixa automática MB 722.699 o óleo aconselhado é este: Fuchs ATF 4134 que cumpre a norma MB236.14 ;)

          Eu gostava de te mostrar um DIY que fiz da mudança do óleo da caixa automática de um Mercedes E220Cdi (W211) que tem a mesma caixa automática que o C220Cdi, mas só podes ver se fores membro
          Editado pela última vez por DiogoLisboa; 26 December 2012, 19:57.

          Comentário


            #6
            Sim sei que tenho de trocar o filtro , a junta e o bujon, já tenho tudo, já me disseram que levava 3,75l , 5l como não tenho a vareta estou na duvida de quantos litro leva . O carro é de 04/2003, sim sou membro como posso ver o DIY

            Comentário


              #7
              eu sei e já tenho tudo, obrigado

              Comentário


                #8
                Tu escreveste realmente "Olio" ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                  Tu escreveste realmente "Olio" ?
                  Não vês que não? é um virus informático....

                  Comentário


                    #10
                    Deves ter que mudar também a ficha não ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                      Tu escreveste realmente "Olio" ?
                      É espanhol.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                        É espanhol.
                        Italiano, em Espanhol é aceite (azeite ).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Deves ter que mudar também a ficha não ?
                          Na muda do óleo da caixa automática deve-se fazer o sangramento da caixa de modo a renovar todo o circuito com óleo novo, meter filtro de óleo novo, anilhas nos bujões, junta nova no cárter e mudar a ficha ;)

                          Vejam isto pois penso que ajuda imensos donos de Mercedes com a caixa automática 722.699 ;)

                          O motor é igual: OM611


                          O bocal de enchimento do óleo da caixa


                          Começamos então por tiras as forras do motor e caixa. Também tirei a forra por debaixo do pára-choques de modo a procurar o tubo que liga o conversor ao radiador


                          Cárter caixa de velocidades


                          Referência e modelo da caixa


                          A caixa automática das fotos já não mudava o óleo à 100.000km pelo que já tinha algumas fugas pela junta do cárter


                          A "ficha" que não se trata mais do que um encaixe e que se deve mudar sempre devido ao o-ring da mesma ;)

                          Se houver possibilidade de comprar o o-ring com as medidas correctas melhor porque antes a Mercedes-Benz vendia o o-ring à parte mas depois para obrigar o pessoal a gastar mais passaram só a vender o encaixe(ficha) ...

                          Comentário


                            #14
                            Existem caixas automáticas com bujão no conversor de binário que dá uma enorme ajuda para retirar a maior parte do óleo do circuito mas neste caso esta não tinha pelo que o processo de sangramento teve de ser feito de outra maneira


                            O bujão do conversor é o nº10


                            Para fazer o sangramento do circuito em caixas que não tenham o dito bujão tem de ser através desta união ;)


                            Leva-se o carro a percorrer 10-20km de modo ao óleo chegar à sua temperatura normal de funcionamento e após isso deixa-se repousar uns 10min para a maior parte do óleo ficar no cárter e começa-se então por desapertar o bujão do mesmo ;)


                            Deixa-se sair todo o óleo (de notar que o óleo para caixas automáticas é vermelho e neste caso estava meio preto meio castanho)


                            Quando não sair mais óleo volta-se a apertar o bujão com a mesma anilha de modo a retirar o cárter que ainda tem algum óleo no seu interior


                            A fixação do cárter é feita por estes parafusos e encaixes de alumínio

                            Comentário


                              #15
                              Cárter retirado com a unidade hidráulica de comando da caixa à vista


                              Cárter


                              No interior do cárter existe um íman de modo a apanhar todas as limalhas que possam existir


                              Pode-se ver a imensa borra que ficou no fundo do cárter e mau aspecto do óleo...


                              Limpa-se a unidade de comando hidráulico e rebordo da caixa onde assenta a junta com um bom desengordurante como o spray de travões


                              Limpeza do cárter (Nota: a junta do cárter e anilha de cobre do bujão ainda são os mesmos) Vê-se a enorme diferença para o que estava antes


                              Neste caso tive que fazer um bom sangramento do circuito devido a existirem imensos resíduos no seu interior: como o óleo retirado da caixa foram apenas 4l meti 4l de óleo Fuchs ATF 4134 (MB236.12) e um filtro novo para ajudar na limpeza


                              Montagem do filtro novo

                              Comentário


                                #16
                                Este é o local onde se encontra a dita união para fazer o sangramento




                                O torque dos parafusos de fixação do cárter é de 8Nm e 20Nm para o bujão
                                O bujão levou uma anilha de cobre nova neste caso é 10x20mm


                                Procede-se então ao enchimento de óleo pelo bocal e com uma chave fina retira-se o bloqueador vermelho e puxa-se a capa para cima ;)


                                Convém ter ajuda de um pequeno funil para colocar o óleo


                                Após montagem do filtro e cárter, conforme a quantidade de óleo que se tenha retirado do cárter é o mesmo que se coloca novo no seu interior


                                Comentário


                                  #17
                                  Depois de tudo feito, coloquei o motor a trabalhar durante uns minutos para aquecer o óleo da caixa, mudei de P para R e deixei estar durante 10s e fiz o mesmo para as restantes. Arranquei com o carro e dei uma volta de mais ou menos 15km. Ao chegar desliguei o carro e aguardei 5min. Depois foi só ligar o carro e fazer a medição: esta medição fiz 3 vezes para confirmar e está no nível



                                  Após tudo foi só retirar o óleo velho pelo cárter novamente, fazer a limpeza do mesmo e colocar junta e anilha de bujão novas


                                  O encaixe da ficha para retirar basta rodar a peça branca/beje, puxar a ficha para fora e no meio do encaixe tem um parafuso (chave de caixa nº7), é só desapertar e puxar o encaixe para fora




                                  Para montar é meter o encaixe apertar o parafuso e meter a ficha rodando a peça branca/beje



                                  Para fazer o sangramento começa-se por aceder a união que falei


                                  Com um tubo de cristal com um diâmetro um bocadinho inferior de modo a ficar apertado e uma embalagem de 1l faz-se o sangramento

                                  Comentário


                                    #18
                                    Liga-se o motor e após sair 1l de óleo velho desliga-se e acrescenta-se 1l de óleo novo e faz-se assim até sair óleo novo pelo tubo ;)



                                    Depois é só medir o nível do óleo com a vareta apropriada de acordo com a temperatura a que se encontra o óleo, com ajuda de um multímetro que tenha termómetro consegue-se facilmente descobrir

                                    Depois dar uma volta de 20km com o carro, ao chegar antes de parar meter a manete em cada posição e deixar durante 10s e meter em parque deixando o motor a trabalhar e aí sim fazer a medição e caso seja preciso é só acrescentar

                                    Também fiz o reset à caixa que já da última vez que fiz resultou e notaram-se melhorias

                                    "Entre no carro e feche a porta.
                                    Gire a chave até à posição ON de ignição, SEM DAR AO MOTOR DE ARRANQUE
                                    Certifique-se que a caixa está em “S” - standard
                                    Carregue no pedal acelerador a fundo durante 15 segundos (pode ser mais)
                                    Com o pedal a fundo, rode a chave para a posição OFF sem tirar a chave
                                    Largue o pedal e NÃO TIRE A CHAVE
                                    Espere 3 minutos

                                    Comentário


                                      #19
                                      È a 1ªvez que uso o forum.
                                      Preciso da vossa opiniao para o seguinte, penso comprar 1 carrinha w203 c 220cdi ano 2003. A carrinha tem 240.000KM e é o modelo avantgard de interior e de exterior esta em bom estado mas é de cx automatica e nao sei se nao irei comprar uma carrinha que me trara despesas no futuro tendo em conta a cx e quilometragem, espero que os ultilizadores deste tipo de viatura me esclareçam. ah o valor ronda os 11.000€ . ja agora quanto pode custa uma ida a mercedes para realizar um" check up".

                                      obg

                                      Comentário


                                        #20
                                        Belo tópico e boas explicações que aqui estão.

                                        Curiosamente, estou com uma situação semelhante à do jamc. Alguém quer opinar?

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X