Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de carro para filha recém-encartada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de carro para filha recém-encartada

    Venho pedir o vosso conselho e opinião no seguinte.Tenho uma filha de 20 anos que tirou a carta de condução recentemente. Como anda na universidade e até lhe dava jeito o "pó-pó" para as deslocações, há dias encheu-se de coragem e... pediu-me um carrito! Eu até ompreendo… Fui eu próprio que a incentivei a tirar a carta de condução e agora sinto-me na “obrigação” de concretizar esse seu sonho. A miúda também é boa aluna (e boa filha) e, portanto, merece. Tudo bem quanto a isso… Contudo, agora que estou a "apalpar" o mercado, é que me estão a surgir as dúvidas e incertezas... Que carro comprar para ela???...

    Confesso, encontro-me um tanto "perdido" com tantas marcas e modelos, e sem saber qual a decisão mais "racional" que devo tomar, nomeadamente, se devo comprar um carro novo ou usado (pelo que tenho visto em vários stands, as diferenças de preço entre “novos” e “quase novos” são pouco significativas...
    Portanto, como vêem, estou um tanto indeciso na direção a tomar e no que fazer. Daí vir aqui pedir a vossa opinião mais técnica, de "experts" na matéria.

    Qua fariam na minha situação? A miúda tem a carta há umas semanas e tem ainda uma condução muito insegura (o que é perfeitamente normal). Só com a experiência - isto é, indo para a estrada e... conduzindo! - é que ela vai, verdadeiramente, aprende a conduzir. E aliás, quanto mais tempo ficar longe do volante e não praticar,... pior! Não vos parece? Daí eu querer dar-lhe o carro já, para ela ir praticando. Se fôr daqui a um ano ou dois... teria de voltar às lições de condução e estaria então ainda mais insegura. Mas adiante...

    Portanto, o carro que eu lhe vou oferecer, terá que ser fácil de guiar, "aguentar" com esssa aprendizagem "on-job" e também ser um carro seguro (sendo pai, a questão da segurança preocupa-me, como compreenderão).

    Podem, por favor, dar-me algumas sugestões de carros/modelos adequados ao que acabei de afirmar e se devo ir para um carro novo (que terá que ficar na rua, pois não tenho espaço na garagem para ele) ou se, pelo contrário, é mais razoável comprar para ela um carro usado? (chamam-lhes "quase-novos"... não queria comprar-lhe um "chaço"...)

    Eu sei que a decisão da escolha deve competir à minha filha (tem que haver ali uma "química", uma empatia, entre ela e o carro). Por exemplo, já reparei que ela não aprecia particularmente
    Smarts, Minis ou Fiats 500, mas... tem 20 aninhos, e sou eu o primeiro a reconhecer, que ela tem pouquíssimos conhecimentos de automóveis (mal reconhece as marcas dos carros na estrada...). Daí que nos compita a nós, adultos (e a mim, particularmente, que sou pai), orientá-la, aconselhá-la nas opções e indicar-lhe um grupo de 4 ou 5 automóveis, selecionados por eu saiba, à partida, de são escolhas possíveis (dentro do gosto dela e do meu orçamento).

    Por falar em orçamento - talvez o aspeto mais importante - estava a pensar no valor máximo de 15.000€ para um carro novo. Mas admito que talvez esteja a ser demasiado
    "mãos largas" (é filha, estão a ver...). Se puder comprar um bom carro por menos (seguro, com garantias e que ela goste), claro que esfrego as mãos de contente...

    Desde já agradeço todas as sugestões e conselhos que me possam dar neste domínio. Afinal são vocês, caros amigos, que percebem de automóveis e sabem o que de melhor circula por aí... (eu só os conduzo há mais de 30 anos, mas pouco percebo do que se passa por debaixo do capôt...).

    Fico a aguardar pela vossa ajuda. Obrigado.

    #2
    Alfa Romeo Mito 1.4 TURBO, € 12.990, Almada - Standvirtual + Kit GPL = Happy Daughter

    Comentário


      #3
      Percebo muito bem a tua posição e o meu conselho é de comprares um carro barato. Digo isto por experiência própria e de amigos.

      A aprendizagem poderá originar sempre pequenos acidentes (vamos excluir grandes), onde se darão pequenos toques com o carro, subir passeios, etc. Das duas uma, ou 15k são insignificantes para ti, ou aconselho algo mais comedido. Digamos, dar um passo de cada vez (pareces ser racional) e começar em algo barato para depois evoluir com mais segurança para algo melhor.

      Com o dinheiro que poupas nesta compra, poderás ajudar mais facilmente a tua filha na entrada no mercado de trabalho e até eventualmente comprar-lhe um carro melhor, já também com a certeza que ela estará mais experiente.

      Mas vamos por partes...

      Quantos kms fará por ano e em que percursos? Isto é muito importante para te podermos ajudar melhor.

      Comentário


        #4
        Por 15000€ já compras bons carros novos, algo do segmento B já dá um excelente primeiro carro, pessoalmente iria para o peugeot 208 ou para um Punto. Nos usados então as opções são aos milhares e já compras um bom diesel se a poupança for um aspecto importante.
        Deixo apenas uns exemplos:

        Peugeot 206+ 1.4 HDI SEMI-NOVO PROMOÇÃO, € 12.500, Mozelos - Standvirtual
        Fiat Bravo 1.6 M-Jet Pure, € 12.500, Caldas Da Rainha - Standvirtual
        Ford Focus 1.6 TDCi Titanium, € 12.999, Lisboa - Standvirtual
        Toyota Auris 1.4 D4-D Sol 6v. COMO NOVO, € 12.250, Torres Novas - Standvirtual


        Um abraço e boa sorte para a escolha.

        Comentário


          #5
          Irá percorrer diariamente poucos Kms. Casa - Faculdade e pouco mais. Isso dará uns 50 Kms por dia...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Request Ver Post
            Por 15000€ já compras bons carros novos, algo do segmento B já dá um excelente primeiro carro, pessoalmente iria para o peugeot 208 ou para um Punto. Nos usados então as opções são aos milhares e já compras um bom diesel se a poupança for um aspecto importante.
            Deixo apenas uns exemplos:

            Peugeot 206+ 1.4 HDI SEMI-NOVO PROMOÇÃO, € 12.500, Mozelos - Standvirtual
            Fiat Bravo 1.6 M-Jet Pure, € 12.500, Caldas Da Rainha - Standvirtual
            Ford Focus 1.6 TDCi Titanium, € 12.999, Lisboa - Standvirtual
            Toyota Auris 1.4 D4-D Sol 6v. COMO NOVO, € 12.250, Torres Novas - Standvirtual


            Um abraço e boa sorte para a escolha.
            Isso é tudo a gasóleo. Não se adequa a uma miúda que vai dar umas voltas e umas idas à faculdade. Sobretudo porque a maior parte dos quilómetros devem ser em cidade.

            Comentário


              #7
              citoen C1 9000 euros. Novo.
              Para quem não gosta de citroens, o Toyota Aygo Sempre é uma máquina melhor
              Editado pela última vez por manelov; 28 December 2012, 19:13.

              Comentário


                #8
                Ela têm alguma preferência por algum modelo em especial? Gasoleo, gasolina, marca, modelo...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jossy Ver Post
                  Isso é tudo a gasóleo. Não se adequa a uma miúda que vai dar umas voltas e umas idas à faculdade. Sobretudo porque a maior parte dos quilómetros devem ser em cidade.
                  Primeiro não sabemos, pelo post inicial, se os Km são em cidade ou não, segundo, e já com a informação adicional, para 50 km diários já compensa o gasóleo, e para terminar só referi o gasóleo se quiser ir para o mercado dos usados pois se reparares primeiro sugeri carros novos e nesses dei dois exemplos que pela aquele preço apenas trás as motorizações a gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    Eu compraria antes um carro para 1 ano e então depois outra coisa... ou talvez só para durar a Faculdade.

                    Mas como falas em 15.000 €, em mãos largas, em semi-novos, eu compraria então:

                    Um segmento B a gasolina até 10.000 €, o mais recente possível (implica segurança também).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Eu compraria antes um carro para 1 ano e então depois outra coisa... ou talvez só para durar a Faculdade.

                      Mas como falas em 15.000 €, em mãos largas, em semi-novos, eu compraria então:

                      Um segmento B a gasolina até 10.000 €, o mais recente possível (implica segurança também).
                      Se o homem está disponível para gastar até 15.000 €, porque ficar-se por um segmento B até 10.000? Se é assim, tenta um segmento C, também recente e, portanto e à partida, mais seguro. Por esse dinheiro, e a gasolina, compra um bom semi-novo. Falta é saber se ela aprecia "banheiras", mas há segmentos C bastante práticos e fáceis de conduzir e que não parecem ter o tamanho que têm.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Se o homem está disponível para gastar até 15.000 €, porque ficar-se por um segmento B até 10.000? Se é assim, tenta um segmento C, também recente e, portanto e à partida, mais seguro. Por esse dinheiro, e a gasolina, compra um bom semi-novo. Falta é saber se ela aprecia "banheiras", mas há segmentos C bastante práticos e fáceis de conduzir e que não parecem ter o tamanho que têm.
                        Porque ele fala em 15.000 mas estar a ser "mãos largas".
                        15.000 será até onde está disposto a ir mas com consciência que está a gastar demais.
                        Logo digamos 10.000 € só devem chegar em semi-novos para "B".

                        Mas escrevi "eu compraria" primeiro Lino.

                        Comentário


                          #13
                          Toyota Yaris com 1/2 anos.

                          Comentário


                            #14
                            Compreendo perfeitamente a tua situação, e estou de acordo com o mcabral.
                            15000€ já é um bom plafond, e como a tua filha ainda está com a carta fresca, penso que não seria necessário gastar o plafond todo. Com 2/3 deste (ou um pouco mais), já conseguirás comprar um segmento A novo, segmento B semi-novo, ou um segmento C com mais quilómetros.
                            Seguem-se alguns exemplos:

                            Segmento A:

                            Toyota Aygo;
                            VW Up!;
                            Peugeot 107
                            Citroen C1

                            Segmento B:
                            Mitsubishi Colt Emotion 1.3 i 90cv, € 10.900, Lisboa - Standvirtual
                            Nissan Micra 1.2 i Acenta, € 11.400, Lisboa - Standvirtual
                            Chevrolet Spark 1.2 LT Bi-Fuel, € 11.490, Malveira - Standvirtual
                            Fiat Panda 1.2 Lounge, € 9.750, Alfragide - Standvirtual
                            (tens ainda o Renault Clio, Ford Fiesta, Mazda 2, Honda Jazz, Ford Fiesta, Opel Corsa, etc..)

                            Segmento C

                            Honda Civic 1.8, € 11.900, Gondomar - Standvirtual
                            Kia Ceed 1.6 CRDi EX ISG, € 11.750, LEIRIA - Standvirtual
                            Toyota Auris 1.4 VVT-I SOL NACIONAL, € 10.900, Aguas Santas MAIA - Standvirtual

                            Comentário


                              #15
                              Eu nem pensava duas vezes: Ford Fiesta a gasolina

                              Vejo montes (mesmo montes) de raparigas nos 20's em Fiesta's (estou a falar do mk7) é porque a coisa realmente acenta-lhes bem.

                              Comentário


                                #16
                                Eu ia para um Jazz. É extremamente fácil de guiar com comandos leves e precisos e excelente visibilidade, fácil de estacionar (grande brecagem!), é espaçoso por dentro e pequeno por fora, económico e fiável. A minha irmã tem um e foi uma compra extremamente acertada.

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                  Percebo muito bem a tua posição e o meu conselho é de comprares um carro barato. Digo isto por experiência própria e de amigos.

                                  A aprendizagem poderá originar sempre pequenos acidentes (vamos excluir grandes), onde se darão pequenos toques com o carro, subir passeios, etc. Das duas uma, ou 15k são insignificantes para ti, ou aconselho algo mais comedido. Digamos, dar um passo de cada vez (pareces ser racional) e começar em algo barato para depois evoluir com mais segurança para algo melhor.

                                  Com o dinheiro que poupas nesta compra, poderás ajudar mais facilmente a tua filha na entrada no mercado de trabalho e até eventualmente comprar-lhe um carro melhor, já também com a certeza que ela estará mais experiente.

                                  Mas vamos por partes...

                                  Quantos kms fará por ano e em que percursos? Isto é muito importante para te podermos ajudar melhor.


                                  X2


                                  1º, compras um "xaruto", esperas um anito, já ela tem mais noção e cuidados com a condução, e então aí compras algo novo.

                                  Comentário


                                    #19
                                    há puntos, clios e corsas com 3 anos a menos de 10000. Têm garantia, sao a gasóleo, manutenção facil e ja com niveis de segurança aceitáveis.
                                    Não pensava duas vezes.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Era um chasso de 1000€ até ganhar prática e depois então um carro mais a sério
                                      Vá, tou a exagerar, se a pessoa em causa tiver falta de prática mas até se safar a conduzir, tudo bem...agora, se for como alguns casos que conheço em que tiram a carta e ainda são um autêntico perigo, acho preferível desemburrarem numas voltinhas com os pais, havendo possibilidade, e a sós com algo não muito caro. A uma amiga minha ofereceram um mini novinho, acho que nem 1 mês aguentou ante de ter tido um acidente não muito bonito.

                                      Hoje em dia em qualquer recente (de 2000 e pouco para cá) está bem equipado em termos de segurança, por isso acho que não era má ideia espreitar uns quantos modelos (não só por fora como por dentro) a ver se surge "empatia" com algum (ou alguns) e depois então optar por um, acho que a maior parte das sugestões são boas mas depende sempre da opinião da pessoa, não só a nível de estética como de condução.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Não há Skodas Octavia de serviço a menos de 15.000 € ?

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Não há Skodas Octavia de serviço a menos de 15.000 € ?
                                          Skoda Octavia não há, mas Mercedes 190d há, e bastantes

                                          Comentário


                                            #23
                                            E engraçado que sempre que alguém diz que vai comprar um carro novo a um filho dizem sempre:"primeiro compras uma a cair de podre com travões de tambor, se ele sobreviver à experiência com esse carro então compras um novo"

                                            Se a rapariga não quer ser mecânica não necessita de ganhar experiância com um carro velho. Porque é que há de comprar um carro usado se o pai está à espera de gastar 15 000€?

                                            Já vi em Londres um Murcielago a ser usado como carro de condução por isso não se preocupem que os carros novos e caros não rejeitam condutores nabos (infelizmente na minha opinião, felizmente para os futebolistas).

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por Raimundo Ver Post
                                              Venho pedir o vosso conselho e opinião no seguinte.Tenho uma filha de 20 anos que tirou a carta de condução recentemente. Como anda na universidade e até lhe dava jeito o "pó-pó" para as deslocações, há dias encheu-se de coragem e... pediu-me um carrito! Eu até ompreendo… Fui eu próprio que a incentivei a tirar a carta de condução e agora sinto-me na “obrigação” de concretizar esse seu sonho. A miúda também é boa aluna (e boa filha) e, portanto, merece. Tudo bem quanto a isso… Contudo, agora que estou a "apalpar" o mercado, é que me estão a surgir as dúvidas e incertezas... Que carro comprar para ela???...

                                              Confesso, encontro-me um tanto "perdido" com tantas marcas e modelos, e sem saber qual a decisão mais "racional" que devo tomar, nomeadamente, se devo comprar um carro novo ou usado (pelo que tenho visto em vários stands, as diferenças de preço entre “novos” e “quase novos” são pouco significativas...
                                              Portanto, como vêem, estou um tanto indeciso na direção a tomar e no que fazer. Daí vir aqui pedir a vossa opinião mais técnica, de "experts" na matéria.

                                              Qua fariam na minha situação? A miúda tem a carta há umas semanas e tem ainda uma condução muito insegura (o que é perfeitamente normal). Só com a experiência - isto é, indo para a estrada e... conduzindo! - é que ela vai, verdadeiramente, aprende a conduzir. E aliás, quanto mais tempo ficar longe do volante e não praticar,... pior! Não vos parece? Daí eu querer dar-lhe o carro já, para ela ir praticando. Se fôr daqui a um ano ou dois... teria de voltar às lições de condução e estaria então ainda mais insegura. Mas adiante...

                                              Portanto, o carro que eu lhe vou oferecer, terá que ser fácil de guiar, "aguentar" com esssa aprendizagem "on-job" e também ser um carro seguro (sendo pai, a questão da segurança preocupa-me, como compreenderão).

                                              Podem, por favor, dar-me algumas sugestões de carros/modelos adequados ao que acabei de afirmar e se devo ir para um carro novo (que terá que ficar na rua, pois não tenho espaço na garagem para ele) ou se, pelo contrário, é mais razoável comprar para ela um carro usado? (chamam-lhes "quase-novos"... não queria comprar-lhe um "chaço"...)

                                              Eu sei que a decisão da escolha deve competir à minha filha (tem que haver ali uma "química", uma empatia, entre ela e o carro). Por exemplo, já reparei que ela não aprecia particularmente
                                              Smarts, Minis ou Fiats 500, mas... tem 20 aninhos, e sou eu o primeiro a reconhecer, que ela tem pouquíssimos conhecimentos de automóveis (mal reconhece as marcas dos carros na estrada...). Daí que nos compita a nós, adultos (e a mim, particularmente, que sou pai), orientá-la, aconselhá-la nas opções e indicar-lhe um grupo de 4 ou 5 automóveis, selecionados por eu saiba, à partida, de são escolhas possíveis (dentro do gosto dela e do meu orçamento).

                                              Por falar em orçamento - talvez o aspeto mais importante - estava a pensar no valor máximo de 15.000€ para um carro novo. Mas admito que talvez esteja a ser demasiado
                                              "mãos largas" (é filha, estão a ver...). Se puder comprar um bom carro por menos (seguro, com garantias e que ela goste), claro que esfrego as mãos de contente...

                                              Desde já agradeço todas as sugestões e conselhos que me possam dar neste domínio. Afinal são vocês, caros amigos, que percebem de automóveis e sabem o que de melhor circula por aí... (eu só os conduzo há mais de 30 anos, mas pouco percebo do que se passa por debaixo do capôt...).

                                              Fico a aguardar pela vossa ajuda. Obrigado.
                                              Eu tirei carta com 19 anos, desde então não conduzi, quase 10 anos, há meses andei a ver carros, juntei um $ e decidi que era altura para comprar, este mês comprei o meu primeiro carro usado é claro. Antes da compra paguei por 2 aulas de condução apenas para tirar teimas, em ambas o instrutor disse-me que eu sabia conduzir, só precisava de praticar e não representava qualquer perigo. Como tal tenho vindo a conduzir sempre que posso e acompanhado para já até me sentir à vontade para andar sozinho. Inicialmente ia para uma estrada deserta manobrar e ganhar confiança, agora já circulo na via pública em redor de casa e locais urbanos, com o tempo vou ganhando mais confiança e autonomia.

                                              A minha sugestão é que diga as seguintes coisas:

                                              - Em que zona pretende comprar, caso contrário será bombardeado com sugestões diversas de todo o país;
                                              - Quantas portas ou lugares;
                                              - Quantos km's ela fará por mês;
                                              - Percurso urbano, extra-urbano ou misto?
                                              - Qual a marca que tem interesse e desinteresse;
                                              - Que extras pretende se for o caso;
                                              - Orçamento já indicou, mas para primeiro carro creio que mais vale gastar menos e deixa-lo ter uns toques e riscos aqui e ali ao menos não custa tanto a desembolsar e a pessoa não tem tanto o medo de cometer tais erros que são normais, até em condutores profissionais. Na minha opinião até 6 ou 7 mil já fica muito bem servida para uns anos e não faltam opções!
                                              Editado pela última vez por neapo; 28 December 2012, 20:45.

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                                E engraçado que sempre que alguém diz que vai comprar um carro novo a um filho dizem sempre:"primeiro compras uma a cair de podre com travões de tambor, se ele sobreviver à experiência com esse carro então compras um novo"

                                                Se a rapariga não quer ser mecânica não necessita de ganhar experiância com um carro velho. Porque é que há de comprar um carro usado se o pai está à espera de gastar 15 000€?

                                                Já vi em Londres um Murcielago a ser usado como carro de condução por isso não se preocupem que os carros novos e caros não rejeitam condutores nabos (infelizmente na minha opinião, felizmente para os futebolistas).
                                                Agora é proibido aconselhar queres ver
                                                As questões levantadas são pertinentes e quem se lembra dos primeiros tempos de carta certamente pensará o mesmo. Não digo para comprar um carro de 1000€, tendo em conta que há possibilidade para mais, mas ir para um carro NOVO de 15000€ é na minha opinião, um acto de coragem.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  algo como o Jazz ou Yaris a gasolina, ou a gasóleo os mais conhecidos (há mais oferta) como: Corsa, Clio, 207/8, etc...

                                                  se tivesse 20 anos preferia que fosse a gasóleo e muito poupado, mesmo que faça casa - universidade, vai haver aquele fim de semana que vai querer ir à praia, costa alentejana, arranja um namorado mais longe ( ), enfim dá jeito.

                                                  Comentário


                                                    #28
                                                    toyota iq

                                                    Comentário


                                                      #29
                                                      Com esse orçamento de 15K tens praticamente todos os segmentos B a gasolina, novos. Provavelmente iria ver o novo clio, o Jazz, o 208, o Yaris,o Gpunto, entre outros.

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        Além das sugestões já dadas, e com base não só na minha experiência pessoal, mas também em relatos de pessoas próximas e alguns users do fórum, acho que deves incutir e promover à tua filha alguns hábitos saudáveis no que toca à utilização/propriedade de um automóvel além da condução.

                                                        A estima e o conhecimento da manutenção de um automóvel vai prolongar a sua vida e segurança, assim como poupar-te alguns euros.

                                                        Sao coisas básicas como saber verificar periodicamente os níveis de óleo e líquido de refrigeração, lâmpadas, pressão dos pneus e respectivo estado, travões, folgas, barulhos "estranhos", avisos no painel de instrumentos, etc.. Se alguém se lembrar de mais alguma dica pode acrescentar.

                                                        Manter o carro limpinho e asseado também ajuda a manter a juventude.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X