Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiscalidade Automóvel em Portugal - Valerá a pena um 3.0 Diesel no Série 3?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiscalidade Automóvel em Portugal - Valerá a pena um 3.0 Diesel no Série 3?

    Estive recentemente a ler várias reviews em sites internacionais e nacionais sobre o Série 3 Touring e ao utilizar o configurador do site BMW Portugal, deparei-me com uma situação engraçada, muito por culpa da nossa fiscalidade.

    Suponhamos um comprador de um Série 3 Touring, que deseja algo mais especial que um "normal" 318d ou 320d, mas não quer(ou não pode) ir ao extremo de um M3 ou 335d/i

    A opção que vem logo a cabeça é um 3 litros diesel com + de 200cv, sendo lógico o 330d com 258cv, sendo já uma questão histórica descartar quaisquer opções a gasolina. No entanto, com as novas trends do downsizing a BMW possui uma opção muito interessente movida a gasolina. Ora vejamos:

    P.V.P:

    330d Touring 258cv: 63,501€
    328i Touring 245cv: 48,671€ (-14,830€)

    IUC(salvo erro):

    330d Touring 258cv: 468,20€ anuais
    328i Touring 245cv: 197,46€ anuais

    Consumos*

    330d Touring 258cv: 7,85l/100km
    328i Touring 245cv: 8,45l/100km

    *retirados como uma média do SpritMonitor, para viaturas a partir de 2011 com as motorizações em questão.

    Tendo em atenção estes números, e sendo inegável que estes dois motores em questão tem sido muito bem recebidos pela imprensa/consumidores em geral, e com perfomances equivalentes, a minha questão é:

    -Em Portugal, em que casos poderá compensar a opção pelo 3 litros?

    Bom 2013 a todos!

    #2
    Quando se vai à bomba é mais barato, portanto é sempre melhor.

    Comentário


      #3
      Por acaso já tenho visto alguns 28i nas estradas.

      Comentário


        #4
        Numas contas breves, considerando 15.000km anuais e 15centimos de diferença no combustível, o 328i gasta mais 325€/ano, no entanto abate (a 10 anos) 1.500€/ano de diferença no "investimento" e 250€/ano no IUC.

        Ou seja, mesmo fazendo contas a 10 anos o 330d nunca chega a compensar, mesmo sabendo que não entraram as revisões na equação.

        Comentário


          #5
          Outro exemplo interessante para se comparar é o novo Golf 1.4 TSI 140cv vs. 2.0 TDI 150cv.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
            Numas contas breves, considerando 15.000km anuais e 15centimos de diferença no combustível, o 328i gasta mais 325€/ano, no entanto abate (a 10 anos) 1.500€/ano de diferença no "investimento" e 250€/ano no IUC.

            Ou seja, mesmo fazendo contas a 10 anos o 330d nunca chega a compensar, mesmo sabendo que não entraram as revisões na equação.
            Resta saber do valor da retoma.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
              Resta saber do valor da retoma.
              Em Portugal o 30d ira sempre ter mais valor que o 28i por culpa do preço dos combustiveis, levando uma desvalorizacao menor.... mas la esta.... O povo nao se importa de pagar mais 10 ou 15 mil €€€ a mais por um diesel porque na altura de ir a bomba sai mais barato

              Comentário


                #8
                Ao fim de 10 anos já seria um pco irrelevante. Já agora, sem pensar em revisões e considerando 15.000km anuais, eram necessários 16 anos para abater os 15.000€. Dá que pensar..

                Comentário


                  #9
                  Nem mais, premium sem o e o barulho de tractor aqui no burgo está condenado à desvalorização bruta.

                  Comentário


                    #10
                    Mesmo assumindo que na altura de vender os 15.000 de diferença já só serão 5.000€ dá um payback de 5,4 anos...

                    Comentário


                      #11
                      Ainda não veio aqui nenhum dieseldependente dizer que o 328i gasta 15L/100?

                      Comentário


                        #12
                        Se entendi bem o IUC para o ano vai subir 10% para cilindradas superiores a 2.5L...por isso a diferença de IUCs vai ser superior.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          Ainda não veio aqui nenhum dieseldependente dizer que o 328i gasta 15L/100?
                          Existe por aqui muito poucos dieseldependetes. Felizmente!!

                          Comentário


                            #14
                            Se fosse eu a comprar novo iria para o 28i. Acho que qualquer gajo com a mínima inteligência e sem vontade de perder dinheiro escolhe o 28i. No entanto, se gostar mais de motores diesel V6, isso já e outra conversa.

                            Isso do valor de retoma... A não ser que o carro fosse uma valente dor de cabeça, acho que quando compramos um carro de 50 000€ não estamos a pensar vendê-lo uns tempos depois, mas sim mantê-lo e apreciá-lo. Digo eu.
                            Editado pela última vez por AmericanPsycho; 31 December 2012, 16:33.

                            Comentário


                              #15
                              vamos a factos, então.

                              nenhum serie 3 de 6 cilindros é uma compra racional.

                              têm-se porque se gosta.
                              Seja do andamento, por ser um 6 cil, pela suavidade, pela relação perfomance/consumo, etc etc

                              aliás, com a nossa fiscalidade as versões 35 até fazem mais sentido, dado que pagam o mesmo imposto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                Em Portugal o 30d ira sempre ter mais valor que o 28i por culpa do preço dos combustiveis, levando uma desvalorizacao menor.... mas la esta.... O povo nao se importa de pagar mais 10 ou 15 mil €€€ a mais por um diesel porque na altura de ir a bomba sai mais barato
                                Isso pode mudar e acho que vai mudar... não te esqueças que daqui a 10 anos o 30 d vai ter que pagar á mesma um valor exorbitante de iuc, vai custar uns 12 mil euros e pagar 650 de iuc..


                                BTW: Por acaso já tinha dito mais ou menos o mesmo na comparação destes 2 automóveis num topico sobre o novo 2.8 i..

                                Comentário


                                  #17
                                  Penso que acima dos 30/35 mil kms por ano o 330d acaba por compensar.

                                  ao fim de 5/6 anos, nao e difícil o 330d valer 10 mil € a mais que o 328i.

                                  temos que ver que o 328i vai desvalorizar mais que o 330d

                                  mas percebo a lógica do post. Talvez se justificasse apenas o 35d, sobretudo a confirmar se o 25d com 231cv e 500NM

                                  Comentário


                                    #18
                                    Até é uma compra que poderia fazer sentido.
                                    A mentalidade portuguesa é que dá cabo de tudo. Para a mentalidade portuguesa, não interessa se o carro custa mais 20000€, mas desde que vá à bomba e pague menos é que conta.
                                    A maior parte dos portugueses não faz as contas aos kms percorridos, IUC a pagar todos os anos, os consumos médios que poderão vir a fazer, o custo da compra, etc etc. O 328i vai desvalorizar muito mais que o 330d, e por essas mesmas razões. Ninguém vai querer comprar um 28i com 5 anos, que consumirá provavelmente mais 1.5l a mais que o 30d.
                                    E vê-se essa realidade mesmo aqui no fórum. Todos os dias aparecem pessoas a pedirem opiniões para comprarem um carro diesel, mas que fazem 10000kms ao ano. E não querem saber se com a versão a gasolina ficam com um carros mais recente, mais bem equipado e com um preço de venda mais baixo, o que interessa é o preço do diesel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...r-la-fora.html

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                        P

                                        ao fim de 5/6 anos, nao e difícil o 330d valer 10 mil € a mais que o 328i.
                                        Mesmo assim já compensou o valor ao fim dos 5/6 anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                          Isso pode mudar e acho que vai mudar... não te esqueças que daqui a 10 anos o 30 d vai ter que pagar á mesma um valor exorbitante de iuc, vai custar uns 12 mil euros e pagar 650 de iuc..


                                          BTW: Por acaso já tinha dito mais ou menos o mesmo na comparação destes 2 automóveis num topico sobre o novo 2.8 i..
                                          Essa mentalidade so vai mudar quando o diesel estiver ao mesmo preço da gasolina e mesmo assim tenho umas quantas duvidas....

                                          Infelizmente o povo portugues e meio burrinho, deixa se ir em contos da caroxinha e nao conta essas despesas no momento da compra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                            Essa mentalidade so vai mudar quando o diesel estiver ao mesmo preço da gasolina e mesmo assim tenho umas quantas duvidas....

                                            Infelizmente o povo portugues e meio burrinho, deixa se ir em contos da caroxinha e nao conta essas despesas no momento da compra.
                                            o problema e que essa mentalidade tanto se manifesta na compra do novo, como na compra do usado, o que leva os usados a gasolina a valerem proporcionalmente menos.

                                            mas sem duvida que nao se fazem contas, muitos quando pensam em comprar carro so pensam em diesel, nem se lembram que ha gasolina

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tambem nao nos podemos esquecer dos carros de empresa. Eu se tiver que escolher entre o 30d e o 28i, para carro da minha empresa, vou escolher o 30, por causa das penalizacoes que se pagam nos carros a gasolina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                Quando se vai à bomba é mais barato, portanto é sempre melhor.
                                                Não penso assim.

                                                Há que fazer contas.

                                                No meu caso, ficou mais barato a versão gasolina do meu carro do que a diesel, e já tenho o carro há mais de 6 anos.

                                                E já tive um comercial diesel, fazia cerca de 100 kms/dia, logo nessa altura tinha mesmo de ser.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  pena é que o 28i já não seja 6 cilindros. mas assim também não era tão barato

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                    pena é que o 28i já não seja 6 cilindros. mas assim também não era tão barato
                                                    Maior pena tenho de termos esta fiscalidade.

                                                    ainda no outro dia configurei um M3, full extras no configurador americano e ficava em menos de 60 mil dólares, na altura era pouco mais de 43 mil €... E com gasolina a 0,60€/litro...

                                                    acho que vou tratar do meu passaporte

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Meio burro?? é burro e ponto .

                                                      Existe personagens que querem economia e mais nada e depois dizem que vao fazer 10 mil km anuais e querem é diesel e mais anda porque o preço que está na bomba é uns miseros centimos mais barato

                                                      Obviamente que o portugues vai ver esse bmw e mesmo que pague 20 mil euros a mais pelo "Dê" vai sempre dizer que é sempre mais economico que a versao a gasolina pois na bomba é mais barato e esquecem se do que pagaram a mais " 20 mil "


                                                      Outro caso de um conhecido tinha um fiat stilo 1.2 a gasolina e o pai dele ia lhe dar uma carrinha astra 1.7 cdti e ele andava super contente e que iria fazer muitos mais kms e era muito mais barato ... o que é certo é que lhe saiu o tiro pela culatra pois consegue beber mais que o stilo fazendo medias entre 7 e 8 litros ! E agora ja nao anda muito entusiasmado e pensa que por ser diesel teria de beber 4.5 litros aos 100 ... o que é certo é que tem medo de passar das 1800 rpm looooooooooooool


                                                      Neste caso o 28i compensará bem mais que o D !

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Duplicado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por fjp335i Ver Post
                                                          Penso que acima dos 30/35 mil kms por ano o 330d acaba por compensar.

                                                          ao fim de 5/6 anos, nao e difícil o 330d valer 10 mil € a mais que o 328i.

                                                          temos que ver que o 328i vai desvalorizar mais que o 330d

                                                          mas percebo a lógica do post. Talvez se justificasse apenas o 35d, sobretudo a confirmar se o 25d com 231cv e 500NM
                                                          fjp335i, pelas minhas contas, somente acima dos 45k/50k por ano o diesel eventualmente irá compensar, mas não é muito comum para o normal dos consumidores percorrerem esta distancia anual.

                                                          Quanto a diferença em usado, apontaria mais para os 5 mil € de diferença após os 5 anos. O 328i será sempre um automóvel mais barato de se manter em custos fixos, e isso vale dinheiro. Só em IUC são cerca de 300€ a menos por ano.

                                                          De qualquer das formas, são duas belas opções, mas castigadas pela nossa fiscalidade

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                                                            Se fosse eu a comprar novo iria para o 28i. Acho que qualquer gajo com a mínima inteligência e sem vontade de perder dinheiro escolhe o 28i. No entanto, se gostar mais de motores diesel V6, isso já e outra conversa.

                                                            Isso do valor de retoma... A não ser que o carro fosse uma valente dor de cabeça, acho que quando compramos um carro de 50 000€ não estamos a pensar vendê-lo uns tempos depois, mas sim mantê-lo e apreciá-lo. Digo eu.
                                                            Nao existe nenhum diesel V6 na bmw.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X