Olá meus caros, tenho andado faraónicamente ausente aqui do fórum, contudo a vida nem sempre nos dá para vir cá quando queremos...
Mas o que me faz vir cá hoje é desejar-vos umas belas entradas e que 2013 seja O ano
O outro assunto é o seguinte... a minha Lybra já conta com 330.000km feitos a semana passada, tem um consumo, digamos, elevado para o que eu desejava, eu sei... já fez nas minhas mãos mais de 250.000 e só agora é que reparei nesse "pormenor"... bem... +/-... eu gosto da carrinha, tem as suas qualidades e defeitos, o que não vou discutir aqui visto que o assunto é outro a intenção é ficar com a Lybra e adquirir um outro carro, económico e que dê para o dia-a-dia, digamos que faço neste momento cerca de 50.000km/ano, o que é considerável...
Então, de há umas semanas para cá acendeu-se a luz do GPL como alternativa ao gasóleo, é válida, mas tem alguns mas...
O maior mas prende-se com os consumos... é o assunto que mais voltas dá à minha cabeça.
A minha Lybra faz cerca de 6.5, é a média... se andar mais rápido chega aos 7.2, se andar caracol, não faz menos de 5.9, o que é muito, em comparação com o Stilo do meu pai em que fazia facilmente e em ritmos vivos, cerca de 5.2, tenho essa fonte de comparação. Os motores são semelhantes, 1.9 JTD só que na Lybra o motor é o de 116cv com 300NM e no Stilo é o de 115cv com 280Nm, penso eu de que... dai que a Lybra teria mais condições teóricas de fazer consumos melhores.
Adiante.. consumos das alternativas... sei que há os diesel 1.6 ou 2.0 que fazem uns consumos interessantes, segundo as marcar os 1.6 pode-se fazer cerca de 4.5 e os 2.0 cerca de 5.5, mas são consumos de catalogo, reais disseram-me que é sempre +/- mais 1 litro aos cem.
Contas feitas dá 5.5 e 6.5, sensivelmente os consumos que faço com a minha Lybra, contudo acho que comigo esses consumos não seriam tão elevados...
Um pequeno pormenor... a minha condução é cerca de 70% AE, 20% nacionais e 10% urbano, mais coisa menos coisa.. em AE as minha velocidades muito raramente é acima dos 135km/h, o normal é os 120 a 125km/h +/- o que é mais uma razão para eu estar-me a queixar dos consumos
Em frente...
Estive a ver carros a gasolina, 1.4 turbo.... 2.0 atmosféricos... vi entre esses... consumos cerca de 7 a 9 litros.
Feitas as contas o GPL ganha ligeiramente, conseguiria poupar cerca de 1.4€ por cada 100km, o que anualmente faz uma poupança de €700, a amortização do investimento GPL é atingida em pouco mais de 2 anos, a minha intenção é ficar com o novo carro bem mais do que 2 anos. Um detalhe... o carro a comprar será usado, não novo. novo perde a garantia em GPL, e consegue-se usados, com poucos km, muito mais baratos do que os novos, assim ainda se poupa alguma coisa.. só contas
Bem... para os diesel man e os GPL man.. lol.. o que me aconselham?
Já agora, os modelos que tive em consideração:
Gasolina para GPL - VW Sciroco 1.4 TSI, VW Passat 2.0 TSI, BMW 320i, Audi A5 1.8T, são alguns exemplos
Diesel - Volvo V40 1.6 (novo modelo), Audi A4 variant TDI, BMW 320d, Peugeot 508 2.0 HDI
Bom.. o texto alonga-se como se não houvesse amanhã acho que perceberam a ideia, contudo rondarei o tópico para uma discussão sobre este assunto.
Abraços e boas entradas
Mas o que me faz vir cá hoje é desejar-vos umas belas entradas e que 2013 seja O ano
O outro assunto é o seguinte... a minha Lybra já conta com 330.000km feitos a semana passada, tem um consumo, digamos, elevado para o que eu desejava, eu sei... já fez nas minhas mãos mais de 250.000 e só agora é que reparei nesse "pormenor"... bem... +/-... eu gosto da carrinha, tem as suas qualidades e defeitos, o que não vou discutir aqui visto que o assunto é outro a intenção é ficar com a Lybra e adquirir um outro carro, económico e que dê para o dia-a-dia, digamos que faço neste momento cerca de 50.000km/ano, o que é considerável...
Então, de há umas semanas para cá acendeu-se a luz do GPL como alternativa ao gasóleo, é válida, mas tem alguns mas...
O maior mas prende-se com os consumos... é o assunto que mais voltas dá à minha cabeça.
A minha Lybra faz cerca de 6.5, é a média... se andar mais rápido chega aos 7.2, se andar caracol, não faz menos de 5.9, o que é muito, em comparação com o Stilo do meu pai em que fazia facilmente e em ritmos vivos, cerca de 5.2, tenho essa fonte de comparação. Os motores são semelhantes, 1.9 JTD só que na Lybra o motor é o de 116cv com 300NM e no Stilo é o de 115cv com 280Nm, penso eu de que... dai que a Lybra teria mais condições teóricas de fazer consumos melhores.
Adiante.. consumos das alternativas... sei que há os diesel 1.6 ou 2.0 que fazem uns consumos interessantes, segundo as marcar os 1.6 pode-se fazer cerca de 4.5 e os 2.0 cerca de 5.5, mas são consumos de catalogo, reais disseram-me que é sempre +/- mais 1 litro aos cem.
Contas feitas dá 5.5 e 6.5, sensivelmente os consumos que faço com a minha Lybra, contudo acho que comigo esses consumos não seriam tão elevados...
Um pequeno pormenor... a minha condução é cerca de 70% AE, 20% nacionais e 10% urbano, mais coisa menos coisa.. em AE as minha velocidades muito raramente é acima dos 135km/h, o normal é os 120 a 125km/h +/- o que é mais uma razão para eu estar-me a queixar dos consumos
Em frente...
Estive a ver carros a gasolina, 1.4 turbo.... 2.0 atmosféricos... vi entre esses... consumos cerca de 7 a 9 litros.
Feitas as contas o GPL ganha ligeiramente, conseguiria poupar cerca de 1.4€ por cada 100km, o que anualmente faz uma poupança de €700, a amortização do investimento GPL é atingida em pouco mais de 2 anos, a minha intenção é ficar com o novo carro bem mais do que 2 anos. Um detalhe... o carro a comprar será usado, não novo. novo perde a garantia em GPL, e consegue-se usados, com poucos km, muito mais baratos do que os novos, assim ainda se poupa alguma coisa.. só contas
Bem... para os diesel man e os GPL man.. lol.. o que me aconselham?
Já agora, os modelos que tive em consideração:
Gasolina para GPL - VW Sciroco 1.4 TSI, VW Passat 2.0 TSI, BMW 320i, Audi A5 1.8T, são alguns exemplos
Diesel - Volvo V40 1.6 (novo modelo), Audi A4 variant TDI, BMW 320d, Peugeot 508 2.0 HDI
Bom.. o texto alonga-se como se não houvesse amanhã acho que perceberam a ideia, contudo rondarei o tópico para uma discussão sobre este assunto.
Abraços e boas entradas
Comentário