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VW 1.6 - é fiável?

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    VW 1.6 - é fiável?

    Boas!

    Estou para comprar um Passat 1.6 - gasolina, e como não sei quase nada sobre essa motorização, agradeço desde já as vossas experiências ou conhecimentos sobre o mesmo.

    Já vi que há os de 103 cv e os de 115, mas a base parece a mesma, é isso?

    O que estou interessado é de inícios de 2005, tem 103 cv.

    Resumindo :

    - Fiabilidade?
    - Comportamento/Prestações?(OK, um carro grande e pesado, não será um papa-semáforos, também é para conduzir nas calmas)
    - Consumos?

    Obrigado desde já,

    #2
    em primeiro lugar os esses motores não são semelhantes,a cilindrada é diferente 1595cc para o 1.6 de 102 cv têm 1 v.e.c e é um 8v enquanto o 1.6 fsi têm 1598cc 115cv e 2 v.e.c e 16v além de ser um motor de injecção directa.
    do qual dizes estar interessado é só um dos motores a gasolina mais fiaveis de sempre do grupo vw,é uma evolução do antigo 1.6 do golf III com 101cv mas com um pouco mais binario.realmente não é um motor para corridas(especialmente numa passat) mas acaba por ser agradavel de utilizar já que têm uma boa disponibilidade em baixas. consumos devem rondar os 8l 8.5l isto para ser realista numa utilização normal pois se andares de pé levezinho consegues uns 7,5(mas isso é mesmo a poupar).

    Comentário


      #3
      Obrigado joaobras!

      Pensava que esses 2 motores(102 e 115 cv) partilhavam bloco e etc's e que era só uma questão de electrónica para acrescentar potência.

      O carro tem cerca de 90.000 kms e é para andar pouco e devagar

      Falaram-me um pouco mal dos 1.4 a gasolina(75 cv e 100 cv) dizem que dão alguns problemas e não são muito fiáveis, mas assim já fico + descansado.

      Realmente a construção é antiga, só 1 veio e 8v, mas o que me interessa mesmo é que me seja fiável a mim e não à oficina VW

      Comentário


        #4
        O Passat 3B (ou B5) chegou a receber o 1.6 FSI? Pensava que so tinha o SR de 8v e 101cv e o de 16v com 102cv, e o 1.6 FSI so tinha sido introduzido no 3C (B6).

        Comentário


          #5
          A versão de 102 cvs ou 75kw tem 16 válvulas?

          Conforme ja disseram é um excelente motor, fiável e suficiente para mexer o carro, mas nao para aceleras. O consumo tambem andara à volta dos 8 litros. Poderá consumir algum óleo o que é perfeitamente normal.

          Comentário


            #6
            Excelente nao digo mas é um motor bom , em principio deverá beber um pouquito de oleo de resto cumpre sem brilhar .

            Existe motores mais "desenvolvidos" que estes 1.6 atmosfericos da vag

            Comentário


              #7
              O B5 acho que nunca recebeu esse de 115 cv.

              Este B5 no qual estou interessado é dos últimos B5 a terem saído.

              Tem 8 válvulas, o 102 cv, acho que nunca saíu com 16v

              O 1.4 mpi é que tem 101 cv e 16 v(equipa Skoda Fabia, etc)

              Também já ouvi que consome óleo, mas que será normal.

              Comentário


                #8
                Tive esse motor no toledo de 1999 e após 12 anos e 232 mil Kms foi vendido, sem qualquer registo de avarias. Não bebia óleo algum, continua a rolar. Hoje já passou dos 250 mil Kms sem intervenções de motor. Posso aconselhá-lo, sem dúvida. E é como disseram, não é para corridas, mas cumpre. No teu caso, o passat, é capaz de se fazer arrastar um pouco mais, mas nunca experimentei, por isso, não sei.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                  A versão de 102 cvs ou 75kw tem 16 válvulas?

                  Conforme ja disseram é um excelente motor, fiável e suficiente para mexer o carro, mas nao para aceleras. O consumo tambem andara à volta dos 8 litros. Poderá consumir algum óleo o que é perfeitamente normal.
                  A versão de 16v tinha 105 cv, equipou o toledo, o leon, o golf, mas o passat não me lembro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Excelente nao digo mas é um motor bom , em principio deverá beber um pouquito de oleo de resto cumpre sem brilhar .

                    Existe motores mais "desenvolvidos" que estes 1.6 atmosfericos da vag
                    É excelente quando se fala em equilíbrio de fiabilidade/consumos/performance.

                    Haverá com certeza outros motores idênticos também excelentes.

                    Num A4 este motor mete-o sem problemas nos 160kmh (velocidade de cruzeiro), conseguindo ir até aos 180/190kmh (em plano), e passando dos 200kmh (com plano inclinado). Num Passat não deverá ser muito diferente mas dependerá muito da caixa de velocidades. Não é um motor para performances mas cumpre bem numa condução despachada.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um 1.6 16v num Golf IV com 140.000km e até agora 0 problemas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                        É excelente quando se fala em equilíbrio de fiabilidade/consumos/performance.

                        Haverá com certeza outros motores idênticos também excelentes.

                        Num A4 este motor mete-o sem problemas nos 160kmh (velocidade de cruzeiro), conseguindo ir até aos 180/190kmh (em plano), e passando dos 200kmh (com plano inclinado). Num Passat não deverá ser muito diferente mas dependerá muito da caixa de velocidades. Não é um motor para performances mas cumpre bem numa condução despachada.
                        É isto.

                        Já é o segundo 1.6 VAG que temos cá em casa e ambos foram bastante fiáveis.

                        Comentário


                          #13
                          tá na cara que é o EA-111 1.6 8v

                          Motor muito bom, com a manutenção simples e barata.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso não é um mau motor! Apenas a assinalar que para o que anda (e até nem anda muito mal), gasta bastante (caso bem "apertado", facilmente faz 13L aos 110).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              Por acaso não é um mau motor! Apenas a assinalar que para o que anda (e até nem anda muito mal), gasta bastante (caso bem "apertado", facilmente faz 13L aos 110).
                              Do que conheço, nem lá perto chega...

                              8 litros em condução normal e à volta de 11 litros a fazer serra carregado com 5 pessoas e sempre a "abrir"... Mesmo em cidade consegue ficar abaixo dos 10 litros sem problema.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                Do que conheço, nem lá perto chega...

                                8 litros em condução normal e à volta de 11 litros a fazer serra carregado com 5 pessoas e sempre a "abrir"... Mesmo em cidade consegue ficar abaixo dos 10 litros sem problema.
                                Era os consumos do Cordoba com o SR que morou ca em casa, ja num Passat, a andar bem, nao duvido que fique perto dos 13L.

                                É um bom motor para GPL.

                                Comentário


                                  #17
                                  esta versão do 1595cc 8v é a ALZ que só equipou o Audi A4 B6,Seat Exeo e VW Passat B5, é um pouco diferente em termos de binario e mesmo de consumos do que outras versões deste motor,embora tenha sido aplicada em automoveis mais pesados conseguem fazer melhores consumos que outras versões com o mesmo bloco,mas consumos de 13l só mesmo a abusar muito do acelerador porque mesmo em cidade não gastam por ai além

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Era os consumos do Cordoba com o SR que morou ca em casa, ja num Passat, a andar bem, nao duvido que fique perto dos 13L.

                                    É um bom motor para GPL.
                                    Ou não era a mesma versão de motor, ou esse tinha mesmo um problema de "gulodice"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      Segundo o que leio e constatei no últimos 20 anos, a maioria dos motores de cilindrada igual ou superior a 1.6 são mais fiáveis que o de baixa cilindrada.
                                      Os motores com mais cilindrada "respiram" melhor, e não se sentem tanto dos esforços que lhes são exigidos.
                                      Motores como os 1.8 da MB, 1.6+2.0 da Nissan, 1.6+1.8+2.0 da Toyota, 1.8 da Citroen, 1.8+2.0+3.0 da Ford, 2.0 + ..da Volvo.....etc, acho que motores robustos, fiáveis.....na minha humildade opinião

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cá em casa mora um Passat 3BG de 2002 com esse motor, adaptado a GPL.

                                        Vai com 172 mil km, cerca de 70 mil feitos por nós, sempre a GPL, até agora 0 problemas, por isso em termos de fiabilidade, podes estar descansado.

                                        É um motor honesto, montado no Passat que é um carro pesado, torna-se algo molengo em baixas, ganhando vida a partir das 2500 rpm, a partir daí sobe bem de rotação e de velocidade.

                                        É um bom cruiser, excelente para fazer autoestrada, aguentando-se bem a 150/160, sem grandes sobressaltos ou ruídos a bordo. Tem potencia para ir até aos 185/190 de ponteiro em plano, 200 a descer, mas não mais do que isso.

                                        A nível de interiores, tem uma excelente qualidade de construção, boa insonorização, e aguenta bem o passar dos anos. O único senão é o "rubber touch" que cobre algumas partes, como a zona onde estão os comandos dos vidros eléctricos nas portas, que tende a descascar. Para contornar isso, facilmente se desmonta essa peça e se retira esse rubber touch, ficando com melhor aspecto.

                                        Em termos de consumos, sem qualquer preocupação na condução, faz entre 8 e 9l de média a gasolina e uns redondos 10 a GPL, que resulta em gastar à volta de 7 ou 7,50€ por cada 100km, bem bom.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          É excelente quando se fala em equilíbrio de fiabilidade/consumos/performance.

                                          Haverá com certeza outros motores idênticos também excelentes.

                                          Num A4 este motor mete-o sem problemas nos 160kmh (velocidade de cruzeiro), conseguindo ir até aos 180/190kmh (em plano), e passando dos 200kmh (com plano inclinado). Num Passat não deverá ser muito diferente mas dependerá muito da caixa de velocidades. Não é um motor para performances mas cumpre bem numa condução despachada.
                                          Ora bem dizes que é excelente nos termos fiabilidade/consumos/performance

                                          Entao e os japoneses que fazem bem melhor devem ser os super melhores do mundo nao ??


                                          Há que estar na realidade , esse motor nao é excelente mas sim bom .

                                          Porque até um modico 1.5 da honda com 115 cavalitos envergonha esse 1.6 da vag nesses precisos termos que mencionaste !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            Do que conheço, nem lá perto chega...

                                            8 litros em condução normal e à volta de 11 litros a fazer serra carregado com 5 pessoas e sempre a "abrir"... Mesmo em cidade consegue ficar abaixo dos 10 litros sem problema.
                                            Qual é parte de "bem apertado" que não perceberam Claro que em condução normal faz algo entre os 8-9L

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Ora bem dizes que é excelente nos termos fiabilidade/consumos/performance

                                              Entao e os japoneses que fazem bem melhor devem ser os super melhores do mundo nao ??


                                              Há que estar na realidade , esse motor nao é excelente mas sim bom .

                                              Porque até um modico 1.5 da honda com 115 cavalitos envergonha esse 1.6 da vag nesses precisos termos que mencionaste !
                                              Envergonha em que aspecto? Performance? Pudera...são montados em carros de "papel" (exagero)...

                                              Estamos a falar de carros do segmento d, onde nem estou a ver nenhum honda que use esse tal 1.5...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Antes de mais, muito obrigado pelos V/ comentários, todos de mais valia!

                                                Vou por esse Passat, quando o tiver, logo coloco as minhas impressões.

                                                Na questão de haver motores Honda 1.5 que batam em prestações esse VW, não será de admirar, os carros japoneses são muito levezinhos(andei com um Carisma 1.6 16v, que parecia de papel ao lado de um Passat 1.9 tdi com que andei também, só o peso de uma porta do Passat devia o peso total das 4 do Carisma...)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No post inicial dizias que tinha 103cv, mas tem 102.

                                                  Já viste os A4 com esse motor, também?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                                    No post inicial dizias que tinha 103cv, mas tem 102.

                                                    Já viste os A4 com esse motor, também?
                                                    Os 103 cv. já eram a contar comigo(sinceramente já li 101, 102, 103 e 104 cv)

                                                    São um pouco mais caros, mas também gosto muito. Mas devo avançar para esse Passat.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                                      Antes de mais, muito obrigado pelos V/ comentários, todos de mais valia!

                                                      Vou por esse Passat, quando o tiver, logo coloco as minhas impressões.

                                                      Na questão de haver motores Honda 1.5 que batam em prestações esse VW, não será de admirar, os carros japoneses são muito levezinhos(andei com um Carisma 1.6 16v, que parecia de papel ao lado de um Passat 1.9 tdi com que andei também, só o peso de uma porta do Passat devia o peso total das 4 do Carisma...)
                                                      Motor fantástico!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como já referido, o motor 1.6 de 102cv do Passat B6/3C é uma evolução do motor que o Passat B5.5/3BG (com 102cv), que por sua vez, este é uma evolução do 1.6 do Passat B5/3B (com 101cv).

                                                        Ora para perceber melhor:

                                                        Passat B6/3C = 102cv, 1595cc/8válvulas e 148Nm às 3800RPM, com códigos de motor: BSE/BSF e CCSA

                                                        Passat B5.5/3BG = 102cv, 1595cc/8 válvulas e 148Nm às 3800RPM, com código de motor: ALZ

                                                        Passat B5/3B = 101cv, 1595cc/8 válvulas e 140Nm às 3800RPM, com código de motor: ADP / AHL / ARM / ANA


                                                        Sendo que o Passat 3C, ainda tem o já indicado 1.6 FSI de 115cv (1598cc/16 válvulas e 155Nm às 4000RPM, com código de motor: BLF/BLP

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ms84 Ver Post
                                                          Motor fantástico!

                                                          Sem dúvida!

                                                          Não é motor de corridas, mas a suavidade, baixo ruído e consumos é espectacular.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Como já referido, o motor 1.6 de 102cv do Passat B6/3C é uma evolução do motor que o Passat B5.5/3BG (com 102cv), que por sua vez, este é uma evolução do 1.6 do Passat B5/3B (com 101cv).

                                                            Ora para perceber melhor:

                                                            Passat B6/3C = 102cv, 1595cc/8válvulas e 148Nm às 3800RPM, com códigos de motor: BSE/BSF e CCSA

                                                            Passat B5.5/3BG = 102cv, 1595cc/8 válvulas e 148Nm às 3800RPM, com código de motor: ALZ

                                                            Passat B5/3B = 101cv, 1595cc/8 válvulas e 140Nm às 3800RPM, com código de motor: ADP / AHL / ARM / ANA


                                                            Sendo que o Passat 3C, ainda tem o já indicado 1.6 FSI de 115cv (1598cc/16 válvulas e 155Nm às 4000RPM, com código de motor: BLF/BLP
                                                            Sabes o código do 1.6 no A4 B7 é o mesmo do Passat B6?

                                                            Comentário

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