Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lancia Delta - Problema electrónico (!!)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lancia Delta - Problema electrónico (!!)

    Boa tarde

    Venho solicitar a V/ ajuda para o seguinte problema com que o meu pai se depara:

    Em 2008 o meu pai adquiriu num concessionário Fiat/Lancia um veículo Lancia Delta 1.4 a gasolina. Acontece que sensivelmente 6 meses após a compra o carro começou a apresentar um problema estranho relacionado com a componente electrónica - sempre que o meu pai travava, as 4 luzes de pisca (luz avisadora de perigo) acendiam.

    Ora, o meu pai levou o carro à marca, no concessionário onde o adquiriu a fim de tratar este problema. O carro estava, portanto, no período legal de garantia.

    A marca identificou uma válvula/sensor como sendo o problema e procedeu à troca. O problema resolveu-se... mas apenas temporariamente: 8 meses depois voltou a aparecer este mesmo problema, tendo novamente o meu pai levado o carro à marca - mesmo diagnóstico e mesma solução.

    O pior é que agora mais recentemente, já em 2012, o problema surgiu novamente. O carro já não está na garantia... contudo este problema foi reportado junto da marca, oficialmente, durante o período de garantia... e não foi resolvido!

    Agora... identificam o problema como sendo do sistema de ABS(!!!!), sendo que para a reparação exigem €1000.

    Assim, peço a V/ ajuda no sentido de indicarem se o meu pai deve efectivamente pagar esta quantia para a reparação... ou se, uma vez que o problema foi reportado por 2x junto da marca - no período de garantia - tem direito a que esta reparação seja feita pela marca, de forma definitiva??

    Este parece ser um problema de origem, em que nada poderá ser imputado a quem conduz o veículo...

    Agradeço a V/ ajuda.

    Muito obrigado.

    Cumprimentos

    #2
    A peça nova tem garantia de quanto tempo ?

    Comentário


      #3
      Isso cheira-me a maus contactos e nada de peças nenhumas estragadas. Passa antes por um electricista auto como deve ser na tua zona, para saberes a opinião dele.
      Isso nas marcas trabalham lá com cada sapateiro.
      Mas o melhores a fazer é uma carta para a fiat portugal a expor o problema.

      Comentário


        #4
        As reparações também têm garantia, atenção

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
          A peça nova tem garantia de quanto tempo ?
          Boa tarde golf6680

          A peça (válvula/sensor) tem a garantia de 1 ano... mas agora a marca já não refere que o problema é esta peça, mas sim o sistema ABS que tem de ser trocado (daí os €1000)!

          Obrigado pela ajuda.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por miggfigg Ver Post
            Isso cheira-me a maus contactos e nada de peças nenhumas estragadas. Passa antes por um electricista auto como deve ser na tua zona, para saberes a opinião dele.
            Isso nas marcas trabalham lá com cada sapateiro.
            Mas o melhores a fazer é uma carta para a fiat portugal a expor o problema.
            Obrigado pela resposta miggfigg,

            Entretanto o meu pai já enviou um email para a FIAT Portugal a expôr este problema (eu só soube deste assunto hoje)...

            Aguardamos a resposta, mas decidi colocar aqui o tema para obter o feedback do forum.

            Obrigado.

            Comentário


              #7
              Sinceramente não vejo como é que o sistema de ABS possa estar de tal forma avariado que influencie o constante acender das luzes de perigo a cada travagem. Isso será possivelmente algum sensor que deu de si e nunca uma reparação para esses valores, nem tão pouco ser necessário levar um sistema de ABS novo.


              Um abraço.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                Sinceramente não vejo como é que o sistema de ABS possa estar de tal forma avariado que influencie o constante acender das luzes de perigo a cada travagem. Isso será possivelmente algum sensor que deu de si e nunca uma reparação para esses valores, nem tão pouco ser necessário levar um sistema de ABS novo.


                Um abraço.
                GustavoR, obrigado pelo feedback.

                Pois é isso que é realmente estranho... a postura da marca não parece nada fiável...

                Cpts

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por gpcc Ver Post
                  GustavoR, obrigado pelo feedback.

                  Pois é isso que é realmente estranho... a postura da marca não parece nada fiável...

                  Cpts
                  Tanto que, regra geral, quando alguma coisa com o ABS está mal este fica inactivo, ficando o sistema de travagem a funcionar de forma tradicional (sem a assistência do sistema mencionado acima). Se não existe nenhuma luz avisadora a dar a indicação de avaria no ABS, nada como fazer uma travagem forte e constatar se efectivamente bloqueia as rodas ou o ABS actua. Acho muito estranho a culpa desse bug do constante acender das luzes de perigo ser originado por uma avaria tão grave no ABS que exija a sua troca, caso o dito acima não se verifique.

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por gpcc Ver Post
                    (...)
                    sempre que o meu pai travava, as 4 luzes de pisca (luz avisadora de perigo) acendiam.
                    (...)
                    A marca identificou uma válvula/sensor como sendo o problema e procedeu à troca
                    (...)
                    Agora... identificam o problema como sendo do sistema de ABS(!!!!), sendo que para a reparação exigem €1000.
                    (...)
                    Treta.

                    Isso é para levar o carro a alguém competente e sério, porque esses fulanos
                    estão a fazer isso propositadamente para sacar dinheiro.

                    Há montes de carros com esse efeito "psicadélico" nas luzes quando se
                    trava, e não tem nada a ver com esse tipo de "avarias" que estão a tentar
                    inventar para aí.

                    Das duas uma, ou é um multi-plexer nas couves, ou são fios (ou contactos)
                    com isolamento defeituoso. E para isso acontecer assim com tanta frequência,
                    ou foi mal reparado, ou foi propositadamente deixado assim.

                    E para estarem a falar em ABS, ou não são competentes, ou não são sérios.
                    Por isso, é para levar o carro a outro lado. Eu levaria à marca.

                    PS: Quando eu digo "marca", é mesmo à marca (importador), e não ao
                    concessionário. Os concessionários são empresas diferentes da marca,
                    autorizados a representar a marca numa dada região, e podem ser tão pouco
                    competentes e/ou sérios como qualquer outra empresa de automóveis sem
                    concessão.

                    Exemplo de um problema semelhante:
                    http://www.teoc.ws/community/topic/3...-shorting-out/
                    Editado pela última vez por Nuno156; 06 January 2013, 04:53. Razão: adição de PS

                    Comentário


                      #11
                      Calma aí... agora lembrei-me de algo que não está claro na
                      exposição do problema...

                      Quando trava e acendem as luzes dos piscas... depois de
                      deixar de travar apagam, ou continuam acesas a piscar?

                      É que, se depois de se tirar o pé do travão apagarem, é
                      mau contacto ou um multi-plexer. Se ficarem acesas a
                      piscar, então poderá ser um sensor (de travagem de
                      emergência).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GustavoR Ver Post
                        Sinceramente não vejo como é que o sistema de ABS possa estar de tal forma avariado que influencie o constante acender das luzes de perigo a cada travagem. Isso será possivelmente algum sensor que deu de si e nunca uma reparação para esses valores, nem tão pouco ser necessário levar um sistema de ABS novo.


                        Um abraço.
                        Há renaults que quando se faz uma travagem de emrgência, acendem os quatro piscas.Nos Astras H pisca a 3ª luz de Stop.
                        Poder+a ser uma avaria num dos sensores do ABS, que esteja a enviar para a centralina infos erradas.
                        Sei de uma Peugeot Bipper em que um sensor do ABS, envia infos para a centralina dizendo que, se estava a travar quando se acelerava o que levava a constantes cortes de potencia.

                        PS:Eu não entendo nada de electronica.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Calma aí... agora lembrei-me de algo que não está claro na
                          exposição do problema...

                          Quando trava e acendem as luzes dos piscas... depois de
                          deixar de travar apagam, ou continuam acesas a piscar?

                          É que, se depois de se tirar o pé do travão apagarem, é
                          mau contacto ou um multi-plexer. Se ficarem acesas a
                          piscar, então poderá ser um sensor (de travagem de
                          emergência).
                          Boa tarde Nuno156

                          Os 4 piscas só acendem durante a travagem. Após tirar o pé do travão, as luzes apagam!!

                          Sendo assim, parece que estão mesmo a "aldrabar" no que respeita à avaria... se for o caso, trataremos de reportar esta situação e fazer a devida reclamação!!

                          Obrigado pela ajuda.

                          Cpts

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                            Há renaults que quando se faz uma travagem de emrgência, acendem os quatro piscas.Nos Astras H pisca a 3ª luz de Stop.
                            Poder+a ser uma avaria num dos sensores do ABS, que esteja a enviar para a centralina infos erradas.
                            Sei de uma Peugeot Bipper em que um sensor do ABS, envia infos para a centralina dizendo que, se estava a travar quando se acelerava o que levava a constantes cortes de potencia.

                            PS:Eu não entendo nada de electronica.
                            Boa tarde GTTDI

                            Mas então não deixa de ser estranho que a troca do tal "sensor" tivesse resolvido o problema (ainda que temporariamente)... se fosse do sistema ABS, talvez a troca do sensor não resolvesse absolutamente nada nas 2x anteriores em que o carro foi à marca com garantia!

                            Cpts

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                              Há renaults que quando se faz uma travagem de emrgência, acendem os quatro piscas.Nos Astras H pisca a 3ª luz de Stop.
                              Poder+a ser uma avaria num dos sensores do ABS, que esteja a enviar para a centralina infos erradas.
                              Sei de uma Peugeot Bipper em que um sensor do ABS, envia infos para a centralina dizendo que, se estava a travar quando se acelerava o que levava a constantes cortes de potencia.

                              PS:Eu não entendo nada de electronica.
                              A minha Citroën Berlingo também tem esse sistema. Quando se faz uma travagem a fundo, as luzes de perigo acendem e apagam de seguida, ao seguir a marcha normalmente. O que eu questiono é se será mesmo necessário levar um sistema de ABS (que é mecânico) novo, quando o problema é, pelo que tudo indica, efectivamente electrónico. Daí eu ter colocado a questão de se o carro está a travar com a actuação do ABS ou está a travar de forma convencional (com o bloqueio das rodas). O meu pai teve um VW Passat de 99 que quase sempre que mudava calços queimavam um sensor de ABS (por burrice, bastava ao mecânico desligar a bateria) e, como suponho ser transversal a todos os fabricantes, o carro ficava a travar de forma convencional e com a luz do ABS ligada no painel. Trocando o sensor, voltava tudo à normalidade. Daí acreditar que este caso é mais jogada do concessionário para efectuar uma reparação onerosa do que realmente ela é.

                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                Mas é numa travagem a serio, ou cada vez que se trava? É se for em travagens mais vigorosas, é normal (é uma safety feature, o meu 500 faz isso também) se for sempre, isso é o sensor que faz accionar o sistema que referi anteriormente

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                  Mas é numa travagem a serio, ou cada vez que se trava? É se for em travagens mais vigorosas, é normal (é uma safety feature, o meu 500 faz isso também) se for sempre, isso é o sensor que faz accionar o sistema que referi anteriormente
                                  Depende se pisca ou não.
                                  Se os piscas ficarem simplesmente ligados é interferência com o circuito
                                  das luzes de travão.
                                  Se ficarem a piscar, então é que terá a ver com o sistema de travagens
                                  de emergência.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Mas é numa travagem a serio, ou cada vez que se trava? É se for em travagens mais vigorosas, é normal (é uma safety feature, o meu 500 faz isso também) se for sempre, isso é o sensor que faz accionar o sistema que referi anteriormente
                                    Viva

                                    Acontece de cada vez que se trava, mas só durante a travagem.

                                    Cpts

                                    Comentário


                                      #19
                                      como se chama essa valvula ou sensor'?


                                      Originalmente Colocado por gpcc Ver Post
                                      Boa tarde

                                      Venho solicitar a V/ ajuda para o seguinte problema com que o meu pai se depara:

                                      Em 2008 o meu pai adquiriu num concessionário Fiat/Lancia um veículo Lancia Delta 1.4 a gasolina. Acontece que sensivelmente 6 meses após a compra o carro começou a apresentar um problema estranho relacionado com a componente electrónica - sempre que o meu pai travava, as 4 luzes de pisca (luz avisadora de perigo) acendiam.

                                      Ora, o meu pai levou o carro à marca, no concessionário onde o adquiriu a fim de tratar este problema. O carro estava, portanto, no período legal de garantia.

                                      A marca identificou uma válvula/sensor como sendo o problema e procedeu à troca. O problema resolveu-se... mas apenas temporariamente: 8 meses depois voltou a aparecer este mesmo problema, tendo novamente o meu pai levado o carro à marca - mesmo diagnóstico e mesma solução.

                                      O pior é que agora mais recentemente, já em 2012, o problema surgiu novamente. O carro já não está na garantia... contudo este problema foi reportado junto da marca, oficialmente, durante o período de garantia... e não foi resolvido!

                                      Agora... identificam o problema como sendo do sistema de ABS(!!!!), sendo que para a reparação exigem €1000.

                                      Assim, peço a V/ ajuda no sentido de indicarem se o meu pai deve efectivamente pagar esta quantia para a reparação... ou se, uma vez que o problema foi reportado por 2x junto da marca - no período de garantia - tem direito a que esta reparação seja feita pela marca, de forma definitiva??

                                      Este parece ser um problema de origem, em que nada poderá ser imputado a quem conduz o veículo...

                                      Agradeço a V/ ajuda.

                                      Muito obrigado.

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Muito boa noite. Chamo-me Carlos Sousa e sou de Paços de ferreira.
                                        Desde já peço desculpa pois não venho contribuir para a solução ,mas colocar também uma dúvida.

                                        Comprei um Delta do mesmo modelo, mas em segunda mão. O meu carro apresenta exactamente o mesmo problema. Já troquei duas vezes o tal sensor "válvula de travão" ,o que não solucionou o problema.
                                        A unica coisa que consegui constatar é que o problema se resolve temporariamente ( umas vezes 1 mês, outras vezes apenas 1 dia) se desligar os bornes da bateria !!
                                        Pedia ao criador do tópico informações sobre qual foi a solução no carro do seu pai. Pedia também aos outros utilizadores opinião, tendo em conta esta constatação acerca da bateria.
                                        Desde já Muito Obrigado.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X