Em entrevista na AutoFoco desta semana, Volker Schittenhelm, perito em avarias de motores, afirma que "no geral, (os motores) deverão ser capazes de percorrer 150 000 km e, se tudo correr bem,até 200 000 km". Um pouco assustador, na minha opinião! Diz ainda que "não irão aguentar tanto tempo como aquilo a que estamos habituado em motores de volumes maiores". É um discursos a que estamos habituados de há uns anos a esta parte, mas para quem exige um vida prolongada à viatura poderá ser desastroso. Quero acreditar que tudo isto dependerá do tratamento oferecido ao motor, tal como ele diz, "90% de todos os casos de estragos de peças de motor são consequência de operação de manuseamento incorreto".
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"No geral, deverão ser capazes de percorrer 150kkm e, se tudo correr bem,até 200kkm"
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostSempre foi assim ou até pior.
150 ou 200k será o que leva, em média, até o motor deixar de estar "bom", o que não quer dizer que vá partir ou sequer deixe de funcionar, simplesmente vai precisando de mais manutenção, tem piores performances, consumos e emissões, etc.
Depois claro que para motores mais pequenos que trabalham em maior esforço isto vai acontecer mais cedo do que para motores de dimensões mais generosas que andam sempre a ronronar pouco acima do relanti.Editado pela última vez por SRLA; 05 January 2013, 15:22.
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É uma consequência normal do que o mercado quer.
Antigamente os motores tinham grandes cilindradas para uma pequena potência (acho que a Mercedes tinha um 3.0 D com 90cv). Com os impostos, as marcas apostam no downsinzing e os consumidores querem mais potência, tudo isto é feito à base de compromissos. Maior potência especifica (Cv/L) vai obrigar a uma menor durabilidade do motor.
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Eu leio até 200.000 Km o motor aguenta sem trocar peças, a partir dai requer manutenção.
A verdade é que com a contenção de despesas as pessoas levam os carros a qualquer "Oficina Manel GT", e isso só piora a vitalidade.
Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostÉ uma consequência normal do que o mercado quer.
Antigamente os motores tinham grandes cilindradas para uma pequena potência (acho que a Mercedes tinha um 3.0 D com 90cv). Com os impostos, as marcas apostam no downsinzing e os consumidores querem mais potência, tudo isto é feito à base de compromissos. Maior potência especifica (Cv/L) vai obrigar a uma menor durabilidade do motor.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostBasta ver que antigamente rectificar motores era prática comum e agora a maioria dos motores nunca são abertos.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
A verdade é que com a contenção de despesas as pessoas levam os carros a qualquer "Oficina Manel GT", e isso só piora a vitalidade.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostEu leio até 200.000 Km o motor aguenta sem trocar peças, a partir dai requer manutenção.
A verdade é que com a contenção de despesas as pessoas levam os carros a qualquer "Oficina Manel GT", e isso só piora a vitalidade.
Are You F***ing kidding me?
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Originalmente Colocado por REDLINER Ver PostSe aguentarem 150 mil sem problemas de maior, até nem me queixo muito!
O que não falta por aí são inúmeros casos que nem aos 80 mil chegam sem necessitarem de uma intervenção avultada
Há avarias e avarias, um carro chegar aos 150 mil e estar a pedir segmentos era comum... nos anos 70.
O senhor perito devia explicar-se melhor, dá ideia que chegando aos 150, 200 mil está a precisar de um rebuild.
Espero que o bloco, os componentes internos, injecção, turbos etc aguente 200 mil kms e muito mais.
Nos anos 90 as marcas lançavam motos a anunciar que motor fazia mais de 300 mil kms sem abrir e são motores sujeites a grande stress.
Depois há aquelas avarias ridiculas como no caso dos N47. Então anda aí tanto carro, mesmo BMWs com corrente e 500 mil kms sem problemas e acontece-lhes aquilo!? Ridiculo.Editado pela última vez por FernandoAc; 05 January 2013, 17:33.
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Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver PostAre You F***ing kidding me?
Downsizing, sobrealimentação, injecção de combustivel a pressões cada vez mais elevadas e pronto. As pressões dentro da câmara de combustão são cada vez maiores, e quem sofre com isso é o material (Ver exemplo dos motores a diesel atmosféricos da Mercedes)
Parece-me lógico que graças a isto, os motores já não duram tanto o que duravam antigamente, mas dai a um motor durar 150k ou 200k km .
Mas isto é uma peça no puzzle. A "contenção de despesas" que tu falas é outra variável para juntar à equação. Antigamente, no tempo dos meus pais/avós, ter um carro/casa era o trabalho de uma vida em que era tudo pago com o suor do trabalho. Hoje em dia (e agora até isso está apertado), o consumismo é tanto que para comprar um carro compra-se a crédito. E às vezes fico com a impressão que ao fim de 5/6 anos, certos donos parece que descuidam a mantenção propositadamente para comprar um novo.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostNão. Posso estar a exagerar um pouco, mas o que eu disse em certa parte é verdade. Tu como consumidor devido à fiscalidade queres a maior potência possivel na menor cilindrada. E eles fazem o que tu queres.
Downsizing, sobrealimentação, injecção de combustivel a pressões cada vez mais elevadas e pronto. As pressões dentro da câmara de combustão são cada vez maiores, e quem sofre com isso é o material (Ver exemplo dos motores a diesel atmosféricos da Mercedes)
Parece-me lógico que graças a isto, os motores já não duram tanto o que duravam antigamente, mas dai a um motor durar 150k ou 200k km .
Mas isto é uma peça no puzzle. A "contenção de despesas" que tu falas é outra variável para juntar à equação. Antigamente, no tempo dos meus pais/avós, ter um carro/casa era o trabalho de uma vida em que era tudo pago com o suor do trabalho. Hoje em dia (e agora até isso está apertado), o consumismo é tanto que para comprar um carro compra-se a crédito. E às vezes fico com a impressão que ao fim de 5/6 anos, certos donos parece que descuidam a mantenção propositadamente para comprar um novo.
Os motores actuais duram o mesmo ou mais do que os antigos, são (bastante) menos poluentes e mais económicos.
Se nos anos 80/90 ninguém achava mal um Mercedes a diesel gastar 15s nos 0-100Km/h, actualmente isso é inconcebível.
Os nossos pais não compraram carros a crédito porque nunca tiveram acesso a tal coisa.
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Todo e qualquer motor é projectado para fazer uma determinada distância (nomeadamente horas de trabalho), dentro de um determinado intervalo de tolerâncias, que, em conjunto, permitam ao motor apresentar uma determinada performance.
Quanto maior fôr o grau de exigência, mais o motor irá durar. Isto tem consequências a nível do preço final e de fabrico, pelo que importa ter um patamar que satisfaça ambas as partes. Seja o fabricante ou o utilizador final.
Também são tidas em conta as utilizações que se irá dar à mecânica, que também poderão determinar a duração do motor e as suas características. E aqui inclui-se a manutenção, a par com o uso.
E sim, basta uma destas coisas falhar (pode até nem ser má concepção mas má usinação de peça) para que o quadro fique "negro".
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostOs carros nunca foram feitos com tanta precisão e com tão poucas falhas e variações de construção como actualmente.
Os motores actuais duram o mesmo ou mais do que os antigos, são (bastante) menos poluentes e mais económicos.
Se nos anos 80/90 ninguém achava mal um Mercedes a diesel gastar 15s nos 0-100Km/h, actualmente isso é inconcebível.
Os nossos pais não compraram carros a crédito porque nunca tiveram acesso a tal coisa.
Quanto ao crédito, mesmo assim hoje em dia estimula-se em demasia o consumo de carros. Um carro com 8 ano pode ir para abate? É certo que estando neste momento em 2013, os carros de 2005 estão mais que obsoletos a nivel de ecologia, segurança, etc etc, mas estão assim tão obsoletos para irem para o lixo?
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Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Postmilagres não existem
se é potente e consome pouco, não pode ser fiavel
se é fiavel e consome pouco não pode ser potente
se é fiavel e potente não pode consumir pouco
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Se no tempo dos nossos pais e avós não se compravam carros a crédito é porque havia uma cultura de poupança que se foi perdendo ao longo dos últimos 25 anos, com as consequências conhecidas de sobre-endividamento das famílias. A socióloga Filomena Mónica apelida e esta enebriante corrida consumista a um "estádio primitivo de acumulação de eletrodomésticos" e causou muito mal estar nos meios académicos quando, há cerca de 10 anos, fez estas declarações públicas sobre o estado da nação. O que eu acho é que se começou a substituir os eletrodomésticos muito rapidamente consoante as modas, só porque sim! e o hábito enraizou-se na sociedade.
Continuo a pôr em prática, hoje, no que se refere aos carros, o que vi fazer no tempo dos meus pais, um carro que decido comprar novo e pago a pronto é em média para durar 10 anos. É este o objetivo e metas a atingir, havendo necessidade de se ir poupando ao longo do tempo, para quando chegar a altura de renovação, ser: toma lá-dá cá!Editado pela última vez por prius; 05 January 2013, 21:39.
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Espero que qualquer motor no mercado seja projectado de facto para fazer 200mil kms sem esforços numa utilização considerada normal. Penso que nos testes que são realizados e que levam o sr a indicar os 150/200milkms serão mais rigorosos/exigentes que os tratos do comum condutor, ou estou errado?
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Originalmente Colocado por prius Ver PostSe no tempo dos nossos pais e avós não se compravam carros a crédito é porque havia uma cultura de poupança que se foi perdendo ao longo dos últimos 20 anos, com as consequências conhecidas de sobre-endividamento das famílias. A socióloga Filomena Mónica apelida e esta enebriante corrida consumista a um "estádio primitivo de acumulação de eletrodomésticos" e causou muito mal estar nos meios académicos quando, há cerca de 10 anos, fez estas declarações públicas sobre o estado da nação. O q
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Originalmente Colocado por prius Ver PostSe no tempo dos nossos pais e avós não se compravam carros a crédito é porque havia uma cultura de poupança que se foi perdendo ao longo dos últimos 25 anos, com as consequências conhecidas de sobre-endividamento das famílias. A socióloga Filomena Mónica apelida e esta enebriante corrida consumista a um "estádio primitivo de acumulação de eletrodomésticos" e causou muito mal estar nos meios académicos quando, há cerca de 10 anos, fez estas declarações públicas sobre o estado da nação. O que eu acho é que se começou a substituir os eletrodomésticos muito rapidamente consoante as modas, só porque sim! e o hábito enraizou-se na sociedade.
Continuo a pôr em prática, hoje, no que se refere aos carros, o que vi fazer no tempo dos meus pais, um carro que decido comprar novo e pago a pronto é em média para durar 10 anos. É este o objetivo e metas a atingir, havendo necessidade de se ir poupando ao longo do tempo, para quando chegar a altura de renovação, ser: toma lá-dá cá!
se na decada de 70/80 fosses a um stand dizer que querias comprar um carro a credito em 120 meses o vendedor iria pensar que estavas a gozar com ele
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Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Postmilagres não existem
se é potente e consome pouco, não pode ser fiavel
se é fiavel e consome pouco não pode ser potente
se é fiavel e potente não pode consumir pouco
Existe algum motor a gasolina e atmosférico que seja potente e consuma pouco? Qual/Quais?
Existe algum motor a gasolina fiável e que consuma pouco? Qual/Quais?
Existe algum motor a gasóleo fiável e potente? Qual/Quais?
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Originalmente Colocado por lpe Ver PostPerdoem-me a ignorância mas que é o "bigodes" que parece ter acabado de sair de um filme dos anos 70? De certeza que isto nao é um quote muito antigo?
Não julgues os outros pela aparência.
De certeza que percebe mais de motores a dormir do que nós todos juntos acordadinhos.
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Originalmente Colocado por aucipac Ver PostNão julgues os outros pela aparência.
De certeza que percebe mais de motores a dormir do que nós todos juntos acordadinhos.
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Originalmente Colocado por joaobras Ver Postnão sei em concreto a que motores ele se estava a referir até porque não li a entrevista,alem disso não sei se se estava a referir a componentes internos ou não,mas parece-me que em media durarem apenas esses kms em perfeitas condições não será uma afirmação muito realista ou então baseia-se em casos especificos
ps: saudades do bicho do teu avatar, foram muitas horas no vício
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostExiste algum motor a gasolina e atmosférico que seja potente e consuma pouco? Qual/Quais?
- Verdadeiramente potente e verdadeiramente poupado, não, e acho impossível criarem tal "bicho".
- Agora mediamente potente e mediamente poupado tens o Giulietta QV, Astra 1.4T e Scirocco 1.4T, e todos nessa gama de motores.
Existe algum motor a gasolina fiável e que consuma pouco? Qual/Quais?
- Os pequenos motores Honda, do Jazz e Civic, 1.2 e 1.4, sempre foram verdadeiramente fiáveis e razoavelmente poupados.
Existe algum motor a gasóleo fiável e potente? Qual/Quais?
- Será dificil responder porque os Gasóleo verdadeiramente potentes ainda estão a aparecer.
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