Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rui Zink sobre os comportamentos do português ao volante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rui Zink sobre os comportamentos do português ao volante


    #2
    Concordo com tudo ou praticamente tudo o que ele diz.

    E venho dar razão a um antigo colega meu que dizia que mais de metade das pessoas que andam a conduzir, nem carta deviam ter. Muitos condutores portugueses simplesmente não respeitam os outros utentes da via. Desde os automobilistas que andam com luzes apagadas em dias de chuva ou nevoeiro, até ao excesso de velocidade brutal em cidade, á falta de piscas, ao estacionamento nos lugares amarelos, em cima do passeio, à falta de segurança no carro ( travões, pneus, etc ) passando pela constante buzinadela, etc etc, até aos peões que se mandam para a estrada de qualquer maneira, ou passam por trás de carros em manobras de marcha atrás, juntamente com os camionistas que pensam que são profissionais reais e que não dão uma para a caixa, mais ou menos como os taxistas. Nós se formos a ver bem, a maioria dos taxistas pensa que é rei, e camionistas, boa parte deles também.

    E como o Rui Zink diz e muito bem, as pessoas só querem a polícia para multar os outros !

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Concordo com tudo ou praticamente tudo o que ele diz.

      E venho dar razão a um antigo colega meu que dizia que mais de metade das pessoas que andam a conduzir, nem carta deviam ter. Muitos condutores portugueses simplesmente não respeitam os outros utentes da via. Desde os automobilistas que andam com luzes apagadas em dias de chuva ou nevoeiro, até ao excesso de velocidade brutal em cidade, á falta de piscas, ao estacionamento nos lugares amarelos, em cima do passeio, à falta de segurança no carro ( travões, pneus, etc ) passando pela constante buzinadela, etc etc, até aos peões que se mandam para a estrada de qualquer maneira, ou passam por trás de carros em manobras de marcha atrás, juntamente com os camionistas que pensam que são profissionais reais e que não dão uma para a caixa, mais ou menos como os taxistas. Nós se formos a ver bem, a maioria dos taxistas pensa que é rei, e camionistas, boa parte deles também.

      E como o Rui Zink diz e muito bem, as pessoas só querem a polícia para multar os outros !
      Acredita, o que realmente me faz confusão são as luzes desligadas e a chover a potes será que as pessoas simplesmente nao percebem que são difíceis de se ver assim?!

      A parte dos peões e algo que me deixa profundamente irritado, é quando os peões estão a passar ao lado de uma passadeira, mas os seus movimentos corporais não dão a entender que vão atravessar a passadeira, e do nada viram, nem olham! é certo que estão efectivamente na passadeira, mas eu quando quero passar na passadeira, coloco me em posição que os condutores percebam a minha intenção de atravessar a via! não entendo...

      Comentário


        #4
        Basta observar a forma como se conduz em Portugal para se perceber um pouco a cultura vigente, e daí até se perceber o actual estado do país não é preciso muito.

        Cada um comporta-se como se só existisse ele próprio (as regras são só para os outros) e infringe tudo o que pode (os outros é que são uns malandros).

        Os Portugueses são um povo com algumas virtudes, mas está na altura de perceberem os seus defeitos e os começarem a corrigir. E não é só nas estradas...

        Comentário


          #5
          Isto dava um bom case study, apesar de ser um tema amplamente debatido na sociedade e aqui no fórum.
          Basicamente, as pessoas transfiguram-se para pior assim que se sentam ao volante, pior ainda agora nesta época de grande crise social e económica. Esquecem todas as regras de civismo, cordialidade, respeito (aquelas que as tenham...) e passam a viver num mundo só seu. As regras de trânsito ficaram lá para trás, na escola de condução. Ao volante, vale tudo para ficar à frente do companheiro do lado, para passar antes, para estacionar, etc...
          Não conduzo todos os dias mas sou um observador por natureza e assim em jeito de resumo, o que me causa mais perplexidade nos comportamentos das pessoas é:
          - forçar entradas em filas ou cruzamentos sem sequer pedir desculpa ou agradecer, como se o outro fosse obrigado a deixar passar toda a gente;
          - buzinar constantemente e andar completamente colado ao carro da frente, seja na cidade ou em AE;
          - estacionar em qualquer local, seja em cima de passadeira, passeio, tapando acessos a habitações;
          - adotarem uma postura stressada e nervosa, que se propaga aos outros como fogo em palha;
          - conseguirem conduzir À noite sem uma única luz acesa;
          - circularem sem seguro ou inspeção e sabendo perfeitamente disso (não são os casos em que por algum motivo a pessoa se esqueceu de mudar a vinheta no pára-brisas)

          Em jeito de resumo, o condutor tuga acha que é o melhor condutor do mundo mas todos os outros À volta são bestas que nem carta deviam ter. E que o seu carro é o melhor da estrada e ai de quem tente passá-lo.
          Só este pensamento faz descambar tudo o resto...

          Em jeito de comparação, como há algum tempo estive a trabalhar em Paris e via o caos que era o transito naquela cidade, pude aperceber-me da forma como as coisas se passam lá e estabelecer diferenças para cá:
          - há muito mais trânsito, o pessoal fura por entre as várias filas de transito e RARAMENTE alguém buzina, ou seja, apesar de ser uma aparente falta de respeito, o outro não se sente melindrado, há um respeito mútuo;
          - os motociclos circulam com os 4 piscas ligados e costumam ir sempre entre as filas, tendo os automóveis o cuidado de criar uma espécie de faixa extra para eles;
          - há imensas pessoas de bicicleta a circular pela cidade e os automobilistas vêem-nas como mais um veículo na estrada, circulando atrás dos ciclistas até os poder ultrapassar em segurança, sem um buzinar constante para que lhes saiam da frente;
          - os peões são respeitados na medida em que, mesmo numa estrada com várias faixas, todos param até que os peões passem a passadeira na sua totalidade (ao contrário daqui em que a faixa que ainda estiver desimpedida é aproveitada para os "apressados" contornarem os peões e não pararem).

          Enfim, estamos ainda muito longe de um comportamento civilizado que seria de todo desejável...

          Comentário


            #6
            Já li algures que é 1 em cada 3:

            Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas - PÚBLICO

            Comentário


              #7
              Outra coisa é os ciclistas, pensam que por andar de bicla já podem ir no meio via sem se darem ao trabalho de se encostar mais um pouco à direita, mesmo sabendo que estão a causar tráfego excessivo....parece que é tudo deles.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Outra coisa é os ciclistas, pensam que por andar de bicla já podem ir no meio via sem se darem ao trabalho de se encostar mais um pouco à direita, mesmo sabendo que estão a causar tráfego excessivo....parece que é tudo deles.
                Isso tem uma razão de ser, nomeadamente os condutores que fazem razias. Falando do meu caso de duas rodas, mas com motor (pequenino mas é um motor) se andasse encostado à direita quase que me levavam os piscas com a proximidade com que me ultrapassavam. Já sei que, segundo o CdE, devo circular o mais à direita possível mas nas nossas estradas vigora mais o CdS (Código da Selva) portanto, para minha segurança, quando ando com aquele ciclomotor, não me encosto muito à direita. Quando apanho ciclistas menos encostados relaciono-me com eles nesse comportamento, é incomodativo mas compreendo que queiram preservar alguma segurança.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Outra coisa é os ciclistas, pensam que por andar de bicla já podem ir no meio via sem se darem ao trabalho de se encostar mais um pouco à direita, mesmo sabendo que estão a causar tráfego excessivo....parece que é tudo deles.
                  Concordo com a tua primeira intervenção mas não com esta. Faço cerca de 500 km por mês de bicicleta e já vi companheiros meus a serem derrubados por carros, tanto por toques com o retrovisor como com o para choques. Há situações de arrepiar e quem vai na bicicleta muitas vezes só se apercebe quando os carros já estão colados, e nessas situações o ciclista pode assustar-se e dar uma guinada e acontece uma tragédia.

                  Comentário


                    #10
                    Ando a ficar **dido é com a falta de piscas... Vai-se a ver, não foi feito porque estavam a comer ou ao telefone...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                      Ando a ficar **dido é com a falta de piscas... Vai-se a ver, não foi feito porque estavam a comer ou ao telefone...
                      E aqueles que fazem pisca no mesmo movimento com que viram o volante? Será que, se lhes disserem alguma coisa, ainda ficam a pensar "mas eu dei pisca, que queres"?

                      Comentário


                        #12
                        Esta temática, abundantemente abordada neste forúm, nunca leva a nada: Cada um fala a pscicoanalisar os outros "entes malvados" (os outros é que fazem isto e aquilo, o povo condutor é uma cambada de energumenos...)

                        Seria giro em vez de culpar sempre os outros as pessoas começarem a por a mão na consciência e assumirem que fazem muita *erda/infracções nas estradas!Versão clube dos alcoólicos anónimos mas com infractores reiterados na estrada!


                        Eu pessoalmente sou um infractor "compulsivo" no capítulo do excesso de velocidade. Tenho um problema sério neste capítulo e não sei se consigo reabilitar-me!
                        Quem mais anda por aí?????

                        Comentário


                          #13
                          Bem...falar da condução em Paris para dar o exemplo da condução civilizada é hilariante

                          Eu também sou culpado. Ando muitas vezes em Lisboa e costumo usar abundantemente a buzina. Onde secalhar sou mais agressivo é nos semáforos, principalmente se estou com pressa. De qualquer forma, não é numa de "anda lá cª*****", mas sim, "já ficou verde", e, em geral, em Lisboa, ninguém leva a mal uma buzinadela destas. Aliás, já levei algumas e até pedi desculpa.

                          Por acaso tenho notado uma melhoria do comportamento dos portugueses na estrada. Tirando sempre aquelas aves raras que aparecem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                            Versão clube dos alcoólicos anónimos mas com infractores reiterados na estrada!

                            Eu pessoalmente sou um infractor "compulsivo" no capítulo do excesso de velocidade. Tenho um problema sério neste capítulo e não sei se consigo reabilitar-me!
                            Quem mais anda por aí?????
                            Olá! Sou o ABC e sou um infractor "compulsivo" no capítulo do excesso de velocidade.

                            Agora em uníssono: "Bem vindo ABC".

                            Comentário


                              #15
                              "Bem vindo ABC"

                              Comentário


                                #16
                                Está engraçada a análise, bastante estereotipada como é evidente quando se fala de um conjunto tão lato como "os portugueses".

                                Quanto ao entrevistador, é pena ter aberto a boca, porque acaba por ter umas tiradas excessivamente preconceituosas e de quintal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Bem...falar da condução em Paris para dar o exemplo da condução civilizada é hilariante
                                  Vinha cá dizer precisamente isso.
                                  Nós somos muito maus condutores mas só até ficarmos a conhecer a condução dos outros

                                  Experimentem a conduzir por exemplo em Paris, Roma ou Milão (já para não falar em Nápoles) e depois até passam a considerar os portugueses uns excelentes condutores

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Bem...falar da condução em Paris para dar o exemplo da condução civilizada é hilariante

                                    Eu também sou culpado. Ando muitas vezes em Lisboa e costumo usar abundantemente a buzina. Onde secalhar sou mais agressivo é nos semáforos, principalmente se estou com pressa. De qualquer forma, não é numa de "anda lá cª*****", mas sim, "já ficou verde", e, em geral, em Lisboa, ninguém leva a mal uma buzinadela destas. Aliás, já levei algumas e até pedi desculpa.

                                    Por acaso tenho notado uma melhoria do comportamento dos portugueses na estrada. Tirando sempre aquelas aves raras que aparecem.
                                    Também há os que abusam, nem é preciso ir mais longe, essa de buzinar nos sinais, devem haver alguns condutores que já estão com a mão na buzina, assim que fica verde é logo buzinar como se não houvesse amanhã...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrFS911 Ver Post
                                      Concordo com a tua primeira intervenção mas não com esta. Faço cerca de 500 km por mês de bicicleta e já vi companheiros meus a serem derrubados por carros, tanto por toques com o retrovisor como com o para choques. Há situações de arrepiar e quem vai na bicicleta muitas vezes só se apercebe quando os carros já estão colados, e nessas situações o ciclista pode assustar-se e dar uma guinada e acontece uma tragédia.
                                      E nunca fazerem " piscas " ? e passarem na passadeira de bicicleta e nem agradecem aos condutores dos automoveis ? E quando podiam ir no passeio ( daqueles bons ) mas insistem em ir na estrada, mesmo sabendo que no passeio é mais seguro e a polícia não os vai multar ? E passar os vermelhos como se nada fosse ?

                                      É simples, para mim os ciclistas são os taxistas das 2 rodas. Se os carros os derrubam, é irresponsabilidade dos condutores dos respectivos carros, agora eu já assisti a cenas lamentáveis como um autocarro a querer ultrapassar uma bicla, numa subida, sem sucesso. Não só porque o autocarro precisa de mais espaço para ultrapassar, como não ultrapassa em 2 segundos porque não tem 1000cv, e o ciclista insistia em ir a uns 2 metros da berma.

                                      Encostem-se à berma, não havendo passeio. Ir a 10 km/h a causar filas de trânsito é que não. Se têm medo de ser derrubados, vão para sítios com pouco ou nenhum trânsito, não é andar a atrofiar a estrada que se resolve.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                                        Esta temática, abundantemente abordada neste forúm, nunca leva a nada: Cada um fala a pscicoanalisar os outros "entes malvados" (os outros é que fazem isto e aquilo, o povo condutor é uma cambada de energumenos...)

                                        Seria giro em vez de culpar sempre os outros as pessoas começarem a por a mão na consciência e assumirem que fazem muita *erda/infracções nas estradas!Versão clube dos alcoólicos anónimos mas com infractores reiterados na estrada!


                                        Eu pessoalmente sou um infractor "compulsivo" no capítulo do excesso de velocidade. Tenho um problema sério neste capítulo e não sei se consigo reabilitar-me!
                                        Quem mais anda por aí?????
                                        Pois olha os únicos erros que eu cometo na estrada, de forma " voluntária " são o excesso de velocidade ( em contra-ordenação leve ). Tudo o resto só acontece se me enganar/esquecer, que acontece a qualquer um. Faço sempre piscas, porque além de uma questão de segurança é uma questão de respeito pelos outros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          E nunca fazerem " piscas " ? e passarem na passadeira de bicicleta e nem agradecem aos condutores dos automoveis ? E quando podiam ir no passeio ( daqueles bons ) mas insistem em ir na estrada, mesmo sabendo que no passeio é mais seguro e a polícia não os vai multar ? E passar os vermelhos como se nada fosse ?

                                          É simples, para mim os ciclistas são os taxistas das 2 rodas. Se os carros os derrubam, é irresponsabilidade dos condutores dos respectivos carros, agora eu já assisti a cenas lamentáveis como um autocarro a querer ultrapassar uma bicla, numa subida, sem sucesso. Não só porque o autocarro precisa de mais espaço para ultrapassar, como não ultrapassa em 2 segundos porque não tem 1000cv, e o ciclista insistia em ir a uns 2 metros da berma.

                                          Encostem-se à berma, não havendo passeio. Ir a 10 km/h a causar filas de trânsito é que não. Se têm medo de ser derrubados, vão para sítios com pouco ou nenhum trânsito, não é andar a atrofiar a estrada que se resolve.

                                          Os velocípedes estão mencionados no Código da Estrada. Têm tanto direito a causar uma fila de trânsito como um tractor agrícola.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            E nunca fazerem " piscas " ? e passarem na passadeira de bicicleta e nem agradecem aos condutores dos automoveis ? E quando podiam ir no passeio ( daqueles bons ) mas insistem em ir na estrada, mesmo sabendo que no passeio é mais seguro e a polícia não os vai multar ? E passar os vermelhos como se nada fosse ?

                                            É simples, para mim os ciclistas são os taxistas das 2 rodas. Se os carros os derrubam, é irresponsabilidade dos condutores dos respectivos carros, agora eu já assisti a cenas lamentáveis como um autocarro a querer ultrapassar uma bicla, numa subida, sem sucesso. Não só porque o autocarro precisa de mais espaço para ultrapassar, como não ultrapassa em 2 segundos porque não tem 1000cv, e o ciclista insistia em ir a uns 2 metros da berma.

                                            Encostem-se à berma, não havendo passeio. Ir a 10 km/h a causar filas de trânsito é que não. Se têm medo de ser derrubados, vão para sítios com pouco ou nenhum trânsito, não é andar a atrofiar a estrada que se resolve.

                                            Puá, vejo muitos motociclistas, como ciclomotores de 50 cc(anda-se no acostamento da via) e de 125cc andando em velocidades abaixo da via(se o limite é 80, andam a 30).

                                            Pior são os carros. Juro pra vocês, que já vi uma fila enorme numa via de mão dupla, sem local pra ultrapassar, e o motivo da lentidão é um motorista que anda a 50 km/h numa estrada que a máxima é 100 km/h.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O que me irrita são aquelas pessoas que não andam nunca a pé, e vão com o carro estorvar a estrada a quem tem pressa ou está de passagem e derivados.

                                              Aqui na minha vila, os cafés têem sempre uma enchente de carros, é impressionante. Se a policia aqui viesse ganhavam bastante em multas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Pois olha os únicos erros que eu cometo na estrada, de forma " voluntária " são o excesso de velocidade ( em contra-ordenação leve ). Tudo o resto só acontece se me enganar/esquecer, que acontece a qualquer um. Faço sempre piscas, porque além de uma questão de segurança é uma questão de respeito pelos outros.
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                E nunca fazerem " piscas " ? e passarem na passadeira de bicicleta e nem agradecem aos condutores dos automoveis ? E quando podiam ir no passeio ( daqueles bons ) mas insistem em ir na estrada, mesmo sabendo que no passeio é mais seguro e a polícia não os vai multar ? E passar os vermelhos como se nada fosse ?

                                                É simples, para mim os ciclistas são os taxistas das 2 rodas. Se os carros os derrubam, é irresponsabilidade dos condutores dos respectivos carros, agora eu já assisti a cenas lamentáveis como um autocarro a querer ultrapassar uma bicla, numa subida, sem sucesso. Não só porque o autocarro precisa de mais espaço para ultrapassar, como não ultrapassa em 2 segundos porque não tem 1000cv, e o ciclista insistia em ir a uns 2 metros da berma.

                                                Encostem-se à berma, não havendo passeio. Ir a 10 km/h a causar filas de trânsito é que não. Se têm medo de ser derrubados, vão para sítios com pouco ou nenhum trânsito, não é andar a atrofiar a estrada que se resolve.
                                                Por falar em respeito pelos outros...devias repensar essa tua atitude. Um velocípede tem exactamente o mesmo direito de andar na via pública como tu sentado no teu automóvel. Aliás, se lhe tocas, estás a cometer atropelamento que, mediante as circunstâncias, pode ser considerado crime.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                  Os velocípedes estão mencionados no Código da Estrada. Têm tanto direito a causar uma fila de trânsito como um tractor agrícola.
                                                  Não têm é o direito de ir a atrofiar o trânsito sem justificação. Nem eles nem ninguém.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Por falar em respeito pelos outros...devias repensar essa tua atitude. Um velocípede tem exactamente o mesmo direito de andar na via pública como tu sentado no teu automóvel. Aliás, se lhe tocas, estás a cometer atropelamento que, mediante as circunstâncias, pode ser considerado crime.
                                                    Se te deres ao trabalho de leres, hás-de vereficar que eu disse isto : " Se os carros os derrubam, é irresponsabilidade dos condutores dos respectivos carros "

                                                    Mas eu explico novamente : um ciclista que não ande encostado à berma, está a prejudicar o trânsito, e a faltar ao respeito aos demais utilizadores da via, bem como um motorista que toque ou atropele um ciclista numa ultrapassagem ( por ex ) está a cometer um erro, já para não falar de ser propositado, pois isso é bem mais grave.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Se te deres ao trabalho de leres, hás-de vereficar que eu disse isto : " Se os carros os derrubam, é irresponsabilidade dos condutores dos respectivos carros "

                                                      Mas eu explico novamente : um ciclista que não ande encostado à berma, está a prejudicar o trânsito, e a faltar ao respeito aos demais utilizadores da via, bem como um motorista que toque ou atropele um ciclista numa ultrapassagem ( por ex ) está a cometer um erro, já para não falar de ser propositado, pois isso é bem mais grave.
                                                      E tu achas mesmo que um ciclista se vai encostar à berma só porque os carros que os mandarem ao chão é que são irresponsáveis? Isso faz-me lembrar os peões que se mandam à campeão para a passadeira porque "estão na passadeira". Até parece que se levarem com um carro em cima quem vai para o hospital é o carro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Bem...falar da condução em Paris para dar o exemplo da condução civilizada é hilariante
                                                        Atenção que não foi bem o que eu referi. Referi sim um termo de comparação entre comportamentos cá e lá e, apesar das razias e entradas à campeão nas filas, o que notei sempre foi que é muito raro alguém buzinar a alguém nessa situação. Muitas vezes comentava com os taxistas a caminho do aeroporto que, se fosse em PT, provavelmente aquelas situações dariam em batida ou até em confronto físico.

                                                        Agora a nível de respeito pelo motociclista / ciclista sim, a anos luz de nós.
                                                        O grande problema de muitos começa logo pelo simples facto de se esquecerem que para além de automobilistas, também são peões, alguns motociclistas e ciclistas e quando estão nessas posições também gostam de ser respeitados como tal.
                                                        Respeito gera respeito, o inverso infelizmente também é verdade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                          Também há os que abusam, nem é preciso ir mais longe, essa de buzinar nos sinais, devem haver alguns condutores que já estão com a mão na buzina, assim que fica verde é logo buzinar como se não houvesse amanhã...
                                                          Recordei-me agora de uma que me aconteceu há uns anos com um taxista em Lisboa. Ali nos semáforos junto ao Forum Picoas, estava o taxi onde eu ia parado atrás de 1 carro que era o 1º da fila. Ora o taxista já sabia de cor o tempo do semáforo e, ainda com o mesmo vermelho para os carros, desata a buzinar ao carro da frente "vá arranca lá pá, senaõ já não apanhamos o outro a seguir aberto!" e eu disse-lhe "eh pá tenha lá calma que ainda não abriu" ao que ele responde prontamente "isto aqui em Lisboa quem não é esperto não se safa"...fiquei sem argumentos .

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O unico comportamento que vejo mais de errado na minha família é a facilidade da minha mãe se chatear no transito, de resto não se cometem infrações nem se tem muitos daqueles comportamento referido.

                                                            Em mim, noto mais o comportamento de andar com o carro para todo o lado, se pudesse ia sempre para Lisboa de carro, já vi que isso dificilmente me vai ser possível no próximo ano devido às filas intermináveis na ponte mas prontos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X