Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Teste à chauffage: qual aquece mais depressa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Teste à chauffage: qual aquece mais depressa?

    Condições do teste: temperatura de partida: -10 ºC, tentar atingir o mais depressa possível os 22 ºC no habitáculo. Todos os candidatos realizam um ciclo de condução exactamente igual, para garantir igualdade de circunstâncias.

    Penso que a tabela final é autoexplicativa. O pior do teste, o Renault Mégane dCi Grantour, não foi capaz de colocar o habitáculo a 22 ºC após meia hora!

    http://www.adac.de/_mmm/pdf/Heizungs...7787_61989.pdf

    #2
    Estranhei ver alguns diesel aquecerem mais rápido que alguns a gasolina.

    Não compreendo também porque razão não se aplica um aquecedor elétrico para países frios.

    Alguns carros da KIA já usavam esse sistema nas viaturas comerciais ( vi isso em 1990 ).

    Seria uma excelente poupança de peso e rapidez quase imediata no aquecimento habitáculo.

    Obrigado pela partilha.

    Comentário


      #3
      A minha Kangalho de trabalho, a arrancar com essa temperatura de base, mete se a bem mais que os 22 em menos de 30 minutos..... Estranho a GrandTour nao conseguir

      Comentário


        #4
        Relativamente ao Megane, parece que algumas coisas continuam igual. O meu (II) também é fraco neste aspecto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
          Estranhei ver alguns diesel aquecerem mais rápido que alguns a gasolina.

          Não compreendo também porque razão não se aplica um aquecedor elétrico para países frios.

          Alguns carros da KIA já usavam esse sistema nas viaturas comerciais ( vi isso em 1990 ).

          Seria uma excelente poupança de peso e rapidez quase imediata no aquecimento habitáculo.

          Obrigado pela partilha.
          Também não percebo isto.

          Comentário


            #6
            Também não entendo como é que o Opel Insignia carro ficar entre os melhores, e a carrinha ficar entre os piores... Aquecer aquela bagageira não é fácil!

            Comentário


              #7
              Um corsa B que já por cá andou, dormia na rua e então demanhã estava todo embaciado de geada. O vidro só desembaciava totalmente quando se chegava ao destino

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                Estranhei ver alguns diesel aquecerem mais rápido que alguns a gasolina.

                Não compreendo também porque razão não se aplica um aquecedor elétrico para países frios.

                Alguns carros da KIA já usavam esse sistema nas viaturas comerciais ( vi isso em 1990 ).

                Seria uma excelente poupança de peso e rapidez quase imediata no aquecimento habitáculo.

                Obrigado pela partilha.


                Normalmente os construtores metem o radiador de chauffage já que é uma maneira de aproveitar calor do motor que é naturalmente desperdiçado. A utilização de elementos eléctricos para aquecimento na verdade exige dispêndio extra de energia, logo maior esforço do alternador, logo maior gasto de combustível.


                Claro que este teste faz sentido em climas mais frios, aqui em Portugal a rapidez de funcionamento da chauffage é uma coisa que não valorizamos (mais depressa valorizamos se o AC arrefece depressa no Verão).

                Comentário


                  #9
                  Bem, o meu Rover 25 2.0iDT em manhãs frias.. Após 30km de viagem não manda tanto calor como o meu Honda em 2km.. Que raio de chauffage aquela

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                    Bem, o meu Rover 25 2.0iDT em manhãs frias.. Após 30km de viagem não manda tanto calor como o meu Honda em 2km.. Que raio de chauffage aquela
                    Irónico mesmo é o Rover 25 ser essencialmente um Honda!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Penso que a tabela final é autoexplicativa. O pior do teste, o Renault Mégane dCi Grantour, não foi capaz de colocar o habitáculo a 22 ºC após meia hora!
                      Para arrefecer era (é) a mesma coisa.

                      Comentário


                        #12
                        Audi A1 Sportback 2.0TDI, um compacto com um péssimo resultado na tabela classificativa final (4.71),

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Condições do teste: temperatura de partida: -10 ºC, tentar atingir o mais depressa possível os 22 ºC no habitáculo. Todos os candidatos realizam um ciclo de condução exactamente igual, para garantir igualdade de circunstâncias. (...)
                          Sendo algo de importância maior nos mercados do centro e norte da Europa, e comum este género de teste ao equipamento de chauffage e/ou a/c dos automóveis é de estranhar a classificação de inúmeros modelos de marcas originais desses mesmos mercados,

                          Comentário


                            #14
                            O aproveitamento do calor através do liquido refrigerante do motor faz sentido, a maioria dos carros atuais o tem.

                            Mas em zonas frias o aquecedor elétrico pode muito bem ajudar o radiador da sofagem a aquecer também o dito liquido.

                            Por sua vez o carro ao atingir a temperatura ideal fica também a gastar menos e um sensor de temperatura pode tratar de desligar o tal aquecedor auxiliar.

                            Tanto no calor como no frio acho estamos dispostos a gastar mais para ter algum conforto que, também significa segurança.

                            Já não me lembro, mas sei que existem carros que iam buscar o calor no sistema de escape para aquecer o habitáculo.

                            Um abraço

                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Normalmente os construtores metem o radiador de chauffage já que é uma maneira de aproveitar calor do motor que é naturalmente desperdiçado. A utilização de elementos eléctricos para aquecimento na verdade exige dispêndio extra de energia, logo maior esforço do alternador, logo maior gasto de combustível.


                            Claro que este teste faz sentido em climas mais frios, aqui em Portugal a rapidez de funcionamento da chauffage é uma coisa que não valorizamos (mais depressa valorizamos se o AC arrefece depressa no Verão).

                            Comentário


                              #15
                              Fiquei surpreendido com os maus resultados da Volvo.

                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Irónico mesmo é o Rover 25 ser essencialmente um Honda!
                              O Rover 25 é um Honda com 20 anos, talvez o Honda dele seja mais recente.

                              Comentário


                                #16
                                Que raio o Megane.Acho que um 190d limpava este teste

                                Comentário


                                  #17
                                  O resultado do Megane só demonstra que o seu motor é muito eficiente

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                    O aproveitamento do calor através do liquido refrigerante do motor faz sentido, a maioria dos carros atuais o tem.

                                    Mas em zonas frias o aquecedor elétrico pode muito bem ajudar o radiador da sofagem a aquecer também o dito liquido.

                                    Por sua vez o carro ao atingir a temperatura ideal fica também a gastar menos e um sensor de temperatura pode tratar de desligar o tal aquecedor auxiliar.

                                    Tanto no calor como no frio acho estamos dispostos a gastar mais para ter algum conforto que, também significa segurança.

                                    Já não me lembro, mas sei que existem carros que iam buscar o calor no sistema de escape para aquecer o habitáculo.

                                    Um abraço
                                    O sistema do escape já foi abandonado, por quase todos creio, há anos.

                                    Teste muito interessante, como não sei alemão, não consigo perceber o método que usaram para "igualar" as circunstâncias dos modelos em termos de espaço interior. Para este ensaio é importante uma qualidade de construção que nem sempre se vê mas que se sente. O isolamento térmico, superfície vidrada, folgas e tipo de revestimentos têm aqui claramente um factor decisivo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Epá a minha Kia Ceed SW até nem está mal classificada

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fiquei surpreendido com o Honda Insight. Os proprietários de híbridos nos climas mais frios até se chegam a "queixar" que o motor não atinge a temperatura de funcionamento ideal, o que se torna mais dificil por um híbrido queimar menos gasolina (especialmente estes, 1.3), e afecta o aquecimento do habitáculo.

                                        Simultaneamente, também me surpreende o Prius 1.8, pois demora muito mais apesar de até ter mais cilindrada. Nas condições do teste penso que o motor a gasolina não se desligasse, principalmente quando tem a solicitação da ventilação, para aquecer.

                                        Nunca tinha pensado muito neste aspecto pois os meus carros sempre aqueceram +- depressa, ajudados por terem motores a gasolina em alumínio.

                                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                        Bem, o meu Rover 25 2.0iDT em manhãs frias.. Após 30km de viagem não manda tanto calor como o meu Honda em 2km.. Que raio de chauffage aquela
                                        Salvo erro, já falámos desse caso antes. Parece-me um caso excepcional. Uns demoram mais, outros menos, mas se após 30 kms não dá um calor considerável, algo está mal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          O resultado do Megane só demonstra que o seu motor é muito eficiente
                                          Eu parto do princípio, sendo um teste realizado pelo ADAC, que os motores de todos os veículos em análise, estivessem à temperatura normal de funcionamento à partida cronómetro. Senão, realmente o melhor resultado foi o do Megane!

                                          Comentário


                                            #22
                                            A autofoco, ou como quem diz a autobild fizeram este teste há uns anos. Se não me engano, e a competir com carros novosa ganhou o Mercedes 190E e eu sou suspeito porque o meu avô tem um. Aquilo aquece num instante e além do mais a ventoinha tem muita potência. É sem duvida, o carro que eu conheço que mais rápido aquece. No entanto, arrefecer, não é com ele. Não tem AC

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                              O aproveitamento do calor através do liquido refrigerante do motor faz sentido, a maioria dos carros atuais o tem.

                                              Mas em zonas frias o aquecedor elétrico pode muito bem ajudar o radiador da sofagem a aquecer também o dito liquido.

                                              Por sua vez o carro ao atingir a temperatura ideal fica também a gastar menos e um sensor de temperatura pode tratar de desligar o tal aquecedor auxiliar.

                                              Tanto no calor como no frio acho estamos dispostos a gastar mais para ter algum conforto que, também significa segurança.

                                              Já não me lembro, mas sei que existem carros que iam buscar o calor no sistema de escape para aquecer o habitáculo.

                                              Um abraço

                                              Certamente!


                                              A propósito: os carros que tipicamente iam buscar calor ao sistema de escape eram os arrefecidos a ar como os VW pré-Golf (como é óbvio, não havia água para fazer circular num radiador de chauffage). Essencialmente tinha umas tubagens onde circulava o ar do habitáculo soldadas ao sistema de escape. Mesmo sendo a solução possível, esta tecnologia nunca pegou muito porque havia risco considerável de haver fissuras neste conjunto e entrar monóxido de carbono no habitáculo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                Estranhei ver alguns diesel aquecerem mais rápido que alguns a gasolina.

                                                Não compreendo também porque razão não se aplica um aquecedor elétrico para países frios.

                                                Alguns carros da KIA já usavam esse sistema nas viaturas comerciais ( vi isso em 1990 ).

                                                Seria uma excelente poupança de peso e rapidez quase imediata no aquecimento habitáculo.

                                                Obrigado pela partilha.
                                                Penso que devem existir como acessório. Pelo menos a Volvo vende o aquecedor elétrico de habitáculo ou de motor como opcional em Portugal. Se a Volvo o faz, presumo que outras marcas também o façam?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                  Audi A1 Sportback 2.0TDI, um compacto com um péssimo resultado na tabela classificativa final (4.71),

                                                  Acho estranho pois até agora à 2 semanas quando andei nas serras, o AC auto aquecia o habitáculo relativamente rápido com temps exteriores de 0º na estrela e -2 a -3 em Bejar.
                                                  No MMI tem lá uma opção de calor auxiliar activada.
                                                  E no verão gera tanto frio no mínimo que até fico com dores de cabeça.

                                                  Já nos Renaults, o twingo que tive há muitos anos o AC era impec, aquecia e arrefecia que era uma loucura também. A Scenic era um martírio para arrefecer e aquecer, mesmo muito fraquinho, de tal modo que nunca usavamos o auto, metiamos aquilo sempre no máximo para funcionar algo de jeito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                    Acho estranho pois até agora à 2 semanas quando andei nas serras, o AC auto aquecia o habitáculo relativamente rápido com temps exteriores de 0º na estrela e -2 a -3 em Bejar.
                                                    No MMI tem lá uma opção de calor auxiliar activada.
                                                    E no verão gera tanto frio no mínimo que até fico com dores de cabeça.

                                                    Já nos Renaults, o twingo que tive há muitos anos o AC era impec, aquecia e arrefecia que era uma loucura também. A Scenic era um martírio para arrefecer e aquecer, mesmo muito fraquinho, de tal modo que nunca usavamos o auto, metiamos aquilo sempre no máximo para funcionar algo de jeito.
                                                    AC e chauffage (vulgar aquecimento) são coisas diferentes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso depende muito do motor que está montado e da forma como o motor aquece, há motores que têm um funcionamento habitual a 90º e chegam lá rápido, outros demoram muito aquecer e ficam pelos 70/80º.
                                                      Obviamente isto terá implicações no calor que chega dentro do carro.
                                                      Não deixa de ser uma curiosidade mas não passa disso, deus me livre levar em conta estas coisas na escolha de um carro dava em doido..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                        Isso depende muito do motor que está montado e da forma como o motor aquece, há motores que têm um funcionamento habitual a 90º e chegam lá rápido, outros demoram muito aquecer e ficam pelos 70/80º.
                                                        Obviamente isto terá implicações no calor que chega dentro do carro.
                                                        Não deixa de ser uma curiosidade mas não passa disso, deus me livre levar em conta estas coisas na escolha de um carro dava em doido..
                                                        É a diferença de nos primeiros 15mins de manhã rapar frio ou ao fim de 5mins já ter o carro quente (sem ligar o AC)...para mim é um ponto importante no Inverno português, imagino noutros países.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Estranho o seat Mii e o VW UP! com resultados diferentes. Então mas não é o mesmo carro

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim, mas não é elétrico.

                                                            A mercedes vende muito esse sistema de aquecimento estacionário, mas gasta combustível e não deve ser ligado em zonas sem ventilação ou arejamento.

                                                            Um abraço


                                                            Originalmente Colocado por Galileu Ver Post
                                                            Penso que devem existir como acessório. Pelo menos a Volvo vende o aquecedor elétrico de habitáculo ou de motor como opcional em Portugal. Se a Volvo o faz, presumo que outras marcas também o façam?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X