Leon 1.9 tdi de 2009 vs 1.6 tdi de 2010. Help - Página 2

Ver Resultados da Sondagem: Leon 1.6 tdi ou 1.9 tdi?

Votantes
25. Não pode votar nesta sondagem
  • Leon 1.6 TDI

8 32.00%
  • Leon 1.9 TDI

17 68.00%
Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 54 de 54
Like Tree5Likes

Título: Leon 1.9 tdi de 2009 vs 1.6 tdi de 2010. Help

Piloto de Testes MonteiroRibas's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

se desses o tratamento ao toyota que este leva, partia

Piloto de Testes Carlitos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Não voto porque estão a faltar alguns dados importantes, nomeadamente o tipo de utilização que lhe vai ser dada (cidade, AE) e se os extras que o 1.6 TDI tem a mais são valorizados ou não pela pessoa em questão.

O melhor conselho que posso dar, por ter um 1.6 e não ter visto a questão levantada, é que seja bem ponderada a utilização. Porque o 1.6 tem um DPF algo sensível à utilização citadina, o que pode trazer alguns dissabores em termos de consumo e, em última instância, uma(s) ida(s) à oficina para limpá-lo.

Se for carro para andar maioritariamente em AE, o 1.6 é uma boa aposta. Se não for, o melhor é jogar pelo seguro e trazer o 1.9...

Piloto de Rallye petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Se o perfil do condutor não se alterar (a vida dá muitas voltas), será um carro para fazer essencialmente trajetos curtos, até porque ele é um condutor bastante sossegado (bem menos que eu na idade dele) e problemas no filtro de patrículas há em ambos...

Quanto aos extras, já falei nisso logo no início do tópico. Têm um valor relativo, mas mal nunca fazem!!!

Sei que este fds vai ver também o Golf que apresentei na página anterior (motor 2.0 tdi de 110 cv).

Já a sondagem continua sem que um modelo descole do outro: 6 votos para o 1.6 e 8 para o 1.9.

Piloto de Troféu felyzardo's Avatar
    Data de Registo
    May 2012

Por Defeito

Pelo que percebi serão trajetos curtos e querem um Diesel? A não ser que faça muitos kms em nada compensa.
    EGR começam a gripar, DPF idem e afins.

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
    Pelo que percebi serão trajetos curtos e querem um Diesel? A não ser que faça muitos kms em nada compensa.
    EGR começam a gripar, DPF idem e afins.
    Vou aproveitar o teu post, para dizer que também não me lembro de EGR avariadas, e DPF muito menos.
    Mas como a maioria dos carros por aqui fazem muita estrada, pode ser resposta. Mas esse mito das EGR então, é coisa que todos os casos que conheci eram carros já com uma idade e/ou kilometragem bastante avançada.

Piloto de Rallye Scutar's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2011

Por Defeito

A EGR é ao menos, limpa-se ou anula e está bom. O problema é mesmo aqueles carros que apenas andam em cidade e em trajetos cursos, o filtro de particulas mais dia menos dia dá problemas.

Tenho um colega com um Golf 1.6 TDI que já foi algumas vezes á VW resolver problemas com o filtro de particulas.

Já agora o 1.9 TDI tem este mesmo filtro de particulas que o 1.6 TDI? Não pois não?

Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
    se desses o tratamento ao toyota que este leva, partia
    Sim, em 3 sítios!

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    A EGR é ao menos, limpa-se ou anula e está bom. O problema é mesmo aqueles carros que apenas andam em cidade e em trajetos cursos, o filtro de particulas mais dia menos dia dá problemas.

Tenho um colega com um Golf 1.6 TDI que já foi algumas vezes á VW resolver problemas com o filtro de particulas.

Já agora o 1.9 TDI tem este mesmo filtro de particulas que o 1.6 TDI? Não pois não?
    Qualquer carro diesel equipado com FAP/DPF, se fizer trajectos curtos,poderá sofrer de eventuais problemas com o mesmo!

Seja 1.6 Tdi,seja 1.9 Tdi (também têm DPF no caso dos 105 finais, só por acaso), seja qualquer marca. É praticamente garantido!

Não é algo exclusivo de uma marca em específico e tem sido o cancro moderno dos diesel de ultima geração.

E para ver se entendes, no contra-senso que por vezes entras (nessa tua demanda), os 1.6 Tdi até têm sido dos menos problemáticos nesse campo

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Vou aproveitar o teu post, para dizer que também não me lembro de EGR avariadas, e DPF muito menos.
    Mas como a maioria dos carros por aqui fazem muita estrada, pode ser resposta. Mas esse mito das EGR então, é coisa que todos os casos que conheci eram carros já com uma idade e/ou kilometragem bastante avançada.
    Eu tive um "problema" de EGR no meu 2.0 D-4D, mas o carro já tinha 150 mil quilómetros e apenas precisou de limpeza e pronto! Fez depois mais quase 15 mil quilómetros sem uma única queixa até o vender

Piloto de Fórmula 1 ESPRIT's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post

Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Qualquer carro diesel equipado com FAP/DPF, se fizer trajectos curtos,poderá sofrer de eventuais problemas com o mesmo!

Seja 1.6 Tdi,seja 1.9 Tdi (também têm DPF no caso dos 105 finais, só por acaso), seja qualquer marca. É praticamente garantido!

Não é algo exclusivo de uma marca em específico e tem sido o cancro moderno dos diesel de ultima geração.

E para ver se entendes, no contra-senso que por vezes entras (nessa tua demanda), os 1.6 Tdi até têm sido dos menos problemáticos nesse campo
    Há aqui golfs com esses motores que fazem percursos só em cidade e até hoje zero em relação ao filtro.
    Curiosamente, só me lembro de queixas de Mondeos por aqui.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Há aqui golfs com esses motores que fazem percursos só em cidade e até hoje zero em relação ao filtro.
    Curiosamente, só me lembro de queixas de Mondeos por aqui.
    Repara bem que eu disse trajetos curtos, não cidade O carro desde que esteja ligado em temperatura de serviço, mesmo que parado, não há problema!

O problema é não aquecer e, trajetos curtos!
    Última edição por REDLINER : 21-01-13 às 12:04:54

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Repara bem que eu disse trajetos curtos, não cidade O carro desde que esteja ligado em temperatua de serviço, mesmo que parado, não há problema!

O problema é não aquecer e, trajetos curtos!
    Atenção que paradao não se atinge a temperatura ideal para a regeneração do FAP, e esta irá abortar, contaminando o óleo do motor e mantendo o FAP saturado.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Duas achegas:

A motorização 1.9 "descolou" em termos de votos face ao 1.6! A votação está em 16 para 5!

Quanto ao negócio acabou por não se concretizar este fds por não ter havido "encontro de valores" entre comprador e vendedor! Fico a aguardar por próximos desenvolvimentos, nomeadamente que um deles ceda...

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Atenção que paradao não se atinge a temperatura ideal para a regeneração do FAP, e esta irá abortar, contaminando o óleo do motor e mantendo o FAP saturado.
    Olhe que não...

Se tiveres temperatura de serviço atingida, regenera sim, mesmo parado ao relenti!

SE não tiveres a temperatura de serviço atingida, a regeneração nem sequer começa, parado ou a andar

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Olhe que não...

Se tiveres temperatura de serviço atingida, regenera sim, mesmo parado ao relenti!

SE não tiveres a temperatura de serviço atingida, a regeneração nem sequer começa, parado ou a andar
    A informação que tenho recolhido refere que ao ralenti não se conseguem or parâmetros ideais para a regeneração e como tal, ou esta é abortada a meio do ciclo ou não se torna efectiva. Se isto se traduz na prática, não sei. Quando me apercebo da regeneração, coloco o carro em andamento.

A última frase, estou perfeitamente de acordo, e "bate certo" com o que sei.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

A informação que tenho recolhido refere que ao ralenti não se conseguem or parâmetros ideais para a regeneração e como tal, ou esta é abortada a meio do ciclo ou não se torna efectiva. Se isto se traduz na prática, não sei. Quando me apercebo da regeneração, coloco o carro em andamento.

A última frase, estou perfeitamente de acordo, e "bate certo" com o que sei.

O ideal, é sempre teres a regeneração em andamento, mas pensa assim:

Estas a regenerar am andamanto, mas apanhas um engarrafamento e/ou um sinal. Achas que a regeneração é interrompida?

Eu ja terminei regenerações parado ao relento e elas terminaram. Claro que não vais esperar ao relenti que o carro aqueça parado, para depois começar a regenerar claro

Max
    Max está offline
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Só para deitar mais um pau na fogueira! Ando regularmente com um Golf 1.6TDi e sinceramente acho-o uma nódoa em termos de caixa, binário e potência anunciada.
    O Meu termo de comparação é um Golf 1.9TDi de 105cv, um Leon TDi 1.9 TDi de 105cv e um Ibiza TDi de 100cv.

O 1.6Tdi montado no golf, não aguenta sequer uma primeira ao relanti, vai abaixo, em cidade é um pesadelo, cheguei a pensar que andava a conduzir um carro a gasolina, acho que este comportamento é péssimo. Até uma C5 Tourer que tenho conduzido ultimamente, com o 1.6HDi se desenrasca melhor que este 1.6Tdi (mega-lol)

Quanto a consumos, esqueçam, o 1.6Tdi quanto muito, consome ligeiramente mais que o 1.9TDi de 105cv.

Quanto à fiabilidade, tenho 3 bons exemplos do 1.9TDi 100 e 105 cv montados em VW's e Seat's, em relação ao 1.6, ando com um golf à 1 ano em viagens de fim de semana e até agora, 60.000kms e zero problemas.

Agora se o IUC do 1.9 são mais 100€ que o 1.6, acho que já é motivo para pender mais a balança para o 1.6, porque as revisões são muito aproximadas em termos de valores.

É só uma opinião de alguém que conduz 4 VAG's diferentes regularmente e ás vezes uma C5 Tourer, mais nada :D.
    petrus e Scutar gostam disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

O ideal, é sempre teres a regeneração em andamento, mas pensa assim:

Estas a regenerar am andamanto, mas apanhas um engarrafamento e/ou um sinal. Achas que a regeneração é interrompida?

Eu ja terminei regenerações parado ao relento e elas terminaram. Claro que não vais esperar ao relenti que o carro aqueça parado, para depois começar a regenerar claro
    A última frase percebi que estavas no gozo, pelo que só te faço isto

Quanto ao negrito, o que me refiro é estares a chegar a casa e a regeneração iniciar pouco tempo antes de desligares o carro. E aí há o problema de "ires passear o cão", porque se não o fizeres, é bem possivel que aborte. Não falo de estar 1 minuto parado num semáforo e depois arrancar de novo, que aqui é óbvio que a regeneração continua. A explicação que li, é que a temperatura necessária (não estou a falar da temperatura do motor) para o ciclo, que ao ralenti, é complicado que se consiga este valor.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

A última frase percebi que estavas no gozo, pelo que só te faço isto

Quanto ao negrito, o que me refiro é estares a chegar a casa e a regeneração iniciar pouco tempo antes de desligares o carro. E aí há o problema de "ires passear o cão", porque se não o fizeres, é bem possivel que aborte. Não falo de estar 1 minuto parado num semáforo e depois arrancar de novo, que aqui é óbvio que a regeneração continua. A explicação que li, é que a temperatura necessária (não estou a falar da temperatura do motor) para o ciclo, que ao ralenti, é complicado que se consiga este valor.
    Não é "bem possível", é mesmo impossivel, pois já completei regenerações ao relenti

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Max Ver Post
    Só para deitar mais um pau na fogueira! Ando regularmente com um Golf 1.6TDi e sinceramente acho-o uma nódoa em termos de caixa, binário e potência anunciada.

Caixa de facto é longa mas a do 1.9 também é, o binário é binário, e potencia é potência.

O Meu termo de comparação é um Golf 1.9TDi de 105cv, um Leon TDi 1.9 TDi de 105cv e um Ibiza TDi de 100cv.

O 1.6Tdi montado no golf, não aguenta sequer uma primeira ao relanti, vai abaixo, em cidade é um pesadelo, cheguei a pensar que andava a conduzir um carro a gasolina, acho que este comportamento é péssimo. Até uma C5 Tourer que tenho conduzido ultimamente, com o 1.6HDi se desenrasca melhor que este 1.6Tdi (mega-lol)

Estranho, eu tenho um 1.6 Tdi num carro pesado não vai a baixo! Deve ser um 1.6 TDi especial

Quanto a consumos, esqueçam, o 1.6Tdi quanto muito, consome ligeiramente mais que o 1.9TDi de 105cv.

A ideia é que consome ligeiramente menos, mas,...

Quanto à fiabilidade, tenho 3 bons exemplos do 1.9TDi 100 e 105 cv montados em VW's e Seat's, em relação ao 1.6, ando com um golf à 1 ano em viagens de fim de semana e até agora, 60.000kms e zero problemas.

Agora se o IUC do 1.9 são mais 100€ que o 1.6, acho que já é motivo para pender mais a balança para o 1.6, porque as revisões são muito aproximadas em termos de valores.

É só uma opinião de alguém que conduz 4 VAG's diferentes regularmente e ás vezes uma C5 Tourer, mais nada :D.
    Respostas a bold.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Não é "bem possível", é mesmo impossivel, pois já completei regenerações ao relenti
    Estamos aqui a discutir o sexo dos anjos. Eu não estou a falar só do sistema dos teus carros (se me recordo um 1.3 multijet e um 1.6 tdi), mas de todos. Se pesquisares o funcionamento dos FAPs, encontrarás o que te disse. E além do mais, uns mais que outros (depende dos sistemas de cada um), virtualmente todos estão sujeitos a abortar o ciclo, se as condições assim o ditarem. E quando refiro condições, refiro-me a algo que suplanta o teu e o meu conhecimento. Estou a falar dos parâmetros standardizados que cada marca implenta nos seus FAPs. Parâmetros estes que controlam todo o seu funcionamento, desde quando se inicia, a quando tem que abortar, ou quando finaliza o ciclo.

No diário de bordo que participo activamente (astra 1.7 cdti), já se tem falado muito nisto, e já houve quem relatasse situações em que o ciclo interrompeu. Eu, que tenha dado conta, nunca me apercebi, mesmo ao ralenti.....mas isso não quer dizer que não possa acontecer. É somente isto que te queria transmitir.

Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Para atualizar:

Demorou mais tempo que o previsto, mas o homem lá fechou negócio!

Mais um Seat Leon a fazer número nas nossas estradas e menos um num stand!

O escolhido foi o 1.6 tdi, é de 2010, de cor preta e tem extras em larga escala, incluindo um que eu adorava ter: xenon (de origem, não do chinês).

Obrigado a todos pelas sugestões.

PS - dizer o preço aqui não interessa pois o homem não quer saber se foi ou não caro, se isto ou aquilo...
    LinoMarques gosta disto.

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

Mas "queremos" nós saber, até para termos uma ideia do que se pratica por aí.

Ah, e boa sorte com a máquina!

Banido Fahrenheit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Ele fez a compra que eu faria também, o 1.6 TDi.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •