se desses o tratamento ao toyota que este leva, partia![]()
Leon 1.6 TDI
Leon 1.9 TDI
se desses o tratamento ao toyota que este leva, partia![]()
Não voto porque estão a faltar alguns dados importantes, nomeadamente o tipo de utilização que lhe vai ser dada (cidade, AE) e se os extras que o 1.6 TDI tem a mais são valorizados ou não pela pessoa em questão.
O melhor conselho que posso dar, por ter um 1.6 e não ter visto a questão levantada, é que seja bem ponderada a utilização. Porque o 1.6 tem um DPF algo sensível à utilização citadina, o que pode trazer alguns dissabores em termos de consumo e, em última instância, uma(s) ida(s) à oficina para limpá-lo.
Se for carro para andar maioritariamente em AE, o 1.6 é uma boa aposta. Se não for, o melhor é jogar pelo seguro e trazer o 1.9...
Se o perfil do condutor não se alterar (a vida dá muitas voltas), será um carro para fazer essencialmente trajetos curtos, até porque ele é um condutor bastante sossegado (bem menos que eu na idade dele) e problemas no filtro de patrículas há em ambos...
Quanto aos extras, já falei nisso logo no início do tópico. Têm um valor relativo, mas mal nunca fazem!!!
Sei que este fds vai ver também o Golf que apresentei na página anterior (motor 2.0 tdi de 110 cv).
Já a sondagem continua sem que um modelo descole do outro: 6 votos para o 1.6 e 8 para o 1.9.
Pelo que percebi serão trajetos curtos e querem um Diesel? A não ser que faça muitos kms em nada compensa.
EGR começam a gripar, DPF idem e afins.
Vou aproveitar o teu post, para dizer que também não me lembro de EGR avariadas, e DPF muito menos.
Mas como a maioria dos carros por aqui fazem muita estrada, pode ser resposta. Mas esse mito das EGR então, é coisa que todos os casos que conheci eram carros já com uma idade e/ou kilometragem bastante avançada.
A EGR é ao menos, limpa-se ou anula e está bom. O problema é mesmo aqueles carros que apenas andam em cidade e em trajetos cursos, o filtro de particulas mais dia menos dia dá problemas.
Tenho um colega com um Golf 1.6 TDI que já foi algumas vezes á VW resolver problemas com o filtro de particulas.
Já agora o 1.9 TDI tem este mesmo filtro de particulas que o 1.6 TDI? Não pois não?
Qualquer carro diesel equipado com FAP/DPF, se fizer trajectos curtos,poderá sofrer de eventuais problemas com o mesmo!
Seja 1.6 Tdi,seja 1.9 Tdi (também têm DPF no caso dos 105 finais, só por acaso), seja qualquer marca. É praticamente garantido!
Não é algo exclusivo de uma marca em específico e tem sido o cancro moderno dos diesel de ultima geração.
E para ver se entendes, no contra-senso que por vezes entras (nessa tua demanda), os 1.6 Tdi até têm sido dos menos problemáticos nesse campo![]()
Duas achegas:
A motorização 1.9 "descolou" em termos de votos face ao 1.6! A votação está em 16 para 5!
Quanto ao negócio acabou por não se concretizar este fds por não ter havido "encontro de valores" entre comprador e vendedor! Fico a aguardar por próximos desenvolvimentos, nomeadamente que um deles ceda...
A informação que tenho recolhido refere que ao ralenti não se conseguem or parâmetros ideais para a regeneração e como tal, ou esta é abortada a meio do ciclo ou não se torna efectiva. Se isto se traduz na prática, não sei. Quando me apercebo da regeneração, coloco o carro em andamento.
A última frase, estou perfeitamente de acordo, e "bate certo" com o que sei.
O ideal, é sempre teres a regeneração em andamento, mas pensa assim:
Estas a regenerar am andamanto, mas apanhas um engarrafamento e/ou um sinal. Achas que a regeneração é interrompida?
Eu ja terminei regenerações parado ao relento e elas terminaram. Claro que não vais esperar ao relenti que o carro aqueça parado, para depois começar a regenerar claro![]()
Só para deitar mais um pau na fogueira! Ando regularmente com um Golf 1.6TDi e sinceramente acho-o uma nódoa em termos de caixa, binário e potência anunciada.
O Meu termo de comparação é um Golf 1.9TDi de 105cv, um Leon TDi 1.9 TDi de 105cv e um Ibiza TDi de 100cv.
O 1.6Tdi montado no golf, não aguenta sequer uma primeira ao relanti, vai abaixo, em cidade é um pesadelo, cheguei a pensar que andava a conduzir um carro a gasolina, acho que este comportamento é péssimo. Até uma C5 Tourer que tenho conduzido ultimamente, com o 1.6HDi se desenrasca melhor que este 1.6Tdi (mega-lol)
Quanto a consumos, esqueçam, o 1.6Tdi quanto muito, consome ligeiramente mais que o 1.9TDi de 105cv.
Quanto à fiabilidade, tenho 3 bons exemplos do 1.9TDi 100 e 105 cv montados em VW's e Seat's, em relação ao 1.6, ando com um golf à 1 ano em viagens de fim de semana e até agora, 60.000kms e zero problemas.
Agora se o IUC do 1.9 são mais 100€ que o 1.6, acho que já é motivo para pender mais a balança para o 1.6, porque as revisões são muito aproximadas em termos de valores.
É só uma opinião de alguém que conduz 4 VAG's diferentes regularmente e ás vezes uma C5 Tourer, mais nada :D.
A última frase percebi que estavas no gozo, pelo que só te faço isto
Quanto ao negrito, o que me refiro é estares a chegar a casa e a regeneração iniciar pouco tempo antes de desligares o carro. E aí há o problema de "ires passear o cão", porque se não o fizeres, é bem possivel que aborte. Não falo de estar 1 minuto parado num semáforo e depois arrancar de novo, que aqui é óbvio que a regeneração continua. A explicação que li, é que a temperatura necessária (não estou a falar da temperatura do motor) para o ciclo, que ao ralenti, é complicado que se consiga este valor.
Estamos aqui a discutir o sexo dos anjos. Eu não estou a falar só do sistema dos teus carros (se me recordo um 1.3 multijet e um 1.6 tdi), mas de todos. Se pesquisares o funcionamento dos FAPs, encontrarás o que te disse. E além do mais, uns mais que outros (depende dos sistemas de cada um), virtualmente todos estão sujeitos a abortar o ciclo, se as condições assim o ditarem. E quando refiro condições, refiro-me a algo que suplanta o teu e o meu conhecimento. Estou a falar dos parâmetros standardizados que cada marca implenta nos seus FAPs. Parâmetros estes que controlam todo o seu funcionamento, desde quando se inicia, a quando tem que abortar, ou quando finaliza o ciclo.
No diário de bordo que participo activamente (astra 1.7 cdti), já se tem falado muito nisto, e já houve quem relatasse situações em que o ciclo interrompeu. Eu, que tenha dado conta, nunca me apercebi, mesmo ao ralenti.....mas isso não quer dizer que não possa acontecer. É somente isto que te queria transmitir.
Para atualizar:
Demorou mais tempo que o previsto, mas o homem lá fechou negócio!
Mais um Seat Leon a fazer número nas nossas estradas e menos um num stand!
O escolhido foi o 1.6 tdi, é de 2010, de cor preta e tem extras em larga escala, incluindo um que eu adorava ter: xenon (de origem, não do chinês).
Obrigado a todos pelas sugestões.
PS - dizer o preço aqui não interessa pois o homem não quer saber se foi ou não caro, se isto ou aquilo...
Mas "queremos" nós saber, até para termos uma ideia do que se pratica por aí.
Ah, e boa sorte com a máquina!![]()
Ele fez a compra que eu faria também, o 1.6 TDi.![]()