Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tenho medo de gastar 1 tostão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tenho medo de gastar 1 tostão

    Não sei se eu sou um medroso ou se alguns são aventureiros

    Falo na compra de um carro ou mota, não interessa, nesta conjuntura de crise e de total incerteza quanto ao futuro

    Eu sou FP, analista programador, a minha mulher é professora, somos ambos efectivos, os ordenados têm vindo a descer mas ainda chegam graças a Deus para viver, não é como antes, mas dão

    Tenho 2 filhos, um de de 10 e outro de 14

    Tenho um carro apenas, um Astra H 1.3 Cosmo de 5 portas, este é o meu único veículo de transporte

    Precisava mesmo de comprar um carro ou mota, não interessa, como eu disse atrás, mas eu não consigo deixar de ter medo

    Tenho até dinheiro para dar a pronto por um carro barato novo, tipo o Suzuki Alto de 9000 euros e ainda me sobra na poupança para ter alguma segurança

    Mas tenho medo de gastar 1 tostão da poupança, serei demasiado medroso ?

    Eu e a minha mulher já tivemos um corte de 5% nos salários do tempo do Sócrates, agora mais os subsídios e mais a sobretaxa do IRS e os novos escalões

    Em 2014 com o corte de 4 mil milhões pode também tocar aos FP

    Daqui a 4/5 anos um dos meus filhos entra na faculdade com propinas para pagar de 1000 e tal euros, mais IMI, mais seguros do carro, etc...

    Se tiver mais 1 veículo é mais despesa, cada vez que faço contas fico mesmo desanimado, tenho medo de gastar 1 tostão pelo menos enquanto não se vir 1 luz ao fundo do túnel - mas ela foi apagada ou retirada, podiam pelo menos ter substituído por uma LED

    digam-me, sou eu que sou demasiado medroso ? não vos acontece o mesmo ?

    #2
    Compra um usado...

    Comentário


      #3
      Ou um bastante usado com pouca manutenção

      Comentário


        #4
        And The Winner is :



        Nao se paga inspeccoes, seguros e ainda tem a vantagem de nao ser preciso contratos com a Galp e BP

        Comentário


          #5
          Não és medroso. És cauteloso.

          Comentário


            #6
            Compreendo a tua situação e não, não acho que sejas medroso, serás talvez realista! O país está no estado em que está e as perspectivas são sombrias logo, se o teu carro actual dá para ir desenrascando mantém-te como estás, se uma viatura auxiliar é vital e até ajudará a poupar (tempo e dinheiro) justificando assim o investimento, força. Como já referiram podes sempre optar por um usado, sempre é menos dinheiro que se gasta.
            A titulo de curiosidade posso dizer-te que também eu tinha vontade, e capacidade, de adquirir outra viatura, sendo que no meu caso era mesmo para "brinquedo", mas, e vendo as coisas como estão, acho que vou congelar essa ideia durante 2 ou 3 aninhos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Request Ver Post
              ..................... de adquirir outra viatura, sendo que no meu caso era mesmo para "brinquedo", mas, e vendo as coisas como estão, acho que vou congelar essa ideia durante 2 ou 3 aninhos.
              Nao te esqueceste de meter um 0(zero) a frente do 2 e do 3?? A crise economica em PT e UE esta para durar e nao acredito que nos proximos 2 a 3 anos a situacao va melhorar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Request Ver Post
                A titulo de curiosidade posso dizer-te que também eu tinha vontade, e capacidade, de adquirir outra viatura, sendo que no meu caso era mesmo para "brinquedo", mas, e vendo as coisas como estão, acho que vou congelar essa ideia durante 2 ou 3 aninhos.
                pois, a questão é essa, uma pessoa até pode ter capacidade para comprar....mas as coisas estão tão negras que uma pessoa não sabe o que vai acontecer porque este pesadelo ainda não acabou

                falam em carros de segunda mão, eu até evito comprar umas botas para mim, compro é para os meus filhos...

                Comentário


                  #9
                  Porque é que precisas de outro carro ou mota?

                  Comentário


                    #10
                    Não estás a ser medrodo, ams sim cauteloso.

                    Também tive a oportunidade recente de comprar um cabrio de 4 lugares, quase com 20 anos, só mesmo para uns passeios ao fim de semana, mas retraí-me, apesar do impeto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                      And The Winner is :



                      Nao se paga inspeccoes, seguros e ainda tem a vantagem de nao ser preciso contratos com a Galp e BP
                      E os pneus são mais baratos, e a corrente não faz parte do N47

                      Comentário


                        #12
                        Medroso não, estás a ser inteligente...Eu de futuro, (independentemente da crise), dificilmente voltarei a comprar mais carros novos.

                        É um empate de capital muito grande, (independentemente dos rendimentos também) para algo que se desvaloriza enormemente e passados 8-10 anos é "sucata"

                        Carros de serviço, usados, carros de frota, particulares cuidadosos, existe um mundo de possibilidades e com diferenças de "investimento" que podem ser facilmente na ordem dos milhares (largos) de euros que podem ficar na minha posse, para investir e/ou gastar noutras necessidades
                        Editado pela última vez por REDLINER; 16 January 2013, 22:06.

                        Comentário


                          #13
                          Se já tens um carro, porque queres outro? pretendes vender esse?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Porque é que precisas de outro carro ou mota?
                            Porque quem anda com o carro é a minha mulher e depois ela tem às vezes reuniões até muito tarde, além de que anda numa terapeuta por causa da coluna

                            Os meus filhos têm actividades desportivas

                            o que faço agora é levar um, trazer outro, andar para trás e para a frente....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                              Nao te esqueceste de meter um 0(zero) a frente do 2 e do 3?? A crise economica em PT e UE esta para durar e nao acredito que nos proximos 2 a 3 anos a situacao va melhorar

                              Sim, a crise está para durar, mas se a minha situação profissional se mantiver no mesmo rumo que tem estado, daqui por esses 2 ou 3 aninhos deverá vir para cá outro rodinhas. Claro que isto é meramente indicativo, se me aparecesse um grande negócio entretanto talvez comprasse antes, da mesma maneira que daqui a esses 2/3 anos posso vir a decidir que mais vale estar quieto com o que tenho que já é bastante bom...

                              Comentário


                                #16
                                Se tens receio do futuro e precisas mesmo de um segundo carro, opta por algo racional usado. Por dois ou três mil euros consegues carros perfeitamente validos e manténs a tua poupança.

                                Eu andava com ideias de comprar uma segunda Mota nova apenas por paixão e seria algo com peso baixo no meu orçamento, apesar de ja ter dois carros e uma Mota em casa. Mas a conjuntura aconselha prudência e desisti da ideia porque era completamente de "luxo". Por isso avança se precisas, mas om cuidado. Este é um bom espaço para trocar umas ideias e ate encontrares um carriço porreiro e barato.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por 2/3k compras um saxo jeitoso, por exemplo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como eu te compreendo
                                    Acho que o ideal seria comprares um usado, segmento b que estivesse em bom estado e que fosse tipicamente um carro com pouca manutenção/problemas crónicos para que não puxe muitas despesas, algo tipo saxo por exemplo, ou puntos e etc
                                    Andam e são fiaveis e se tens 9000 também tens 1500/3000 euros para um destes

                                    Comentário


                                      #19
                                      Cada um tem que encontrar o seu ritmo, mas a vida tem que continuar a andar.

                                      E se comprares compra a pronto!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                        Porque quem anda com o carro é a minha mulher e depois ela tem às vezes reuniões até muito tarde, além de que anda numa terapeuta por causa da coluna

                                        Os meus filhos têm actividades desportivas

                                        o que faço agora é levar um, trazer outro, andar para trás e para a frente....
                                        Deixo umas sugestoes de carros bons e baratos:

                                        Renault Clio 1.2 16 v RN 55.000km, € 3.450, Sta Iria Da Azoia - Standvirtual
                                        Ford Fiesta 1.2 Ghia, € 3.450, Povoa De Santa Iria - Standvirtual
                                        Nissan Micra , € 3.000, Lisboa - Standvirtual
                                        Opel Corsa 1.2 Confort, € 3.250, Setubal - Standvirtual

                                        A maior parte paga menos de 100€ de seguro (o Corsa C ca de casa que é igual ao que postei tirando a cor, acho que esta a pagar 70€ por ano), pagam bagatelas de imposto (30-40€), revisoes tambem sao muito baratas, sao fiaveis e dao poucos problemas se derem algum, para pequenas distancias sao optimos, os pneus sao baratos, e ainda podes colocar a GPL para teres mesmo economia total.

                                        Sendo tao cauteloso, nao dava 9000€ por um Suzuki Alto quando consegues coisas um pouco melhor a metade do preço

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se não te sentes com vontade de gastar dinheiro, tens bom remédio . Aguarda por uma altura mais favorável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Podes comprar algo na casa dos 2 mil, 3 mil euros, segmento B como já disseram.

                                            Um carrinho com pouca manutenção, 206, clio, saxo, etc

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              Sendo tao cauteloso, nao dava 9000€ por um Suzuki Alto quando consegues coisas um pouco melhor a metade do preço
                                              pois eu sei, mas coisas em segunda mão também é preciso sorte porque o barato às vezes sai-te caro

                                              já estive a ver Smarts CDI de 2 lugares, eram excelentes para mim...mas...entre gastar 4000 numa scooter nova ou num carro de 100 mil km....

                                              o problema nem é tanto dinheiro porque tenho essa possibilidade, mas o medo de gastar, nem um casaco ou roupa eu compro para mim...é tudo até às últimas, compro sim para os meus filhos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há que fazer mexer a economia pessoal :P

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se desses 8k por um smart com 100k era de facto enterrar dinheiro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já li num estudo, que não me lembro agora, que o valor máximo que uma família pode (ou deve) investir num carro é de cerca de 10% da sua poupança...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                      pois eu sei, mas coisas em segunda mão também é preciso sorte porque o barato às vezes sai-te caro

                                                      já estive a ver Smarts CDI de 2 lugares, eram excelentes para mim...mas...entre gastar 4000 numa scooter nova ou num carro de 100 mil km....

                                                      o problema nem é tanto dinheiro porque tenho essa possibilidade, mas o medo de gastar, nem um casaco ou roupa eu compro para mim...é tudo até às últimas, compro sim para os meus filhos
                                                      um carro a gasolina atmosférico é bastante fiável e todas as reparações sao baratas.

                                                      No tu caso apostaria num segmento b a gasolina sem medo.

                                                      por 3k fazes a festa e na maioria dos casos ate podes ter trocar o motor que a despesa total fuça sempre abaixo dos 5k, ou seja, sempre mmuito aquém dos 9k falados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                        Já li num estudo, que não me lembro agora, que o o valor máximo que uma família pode investir num carro é de cerca de 10% da sua poupança...
                                                        Quer dizer que só pode comprar um utilitário novo por 15k quem tiver 150.000€ no banco.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Compra um carrito para as voltas. Por 3000€ já arranjas tanto carro bom no mercado...

                                                          Um smart? É giro mas, se tens dois filhos, não dá muito jeito...Além de que é caro para aquilo que oferece.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                            Já li num estudo, que não me lembro agora, que o valor máximo que uma família pode (ou deve) investir num carro é de cerca de 10% da sua poupança...
                                                            Esse estudo parece-me um tanto exagerado. Se pensarmos em valores de 30mil € de poupança só devemos "investir" 3 mil € num carro?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X