Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tentaram enganar-me na Santogal ? - DISCUSSÃO INSIDE - Novos dados @ post #70

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tentaram enganar-me na Santogal ? - DISCUSSÃO INSIDE - Novos dados @ post #70

    EDIT: Pelo que discuti aqui com alguns utilizadores, talvez eu não tenha sido enganado (pelo menos intencionalmente). Parece (é que estou a tentar discutir neste momento) que o ETKA é muito dubio e umas vezes indica o preço das unidades todas, noutras indica o preço por unidade e as unidades teoricamente necessárias.

    Venho aqui contar uma triste história que se passou comigo no concessionário Santogal do grupo VW em Lisboa ao pé do IST.

    Um dos carros do meu pai (o que eu conduzo ocasionalmente) é um Volkswagen Passat 1.9 TDI de 1998.

    Gosto muito do carro. Tem um design muito limpo e conservador, ou seja, não é muito quadrado como os carros dos anos 80, nem muito "rasgado" como os carros de 2000 para a frente. Em termos de desenho está perfeito para mim!

    Mas o carro têm um problema, têm jantes de aço com pneus 195/65 R15. Estas jantes dão um ar velho ao carro pelo que ando com ideias de as trocar. Umas jantes novas neste carro dão-lhe logo outro aspecto. Mas a ser feita esta troca, é para ser feita de uma "forma sustentável", ou seja, em vez de ir a correr trocar de jantes e de pneus, espero que estes precisem de ser trocados e vão logo 4 pneus + jantes. Isto porque eu queria passar a usar pneus 205/55 R16. Esta medida já está averbada no livrete, não é preciso estar a averbar nada. Além disso, com esta medida posso "subir" na gama para uns SportContact 2 por exemplo, pneus esses que não existem na medida que lá está.

    Tenho várias opções. Umas réplicas? Não porque aquilo ao subir um passeio empena-se tudo. Umas jantes Xuning? Nem pensar... Umas jantes de "marca conceituada" como a OZ por exemplo? Não, o carro não tem muitas aspirações desportivas, e este tipo de jantes (qualidade à parte) chama muito a atenção dos amigos do alheio.

    Por isso acho que a melhor aposta são numas jantes originais porque além de darem logo outro aspecto ao carro, são muito discretas. Gosto muito das MONTREAL:


    Desculpem lá o esta "introdução", é só para vos situar .

    Então na quinta-feira, andava eu a queimar um bocado de tempo, quando passo pelo concessionário e vejo um Golf VII TSI e fiquei com vontade de ir "chatear" para experimentar o carro. Mas como não tinha intenções de comprar, achei mais "sensato" ir à secção de peças perguntar o preço das jantes.

    Antes de entrar na secção de peças, reparei lá numa tabela de preços e assim por alto vi valores de 100 e muitos € para trocar discos (os da frente ou os de trás, dependia), e valores de 300 e muitos € para trocar os amortecedores (aqui acho que eram os de trás, os da frente eram mais caros). Achei estes valores muito altos. Na secção de peças perguntei o preço das jantes e deram-me o preço de 428,29€ + IVA. No fim respondem-me "-Isto é o preço de uma, como o carro têm quatro rodas, têm de multiplicar o valor por quatro".

    Eu apontei logo para o computador e disse que o ETKA indicava que a quantidade era 4. Argumentei que os discos se vendem aos pares e que se o funcionário fosse ver o preço dos discos, estava lá no ETKA a dizer que a quantidade era 2. O funcionário lá foi aos discos (frontais, que custavam cerca de 70€ + IVA) e não é que ele teve a lata de me dizer que "-Um disco custa 70€, dois custam 140€ + IVA".

    Parece-me que isto é prática comum em alguns concessionários VW situados perto de grandes centros urbanos, promoções de pagar 2 peças e levar 1...

    Aqui onde moro também existe um concessionário VW com essa mania. Podem-me responder que começa a ser coincidência a mais 2 concessionários VW funcionarem da mesma maneira e eu estou aqui a por em causa a imagem da Santogal, mas reparem bem, ele queria vender-me uma jante por 428,29€ + IVA, ou seja 526,80€!!!

    Para mim existem 2 tipos de jantes, as normais, e as jantes das gamas de acessórios. As jantes das gamas de acessórios são "especiais", não existem no ETKA normal, mas sim noutro programa que mostra os acessórios todos. Estas jantes sim são muito caras e vendidas à unidade.

    Então vamos ao site da SIVA ver preço de umas jantes para o novo Passat, por exemplo, umas VELOS:

    SIVA Loja Online - Volkswagen: Descrição do produto

    No site da SIVA, umas jantes destas custam 386,80€ cada uma. São carotas, mas também são jantes "especiais" da gama de acessórios. Não é estranho que umas jantes de 18" sejam mais baratas 140€ do que umas "normais" 2" mais pequenas?

    Existem certas peças que são canceladas e onde antes eram vendidas ao par, agora são vendidas à unidade. Por exemplo, os amortecedores da mala. Os amortecedores eram vendidos ao par, no campo quantidade aparecia o numero 2. Entretanto foram cancelados e o ETKA diz para usar outro amortecedor, mas desta vez no campo quantidade aparece o numero 1. É um pouco chato isto acontecer em algumas peças, mas a VW é uma empresa que funciona para gerar dinheiro, não são nenhuma CP que só são prejuizo, pelo que consigo compreender esta "jogada" para com veiculos que já não são produzidos. Mas adiante, pela lógica do funcionário, antigamente eram precisos 2 amortecedores, agora já só é preciso 1...

    O meu tio aqui à uns anos teve de trocar uma cabeça num PD130. Ele efectuou a reparação no concessionário VW da terra dele. A cabeça é apertada ao bloco com 10 parafusos, e esses parafusos não são "recicláveis". Sempre que se desapertam, só se volta a apertar com parafusos novos. Como não interessa vender 9 ou 11 por exemplo, o ETKA apresenta o preço para 10 parafusos. Esses parafusos custam para ai 50€ + IVA (os 10!), ou seja, quem vir esta peça no ETKA, ele indica esses tais 50€ + IVA. Seguindo a lógica do funcionário, um parafuso custa 50€, 10 custam 500€ + IVA. Mas ao meu tio não foi cobrado 50€ por parafuso. Descontos e IVA à parte, dividiram os 50€ por 10 e na factura foi apresentado 10 parafusos com o preço unitário de 5€ cada!

    Quem me conhece, sabe que eu sou apologista de utilizar peças originais. Para mim existem 3 tipos de peças, as da concorrência, as originais (aquelas com o carimbo da marca) e aquelas a que eu chamo de "performance parts". Estas ultimas estão num patamar à parte, mas na minha opinião, as peças originais têm uma qualidade superior às da concorrência, fazendo com que em média a sua durabilidade seja superior.

    Por exemplo, uma embraiagem Sachs. Imaginemos que para a Sachs uma embraiagem boa é uma cujas tolerâncias não excedam os 0,5mm (valores mandados ao calhas). Tudo o que tiver tolerâncias superiores a 0,5mm vai para o lixo/reciclagem, o que tenha menos está bom para vender. A VW (e quem diz a VW diz outra marca qualquer), como empresa têm um impacto muito mais forte sobre os fornecedores do que os particulares. Quem tem telemóvel da empresa facilmente comprova isto com os preços dos tarifários acordados com a empresa versus os preços dos tarifários particulares. Então a VW (ou outra marca qualquer) podem ser mais exigentes e dizer "-Para nós uma embraiagem só é boa se tiver tolerâncias que não excedam 0,25mm (mais uma vez valor mandado ao ar)". Então tudo o que tiver tolerâncias maiores que 0,5mm continua a ir para o lixo/reciclagem, o que tiver tolerâncias entre 0,5 e 0,25mm é vendido pela Sachs e vão parar às casas de peças e companhia, e tudo o que tiver tolerâncias inferiores a 0,25mm leva o carimbo da VW e das outras marcas e vão para os seus stocks indo ter depois aos concessionários.

    Um maior controlo de qualidade torna a peça ligeiramente mais cara, mas no fim tem uma qualidade e durabilidade superior.

    Existem mais industrias onde se faz isso. Nos pneus, temos uma fábrica da Continental/Mabor em Portugal. Aqui, a borracha com a melhor qualidade vai para a linha da Continental. O que não obedece aos padrões da Continental, vai para a linha da Mabor. Já na electrónica, a Intel faz a mesma coisa. Das melhores wafers saem os processadores Xeon (linha de servidores), das outras "menos boas" saem os processadores domésticos Core ix.

    Até já encontrei na net, opiniões concordantes com a minha, por exemplo:
    Obviamente, pois se a vw ia ter uma fabrica para tudo estavam bem lixados.hehehehe
    Há peças que não há muita diferença entre oem e oe, no entanto, há peças que apesar do fabricante ser o mesmo, mesma referencia, o produto não é igual, não tem a mesma qualidade, no filtro o que poderia fazer a diferença seria o tipo de papel, mais propriamente os microns de filtragem, quanto mais microns, mais caro é o papel, no entanto, a mahle, mann, e outras têm bons produtos de concorrência, quem quiser pode comprar descansado que não vão estragar nada pois é material de muito boa qualidade, agora se estivermos a falar de um kit de distribuição, ai a diferença é bastante notória na correia, nos tensores nem tanto, mas na correia a diferença é significativa, pastilhas, amortecedores, casquilhos, tubos de água, em alguns casos vidros do carro, juntas(enorme diferença de qualidade!)
    Por exemplo:
    Oe Vs oem made in france vs oem made in belgium




    Os filtros forem testados(laboratorio, a tal treta dos microns), os papeis não eram iguais mesmo no supostamente igual, o original usava um papel mas caro.

    Mahle Vs mahle oem


    Há carradas de testes sobre isso eu inclusive devido ao meu trabalho já verifiquei isso varias vezes, as diferenças variam muito de construtor para construtor e carro para carro, quem puder, o melhor é meter origem, não falha nunca
    São diferenças que nem sempre se vêm á vista mas que existem e fazem ter preços diferentes, mas sim, a marca carrega nos calos, mas o que é bom paga-se.

    Quem quiser ver testes(a filtros e não só), tem carradas de testes em laboratório neste site:
    http://www.bobistheoilguy.com/forums/ub ... er=2375885
    Fonte

    Se formos a ver a coisa em condições, o preço não me parece a mim muito mau. 428,29€ + IVA dá 526,80€ pelas 4 jantes, 131,70€ por jante... Não me parece mau preço. Já os discos a 70€ + IVA ficam por 86,10€. No Mister Auto os discos andam à volta de 70€ já com IVA. Se pedirem com descrição, na VW facilmente conseguem 10% de desconto nas peças (mais depende do tipo de peça), ficando as jantes por 474,12€, 118,53€ por jante e os discos passam a custar 77,49€. Ao Mister Auto é preciso somar os portes, 5-7€ de diferença, penso que mais vale apostar no original. Não só pela "teórica" qualidade superior, mas sim pelo facto de ser plug & play. Pelo menos no grupo VAG, existem muitas peças que variam com o numero de chassis e/ou ano de construção... Se forem ver o site do Mister Auto, existem discos com vários tamanhos. 282, 280, 288... Qual escolher? Mais uma vez, por 5-7€ de diferença acho que compensa o original. Se forem ver filtros de ar ou combustivel por exemplo, também existem diferenças de alguns mm entre algumas marcas...

    Criei este tópico a alertar para as práticas de alguns concessionários, para ninguém cair na armadilha deles. Não queria ver respostas do género "-Por isso é que só compro peças aqui numa casa de peças da zona", porque assim como existem os concessionários terriveis, também existem uns muito bons. E infelizmente este tipo de práticas alrgam-se a mais partes do sector automóvel, desde "Maneis GT" em nós pagamos novo e ele vai à sucata ou não muda nada, aos usados todos martelados e aos "com garantia é mais x", etc etc...

    Desculpem lá o testamento, obrigado a quem consegiu ler tudo até ao fim eheheh.
    Editado pela última vez por TheWolfMan; 04 February 2013, 23:31.

    #2
    Um grande post, em todos os sentidos!

    Obrigado pela informação de enorme utilidade!

    Comentário


      #3
      Já tive más experiências com peças não originais. A partir daí a maioria das peças só originais, com excepções como por exemplo amortecedores ou pastilhas de travão.

      528€ por uma JLL tão vulgar é quase roubo à mão armada.

      Comentário


        #4
        bem,em primeiro lugar eles não te enganaram,o ETKA é que dá o preço da unidade mas faz a referencia ao nº de unidades teoricamente necessarias,confunde um pouco mas realmente é assim que funciona.
        tenho o Etka no computador e muitas vezes também acabo por fazer alguma confusão nos preços visto que aparece o preço da unidade mas em quantidade aparecem mais,eles como já sabem dessa situação no ETKA dai a resposta que te deram.
        em segundo lugar o preço das jantes está correto,embora sejam bastante caras(um exagero) mas se as quiseres comprar novas na VW é mesmo esse o valor que terás que pagar.
        quanto aos discos na marca o valor que referes é mesmo de 1 disco,2 são o dobro enquanto na mister auto o valor é do par. ou seja ficam a metade do preço.
        além disso os Passat vieram equipados com varios diametros de discos e tens que saber qual os discos corretos para o teu em concreto e é por isso que na mister auto metem normalmente os codigos OEM.
        em conclusão,o concessionario não te está a enganar,são mesmo os preços da vw. agora depende de ti pagar o original ou não

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
          Aqui onde moro também existe um concessionário VW com essa mania. Podem-me responder que começa a ser coincidência a mais 2 concessionários VW funcionarem da mesma maneira e eu estou aqui a por em causa a imagem da Santogal, mas reparem bem, ele queria vender-me uma jante por 428,29€ + IVA, ou seja 526,80€!!!

          Para mim existem 2 tipos de jantes, as normais, e as jantes das gamas de acessórios. As jantes das gamas de acessórios são "especiais", não existem no ETKA normal, mas sim noutro programa que mostra os acessórios todos. Estas jantes sim são muito caras e vendidas à unidade.

          Então vamos ao site da SIVA ver preço de umas jantes para o novo Passat, por exemplo, umas VELOS:

          SIVA Loja Online - Volkswagen: Descrição do produto

          No site da SIVA, umas jantes destas custam 386,80€ cada uma. São carotas, mas também são jantes "especiais" da gama de acessórios. Não é estranho que umas jantes de 18" sejam mais baratas 140€ do que umas "normais" 2" mais pequenas?
          Tens de dizer aqui ao pessoal porque é que passas de jantes para outro tipo de peças, como forma de demonstrares o descontentamento pelo preço de uma unidade.

          Sim, as jantes originais e vendidas pelas marcas são caríssimas ! Queres mais barato ? Sucata ! Aí pagas uns 30 a 40 € por cada uma usada. Satisfeito ?

          Quando mencionas as jantes de 18 custarem 300 e tal euros, esqueces-te de que esse valor é apenas um adicional, um suplemento que pagas para dispor de um equipamento superior face ao de série, cujo o preço já está englobado no preço final da viatura. Ou seja, estás a pagar sensivelmente pouco menos de 100 € por cada jante.

          Porque na realidade, se fores perguntar o preço de cada jante de 18 polegadas, o preço unitário de cada uma é porventura superior aos tais 300 e tais euros.

          O facto de o teu carro já ter sido descontinuado e se fabricarem menos peças para o mesmo (jantes não é bem a mesma coisa que um filtro de ar...) pode encarecer o preço da peça, dado que o custo de fabrico pode ser mais elevado por se fabricarem menos. É que a VW (como qualquer outra marca) não tem resmas de espaço em utilização para armazém de peças para quando alguém aparecer e decidir comprar aquela peça. É um custo enorme que as marcas não querem ter e era incomportável.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Um grande post, em todos os sentidos!

            Obrigado pela informação de enorme utilidade!


            Concordo! Muita informação e bem estruturada!

            Comentário


              #7
              Por isso é que não compro VAGS. É tudo pago a peso de ouro.

              Comentário


                #8
                Procura no custojusto ou olx.

                há lá muita malta a vender jantes.

                Comentário


                  #9
                  grande post... um gajo quando vai à marca é para se sentir o cliente mais importante do mundo, pena que pelo menos em Portugal isso não acontece tantas vezes como deveria...
                  Tenho conhecimentos de pessoas que compraram carros novos na VW à muito pouco tempo, e só me sabem dizer mal, mas espero sinceramente que seja um ou dois casos num milhão porque é uma marca que tenho uma enorme admiração... Nesses casos, apos a compra da viatura ligaram da sede da VW em Portugal para as pessoas a perguntarem se estavam satisfeitos com a viatura que tinham adquirido, um amigo meu disse qql coisa assim ao telefone "Recomendo VW a todos os meus amigos, VW é para mim a melhor marca do mundo, contudo nunca mais compro VW num concessionário em Portugal, e passem bem que com a minha cara nao gozam mais!" e desligou.. Este aqui comprou o Golf VI, na VW onde comprou, garantiram lhe que nao sabiam a data que ia sair o Golf VII nem sabiam sequer se iria sair um Golf VII, duas semanas depois ja estava a venda no concessionario em questao.
                  Editado pela última vez por EDGAARLIVE; 19 January 2013, 23:36.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                    bem,em primeiro lugar eles não te enganaram,o ETKA é que dá o preço da unidade mas faz a referencia ao nº de unidades teoricamente necessarias,confunde um pouco mas realmente é assim que funciona.
                    tenho o Etka no computador e muitas vezes também acabo por fazer alguma confusão nos preços visto que aparece o preço da unidade mas em quantidade aparecem mais,eles como já sabem dessa situação no ETKA dai a resposta que te deram.
                    em segundo lugar o preço das jantes está correto,embora sejam bastante caras(um exagero) mas se as quiseres comprar novas na VW é mesmo esse o valor que terás que pagar.
                    quanto aos discos na marca o valor que referes é mesmo de 1 disco,2 são o dobro enquanto na mister auto o valor é do par. ou seja ficam a metade do preço.
                    além disso os Passat vieram equipados com varios diametros de discos e tens que saber qual os discos corretos para o teu em concreto e é por isso que na mister auto metem normalmente os codigos OEM.
                    em conclusão,o concessionario não te está a enganar,são mesmo os preços da vw. agora depende de ti pagar o original ou não
                    Se tens o ETKA, vai lá ver os amortecedores da mala. Os "primeiros" custavam cerca de 40€ o par (diz lá na quantidade 2), entretanto a peça foi cancelada e 1 custa agora também cerca de 40€ (a peça sugerida pelo ETKA diz na quantidade 1).

                    Isto vai de encontro ao que o DeCeIi está a dizer sobre peças antigas acabarem por ficar mais caras.

                    Mas se essa situação que relatas está certa (e quero dizer que estou aberto à discussão, caso se prove que foi erro meu, vou apagar o primeiro post), porque é que ao meu tio não lhe foi cobrado 50€ por um parafuso da cabeça? O ETKA indica que cada um custa 50€, e recomenda a quantidade de 10, logo o meu tio devia pagar 500€ + IVA em parafusos não?

                    De qualquer maneira, qual é o interesse de vender discos e/ou amortecedores à unidade? Que eu saiba são peças que para manter o desgaste uniforme, trocam-se aos pares. Quanto muito deveria existir uma referência para o disco esquerdo e para o disco direito não?

                    EDIT: É que com filtros e tal não se nota assim muita diferença no OEM vs concorrência, mas com este "esquema", em discos amortecedores e molas, está-se a pagar na marca praticamente o dobro da concorrência. Estranho não?

                    Comentário


                      #11
                      Em qualquer lado que vás comprar jantes são de vendidas á unidade, não o conjunto.
                      Sim na marca são caras como quase tudo, mas também se queres umas jantes OEM e raras é o preço a pagar.
                      Se não queres pagar esse preço, há sucatas como já disseram, e há muitas lojas que vendem jantes, até mesmo em outros países, o google costuma ajudar nisso..

                      Comentário


                        #12
                        O OP não quer usado, quer novo

                        Penso ser um tópico bastante interessante, com muita matéria para se debater!

                        Comentário


                          #13
                          Vejo aqui muita gente que ficaria fascinada com o preço de jantes originais nas marcas.
                          Vamos fazer uma coisa simples, quanto custa uma jante BBS? OZ? Marcas deste genero?
                          Quem faz as jantes das marcas?! Ora deixa adivinhar... BBS? OZ? Marcas do genero!?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                            Se tens o ETKA, vai lá ver os amortecedores da mala. Os "primeiros" custavam cerca de 40€ o par (diz lá na quantidade 2), entretanto a peça foi cancelada e 1 custa agora também cerca de 40€ (a peça sugerida pelo ETKA diz na quantidade 1).

                            Isto vai de encontro ao que o DeCeIi está a dizer sobre peças antigas acabarem por ficar mais caras.

                            Mas se essa situação que relatas está certa (e quero dizer que estou aberto à discussão, caso se prove que foi erro meu, vou apagar o primeiro post), porque é que ao meu tio não lhe foi cobrado 50€ por um parafuso da cabeça? O ETKA indica que cada um custa 50€, e recomenda a quantidade de 10, logo o meu tio devia pagar 500€ + IVA em parafusos não?

                            De qualquer maneira, qual é o interesse de vender discos e/ou amortecedores à unidade? Que eu saiba são peças que para manter o desgaste uniforme, trocam-se aos pares. Quanto muito deveria existir uma referência para o disco esquerdo e para o disco direito não?

                            EDIT: É que com filtros e tal não se nota assim muita diferença no OEM vs concorrência, mas com este "esquema", em discos amortecedores e molas, está-se a pagar na marca praticamente o dobro da concorrência. Estranho não?

                            Entao podes apagar o primeiro post, porque o que te disseram no Stand é mesmo assim, isso é o preço unitário.

                            Quanto ao que está a bold, sempre foi assim, no origem custa quase o dobro do que custa ca fora, e na grande maioria das vezes até é exactamente a mesma peça do mesmo fabricante e muitas vezes as da concorrencia até trazem as gravações como se fosse para a origem.

                            As marcas nao produzem peças, compram em enormes quantidades e revendem com lucro é assim que funciona.

                            Edit: Procura no OLX e sites similares que encontras as jantes que queres por pouco mais de 200 euros as 4, e muitas vezes ainda com pneus.....

                            Comentário


                              #15
                              Só para comparação, há uns tempos pensou-se em trocar as jantes do Fiesta cá de casa, de 16" para 15 (devido ao preço dos pneus em 16" ser praticamente o dobro).

                              Na altura (1 ano ou 2) cada jante era perto de 150€ + Iva.

                              Edit: A jante de 15 em questão

                              Editado pela última vez por Unreal; 20 January 2013, 00:07.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                Em qualquer lado que vás comprar jantes são de vendidas á unidade, não o conjunto.
                                Sim na marca são caras como quase tudo, mas também se queres umas jantes OEM e raras é o preço a pagar.
                                Se não queres pagar esse preço, há sucatas como já disseram, e há muitas lojas que vendem jantes, até mesmo em outros países, o google costuma ajudar nisso..
                                Não olhem só para as jantes. O ETKA indica um preço, e uma quantidade. A lógica diz-me que o preço é o preço daquela quantidade.

                                Vejam o exemplo do meu tio que pagou 50€ pelos parafusos da cabeça ao invés de 500€...

                                E depois como o DeCeIi disse, existem peças que ficam mais caras porque deixam de ser economicamente viáveis.

                                Foi o que aconteceu com os amortecedores da mala. Deixaram de ser vendidos ao par, para passarem a ser vendidos à unidade pelo preço do par. É a vida de um carro velho... Mas o próprio programa dá a entender isso, em que antes a peça era vendia ao par e agora à unidade. Vá-se lá saber porquê nas jantes diz que a quantidade é 4.

                                Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                                O OP não quer usado, quer novo

                                Penso ser um tópico bastante interessante, com muita matéria para se debater!
                                Por esse preço muito dificilmente, mais depressa ia buscar umas a uma sucata e mandava para Braga para arranjar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Passas numa casa conhecida além para os lados do Beato e por 528€ trazes 4 jantes boas, bem mais bonitas, e ainda te sobra algum.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                    Não olhem só para as jantes. O ETKA indica um preço, e uma quantidade. A lógica diz-me que o preço é o preço daquela quantidade.

                                    Vejam o exemplo do meu tio que pagou 50€ pelos parafusos da cabeça ao invés de 500€...

                                    E depois como o DeCeIi disse, existem peças que ficam mais caras porque deixam de ser economicamente viáveis.

                                    Foi o que aconteceu com os amortecedores da mala. Deixaram de ser vendidos ao par, para passarem a ser vendidos à unidade pelo preço do par. É a vida de um carro velho... Mas o próprio programa dá a entender isso, em que antes a peça era vendia ao par e agora à unidade. Vá-se lá saber porquê nas jantes diz que a quantidade é 4.

                                    Por esse preço muito dificilmente, mais depressa ia buscar umas a uma sucata e mandava para Braga para arranjar.
                                    So ves para onde queres ver, os parafusos da cabeça veem em Kit, ao mexer obrigatoriamente tem de se trocar todos por causa da tensao dos apertos, nada tem a ver com jantes ou amortecedores mala, que são peças que podem e sao vendidas a unidade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                      Se tens o ETKA, vai lá ver os amortecedores da mala. Os "primeiros" custavam cerca de 40€ o par (diz lá na quantidade 2), entretanto a peça foi cancelada e 1 custa agora também cerca de 40€ (a peça sugerida pelo ETKA diz na quantidade 1).

                                      Isto vai de encontro ao que o DeCeIi está a dizer sobre peças antigas acabarem por ficar mais caras.

                                      Mas se essa situação que relatas está certa (e quero dizer que estou aberto à discussão, caso se prove que foi erro meu, vou apagar o primeiro post), porque é que ao meu tio não lhe foi cobrado 50€ por um parafuso da cabeça? O ETKA indica que cada um custa 50€, e recomenda a quantidade de 10, logo o meu tio devia pagar 500€ + IVA em parafusos não?

                                      De qualquer maneira, qual é o interesse de vender discos e/ou amortecedores à unidade? Que eu saiba são peças que para manter o desgaste uniforme, trocam-se aos pares. Quanto muito deveria existir uma referência para o disco esquerdo e para o disco direito não?

                                      EDIT: É que com filtros e tal não se nota assim muita diferença no OEM vs concorrência, mas com este "esquema", em discos amortecedores e molas, está-se a pagar na marca praticamente o dobro da concorrência. Estranho não?
                                      como te disse anteriormente o ETKA dá o valor da unidade mas em alguns casos dá também a quantidade téoricamente necessaria,isto induz em erro e não deveria ser assim mas de facto é e deveria ser corrigido no programa pois além de ser uma alteração simples acabava com a confusão que muitas vezes acabamos por ter em relação aos preços.
                                      nesse caso dos amortecedores da mala dava os tais 40€ e 2 como quantidade teoricamente necessaria,como a peça foi descontinuada corrigiram e já meteram na quantidade 1 unidade.
                                      quanto aos parafusos,o ETKA refere-se ao jogo de parafusos como 1 unidade ou seja,por vezes temos que interpretar o sistema porque em alguns casos refere-se á unidade,outros a jogos,outros a unidades que normalmente se vendem em pares mas aparece o valor unitario etc..
                                      mesmo o pessoal que trabalha na marca faz confusão,não deveria ser assim e estes erros do programa deveriam ser corrigidos pois induzem em erro, a verdadeira culpada disto é a VW que deveria já ter corrigido esses erros há muito.
                                      quanto ao material OEM é realmente muito caro,eu compro por vezes no mister auto com preços bastante em conta e não noto grandes diferenças ao nivel da qualidade,o que não quer dizer que não existam mas material de marcas reconhecidas em principio têm que ter o minimo de qualidade.
                                      por ultimo o teu post, é perfeitamente natural achares que estás a ser roubado visto veres um preço e a respectiva quantidade e depois darem outro,se eu não soubesse como é que o ETKA funciona(ou seja mal) também teria as mesmas duvidas e sentia o mesmo além disso não acho que o devas apagar pois têm dados interessantes relativamente as peças de substituição e além disso serve para quem têm duvidas no funcionamento do ETKA entender um pouco melhor os erros do programa.
                                      mas como bem disseste há roubos e bem grandes na santogal,alías no oleo já me cobraram algumas vezes na RTM Cacem mais 1 litro do que o carro leva,ou seja mais 30€ na fatura com oleo que nunca lá foi posto,mas nada que uma reclamação na hora não resolvesse,infelizmente os que desconhecem a quantidade de oleo que leva o motor são comidos e nem sequer desconfiam

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse teu ultimo post deixou-me um pouco pensativo...

                                        Já estou a duvidar do que disse no primeiro post... Mas acho estranho tu só quereres comprar por exemplo um disco... Se assim fosse, não deveria existir uma referência para o disco esquerdo e outra para o disco direito?

                                        Aquilo resume-se a uma base de dados gigante, o sistema limita-se a ir buscar dados a um ficheiro "excell" e apresenta-te os dados de forma "bonita". Como é que é possivel ele para umas coisas interpretar de uma maneira e outras de outra? Se eu apresenta-se um projecto desses quando fiz programação, estava logo chumbado no projecto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                          Esse teu ultimo post deixou-me um pouco pensativo...

                                          Já estou a duvidar do que disse no primeiro post... Mas acho estranho tu só quereres comprar por exemplo um disco... Se assim fosse, não deveria existir uma referência para o disco esquerdo e outra para o disco direito?

                                          Aquilo resume-se a uma base de dados gigante, o sistema limita-se a ir buscar dados a um ficheiro "excell" e apresenta-te os dados de forma "bonita". Como é que é possivel ele para umas coisas interpretar de uma maneira e outras de outra? Se eu apresenta-se um projecto desses quando fiz programação, estava logo chumbado no projecto.
                                          claro que ninguém vai comprar só um disco,nem sei se eles vendem só um disco. aquilo é mesmo um erro do programa.
                                          em termos de programas das marcas por ex o EPER da Fiat é de longe bem melhor que o ETKA,é mais intuitivo e não têm erros desse genero.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                            claro que ninguém vai comprar só um disco,nem sei se eles vendem só um disco. aquilo é mesmo um erro do programa.
                                            em termos de programas das marcas por ex o EPER da Fiat é de longe bem melhor que o ETKA,é mais intuitivo e não têm erros desse genero.
                                            Já não sei... Eu acho que se alguém quisesse só um disco, criavam uma referência para o disco esquerdo e outra para o disco direito.

                                            Com isto concluo que devido aos erros do ETKA, não sei que tem razão. Como o programa leva a dualidades, talvez nalguns casos o funcionário tenha razão, noutras tenha eu, não?

                                            DeCeIi, em relação ao teu comentário, mais uma vez tens razão quando dizes que as peças de carros mais antigos podem tornar-se mais caras porque são feitas em menor quantidade, mas as jantes da linha de acessórios também são feitas em menos quantidade que as jantes de "série", talvez isto equilibre as coisas...

                                            É que pelo que tive a ver, se cada jante custar de facto 130€, estão mesmo no meio das jantes ranhosas com as de marca como OZ, BBS, etc

                                            Mas até lá os Pilot Primacy que eu tenho ainda têm muito rasto, talvez lancem entretanto uma nova versão do ETKA que acabe finalmente com estas dualidades.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post

                                              É que pelo que tive a ver, se cada jante custar de facto 130€, estão mesmo no meio das jantes ranhosas com as de marca como OZ, BBS, etc
                                              Oi? Jantes ranhosas? Edições especiais de VW e BMW vieram com BBS de origem... Já para não falar que estas e outras marcas produzem jantes para competição.. enfim...

                                              Já agora achei o post original de bastante mau gosto, no mínimo abrias um e tiravas as dúvidas em vez de disparares em todas as direcções a acusar os stands sem teres razão nenhuma.

                                              Já agora podes ir ao site da bmw e ver que a jante mais barata que têm à venda são 262€+IVA 15 polegadas e só equipa modelos até 2001... e por outro lado uma jante 310 M para um série 6 custa 1145€+IVA.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                Não olhem só para as jantes. O ETKA indica um preço, e uma quantidade. A lógica diz-me que o preço é o preço daquela quantidade.

                                                Vejam o exemplo do meu tio que pagou 50€ pelos parafusos da cabeça ao invés de 500€...

                                                E depois como o DeCeIi disse, existem peças que ficam mais caras porque deixam de ser economicamente viáveis.

                                                Foi o que aconteceu com os amortecedores da mala. Deixaram de ser vendidos ao par, para passarem a ser vendidos à unidade pelo preço do par. É a vida de um carro velho... Mas o próprio programa dá a entender isso, em que antes a peça era vendia ao par e agora à unidade. Vá-se lá saber porquê nas jantes diz que a quantidade é 4.

                                                Por esse preço muito dificilmente, mais depressa ia buscar umas a uma sucata e mandava para Braga para arranjar.
                                                Finalmente vais seguir a minha sugestão

                                                Acredita que sai bem mais em conta e ficas com umas jantes "novas" praticamente

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                  Por isso é que não compro VAGS. É tudo pago a peso de ouro.
                                                  Quando tinha o Audi fui ao concessionário VAG de Évora perguntar preços para um apoio de braço, extra esse que me faz toda a falta e o meu carro não trazia de origem. Na marca ficava em 270 euros + iva! E nem incluía a montagem. Um roubo!

                                                  E já vi cobrarem 60 e tal euros por 2 escovas da frente num clio III. Acho que todas elas se esticam nos preços, mas umas mais que outras.

                                                  Eu com esse preço ficava era com as jantes de ferro, ao menos não tinha preocupações com riscos em passeios.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    De qualquer forma existe aqui um factor muito pertinente e que tem toda a relevancia.

                                                    O ETKA é um software interno do grupo VAG que nem sequer devia estar disponivel ao publico, (Contra mim falo que tambem o tenho e como tambem tenho um carro do grupo Vag muito jeito me tem dado), a verdade é que no limite eles são livres de pedir o que bem entenderem por aquilo que vendem, nao faz sentido entrar num stand a disparar a torto e a direito porque é caro, como tambem nao nos intressa nem é da nossa competencia/responsabilidade questionar se o software deles é bom ou mau.

                                                    O valor é valido para o mercado portugues ponto final, até podem pedir 10.000€ por cada jante, podem pedir o que bem entenderem, se há ou nao quem compre isso é outra historia não relevante para o caso

                                                    Considero o topico da forma como foi feito, completamente desprovido de nexo, na medida em que estás sem duvida no direito de achar caro, não estás e no direito de dizer que tentaram enganar quando isso nao é de todo verdade, perguntas-te o preço nao te intressa não compras, mais simples é impossivel

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post


                                                      É que pelo que tive a ver, se cada jante custar de facto 130€, estão mesmo no meio das jantes ranhosas com as de marca como OZ, BBS, etc
                                                      Sabes que o Golf III usava BBS certo? Sabes que o Golf IV GTI usava BBS certo? Sabes que varios BMW usavam BBS certo? Sabes que os Subaru Impreza Prodrive vinham com OZ certo?

                                                      Ha varias marcas de jantes com qualidade duvidosa, mas nao é de todo o caso da OZ, BBS e Rays, marcas com enorme reputaçao e que equipam carros de competiçao inclusive.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        Sabes que o Golf III usava BBS certo? Sabes que o Golf IV GTI usava BBS certo? Sabes que varios BMW usavam BBS certo? Sabes que os Subaru Impreza Prodrive vinham com OZ certo?

                                                        Ha varias marcas de jantes com qualidade duvidosa, mas nao é de todo o caso da OZ, BBS e Rays, marcas com enorme reputaçao e que equipam carros de competiçao inclusive.
                                                        Tens também as Enkei dos Evolution mais antigos, e agora nos Evo X MR já são BBS também, a Citroen nos modelos C2 Cup usou OZ se não me engano as Superturismo, entre mais algumas marcas que andam por aí.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                          Esse teu ultimo post deixou-me um pouco pensativo...

                                                          Já estou a duvidar do que disse no primeiro post... Mas acho estranho tu só quereres comprar por exemplo um disco... Se assim fosse, não deveria existir uma referência para o disco esquerdo e outra para o disco direito?

                                                          Aquilo resume-se a uma base de dados gigante, o sistema limita-se a ir buscar dados a um ficheiro "excell" e apresenta-te os dados de forma "bonita". Como é que é possivel ele para umas coisas interpretar de uma maneira e outras de outra? Se eu apresenta-se um projecto desses quando fiz programação, estava logo chumbado no projecto.

                                                          E nao achas estranho ter que se comprar as 4 jantes mm q só precisasses de uma?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                                            grande post... um gajo quando vai à marca é para se sentir o cliente mais importante do mundo, pena que pelo menos em Portugal isso não acontece tantas vezes como deveria...
                                                            Tenho conhecimentos de pessoas que compraram carros novos na VW à muito pouco tempo, e só me sabem dizer mal, mas espero sinceramente que seja um ou dois casos num milhão porque é uma marca que tenho uma enorme admiração... Nesses casos, apos a compra da viatura ligaram da sede da VW em Portugal para as pessoas a perguntarem se estavam satisfeitos com a viatura que tinham adquirido, um amigo meu disse qql coisa assim ao telefone "Recomendo VW a todos os meus amigos, VW é para mim a melhor marca do mundo, contudo nunca mais compro VW num concessionário em Portugal, e passem bem que com a minha cara nao gozam mais!" e desligou.. Este aqui comprou o Golf VI, na VW onde comprou, garantiram lhe que nao sabiam a data que ia sair o Golf VII nem sabiam sequer se iria sair um Golf VII, duas semanas depois ja estava a venda no concessionario em questao.

                                                            Isso de perguntar ao cliente qual o seu nivel de satisfação todas as marcas o fazem, eu com um chasso com mais de 9 anos ainda recebo de vez em quando inquéritos sobre o veiculo e o meu nivel de satisfação.
                                                            Isso serve par corrigir o atendimento nas oficinas e praticas de lidar com o publico e é um metodo de avaliar a performance das empresas, corrigindo más praticas e mantendo as boas.

                                                            Quanto ás jantes que o user descreveu, ele que pergunte se têm diamantes incrustados.. lol
                                                            + de 400 euros por uma jante... são piores que o gaspar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X