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Prius vs Segmento C diesel

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    Prius vs Segmento C diesel

    Bom dia,

    Vou ter de trocar de carro brevemente pois vou precisar de mais espaço e de um carro diferente,
    vou ser pai

    A minha duvida é a seguinte,
    Escolher entre carros como megane 1.5 dci, 308 hdi etc. e o prius, tenho lido muita coisa e a fiabilidade do prius pelos vistos é à prova de bala não se pode dizer o mesmo dos outros dois.
    A manutenção parece que é muito próxima entre os 3.

    Quanto as espaço existe assim grande diferença entre o prius e os outros 2 nas suas versões carrinha.

    A ultima duvida que tenho é a mais difícil penso eu,
    O carro é para fazer margem sul - alfragide todos os dias, mais 2 ou 3 viagens a Viseu por ano e umas tantas a torres vedras, será que o prius é mais económico ou o diesel continua a não dar hipótese.

    O carro será em segunda mão, tenciono gastar por volta dos 10 a 12 mil Aerios,

    Cumprimentos
    Hélio Palma

    #2
    Parabéns pela paternidade!

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      #3
      Muitos Parabéns pela nova condição.

      Se o teu modo de condução for calma e relaxada (convêm na nova condição) e principalmente em cidade, o Prius terá consumos muito bons.

      Além do mais, também é preciso ter em consideração a quilometragem total realizada por ano.

      Indo para o Prius, convinha ir para a 3ª geração, muito mais eficiente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
        Muitos Parabéns pela nova condição.

        Se o teu modo de condução for calma e relaxada (convêm na nova condição) e principalmente em cidade, o Prius terá consumos muito bons.

        Além do mais, também é preciso ter em consideração a quilometragem total realizada por ano.

        Indo para o Prius, convinha ir para a 3ª geração, muito mais eficiente.
        Obrigado aos dois,

        A condução agora é relaxada, tanto em cidade como em auto-estrada, já tive a minha parte de asneiras.

        a quilometragem anual rondará os 15 mil km, e a maioria deles em cidade e pequenas voltas na zona de almada.

        pelos registos que existem no spritmonitor os consumos dos prius 2G e 3G são muito próximos, porque dizes isso?

        Comentário


          #5
          Por esse preço só consegues um Prius da 2G que fácilmente fará consumos abaixo dos 5l/100 km nos percursos que descreves. E o único problema conhecido no Prius 2G é a bomba de água do inversor mas que com o recall que a Toyota fez no passado será dificil encontrar um que ainda ñ a tenha trocado. Comparando o 2G com o 3G, o 2G ganha em qualidade de construção pois tem menos ruídos parasitas, mas perde em espaço e potencia. Os consumos como dizes são ela por ela. Em relação a uma mégane carrinha (por exemplo), ganha em manutenção pois ñ tem turbo, embraiagem... e perde em mala.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Presbitero Ver Post
            Por esse preço só consegues um Prius da 2G que fácilmente fará consumos abaixo dos 5l/100 km nos percursos que descreves. E o único problema conhecido no Prius 2G é a bomba de água do inversor mas que com o recall que a Toyota fez no passado será dificil encontrar um que ainda ñ a tenha trocado. Comparando o 2G com o 3G, o 2G ganha em qualidade de construção pois tem menos ruídos parasitas, mas perde em espaço e potencia. Os consumos como dizes são ela por ela. Em relação a uma mégane carrinha (por exemplo), ganha em manutenção pois ñ tem turbo, embraiagem... e perde em mala.
            A subir o Monsanto todos os dias e transito? Tenho algumas duvidas que faça abaixo de 5 facilmente.



            Quanto à escolha, sou suspeito, nao gosto do Prius, pelo que a minha escolha era um 308 ou um Focus, ainda mais pelo orçamento nao se arranja nenhum 3G. Os 1.6 HDI sao motores fiaveis e nesses percursos fazes 6-6.5, se fores para o 1.5 ainda podes poupar mais um bocado.

            Comentário


              #7
              15000km por ano nao compensa o gasoil. O Prius deve doer na hora de abastecer a gasosa mas de resto é maquina .

              Comentário


                #8
                Eu tenho um Prius 3G e faço piscinas de 6km, muitas das vezes o motor ainda chega frio ao destino, tenho uma boa subida de 800mts (ñ é muito eu sei mas relembro que com o tempo frio faço-a com o motor ainda sem estar na temperatura ideal) e o consumo real ñ passa dos 5l/100km.
                A mim doía-me mais ter que abastecer o meu antigo Qashqai 1.5dci que me bebia cerca de 7l/100km na cidade que abastecer o Prius a gasolina... É a gasolina eu sei, mas se fizerem bem as contas veem que o custo por 100km é inferior no Prius.
                E se o Prius 2G e/ou 3G gasta mais a subir monsanto, um diesel também deve gastar.




                Já ponderás-te o Honda Insight? Eu acho o exterior parecido com o Prius e a nível de espaço interior deve ser identico, mas acredito que os consumos sejam mais elevados. Se gostares deste modelo já consegues alguns ligeiramente mais novos por menos de 12000€:

                http://www.standvirtual.com/carros/a...=&lv=0&lb=0&pz=
                Editado pela última vez por Presbitero; 22 January 2013, 19:56.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Presbitero Ver Post
                  Eu tenho um Prius 3G e faço piscinas de 6km, muitas das vezes o motor ainda chega frio ao destino, tenho uma boa subida de 800mts (ñ é muito eu sei mas relembro que com o tempo frio faço-a com o motor ainda sem estar na temperatura ideal) e o consumo real ñ passa dos 5l/100km.
                  A mim doía-me mais ter que abastecer o meu antigo Qashqai 1.5dci que me bebia cerca de 7l/100km na cidade que abastecer o Prius a gasolina... É a gasolina eu sei, mas se fizerem bem as contas veem que o custo por 100km é inferior no Prius.
                  E se o Prius 2G e/ou 3G gasta mais a subir monsanto, um diesel também deve gastar.
                  Av. Elisio de Moura?
                  O meu 1.4 HDI faz nessa cidade uma media de 5.5 (5.6 neste momento). Um Prius faria menos?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Presbitero Ver Post
                    Por esse preço só consegues um Prius da 2G que fácilmente fará consumos abaixo dos 5l/100 km nos percursos que descreves. E o único problema conhecido no Prius 2G é a bomba de água do inversor mas que com o recall que a Toyota fez no passado será dificil encontrar um que ainda ñ a tenha trocado. Comparando o 2G com o 3G, o 2G ganha em qualidade de construção pois tem menos ruídos parasitas, mas perde em espaço e potencia. Os consumos como dizes são ela por ela. Em relação a uma mégane carrinha (por exemplo), ganha em manutenção pois ñ tem turbo, embraiagem... e perde em mala.
                    Mas tem outros componentes que o megane não tem e que tambem podem avariar.. tipo baterias caixa...

                    Comentário


                      #11
                      Pois, pelo que descreves, ponderas o Prius, algo que eu nunca faria porque não gosto da estética do carro. Para o percurso que percorres, acho que te assenta bem, e racionalmente parece uma escolha acertada.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Presbitero Ver Post
                        Eu tenho um Prius 3G e faço piscinas de 6km, muitas das vezes o motor ainda chega frio ao destino, tenho uma boa subida de 800mts (ñ é muito eu sei mas relembro que com o tempo frio faço-a com o motor ainda sem estar na temperatura ideal) e o consumo real ñ passa dos 5l/100km.
                        A mim doía-me mais ter que abastecer o meu antigo Qashqai 1.5dci que me bebia cerca de 7l/100km na cidade que abastecer o Prius a gasolina... É a gasolina eu sei, mas se fizerem bem as contas veem que o custo por 100km é inferior no Prius.
                        E se o Prius 2G e/ou 3G gasta mais a subir monsanto, um diesel também deve gastar.
                        Isto dos consumos é tudo relativo, eu nao duvido que o Prius gaste menos que um Diesel, e neste percuso que a media fica abaixo dos 5.5, agora fazer 5 facilmente é que... mas nao teimo nem nada do genero

                        Para dar um exemplo de um Diesel num percurso identico, o meu irmao do Vale Fetal a Carnaxide num C4 II 1.6 HDI 112 faz 5.9 no CB, nao é de todo um media má numa conduçao descontraiada sem grandes ''correrias''.

                        Comentário


                          #13
                          O percurso que faço é caparica-alvalade-carnaxide e volta da mesma forma. Neste ultimo deposito a media esta nos 5.2 exclusivamente neste percurso (vel.media 29kmh) o que não me parece mal para um 5008.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Presbitero Ver Post

                            Já ponderás-te o Honda Insight? Eu acho o exterior parecido com o Prius e a nível de espaço interior deve ser identico, mas acredito que os consumos sejam mais elevados. Se gostares deste modelo já consegues alguns ligeiramente mais novos por menos de 12000€:

                            ://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?aktion=find&mp=1&ma=22&mo=462&ty=&sort=1&pv=0&pb= 12000&ez=0&ezb=0&kmf=0&km=0&gf=&gz=&lv=0&lb=0&pz=
                            Boas o insight esta fora de questao, porque a mala é mais pequena e o sistema hibrido tambem nao me satisfaz.

                            Comentário


                              #15
                              Prius...não sei onde está a duvida..melhores consumos, manutenção mais barata

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                Av. Elisio de Moura?
                                O meu 1.4 HDI faz nessa cidade uma media de 5.5 (5.6 neste momento). Um Prius faria menos?
                                É na outra margem!

                                O meu Prius 3G em Coimbra a fazer piscinas de 6km e com algum cuidado com o pé, mas sem ir a passo de caracol, ñ passa dos 5l/100km mesmo com tempo frio. Neste depósito tenho no CB 4,4l/100km e já está abaixo de meio.
                                No Prius o frio ambiente piora em cerca de 0,5l/100km as médias neste tipo de utilização.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                  Mas tem outros componentes que o megane não tem e que tambem podem avariar.. tipo baterias caixa...
                                  O Prius tem sistemas elétricos para prevenir que as baterias se estraguem, prova disto são os imensos taxis estrangeiros com imensos km. Mas mesmo que se estragem, se juntar-mos o preço de um turbo, embraiagem, correia de distribuição... certamente fica mais caro que trocar as baterias.
                                  Outra coisa, o Prius ñ tem caixa! A caixa CVT que a Toyota divulga é pura e simplesmente publicidade por o seu manuseamento ser idêntico, na realidade o que o prius tem é tipo um diferêncial que une o motor elétrico, motor gerador e motor de combustão.
                                  Editado pela última vez por Presbitero; 23 January 2013, 11:02.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                    Mas tem outros componentes que o megane não tem e que tambem podem avariar.. tipo baterias caixa...
                                    O Prius tambem não tem o filtro de particulas que é a origem de uma serie de problemas nos Diesel, sobretudo naqueles que fazem essencialmente percursos curtos.

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                                      #19
                                      Boas,

                                      Pelos vistos é consensual que em manutençao e problemas o prius nao dá grande hipotese aos diesel, mas sera que em consumos é proximo?

                                      O meu problema é vir-me a arrepender de ter comprado o carro ele gastar como se fosse um gasolinas normal, já ouvi alguns casos assim.

                                      abraços

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por hpalma87 Ver Post
                                        Boas,

                                        Pelos vistos é consensual que em manutençao e problemas o prius nao dá grande hipotese aos diesel, mas sera que em consumos é proximo?

                                        O meu problema é vir-me a arrepender de ter comprado o carro ele gastar como se fosse um gasolinas normal, já ouvi alguns casos assim.

                                        abraços
                                        Tens aqui a resposta de milhares de utilizadores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                          O Prius tambem não tem o filtro de particulas que é a origem de uma serie de problemas nos Diesel, sobretudo naqueles que fazem essencialmente percursos curtos.
                                          Para o percurso que o user vai fazer isso nao é de todo um problema

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                                            #22
                                            Eu no ínicio o máximo que fiz foi de 5,5l/100km, sem saber ainda como tirar o máximo proveito do sistema hibrido e muitas vezes com o carro carregado porque andava em mudanças.
                                            O mínimo foi em Fevereiro passado numa escapadinha pelo interior alentejano sempre por nacionais e com os cuidados básicos: 4,3l/100km.
                                            Nas férias de campismo na Costa Vicentina com muita A/E (máximo 140km/h) e A/C muito dífícilmente passa dos 5l/100km.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mesmo que nos consumos o Prius fique ligeiramente mais caro que o Diesel, quase de certeza que compensa sempre, porque depois poupa bastante na manutenção. Como já disseram, o Prius não tem filtro de particulas, caixa, correia, turbo, embraiagem. A fiabilidade das baterias está mais do que provada, aliás como todo o carro. Só tens mesmo que verificar a questão da bomba de água do inversor, que a Toyota muda gratuitamente. O meu mudou isso com quase 8 anos, e não tinha dado problemas.

                                              Se passares a fazer mais kms, ou se a gasolina passar para um preço assustador, podes sempre converter o carro para GPL.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post

                                                Se passares a fazer mais kms, ou se a gasolina passar para um preço assustador, podes sempre converter o carro para GPL.
                                                Entao e a tua passagem para o GPL foi tranquila ou ouve algum problema?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por hpalma87 Ver Post
                                                  Entao e a tua passagem para o GPL foi tranquila ou ouve algum problema?
                                                  Depois de mais de 40.000 kms feitos a GPL sempre a bombar, pode-se dizer que foi tranquilissima.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Se passares a fazer mais kms, ou se a gasolina passar para um preço assustador, podes sempre converter o carro para GPL.
                                                    Isso ai ja torna certamente um dos carros mais poupados do mercado, mesmo que faça 6L a GPL, isso significa pouco mais de 3L a Diesel.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Isso ai ja torna certamente um dos carros mais poupados do mercado, mesmo que faça 6L a GPL, isso significa pouco mais de 3L a Diesel.
                                                      Nos meus percursos faz 7 a GPL, o que equivale a cerca de 3.75 l de Diesel. Não é para qualquer um.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        A subir o Monsanto todos os dias e transito? Tenho algumas duvidas que faça abaixo de 5 facilmente.



                                                        Quanto à escolha, sou suspeito, nao gosto do Prius, pelo que a minha escolha era um 308 ou um Focus, ainda mais pelo orçamento nao se arranja nenhum 3G. Os 1.6 HDI sao motores fiaveis e nesses percursos fazes 6-6.5, se fores para o 1.5 ainda podes poupar mais um bocado.
                                                        Faz abaixo de 5 faz....na boa.....Nas bichas da ponte e no pára-arranca é que vais ver a diferença no consumo....


                                                        O motor 1.6 HDI é fantástico. O problema é que a porcaria dos carros....desculpa micro-ondas actuais não é só motor.....e já assim o motor tem uma catrefada de porcarias que torna o tal 1.6 muito bom, enquanto é novo.........agora durável....ainda vamos ver.....

                                                        Parabéns pela paternidade.....vais dar quase a mesma utilização que eu dou ao carro....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Presbitero Ver Post
                                                          Eu tenho um Prius 3G e faço piscinas de 6km, muitas das vezes o motor ainda chega frio ao destino, tenho uma boa subida de 800mts (ñ é muito eu sei mas relembro que com o tempo frio faço-a com o motor ainda sem estar na temperatura ideal) e o consumo real ñ passa dos 5l/100km.
                                                          A mim doía-me mais ter que abastecer o meu antigo Qashqai 1.5dci que me bebia cerca de 7l/100km na cidade que abastecer o Prius a gasolina... É a gasolina eu sei, mas se fizerem bem as contas veem que o custo por 100km é inferior no Prius.
                                                          E se o Prius 2G e/ou 3G gasta mais a subir monsanto, um diesel também deve gastar.




                                                          Já ponderás-te o Honda Insight? Eu acho o exterior parecido com o Prius e a nível de espaço interior deve ser identico, mas acredito que os consumos sejam mais elevados. Se gostares deste modelo já consegues alguns ligeiramente mais novos por menos de 12000€:

                                                          Honda Insight - Carros Honda Insight no Standvirtual=
                                                          O Insight não anda em modo puramente eléctrico.....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                                            O Prius tambem não tem o filtro de particulas que é a origem de uma serie de problemas nos Diesel, sobretudo naqueles que fazem essencialmente percursos curtos.

                                                            E cujo custo de estar parado à espera das regenerações a gastar gasóleo, normalmente não entra nos consumos anunciados....medidos....apontados....etc.....???? !??!!!!!

                                                            Comentário

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